Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe Ximenes Parente
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20385
Resumo: Esta pesquisa se debruÃa sobre uma reflexÃo acerca do processo de aprendizagem dos discentes envolvidos nas disciplinas de Madeiras I e II, com vistas a identificar princÃpios para aprendizagem de instrumento de sopro/madeira. A pesquisa utiliza como refer encial teÃrico central os estudos de Paulo Freire (1996) sobre a aprendizagem; os trabalhos de Pierre Bourdieu (2002) que conceituam habitus e trajetÃria; as pesquisas de Barbosa (1996); Yin (2007); Nascimento (2007); e Almeida (2014) para fundamentar o tr abalho com grupos musicais. A metodologia tem carÃter qualitativo (SILVA & SILVEIRA, 2007) com foco em um estudo de caso (GIL, 2009), que foi antecedido de uma pesquisa exploratÃria (BASTOS, 2009). O enredo se estrutura em uma introduÃÃo, que apresenta o o bjeto de estudo, a contextualizaÃÃo da pesquisa, a justificativa, a hipÃtese e os objetivos; seguido de quatro capÃtulos, a saber: CapÃtulo 1: pressupostos teÃricos do campo musical, no qual apresentamos as vertentes para aprendizagem de grupos musicais e situamos o locus da pesquisa; capÃtulo 2: pressupostos teÃricos do campo educacional, onde discutimos sobre aprendizagem, formaÃÃo, experiÃncia, trajetÃria e currÃculo; capÃtulo 3: metodologia, em que fundamentamos os passos metodolÃgicos do trabalho; capà tulo 4: Construindo uma abordagem pedagÃgica para o trabalho com instrumentos de sopro/madeira em contexto de grupos musicais, em que apresentamos algumas reflexÃes sobre o estudo apresentado
id UFC_205bef7677aa21bbe345509cbc830b9e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12786
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira2018-06-00Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/306125058303250560032805305http://lattes.cnpq.br/2134488263337352Filipe Ximenes Parente Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAprendizagem Instrumentos de sopro/madeira PrincÃpiosLearning Wind instruments/wood PrinciplesEDUCACAOEsta pesquisa se debruÃa sobre uma reflexÃo acerca do processo de aprendizagem dos discentes envolvidos nas disciplinas de Madeiras I e II, com vistas a identificar princÃpios para aprendizagem de instrumento de sopro/madeira. A pesquisa utiliza como refer encial teÃrico central os estudos de Paulo Freire (1996) sobre a aprendizagem; os trabalhos de Pierre Bourdieu (2002) que conceituam habitus e trajetÃria; as pesquisas de Barbosa (1996); Yin (2007); Nascimento (2007); e Almeida (2014) para fundamentar o tr abalho com grupos musicais. A metodologia tem carÃter qualitativo (SILVA & SILVEIRA, 2007) com foco em um estudo de caso (GIL, 2009), que foi antecedido de uma pesquisa exploratÃria (BASTOS, 2009). O enredo se estrutura em uma introduÃÃo, que apresenta o o bjeto de estudo, a contextualizaÃÃo da pesquisa, a justificativa, a hipÃtese e os objetivos; seguido de quatro capÃtulos, a saber: CapÃtulo 1: pressupostos teÃricos do campo musical, no qual apresentamos as vertentes para aprendizagem de grupos musicais e situamos o locus da pesquisa; capÃtulo 2: pressupostos teÃricos do campo educacional, onde discutimos sobre aprendizagem, formaÃÃo, experiÃncia, trajetÃria e currÃculo; capÃtulo 3: metodologia, em que fundamentamos os passos metodolÃgicos do trabalho; capà tulo 4: Construindo uma abordagem pedagÃgica para o trabalho com instrumentos de sopro/madeira em contexto de grupos musicais, em que apresentamos algumas reflexÃes sobre o estudo apresentadoThis research focuses on a reflection about the learning process of the students involved in the disciplines of Woods I and II, with a view to identifying principles for wind instrument / wood learning. The research uses as central theoretical reference th e studies of Paulo Freire (1996) on learning; the works of Pierre Bourdieu (2002) that conceptualize habitus and trajectory; the researches of Barbosa (1996); Yin (2007); Birth (2007); and Almeida (2014) to substantiate the work with musical groups. The me thodology is qualitative (SILVA & SILVEIRA, 2007), focusing on a case study (GIL, 2009), which was preceded by an exploratory research (BASTOS, 2009). The plot is structured in an introduction, which presents the object of study, the contextualization of t he research, the justification, the hypothesis and the objectives; followed by four chapters, namely: Chapter 1: theoretical assumptions of the musical field, in which we present the slopes for learning musical groups and situate the locus of the research; chapter 2: theoretical assumptions of the educational field, where we discuss learning, formation, experience, trajectory and curriculum; chapter 3: methodology, on which we base the methodological steps of the work; Chapter 4: Constructing a pedagogical approach to working with woodwind / wood instruments in the context of musical groups, in which we present some reflections on the presented study.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20385application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira
title Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira
spellingShingle Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira
Filipe Ximenes Parente
Aprendizagem
Instrumentos de sopro/madeira
PrincÃpios
Learning
Wind instruments/wood
Principles
EDUCACAO
title_short Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira
title_full Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira
title_fullStr Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira
title_full_unstemmed Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira
title_sort Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificaÃÃo de princÃpios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira
author Filipe Ximenes Parente
author_facet Filipe Ximenes Parente
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedro RogÃrio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 30146771320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 60032805305
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2134488263337352
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe Ximenes Parente
contributor_str_mv Pedro RogÃrio
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Instrumentos de sopro/madeira
PrincÃpios
topic Aprendizagem
Instrumentos de sopro/madeira
PrincÃpios
Learning
Wind instruments/wood
Principles
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Wind instruments/wood
Principles
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa se debruÃa sobre uma reflexÃo acerca do processo de aprendizagem dos discentes envolvidos nas disciplinas de Madeiras I e II, com vistas a identificar princÃpios para aprendizagem de instrumento de sopro/madeira. A pesquisa utiliza como refer encial teÃrico central os estudos de Paulo Freire (1996) sobre a aprendizagem; os trabalhos de Pierre Bourdieu (2002) que conceituam habitus e trajetÃria; as pesquisas de Barbosa (1996); Yin (2007); Nascimento (2007); e Almeida (2014) para fundamentar o tr abalho com grupos musicais. A metodologia tem carÃter qualitativo (SILVA & SILVEIRA, 2007) com foco em um estudo de caso (GIL, 2009), que foi antecedido de uma pesquisa exploratÃria (BASTOS, 2009). O enredo se estrutura em uma introduÃÃo, que apresenta o o bjeto de estudo, a contextualizaÃÃo da pesquisa, a justificativa, a hipÃtese e os objetivos; seguido de quatro capÃtulos, a saber: CapÃtulo 1: pressupostos teÃricos do campo musical, no qual apresentamos as vertentes para aprendizagem de grupos musicais e situamos o locus da pesquisa; capÃtulo 2: pressupostos teÃricos do campo educacional, onde discutimos sobre aprendizagem, formaÃÃo, experiÃncia, trajetÃria e currÃculo; capÃtulo 3: metodologia, em que fundamentamos os passos metodolÃgicos do trabalho; capà tulo 4: Construindo uma abordagem pedagÃgica para o trabalho com instrumentos de sopro/madeira em contexto de grupos musicais, em que apresentamos algumas reflexÃes sobre o estudo apresentado
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research focuses on a reflection about the learning process of the students involved in the disciplines of Woods I and II, with a view to identifying principles for wind instrument / wood learning. The research uses as central theoretical reference th e studies of Paulo Freire (1996) on learning; the works of Pierre Bourdieu (2002) that conceptualize habitus and trajectory; the researches of Barbosa (1996); Yin (2007); Birth (2007); and Almeida (2014) to substantiate the work with musical groups. The me thodology is qualitative (SILVA & SILVEIRA, 2007), focusing on a case study (GIL, 2009), which was preceded by an exploratory research (BASTOS, 2009). The plot is structured in an introduction, which presents the object of study, the contextualization of t he research, the justification, the hypothesis and the objectives; followed by four chapters, namely: Chapter 1: theoretical assumptions of the musical field, in which we present the slopes for learning musical groups and situate the locus of the research; chapter 2: theoretical assumptions of the educational field, where we discuss learning, formation, experience, trajectory and curriculum; chapter 3: methodology, on which we base the methodological steps of the work; Chapter 4: Constructing a pedagogical approach to working with woodwind / wood instruments in the context of musical groups, in which we present some reflections on the presented study.
description Esta pesquisa se debruÃa sobre uma reflexÃo acerca do processo de aprendizagem dos discentes envolvidos nas disciplinas de Madeiras I e II, com vistas a identificar princÃpios para aprendizagem de instrumento de sopro/madeira. A pesquisa utiliza como refer encial teÃrico central os estudos de Paulo Freire (1996) sobre a aprendizagem; os trabalhos de Pierre Bourdieu (2002) que conceituam habitus e trajetÃria; as pesquisas de Barbosa (1996); Yin (2007); Nascimento (2007); e Almeida (2014) para fundamentar o tr abalho com grupos musicais. A metodologia tem carÃter qualitativo (SILVA & SILVEIRA, 2007) com foco em um estudo de caso (GIL, 2009), que foi antecedido de uma pesquisa exploratÃria (BASTOS, 2009). O enredo se estrutura em uma introduÃÃo, que apresenta o o bjeto de estudo, a contextualizaÃÃo da pesquisa, a justificativa, a hipÃtese e os objetivos; seguido de quatro capÃtulos, a saber: CapÃtulo 1: pressupostos teÃricos do campo musical, no qual apresentamos as vertentes para aprendizagem de grupos musicais e situamos o locus da pesquisa; capÃtulo 2: pressupostos teÃricos do campo educacional, onde discutimos sobre aprendizagem, formaÃÃo, experiÃncia, trajetÃria e currÃculo; capÃtulo 3: metodologia, em que fundamentamos os passos metodolÃgicos do trabalho; capà tulo 4: Construindo uma abordagem pedagÃgica para o trabalho com instrumentos de sopro/madeira em contexto de grupos musicais, em que apresentamos algumas reflexÃes sobre o estudo apresentado
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20385
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238775635968