Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20385 |
Resumo: | Esta pesquisa se debruÃa sobre uma reflexÃo acerca do processo de aprendizagem dos discentes envolvidos nas disciplinas de Madeiras I e II, com vistas a identificar princÃpios para aprendizagem de instrumento de sopro/madeira. A pesquisa utiliza como refer encial teÃrico central os estudos de Paulo Freire (1996) sobre a aprendizagem; os trabalhos de Pierre Bourdieu (2002) que conceituam habitus e trajetÃria; as pesquisas de Barbosa (1996); Yin (2007); Nascimento (2007); e Almeida (2014) para fundamentar o tr abalho com grupos musicais. A metodologia tem carÃter qualitativo (SILVA & SILVEIRA, 2007) com foco em um estudo de caso (GIL, 2009), que foi antecedido de uma pesquisa exploratÃria (BASTOS, 2009). O enredo se estrutura em uma introduÃÃo, que apresenta o o bjeto de estudo, a contextualizaÃÃo da pesquisa, a justificativa, a hipÃtese e os objetivos; seguido de quatro capÃtulos, a saber: CapÃtulo 1: pressupostos teÃricos do campo musical, no qual apresentamos as vertentes para aprendizagem de grupos musicais e situamos o locus da pesquisa; capÃtulo 2: pressupostos teÃricos do campo educacional, onde discutimos sobre aprendizagem, formaÃÃo, experiÃncia, trajetÃria e currÃculo; capÃtulo 3: metodologia, em que fundamentamos os passos metodolÃgicos do trabalho; capà tulo 4: Construindo uma abordagem pedagÃgica para o trabalho com instrumentos de sopro/madeira em contexto de grupos musicais, em que apresentamos algumas reflexÃes sobre o estudo apresentado |
id |
UFC_205bef7677aa21bbe345509cbc830b9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12786 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira2018-06-00Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/306125058303250560032805305http://lattes.cnpq.br/2134488263337352Filipe Ximenes Parente Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAprendizagem Instrumentos de sopro/madeira PrincÃpiosLearning Wind instruments/wood PrinciplesEDUCACAOEsta pesquisa se debruÃa sobre uma reflexÃo acerca do processo de aprendizagem dos discentes envolvidos nas disciplinas de Madeiras I e II, com vistas a identificar princÃpios para aprendizagem de instrumento de sopro/madeira. A pesquisa utiliza como refer encial teÃrico central os estudos de Paulo Freire (1996) sobre a aprendizagem; os trabalhos de Pierre Bourdieu (2002) que conceituam habitus e trajetÃria; as pesquisas de Barbosa (1996); Yin (2007); Nascimento (2007); e Almeida (2014) para fundamentar o tr abalho com grupos musicais. A metodologia tem carÃter qualitativo (SILVA & SILVEIRA, 2007) com foco em um estudo de caso (GIL, 2009), que foi antecedido de uma pesquisa exploratÃria (BASTOS, 2009). O enredo se estrutura em uma introduÃÃo, que apresenta o o bjeto de estudo, a contextualizaÃÃo da pesquisa, a justificativa, a hipÃtese e os objetivos; seguido de quatro capÃtulos, a saber: CapÃtulo 1: pressupostos teÃricos do campo musical, no qual apresentamos as vertentes para aprendizagem de grupos musicais e situamos o locus da pesquisa; capÃtulo 2: pressupostos teÃricos do campo educacional, onde discutimos sobre aprendizagem, formaÃÃo, experiÃncia, trajetÃria e currÃculo; capÃtulo 3: metodologia, em que fundamentamos os passos metodolÃgicos do trabalho; capà tulo 4: Construindo uma abordagem pedagÃgica para o trabalho com instrumentos de sopro/madeira em contexto de grupos musicais, em que apresentamos algumas reflexÃes sobre o estudo apresentadoThis research focuses on a reflection about the learning process of the students involved in the disciplines of Woods I and II, with a view to identifying principles for wind instrument / wood learning. The research uses as central theoretical reference th e studies of Paulo Freire (1996) on learning; the works of Pierre Bourdieu (2002) that conceptualize habitus and trajectory; the researches of Barbosa (1996); Yin (2007); Birth (2007); and Almeida (2014) to substantiate the work with musical groups. The me thodology is qualitative (SILVA & SILVEIRA, 2007), focusing on a case study (GIL, 2009), which was preceded by an exploratory research (BASTOS, 2009). The plot is structured in an introduction, which presents the object of study, the contextualization of t he research, the justification, the hypothesis and the objectives; followed by four chapters, namely: Chapter 1: theoretical assumptions of the musical field, in which we present the slopes for learning musical groups and situate the locus of the research; chapter 2: theoretical assumptions of the educational field, where we discuss learning, formation, experience, trajectory and curriculum; chapter 3: methodology, on which we base the methodological steps of the work; Chapter 4: Constructing a pedagogical approach to working with woodwind / wood instruments in the context of musical groups, in which we present some reflections on the presented study.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20385application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:49Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira |
title |
Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira |
spellingShingle |
Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira Filipe Ximenes Parente Aprendizagem Instrumentos de sopro/madeira PrincÃpios Learning Wind instruments/wood Principles EDUCACAO |
title_short |
Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira |
title_full |
Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira |
title_fullStr |
Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira |
title_sort |
Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira |
author |
Filipe Ximenes Parente |
author_facet |
Filipe Ximenes Parente |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pedro RogÃrio |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
30146771320 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3061250583032505 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
60032805305 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2134488263337352 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe Ximenes Parente |
contributor_str_mv |
Pedro RogÃrio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Instrumentos de sopro/madeira PrincÃpios |
topic |
Aprendizagem Instrumentos de sopro/madeira PrincÃpios Learning Wind instruments/wood Principles EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Wind instruments/wood Principles |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa se debruÃa sobre uma reflexÃo acerca do processo de aprendizagem dos discentes envolvidos nas disciplinas de Madeiras I e II, com vistas a identificar princÃpios para aprendizagem de instrumento de sopro/madeira. A pesquisa utiliza como refer encial teÃrico central os estudos de Paulo Freire (1996) sobre a aprendizagem; os trabalhos de Pierre Bourdieu (2002) que conceituam habitus e trajetÃria; as pesquisas de Barbosa (1996); Yin (2007); Nascimento (2007); e Almeida (2014) para fundamentar o tr abalho com grupos musicais. A metodologia tem carÃter qualitativo (SILVA & SILVEIRA, 2007) com foco em um estudo de caso (GIL, 2009), que foi antecedido de uma pesquisa exploratÃria (BASTOS, 2009). O enredo se estrutura em uma introduÃÃo, que apresenta o o bjeto de estudo, a contextualizaÃÃo da pesquisa, a justificativa, a hipÃtese e os objetivos; seguido de quatro capÃtulos, a saber: CapÃtulo 1: pressupostos teÃricos do campo musical, no qual apresentamos as vertentes para aprendizagem de grupos musicais e situamos o locus da pesquisa; capÃtulo 2: pressupostos teÃricos do campo educacional, onde discutimos sobre aprendizagem, formaÃÃo, experiÃncia, trajetÃria e currÃculo; capÃtulo 3: metodologia, em que fundamentamos os passos metodolÃgicos do trabalho; capà tulo 4: Construindo uma abordagem pedagÃgica para o trabalho com instrumentos de sopro/madeira em contexto de grupos musicais, em que apresentamos algumas reflexÃes sobre o estudo apresentado |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research focuses on a reflection about the learning process of the students involved in the disciplines of Woods I and II, with a view to identifying principles for wind instrument / wood learning. The research uses as central theoretical reference th e studies of Paulo Freire (1996) on learning; the works of Pierre Bourdieu (2002) that conceptualize habitus and trajectory; the researches of Barbosa (1996); Yin (2007); Birth (2007); and Almeida (2014) to substantiate the work with musical groups. The me thodology is qualitative (SILVA & SILVEIRA, 2007), focusing on a case study (GIL, 2009), which was preceded by an exploratory research (BASTOS, 2009). The plot is structured in an introduction, which presents the object of study, the contextualization of t he research, the justification, the hypothesis and the objectives; followed by four chapters, namely: Chapter 1: theoretical assumptions of the musical field, in which we present the slopes for learning musical groups and situate the locus of the research; chapter 2: theoretical assumptions of the educational field, where we discuss learning, formation, experience, trajectory and curriculum; chapter 3: methodology, on which we base the methodological steps of the work; Chapter 4: Constructing a pedagogical approach to working with woodwind / wood instruments in the context of musical groups, in which we present some reflections on the presented study. |
description |
Esta pesquisa se debruÃa sobre uma reflexÃo acerca do processo de aprendizagem dos discentes envolvidos nas disciplinas de Madeiras I e II, com vistas a identificar princÃpios para aprendizagem de instrumento de sopro/madeira. A pesquisa utiliza como refer encial teÃrico central os estudos de Paulo Freire (1996) sobre a aprendizagem; os trabalhos de Pierre Bourdieu (2002) que conceituam habitus e trajetÃria; as pesquisas de Barbosa (1996); Yin (2007); Nascimento (2007); e Almeida (2014) para fundamentar o tr abalho com grupos musicais. A metodologia tem carÃter qualitativo (SILVA & SILVEIRA, 2007) com foco em um estudo de caso (GIL, 2009), que foi antecedido de uma pesquisa exploratÃria (BASTOS, 2009). O enredo se estrutura em uma introduÃÃo, que apresenta o o bjeto de estudo, a contextualizaÃÃo da pesquisa, a justificativa, a hipÃtese e os objetivos; seguido de quatro capÃtulos, a saber: CapÃtulo 1: pressupostos teÃricos do campo musical, no qual apresentamos as vertentes para aprendizagem de grupos musicais e situamos o locus da pesquisa; capÃtulo 2: pressupostos teÃricos do campo educacional, onde discutimos sobre aprendizagem, formaÃÃo, experiÃncia, trajetÃria e currÃculo; capÃtulo 3: metodologia, em que fundamentamos os passos metodolÃgicos do trabalho; capà tulo 4: Construindo uma abordagem pedagÃgica para o trabalho com instrumentos de sopro/madeira em contexto de grupos musicais, em que apresentamos algumas reflexÃes sobre o estudo apresentado |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20385 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295238775635968 |