Is nerd the new sexy? A study on the reception of the television series The Big Bang Theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soraya Madeira da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17127
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relaÃÃo das pessoas com a sÃrie televisiva The Big Bang Theory e sua percepÃÃo a respeito de se considerarem ou serem consideradas nerds. Este grupo, durante muito tempo visto e retratado como pÃria da sociedade, vem ganhando fama nos Ãltimos anos e tem sua imagem reformulada nos meios midiÃticos. Este trabalho, em um primeiro momento, procura traÃar o perfil do nerd, analisando seu histÃrico, caracterÃsticas e representaÃÃes midiÃticas, em produtos como sÃries e filmes, para fazer uma reflexÃo sobre o que à ser nerd atualmente. Para esta avaliaÃÃo, os autores Nugent (2008), Goffman (1988), Fernando e Rios (2001) e Bourdieu (1983) sÃo usados para identificar as caracterÃsticas distintivas do grupo, sua estigmatizaÃÃo perante a sociedade e sua relaÃÃo com o consumo e a mÃdia. Em seguida, levanta-se uma discussÃo a respeito da conexÃo entre comunicaÃÃo e cultura, utilizando autores como Caune (2004), Thompson (2001), Schulman (2004) e Morley (1996), dentre outros, para ressaltar a importÃncia dos Estudos Culturais dentro do Ãmbito desta pesquisa. ProduÃÃo e consumo estÃo interligados quando analisamos produtos culturais veiculados em meios de comunicaÃÃo de massa, por isso sÃo analisados as sÃries televisivas, sua classificaÃÃo, relaÃÃo com o pÃblico e a importÃncia dos personagens que as compÃem como elementos de conexÃo entre produto e audiÃncia. Jost (2012), Esquenazi (2010), Seger (2006), Davis (2001) e Field (2001) sÃo utilizados para explanar os processos de produÃÃo de sÃries e de criaÃÃo de personagens, fundamentais para entender o sucesso da sÃrie televisiva americana The Big Bang Theory, exibida pela CBS (EUA) e pela Warner Channel (Brasil). ApÃs uma anÃlise detalha dos personagens destas sitcom, apresenta-se os resultados da pesquisa realizada para este trabalho. Como metodologia, um questionÃrio estruturado, com abordagem quantitativa e qualitativa, foi aplicado em uma amostra aleatÃria de 600 pessoas, com o objetivo de investigar seus hÃbitos de consumo, sÃries favoritas, conexÃo com os personagens, percepÃÃes acerca da sÃrie The Big Bang Theory e sua visÃo sobre considerarem-se ou serem considerados nerds por outras pessoas. Na conclusÃo desta pesquisa, relata-se que a relaÃÃo das pessoas com os produtos culturais que consomem à baseada por afetos e identificaÃÃo com o enredo e personagens da histÃria. Em relaÃÃo à sÃrie The Big Bang Theory, opiniÃes diversas sÃo apresentadas sobre a estereotipificaÃÃo dos personagens e evoluÃÃo da narrativa. Por fim, conclui-se que ser nerd, ou ser considerado assim, hoje em dia ainda à algo que carrega bastante negatividade para quem nÃo se insere no grupo, mas se torna um fator de empoderamento para quem se inclui. Esta identidade à construÃda atravÃs do alto consumo de produtos culturais que visam estabelecer uma conexÃo afetiva com essas pessoas e oferecer uma projeÃÃo da narrativa de suas vidas.
id UFC_20d17ef5d305a256b353bd511c07dda2
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11117
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIs nerd the new sexy? A study on the reception of the television series The Big Bang TheoryIs nerd the new sexy? Um estudo sobre a recepÃÃo da sÃrie televisiva The Big Bang Theory2016-06-06Ricardo Jorge de Lucena Lucas31031544372http://lattes.cnpq.br/6868794107118772Catarina Tereza Farias de Oliveira46389326300http://lattes.cnpq.br/1135381329909949 Rodrigo Octavio D'Azevedo Carreiro87916223449http://lattes.cnpq.br/026345653636182002536856305http://lattes.cnpq.br/2214486739190031Soraya Madeira da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRNerds SÃries televisivas The Big Bang Theory RecepÃÃoNerds TV shows The Big Bang Theory ReceptionCOMUNICACAOEsta pesquisa tem como objetivo investigar a relaÃÃo das pessoas com a sÃrie televisiva The Big Bang Theory e sua percepÃÃo a respeito de se considerarem ou serem consideradas nerds. Este grupo, durante muito tempo visto e retratado como pÃria da sociedade, vem ganhando fama nos Ãltimos anos e tem sua imagem reformulada nos meios midiÃticos. Este trabalho, em um primeiro momento, procura traÃar o perfil do nerd, analisando seu histÃrico, caracterÃsticas e representaÃÃes midiÃticas, em produtos como sÃries e filmes, para fazer uma reflexÃo sobre o que à ser nerd atualmente. Para esta avaliaÃÃo, os autores Nugent (2008), Goffman (1988), Fernando e Rios (2001) e Bourdieu (1983) sÃo usados para identificar as caracterÃsticas distintivas do grupo, sua estigmatizaÃÃo perante a sociedade e sua relaÃÃo com o consumo e a mÃdia. Em seguida, levanta-se uma discussÃo a respeito da conexÃo entre comunicaÃÃo e cultura, utilizando autores como Caune (2004), Thompson (2001), Schulman (2004) e Morley (1996), dentre outros, para ressaltar a importÃncia dos Estudos Culturais dentro do Ãmbito desta pesquisa. ProduÃÃo e consumo estÃo interligados quando analisamos produtos culturais veiculados em meios de comunicaÃÃo de massa, por isso sÃo analisados as sÃries televisivas, sua classificaÃÃo, relaÃÃo com o pÃblico e a importÃncia dos personagens que as compÃem como elementos de conexÃo entre produto e audiÃncia. Jost (2012), Esquenazi (2010), Seger (2006), Davis (2001) e Field (2001) sÃo utilizados para explanar os processos de produÃÃo de sÃries e de criaÃÃo de personagens, fundamentais para entender o sucesso da sÃrie televisiva americana The Big Bang Theory, exibida pela CBS (EUA) e pela Warner Channel (Brasil). ApÃs uma anÃlise detalha dos personagens destas sitcom, apresenta-se os resultados da pesquisa realizada para este trabalho. Como metodologia, um questionÃrio estruturado, com abordagem quantitativa e qualitativa, foi aplicado em uma amostra aleatÃria de 600 pessoas, com o objetivo de investigar seus hÃbitos de consumo, sÃries favoritas, conexÃo com os personagens, percepÃÃes acerca da sÃrie The Big Bang Theory e sua visÃo sobre considerarem-se ou serem considerados nerds por outras pessoas. Na conclusÃo desta pesquisa, relata-se que a relaÃÃo das pessoas com os produtos culturais que consomem à baseada por afetos e identificaÃÃo com o enredo e personagens da histÃria. Em relaÃÃo à sÃrie The Big Bang Theory, opiniÃes diversas sÃo apresentadas sobre a estereotipificaÃÃo dos personagens e evoluÃÃo da narrativa. Por fim, conclui-se que ser nerd, ou ser considerado assim, hoje em dia ainda à algo que carrega bastante negatividade para quem nÃo se insere no grupo, mas se torna um fator de empoderamento para quem se inclui. Esta identidade à construÃda atravÃs do alto consumo de produtos culturais que visam estabelecer uma conexÃo afetiva com essas pessoas e oferecer uma projeÃÃo da narrativa de suas vidas.This research aims to investigate the relationship of people with the TV show The Big Bang Theory and their perception as to whether they consider themselves or are considered nerds. This group, which has long been seen and treated as a pariah of society, has gained fame in recent years and had his image reformulated in the media. This work, in a first moment, seeks to address the nerd profile, analyzing their history, characteristics and media representations in products as TV series and movies, to make a reflection about what means to be nerd currently. For this analysis, the authors Nugent (2008), Goffman (1988), Fernando and Rios (2001) and Bourdieu (1983) are used to identify the group's distinguishing characteristics, their stigmatization in society and its relationship with consumption and the media. Then, a discussion about the connection between communication and culture is aroused, using authors like Caune (2004), Thompson (2001), Schulman (2004) and Morley (1996), among others, to highlight the importance of cultural studies within the scope of this research. Production and consumption are intertwined when we look conveyed cultural products in mass media, so TV series, their classification, public relationship and the importance of the characters that make them up are analyzed as elements connecting product and audience. Jost (2012), Esquenazi (2010), Seger (2006), Davis (2001) and Field (2001) are used to explain the production processes of TV series and character creation, fundamentals to understand the success of an American TV show The Big Bang Theory, displayed on CBS (EUA) and Warner Channel (Brazil). After a detailed analyze of this sitcom's characters, the results of the research carried out for this job are presented. As methodology, a structured survey, with a quantitative and a qualitative approach was applied in a random sample of 600 person, with the purpose of investigate their consuming habits, favorite TV series, connection with characters, perceptions about The Big Bang Theory and their vision about consider themselves or be considered nerd by others. At the conclusion of this research, it is reported that the relationship between people and cultural products they consume is based on affect and identification with the plot and characters in the story. Regarding The Big Bang Theory series, different opinions are presented on the character stereotyping and narrative evolution. Finally, it's concluded that being a nerd, or be considered as well, nowadays it is still something that carries a lot of negativity for those who do not fall within the group, but becomes a empowering factor for who is included. This identity is constructed through the high consumption of cultural products aimed at establishing an emotional connection with these people and offering a projection of the narrative of their lives.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17127application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:29Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Is nerd the new sexy? A study on the reception of the television series The Big Bang Theory
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Is nerd the new sexy? Um estudo sobre a recepÃÃo da sÃrie televisiva The Big Bang Theory
title Is nerd the new sexy? A study on the reception of the television series The Big Bang Theory
spellingShingle Is nerd the new sexy? A study on the reception of the television series The Big Bang Theory
Soraya Madeira da Silva
Nerds
SÃries televisivas
The Big Bang Theory
RecepÃÃo
Nerds
TV shows
The Big Bang Theory
Reception
COMUNICACAO
title_short Is nerd the new sexy? A study on the reception of the television series The Big Bang Theory
title_full Is nerd the new sexy? A study on the reception of the television series The Big Bang Theory
title_fullStr Is nerd the new sexy? A study on the reception of the television series The Big Bang Theory
title_full_unstemmed Is nerd the new sexy? A study on the reception of the television series The Big Bang Theory
title_sort Is nerd the new sexy? A study on the reception of the television series The Big Bang Theory
author Soraya Madeira da Silva
author_facet Soraya Madeira da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Jorge de Lucena Lucas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 31031544372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6868794107118772
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Catarina Tereza Farias de Oliveira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 46389326300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1135381329909949
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodrigo Octavio D'Azevedo Carreiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 87916223449
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0263456536361820
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02536856305
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2214486739190031
dc.contributor.author.fl_str_mv Soraya Madeira da Silva
contributor_str_mv Ricardo Jorge de Lucena Lucas
Catarina Tereza Farias de Oliveira
Rodrigo Octavio D'Azevedo Carreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Nerds
SÃries televisivas
The Big Bang Theory
RecepÃÃo
topic Nerds
SÃries televisivas
The Big Bang Theory
RecepÃÃo
Nerds
TV shows
The Big Bang Theory
Reception
COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Nerds
TV shows
The Big Bang Theory
Reception
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relaÃÃo das pessoas com a sÃrie televisiva The Big Bang Theory e sua percepÃÃo a respeito de se considerarem ou serem consideradas nerds. Este grupo, durante muito tempo visto e retratado como pÃria da sociedade, vem ganhando fama nos Ãltimos anos e tem sua imagem reformulada nos meios midiÃticos. Este trabalho, em um primeiro momento, procura traÃar o perfil do nerd, analisando seu histÃrico, caracterÃsticas e representaÃÃes midiÃticas, em produtos como sÃries e filmes, para fazer uma reflexÃo sobre o que à ser nerd atualmente. Para esta avaliaÃÃo, os autores Nugent (2008), Goffman (1988), Fernando e Rios (2001) e Bourdieu (1983) sÃo usados para identificar as caracterÃsticas distintivas do grupo, sua estigmatizaÃÃo perante a sociedade e sua relaÃÃo com o consumo e a mÃdia. Em seguida, levanta-se uma discussÃo a respeito da conexÃo entre comunicaÃÃo e cultura, utilizando autores como Caune (2004), Thompson (2001), Schulman (2004) e Morley (1996), dentre outros, para ressaltar a importÃncia dos Estudos Culturais dentro do Ãmbito desta pesquisa. ProduÃÃo e consumo estÃo interligados quando analisamos produtos culturais veiculados em meios de comunicaÃÃo de massa, por isso sÃo analisados as sÃries televisivas, sua classificaÃÃo, relaÃÃo com o pÃblico e a importÃncia dos personagens que as compÃem como elementos de conexÃo entre produto e audiÃncia. Jost (2012), Esquenazi (2010), Seger (2006), Davis (2001) e Field (2001) sÃo utilizados para explanar os processos de produÃÃo de sÃries e de criaÃÃo de personagens, fundamentais para entender o sucesso da sÃrie televisiva americana The Big Bang Theory, exibida pela CBS (EUA) e pela Warner Channel (Brasil). ApÃs uma anÃlise detalha dos personagens destas sitcom, apresenta-se os resultados da pesquisa realizada para este trabalho. Como metodologia, um questionÃrio estruturado, com abordagem quantitativa e qualitativa, foi aplicado em uma amostra aleatÃria de 600 pessoas, com o objetivo de investigar seus hÃbitos de consumo, sÃries favoritas, conexÃo com os personagens, percepÃÃes acerca da sÃrie The Big Bang Theory e sua visÃo sobre considerarem-se ou serem considerados nerds por outras pessoas. Na conclusÃo desta pesquisa, relata-se que a relaÃÃo das pessoas com os produtos culturais que consomem à baseada por afetos e identificaÃÃo com o enredo e personagens da histÃria. Em relaÃÃo à sÃrie The Big Bang Theory, opiniÃes diversas sÃo apresentadas sobre a estereotipificaÃÃo dos personagens e evoluÃÃo da narrativa. Por fim, conclui-se que ser nerd, ou ser considerado assim, hoje em dia ainda à algo que carrega bastante negatividade para quem nÃo se insere no grupo, mas se torna um fator de empoderamento para quem se inclui. Esta identidade à construÃda atravÃs do alto consumo de produtos culturais que visam estabelecer uma conexÃo afetiva com essas pessoas e oferecer uma projeÃÃo da narrativa de suas vidas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research aims to investigate the relationship of people with the TV show The Big Bang Theory and their perception as to whether they consider themselves or are considered nerds. This group, which has long been seen and treated as a pariah of society, has gained fame in recent years and had his image reformulated in the media. This work, in a first moment, seeks to address the nerd profile, analyzing their history, characteristics and media representations in products as TV series and movies, to make a reflection about what means to be nerd currently. For this analysis, the authors Nugent (2008), Goffman (1988), Fernando and Rios (2001) and Bourdieu (1983) are used to identify the group's distinguishing characteristics, their stigmatization in society and its relationship with consumption and the media. Then, a discussion about the connection between communication and culture is aroused, using authors like Caune (2004), Thompson (2001), Schulman (2004) and Morley (1996), among others, to highlight the importance of cultural studies within the scope of this research. Production and consumption are intertwined when we look conveyed cultural products in mass media, so TV series, their classification, public relationship and the importance of the characters that make them up are analyzed as elements connecting product and audience. Jost (2012), Esquenazi (2010), Seger (2006), Davis (2001) and Field (2001) are used to explain the production processes of TV series and character creation, fundamentals to understand the success of an American TV show The Big Bang Theory, displayed on CBS (EUA) and Warner Channel (Brazil). After a detailed analyze of this sitcom's characters, the results of the research carried out for this job are presented. As methodology, a structured survey, with a quantitative and a qualitative approach was applied in a random sample of 600 person, with the purpose of investigate their consuming habits, favorite TV series, connection with characters, perceptions about The Big Bang Theory and their vision about consider themselves or be considered nerd by others. At the conclusion of this research, it is reported that the relationship between people and cultural products they consume is based on affect and identification with the plot and characters in the story. Regarding The Big Bang Theory series, different opinions are presented on the character stereotyping and narrative evolution. Finally, it's concluded that being a nerd, or be considered as well, nowadays it is still something that carries a lot of negativity for those who do not fall within the group, but becomes a empowering factor for who is included. This identity is constructed through the high consumption of cultural products aimed at establishing an emotional connection with these people and offering a projection of the narrative of their lives.
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relaÃÃo das pessoas com a sÃrie televisiva The Big Bang Theory e sua percepÃÃo a respeito de se considerarem ou serem consideradas nerds. Este grupo, durante muito tempo visto e retratado como pÃria da sociedade, vem ganhando fama nos Ãltimos anos e tem sua imagem reformulada nos meios midiÃticos. Este trabalho, em um primeiro momento, procura traÃar o perfil do nerd, analisando seu histÃrico, caracterÃsticas e representaÃÃes midiÃticas, em produtos como sÃries e filmes, para fazer uma reflexÃo sobre o que à ser nerd atualmente. Para esta avaliaÃÃo, os autores Nugent (2008), Goffman (1988), Fernando e Rios (2001) e Bourdieu (1983) sÃo usados para identificar as caracterÃsticas distintivas do grupo, sua estigmatizaÃÃo perante a sociedade e sua relaÃÃo com o consumo e a mÃdia. Em seguida, levanta-se uma discussÃo a respeito da conexÃo entre comunicaÃÃo e cultura, utilizando autores como Caune (2004), Thompson (2001), Schulman (2004) e Morley (1996), dentre outros, para ressaltar a importÃncia dos Estudos Culturais dentro do Ãmbito desta pesquisa. ProduÃÃo e consumo estÃo interligados quando analisamos produtos culturais veiculados em meios de comunicaÃÃo de massa, por isso sÃo analisados as sÃries televisivas, sua classificaÃÃo, relaÃÃo com o pÃblico e a importÃncia dos personagens que as compÃem como elementos de conexÃo entre produto e audiÃncia. Jost (2012), Esquenazi (2010), Seger (2006), Davis (2001) e Field (2001) sÃo utilizados para explanar os processos de produÃÃo de sÃries e de criaÃÃo de personagens, fundamentais para entender o sucesso da sÃrie televisiva americana The Big Bang Theory, exibida pela CBS (EUA) e pela Warner Channel (Brasil). ApÃs uma anÃlise detalha dos personagens destas sitcom, apresenta-se os resultados da pesquisa realizada para este trabalho. Como metodologia, um questionÃrio estruturado, com abordagem quantitativa e qualitativa, foi aplicado em uma amostra aleatÃria de 600 pessoas, com o objetivo de investigar seus hÃbitos de consumo, sÃries favoritas, conexÃo com os personagens, percepÃÃes acerca da sÃrie The Big Bang Theory e sua visÃo sobre considerarem-se ou serem considerados nerds por outras pessoas. Na conclusÃo desta pesquisa, relata-se que a relaÃÃo das pessoas com os produtos culturais que consomem à baseada por afetos e identificaÃÃo com o enredo e personagens da histÃria. Em relaÃÃo à sÃrie The Big Bang Theory, opiniÃes diversas sÃo apresentadas sobre a estereotipificaÃÃo dos personagens e evoluÃÃo da narrativa. Por fim, conclui-se que ser nerd, ou ser considerado assim, hoje em dia ainda à algo que carrega bastante negatividade para quem nÃo se insere no grupo, mas se torna um fator de empoderamento para quem se inclui. Esta identidade à construÃda atravÃs do alto consumo de produtos culturais que visam estabelecer uma conexÃo afetiva com essas pessoas e oferecer uma projeÃÃo da narrativa de suas vidas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17127
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295222821552128