O jogo africano Mancala e o ensino de MatemÃtica em face da Lei 10.639/03

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldo Pevidor Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18270
Resumo: Este trabalho de pesquisa trata do ensino de matemÃtica e a implantaÃÃo da Lei 10.639/03 nesse campo do conhecimento. Para tanto, estudamos a possibilidade de utilizar o jogo de tabuleiro africano Awalà da famÃlia do Mancala como recurso metodolÃgico de ensino e aprendizagem matemÃtica, associado ao ensino de histÃria, cultura africana e afro-brasileira. Trata-se de uma pesquisa intervenÃÃo, de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e aÃÃes pedagÃgicas em sala de aula. O Mancala à um jogo matemÃtico com base lÃgica, milenar na Ãfrica, cuja estrutura de movimentos de captura e defesa das peÃas està pautada em conceitos matemÃticos, prÃticas culturais e filosÃficas africanas. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, HeloÃsa Abreu JÃdice de Mattos e Manoel Mello Sobrinho, das prefeituras municipais de VitÃria e Cariacica no EspÃrito Santo, na qual eu atuei como professor de matemÃtica. A motivaÃÃo para a pesquisa se deu pela necessidade de melhorar o desempenho dos meus alunos em matemÃtica e para cumprir a determinaÃÃo da Lei 10.639/03. Neste sentido, realizamos a intervenÃÃo mediante um conjunto de prÃticas pedagÃgicas com o jogo em sala de aula onde concluÃmos na pesquisa que a prÃtica do jogo promoveu aulas interativas e contribuiu para a mudanÃa de postura do professor em sala de aula em relaÃÃo ao reaprender e aprender a ensinar matemÃtica. Contribuiu tambÃm para a construÃÃo de conhecimentos no campo do ensino de matemÃtica, histÃria e cultura afro-brasileira. Promoveu ainda motivaÃÃo para a aprendizagem matemÃtica e o aumento da autoestima do aluno em relaÃÃo ao negro, ao ser negro e a nossa cultura. Consideramos ainda que este trabalho pode contribuir para a formaÃÃo de professores em Africanidades matemÃticas, tendo em vista a dificuldade que esse campo de conhecimento tem apresentado para a implantaÃÃo da Lei 10.639/03 devido à concepÃÃo universalista da linguagem matemÃtica, que sendo assim, estaria de fora do ensino de histÃria e cultura afro-brasileira.
id UFC_20f7a1510034b05bf3c2f7a978f72c0a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4849
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO jogo africano Mancala e o ensino de MatemÃtica em face da Lei 10.639/03The African game Mancala and teaching mathematics in the face of Law 10.639/032011-11-28Henrique Antunes Cunha JÃnior62585673804Sandra HaydÃe Petit61954551304Kiusam Regina Oliveira0800780680600086152769http://lattes.cnpq.br/4057204991757493Rinaldo Pevidor PereiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJogos de Mancala Ensino de MatemÃtica Ensino de HistÃria e Cultura Afro-brasileiraGames of Mancala Teaching of Mathematics Teaching of History and Afro-Brazilian CultureEDUCACAOEste trabalho de pesquisa trata do ensino de matemÃtica e a implantaÃÃo da Lei 10.639/03 nesse campo do conhecimento. Para tanto, estudamos a possibilidade de utilizar o jogo de tabuleiro africano Awalà da famÃlia do Mancala como recurso metodolÃgico de ensino e aprendizagem matemÃtica, associado ao ensino de histÃria, cultura africana e afro-brasileira. Trata-se de uma pesquisa intervenÃÃo, de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e aÃÃes pedagÃgicas em sala de aula. O Mancala à um jogo matemÃtico com base lÃgica, milenar na Ãfrica, cuja estrutura de movimentos de captura e defesa das peÃas està pautada em conceitos matemÃticos, prÃticas culturais e filosÃficas africanas. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, HeloÃsa Abreu JÃdice de Mattos e Manoel Mello Sobrinho, das prefeituras municipais de VitÃria e Cariacica no EspÃrito Santo, na qual eu atuei como professor de matemÃtica. A motivaÃÃo para a pesquisa se deu pela necessidade de melhorar o desempenho dos meus alunos em matemÃtica e para cumprir a determinaÃÃo da Lei 10.639/03. Neste sentido, realizamos a intervenÃÃo mediante um conjunto de prÃticas pedagÃgicas com o jogo em sala de aula onde concluÃmos na pesquisa que a prÃtica do jogo promoveu aulas interativas e contribuiu para a mudanÃa de postura do professor em sala de aula em relaÃÃo ao reaprender e aprender a ensinar matemÃtica. Contribuiu tambÃm para a construÃÃo de conhecimentos no campo do ensino de matemÃtica, histÃria e cultura afro-brasileira. Promoveu ainda motivaÃÃo para a aprendizagem matemÃtica e o aumento da autoestima do aluno em relaÃÃo ao negro, ao ser negro e a nossa cultura. Consideramos ainda que este trabalho pode contribuir para a formaÃÃo de professores em Africanidades matemÃticas, tendo em vista a dificuldade que esse campo de conhecimento tem apresentado para a implantaÃÃo da Lei 10.639/03 devido à concepÃÃo universalista da linguagem matemÃtica, que sendo assim, estaria de fora do ensino de histÃria e cultura afro-brasileira.This research deals with the teaching of mathematics and the implantation of the law 10.639/03 in this field of knowledge. So, we study the possibility to use the African tray game named Awalà of the family of the Mancala as a metodological resource of mathematical teaching and learning, associated to the teaching of history, African and afro-Brazilian cultures. This is an intervention research, a qualitative approach, with semistructuralized interviews and pedagogical actions in classroom. Mancala is a mathematical game with logical, millenarian base in Africa, whose structure of movements of capture and defense of its parts is deeply rooted in mathematical concepts, cultural and philosophical African practices. The subjects of the research are the pupils of the Municipal School of Basic Education, HeloÃsa Abreu JÃdice de Matos and Manoel Mello Nephew, from the cities of VitÃria and Cariacica in Espirito Santo, where I work as a mathematics teacher. The motivation for the research was given for the necessity to improve the performance of my pupils in mathematics and to fulfill the determination of the law 10.639/03. In this direction, we carried out the intervention by means of a set of pedagogical practices with the game in classroom where we conclude in the research that the practice of the game promoted interactive lessons and contributed for the change of position of the teacher in classroom in a perspective of learning and relearning how to teach math. It also contributed for the construction of knowledge in the field of the teaching of mathematics, history and Afro-Brazilian culture. It still promoted motivation for the mathematical learning and the increase of self-esteem among the pupils in relation to the black, the black being and our culture. We consider that this work can contribute for the formation of teachers in mathematical Africanesses, considering the difficulty that this field of knowledge has presented for the implantation of Law 10.639/03 due to a universalist conception of the mathematical language, that being thus, would be out of the teaching of history and Afro- Brazilian culture.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18270application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:01Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O jogo africano Mancala e o ensino de MatemÃtica em face da Lei 10.639/03
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The African game Mancala and teaching mathematics in the face of Law 10.639/03
title O jogo africano Mancala e o ensino de MatemÃtica em face da Lei 10.639/03
spellingShingle O jogo africano Mancala e o ensino de MatemÃtica em face da Lei 10.639/03
Rinaldo Pevidor Pereira
Jogos de Mancala
Ensino de MatemÃtica
Ensino de HistÃria e Cultura Afro-brasileira
Games of Mancala
Teaching of Mathematics
Teaching of History and Afro-Brazilian Culture
EDUCACAO
title_short O jogo africano Mancala e o ensino de MatemÃtica em face da Lei 10.639/03
title_full O jogo africano Mancala e o ensino de MatemÃtica em face da Lei 10.639/03
title_fullStr O jogo africano Mancala e o ensino de MatemÃtica em face da Lei 10.639/03
title_full_unstemmed O jogo africano Mancala e o ensino de MatemÃtica em face da Lei 10.639/03
title_sort O jogo africano Mancala e o ensino de MatemÃtica em face da Lei 10.639/03
author Rinaldo Pevidor Pereira
author_facet Rinaldo Pevidor Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 62585673804
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra HaydÃe Petit
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 61954551304
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Kiusam Regina Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 08007806806
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00086152769
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4057204991757493
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldo Pevidor Pereira
contributor_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
Sandra HaydÃe Petit
Kiusam Regina Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de Mancala
Ensino de MatemÃtica
Ensino de HistÃria e Cultura Afro-brasileira
topic Jogos de Mancala
Ensino de MatemÃtica
Ensino de HistÃria e Cultura Afro-brasileira
Games of Mancala
Teaching of Mathematics
Teaching of History and Afro-Brazilian Culture
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Games of Mancala
Teaching of Mathematics
Teaching of History and Afro-Brazilian Culture
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho de pesquisa trata do ensino de matemÃtica e a implantaÃÃo da Lei 10.639/03 nesse campo do conhecimento. Para tanto, estudamos a possibilidade de utilizar o jogo de tabuleiro africano Awalà da famÃlia do Mancala como recurso metodolÃgico de ensino e aprendizagem matemÃtica, associado ao ensino de histÃria, cultura africana e afro-brasileira. Trata-se de uma pesquisa intervenÃÃo, de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e aÃÃes pedagÃgicas em sala de aula. O Mancala à um jogo matemÃtico com base lÃgica, milenar na Ãfrica, cuja estrutura de movimentos de captura e defesa das peÃas està pautada em conceitos matemÃticos, prÃticas culturais e filosÃficas africanas. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, HeloÃsa Abreu JÃdice de Mattos e Manoel Mello Sobrinho, das prefeituras municipais de VitÃria e Cariacica no EspÃrito Santo, na qual eu atuei como professor de matemÃtica. A motivaÃÃo para a pesquisa se deu pela necessidade de melhorar o desempenho dos meus alunos em matemÃtica e para cumprir a determinaÃÃo da Lei 10.639/03. Neste sentido, realizamos a intervenÃÃo mediante um conjunto de prÃticas pedagÃgicas com o jogo em sala de aula onde concluÃmos na pesquisa que a prÃtica do jogo promoveu aulas interativas e contribuiu para a mudanÃa de postura do professor em sala de aula em relaÃÃo ao reaprender e aprender a ensinar matemÃtica. Contribuiu tambÃm para a construÃÃo de conhecimentos no campo do ensino de matemÃtica, histÃria e cultura afro-brasileira. Promoveu ainda motivaÃÃo para a aprendizagem matemÃtica e o aumento da autoestima do aluno em relaÃÃo ao negro, ao ser negro e a nossa cultura. Consideramos ainda que este trabalho pode contribuir para a formaÃÃo de professores em Africanidades matemÃticas, tendo em vista a dificuldade que esse campo de conhecimento tem apresentado para a implantaÃÃo da Lei 10.639/03 devido à concepÃÃo universalista da linguagem matemÃtica, que sendo assim, estaria de fora do ensino de histÃria e cultura afro-brasileira.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research deals with the teaching of mathematics and the implantation of the law 10.639/03 in this field of knowledge. So, we study the possibility to use the African tray game named Awalà of the family of the Mancala as a metodological resource of mathematical teaching and learning, associated to the teaching of history, African and afro-Brazilian cultures. This is an intervention research, a qualitative approach, with semistructuralized interviews and pedagogical actions in classroom. Mancala is a mathematical game with logical, millenarian base in Africa, whose structure of movements of capture and defense of its parts is deeply rooted in mathematical concepts, cultural and philosophical African practices. The subjects of the research are the pupils of the Municipal School of Basic Education, HeloÃsa Abreu JÃdice de Matos and Manoel Mello Nephew, from the cities of VitÃria and Cariacica in Espirito Santo, where I work as a mathematics teacher. The motivation for the research was given for the necessity to improve the performance of my pupils in mathematics and to fulfill the determination of the law 10.639/03. In this direction, we carried out the intervention by means of a set of pedagogical practices with the game in classroom where we conclude in the research that the practice of the game promoted interactive lessons and contributed for the change of position of the teacher in classroom in a perspective of learning and relearning how to teach math. It also contributed for the construction of knowledge in the field of the teaching of mathematics, history and Afro-Brazilian culture. It still promoted motivation for the mathematical learning and the increase of self-esteem among the pupils in relation to the black, the black being and our culture. We consider that this work can contribute for the formation of teachers in mathematical Africanesses, considering the difficulty that this field of knowledge has presented for the implantation of Law 10.639/03 due to a universalist conception of the mathematical language, that being thus, would be out of the teaching of history and Afro- Brazilian culture.
description Este trabalho de pesquisa trata do ensino de matemÃtica e a implantaÃÃo da Lei 10.639/03 nesse campo do conhecimento. Para tanto, estudamos a possibilidade de utilizar o jogo de tabuleiro africano Awalà da famÃlia do Mancala como recurso metodolÃgico de ensino e aprendizagem matemÃtica, associado ao ensino de histÃria, cultura africana e afro-brasileira. Trata-se de uma pesquisa intervenÃÃo, de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e aÃÃes pedagÃgicas em sala de aula. O Mancala à um jogo matemÃtico com base lÃgica, milenar na Ãfrica, cuja estrutura de movimentos de captura e defesa das peÃas està pautada em conceitos matemÃticos, prÃticas culturais e filosÃficas africanas. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, HeloÃsa Abreu JÃdice de Mattos e Manoel Mello Sobrinho, das prefeituras municipais de VitÃria e Cariacica no EspÃrito Santo, na qual eu atuei como professor de matemÃtica. A motivaÃÃo para a pesquisa se deu pela necessidade de melhorar o desempenho dos meus alunos em matemÃtica e para cumprir a determinaÃÃo da Lei 10.639/03. Neste sentido, realizamos a intervenÃÃo mediante um conjunto de prÃticas pedagÃgicas com o jogo em sala de aula onde concluÃmos na pesquisa que a prÃtica do jogo promoveu aulas interativas e contribuiu para a mudanÃa de postura do professor em sala de aula em relaÃÃo ao reaprender e aprender a ensinar matemÃtica. Contribuiu tambÃm para a construÃÃo de conhecimentos no campo do ensino de matemÃtica, histÃria e cultura afro-brasileira. Promoveu ainda motivaÃÃo para a aprendizagem matemÃtica e o aumento da autoestima do aluno em relaÃÃo ao negro, ao ser negro e a nossa cultura. Consideramos ainda que este trabalho pode contribuir para a formaÃÃo de professores em Africanidades matemÃticas, tendo em vista a dificuldade que esse campo de conhecimento tem apresentado para a implantaÃÃo da Lei 10.639/03 devido à concepÃÃo universalista da linguagem matemÃtica, que sendo assim, estaria de fora do ensino de histÃria e cultura afro-brasileira.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18270
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295154210078720