Tweet: reelaboraÃÃo de gÃneros em 140 caracteres
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9323 |
Resumo: | O presente trabalho discute o processo de reelaboraÃÃo de gÃneros na formaÃÃo das postagens do Twitter. Para tanto, investigamos como o esquema de funcionamento e a dinÃmica de valores dessa rede social inspiram a manipulaÃÃo de diferentes padrÃes genÃricos que, ao serem migrados para o seu interior, sÃo submetidos ao labor de seus usuÃrios. Conduzimos nossa discussÃo à luz da anÃlise de redes sociais praticada por Recuero (2009; 2010), das reflexÃes epistemolÃgicas acerca da natureza dos gÃneros do discurso formuladas por Bakhtin ([1979] 2011), do conceito de propÃsito comunicativo cunhado e esmerado por Swales (1990; 2004), Askhave e Swales (2001) e Bhatia (1993; 2001) e da concepÃÃo de reelaboraÃÃo, conforme vem sendo atualizada desde AraÃjo (2006) atà Zavam (2009) e Costa (2010). Apoiados nessa base teÃrica e metodolÃgica, empreendemos a anÃlise de 195 postagens e 45 questionÃrios respondidos por usuÃrios do Twitter. Em um primeiro momento, a partir dos Ãndices de propagaÃÃo das postagens, observamos como a dinÃmica de funcionamento da rede social influencia a difusÃo e sedimentaÃÃo de arranjos genÃricos formados a partir de padrÃes e gÃneros distintos. Em um segundo momento, voltamo-nos para a forma dos tweets, identificando que estratÃgias foram utilizadas pelos usuÃrios para intervirem nos gÃneros ao elaborarem seus tweets. Por fim, investigamos, nos exemplos do corpus e junto aos usuÃrios questionados, que propÃsitos comunicativos foram atendidos pelas postagens resultantes desse labor. Os resultados mostraram que, no interior do Twitter, hà uma dinÃmica de funcionamento peculiar, que se reflete nas aÃÃes de linguagem dos atores dessa rede social que, motivados pelo desejo de colocarem-se em evidÃncia e ampliarem suas conexÃes, mobilizam e manipulam padrÃes genÃricos distintos por meio de estratÃgias especÃficas. Os arranjos genÃricos gerados a partir desse esquema possuem propÃsitos comunicativos caracterÃsticos, colocados a serviÃo da prÃpria rede social. Acreditamos que a rotina enunciativa caracterÃstica do Twitter, a mobilizaÃÃo de padrÃes genÃricos distintos e a alteraÃÃo de propÃsitos comunicativos sÃo fatores que, somados, dÃo forma a um constante processo de reelaboraÃÃo de gÃneros, cujos produtos sÃo consumidos e propagados dentro da rede social, retroalimentando-a. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTweet: reelaboraÃÃo de gÃneros em 140 caracteresTweet: genre re-elaboration in 140 characters2012-12-10JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo58255419349http://lattes.cnpq.br/3016042855685546Benedito Gomes Bezerra25682245334http://lattes.cnpq.br/7286734462024652Aurea Suely Zavam39929272704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D000693231351http://lattes.cnpq.br/3860122168275375Sayonara Melo CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRReelaboraÃÃo de gÃneros Redes sociais PropÃsito comunicativo TweetGenre re-elaboration Social networks Communicative purpose TweetLINGUISTICAO presente trabalho discute o processo de reelaboraÃÃo de gÃneros na formaÃÃo das postagens do Twitter. Para tanto, investigamos como o esquema de funcionamento e a dinÃmica de valores dessa rede social inspiram a manipulaÃÃo de diferentes padrÃes genÃricos que, ao serem migrados para o seu interior, sÃo submetidos ao labor de seus usuÃrios. Conduzimos nossa discussÃo à luz da anÃlise de redes sociais praticada por Recuero (2009; 2010), das reflexÃes epistemolÃgicas acerca da natureza dos gÃneros do discurso formuladas por Bakhtin ([1979] 2011), do conceito de propÃsito comunicativo cunhado e esmerado por Swales (1990; 2004), Askhave e Swales (2001) e Bhatia (1993; 2001) e da concepÃÃo de reelaboraÃÃo, conforme vem sendo atualizada desde AraÃjo (2006) atà Zavam (2009) e Costa (2010). Apoiados nessa base teÃrica e metodolÃgica, empreendemos a anÃlise de 195 postagens e 45 questionÃrios respondidos por usuÃrios do Twitter. Em um primeiro momento, a partir dos Ãndices de propagaÃÃo das postagens, observamos como a dinÃmica de funcionamento da rede social influencia a difusÃo e sedimentaÃÃo de arranjos genÃricos formados a partir de padrÃes e gÃneros distintos. Em um segundo momento, voltamo-nos para a forma dos tweets, identificando que estratÃgias foram utilizadas pelos usuÃrios para intervirem nos gÃneros ao elaborarem seus tweets. Por fim, investigamos, nos exemplos do corpus e junto aos usuÃrios questionados, que propÃsitos comunicativos foram atendidos pelas postagens resultantes desse labor. Os resultados mostraram que, no interior do Twitter, hà uma dinÃmica de funcionamento peculiar, que se reflete nas aÃÃes de linguagem dos atores dessa rede social que, motivados pelo desejo de colocarem-se em evidÃncia e ampliarem suas conexÃes, mobilizam e manipulam padrÃes genÃricos distintos por meio de estratÃgias especÃficas. Os arranjos genÃricos gerados a partir desse esquema possuem propÃsitos comunicativos caracterÃsticos, colocados a serviÃo da prÃpria rede social. Acreditamos que a rotina enunciativa caracterÃstica do Twitter, a mobilizaÃÃo de padrÃes genÃricos distintos e a alteraÃÃo de propÃsitos comunicativos sÃo fatores que, somados, dÃo forma a um constante processo de reelaboraÃÃo de gÃneros, cujos produtos sÃo consumidos e propagados dentro da rede social, retroalimentando-a.This thesis discusses the process of genre re-elaboration in the formation of Twitter posts. We therefore investigated how the functioning scheme and the value dynamics of this social network inspire the manipulation of different genre patterns that, when migrating to the interior, are submitted to its usersâ work. We conduct our discussion in the light of social network analysis practiced by Recuero (2009; 2010), the epistemological reflections on the discourse genre nature formulated by Bakhtin ([1979] 2011), the communicative purpose concept coined and made neat by Swales (1990; 2004), Askhave and Swales (2001) and Bhatia (1993; 2001) and the re-elaboration concept, as been updated since AraÃjo (2006) until Zavam (2009) and Costa (2010). Supported by this theoretical and methodological basis, we undertook an analysis of 195 posts and 45 questionnaires answered by Twitter users. At first, from the post propagation indexes, we observed how the social network functioning dynamics influences the diffusion and the genre arrays sedimentation formed by patterns and distinct genres. In a second step, we turned to the tweet form, detecting that strategies were used by the users in order to intervene in the genres when elaborating their tweets. Finally, we investigated, in the corpus examples and with the users questioned, that communicative purposes were served by the posts resulting from this work. The results showed that, within Twitter, there is a peculiar functioning dynamics, which is reflected in the language actions of the actors of this social network whom, motivated by the desire to put themselves in evidence and broaden their connections, mobilize and manipulate distinct genre patterns by using specific strategies. The genre arrangements generated from this scheme have distinctive communicative purposes, at the service of the social network itself. We believe that the sum of these factors: peculiar enunciative demand, distinct genre pattern mobilization and communicative purpose modification, is set as a genre re-elaboration constant process, whose products are consumed and propagated within the social network, feeding it back.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9323application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:26Zmail@mail.com - |
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This thesis discusses the process of genre re-elaboration in the formation of Twitter posts. We therefore investigated how the functioning scheme and the value dynamics of this social network inspire the manipulation of different genre patterns that, when migrating to the interior, are submitted to its usersâ work. We conduct our discussion in the light of social network analysis practiced by Recuero (2009; 2010), the epistemological reflections on the discourse genre nature formulated by Bakhtin ([1979] 2011), the communicative purpose concept coined and made neat by Swales (1990; 2004), Askhave and Swales (2001) and Bhatia (1993; 2001) and the re-elaboration concept, as been updated since AraÃjo (2006) until Zavam (2009) and Costa (2010). Supported by this theoretical and methodological basis, we undertook an analysis of 195 posts and 45 questionnaires answered by Twitter users. At first, from the post propagation indexes, we observed how the social network functioning dynamics influences the diffusion and the genre arrays sedimentation formed by patterns and distinct genres. In a second step, we turned to the tweet form, detecting that strategies were used by the users in order to intervene in the genres when elaborating their tweets. Finally, we investigated, in the corpus examples and with the users questioned, that communicative purposes were served by the posts resulting from this work. The results showed that, within Twitter, there is a peculiar functioning dynamics, which is reflected in the language actions of the actors of this social network whom, motivated by the desire to put themselves in evidence and broaden their connections, mobilize and manipulate distinct genre patterns by using specific strategies. The genre arrangements generated from this scheme have distinctive communicative purposes, at the service of the social network itself. We believe that the sum of these factors: peculiar enunciative demand, distinct genre pattern mobilization and communicative purpose modification, is set as a genre re-elaboration constant process, whose products are consumed and propagated within the social network, feeding it back. |
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