Cultura afroceaense: um estudo sobre africanidades, educaÃÃo e currÃculo numa escola pÃblica de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6257 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma pesquisa participante realizada em uma escola pÃblica municipal de Fortaleza. Possui carÃter empÃrico e tem como principal objetivo contribuir para a aplicaÃÃo da Lei Federal n. 10.639/03 atravÃs da realizaÃÃo de atividades interativas com os alunos do perÃodo da tarde das turmas de infantil ao 5 ano. A proposta das oficinas foi criar mecanismos de valorizaÃÃo da cultura negra nessa escola. Estando o estado do Cearà sob o estigma de que âaqui nÃo hà negrosâ, muitos alunos e professores negam seu pertencimento Ãtnico, o que dificulta as aÃÃes direcionadas à valorizaÃÃo da HistÃria e Cultura Africana e Afro-brasileira em nosso estado. Outro fator citado relevante que interfere de forma negativa nas relaÃÃes Ãtnico-raciais dentro da escola, alavancando preconceitos, à a quase que total invisibilidade de personagens negros na mÃdia e na literatura, ou quando existem, ocupam papÃis irrelevantes ou malignos. As atividades realizadas na escola tiveram carÃter antirracista e evidenciaram o negro como figura de destaque. Para tanto, elas procuraram se enquadrar especialmente nas Ãreas de Literatura, HistÃria e EducaÃÃo ArtÃstica, sendo estas consideradas prioritÃrias no contexto escolar pela Lei Federal n. 10.639/03. Como anÃlise final, foi possÃvel verificar como os alunos reagiram de forma positiva com a introduÃÃo de conteÃdos sobre as populaÃÃes africanas e afrodescendentes. Ademais, ocorreram mudanÃas significativas na escola como tentativa de garantir a continuidade de atividades de valorizaÃÃo da cultura negra. |
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