Leituras Infantis da TelevisÃo: Uma AnÃlise do Programa TV Globinho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2267 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar, a partir da observaÃÃo do cotidiano de dois grupos de crianÃas, as âreelaboraÃÃesâ das mensagens televisivas. Como o pÃblico infantil compreende e se apropria destas mensagens? De que forma tais mensagens sÃo incorporadas ao cotidiano das crianÃas? Tais indagaÃÃes sÃo cruciais para pensar a relaÃÃo televisÃo/audiÃncia infantil. Para tanto, selecionei dez crianÃas que ocupam posiÃÃes distintas na estrutura social, cinco pertencentes à âclasse popularâ e cinco pertencentes à âclasse mÃdiaâ. A descriÃÃo etnogrÃfica foi um dos procedimentos metodolÃgicos adotados no estudo. Para tal fim, utilizei as tÃcnicas de observaÃÃo participante e entrevistas. O TV Globinho (exibido pela Rede Globo de TelevisÃo) foi o programa infantil selecionado para a anÃlise. As observaÃÃes foram realizadas nos momentos de assistÃncia ao programa mencionado, assim como durante outras prÃticas cotidianas das crianÃas (brincadeiras, afazeres domÃsticos, conversas com os amigos etc). AlÃm dos relatos infantis coletados, realizei entrevistas com os pais das crianÃas estudadas. Tais entrevistas tiveram o intuito de observar a audiÃncia infantil inserida no seu contexto familiar, jà que a famÃlia à compreendida como uma importante mediadora na significaÃÃo das mensagens televisivas, principalmente, para as crianÃas. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLeituras Infantis da TelevisÃo: Uma AnÃlise do Programa TV Globinho2005-10-14JÃlia Maria Pereira de Miranda Henriques 0250399938782038066353http://lattes.cnpq.br/0158958840771801PatrÃcia Soares da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRRecepÃÃo televisiva InfÃncia/televisÃo RecepÃÃo infantil/ mensagem televisiva.RecepÃÃo televisiva InfÃncia/televisÃo RecepÃÃo infantil/ mensagem televisiva.SOCIOLOGIAO presente estudo tem como objetivo investigar, a partir da observaÃÃo do cotidiano de dois grupos de crianÃas, as âreelaboraÃÃesâ das mensagens televisivas. Como o pÃblico infantil compreende e se apropria destas mensagens? De que forma tais mensagens sÃo incorporadas ao cotidiano das crianÃas? Tais indagaÃÃes sÃo cruciais para pensar a relaÃÃo televisÃo/audiÃncia infantil. Para tanto, selecionei dez crianÃas que ocupam posiÃÃes distintas na estrutura social, cinco pertencentes à âclasse popularâ e cinco pertencentes à âclasse mÃdiaâ. A descriÃÃo etnogrÃfica foi um dos procedimentos metodolÃgicos adotados no estudo. Para tal fim, utilizei as tÃcnicas de observaÃÃo participante e entrevistas. O TV Globinho (exibido pela Rede Globo de TelevisÃo) foi o programa infantil selecionado para a anÃlise. As observaÃÃes foram realizadas nos momentos de assistÃncia ao programa mencionado, assim como durante outras prÃticas cotidianas das crianÃas (brincadeiras, afazeres domÃsticos, conversas com os amigos etc). AlÃm dos relatos infantis coletados, realizei entrevistas com os pais das crianÃas estudadas. Tais entrevistas tiveram o intuito de observar a audiÃncia infantil inserida no seu contexto familiar, jà que a famÃlia à compreendida como uma importante mediadora na significaÃÃo das mensagens televisivas, principalmente, para as crianÃas. The objective of this study is to investigate the âreworkingâ of television messages, based on daily observations of two groups of students. How does the infant public understand and take in these messages? How are these messages incorporated into childrenâs daily life? Such questions are crucial to understanding the program/child relationship. Therefore, I selected ten children from different social positions, five from the âlower classâ, and five from the âmiddle classâ. The ethnographic description was one of the methodological procedures adopted in the study. To this end, I used the techniques of participatory observation and interview. The program âTV Globinhoâ (shown on Globo Network) was chosen for analysis. The observations were made while the children watched the aforementioned program, as well as during other coordinated practice activities (Games, domestic chores, conversations with friends, etcâ).In addition to the anecdotes collected from the children, I also interviewed the parents of the children involved in the study. These interviews offered me the chance to observe the child audience within the context of their home environments. This was useful because the family is an important mediator in the meaning of television messages, especially for children.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2267application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:22Zmail@mail.com - |
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The objective of this study is to investigate the âreworkingâ of television messages, based on daily observations of two groups of students. How does the infant public understand and take in these messages? How are these messages incorporated into childrenâs daily life? Such questions are crucial to understanding the program/child relationship. Therefore, I selected ten children from different social positions, five from the âlower classâ, and five from the âmiddle classâ. The ethnographic description was one of the methodological procedures adopted in the study. To this end, I used the techniques of participatory observation and interview. The program âTV Globinhoâ (shown on Globo Network) was chosen for analysis. The observations were made while the children watched the aforementioned program, as well as during other coordinated practice activities (Games, domestic chores, conversations with friends, etcâ).In addition to the anecdotes collected from the children, I also interviewed the parents of the children involved in the study. These interviews offered me the chance to observe the child audience within the context of their home environments. This was useful because the family is an important mediator in the meaning of television messages, especially for children. |
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