ReelaboraÃÃo de gÃneros: uma questÃo para a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raudete Cunha Feitosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18318
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_631096a7acbf7b1a9e6efda4cb642445
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11808
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReelaboraÃÃo de gÃneros: uma questÃo para a sala de aulaRetravailler des genres: une question de la salle de classe2016-12-16Aurea Suely Zavam39929272704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D0Ana CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 Francisco Alves Filho2457698030047785578320http://lattes.cnpq.br/9930017249766005Raudete Cunha FeitosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRRemaniement des genres SÃquence didactique PamphletReelaboraÃÃo de gÃneros SequÃncia didÃtica PanfletoLINGUISTICAnÃo hÃA presente pesquisa propÃe investigar as implicaÃÃes da aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica (SD) voltada para trabalhar a reelaboraÃÃo de gÃneros em aula de lÃngua portuguesa com vista ao aprimoramento da competÃncia comunicativa dos alunos do 9 ano do Ensino Fundamental de uma escola pÃblica estadual de Fortaleza. à objetivo desta pesquisa responder Ãs seguintes questÃes: Que implicaÃÃes tÃm um estudo dos gÃneros reelaborados em sala de aula para o desenvolvimento da competÃncia comunicativa do aluno? Que dificuldades com a leitura produÃÃo de gÃneros reelaborados podem ser identificadas atravÃs da produÃÃo inicial dos alunos? De que forma pode-se desenvolver a competÃncia linguÃstica e textual dos alunos necessÃrias ao domÃnio dos gÃneros reelaborados? A que conclusÃo se pode chegar sobre a abordagem dos gÃneros reelaborados em sala de aula para o desenvolvimento da competÃncia comunicativa do aluno? Para tanto, o estudo toma por base os dados gerados a partir das produÃÃes iniciais do gÃnero panfleto dos alunos, um corpus composto de 60 panfletos, e realiza uma anÃlise contrastiva entre a produÃÃo inicial e a final dos alunos apÃs a aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica elaborada seguindo os postulados teÃricos e metodolÃgicos de Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004). Para construÃÃo da sequÃncia didÃtica e anÃlise dos dados, utilizou-se como embasamento teÃrico principal, no que diz respeito ao gÃnero e a sua reelaboraÃÃo, as contribuiÃÃes do filÃsofo russo Mikhail Bakhtin (2011) articulada à tipologia operacional da transmutaÃÃo (reelaboraÃÃo) proposta por Zavam (2009). AlÃm disso, para assegurar anÃlise qualitativa do gÃnero panfleto e a possibilidade de reelaboraÃÃo, utilizou-se uma grade avaliativa elaborada a partir dos pressupostos teÃricos de Bach (2012). Seguindo, entÃo, estes pressupostos teÃricos, analisou-se o desempenho dos alunos do 9 ano diante de atividades voltadas para a produÃÃo do gÃnero focalizado. Os resultados demonstraram que os alunos, ao produzirem os panfletos, reelaboram o gÃnero baseando-se nas suas prÃticas de recortar, copiar e colar que utilizam nas redes sociais. A anÃlise dos dados permitiu identificar tambÃm os progressos observados nas produÃÃes apÃs a aplicaÃÃo da sequÃncia didÃtica, comprovando a eficiÃncia do procedimento como proposta de intervenÃÃo para melhorar o desempenho do aluno na tarefa de produzir textos. Abordar os gÃneros e, sobretudo, o fenÃmeno da reelaboraÃÃo em sala de aula à primordial para o desenvolvimento da competÃncia comunicativa dos alunos, tendo em vista que o ensino de lÃngua portuguesa deve basear-se na interaÃÃo, pois as prÃticas de linguagem sÃo reflexos das prÃticas sociais.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18318application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:18Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ReelaboraÃÃo de gÃneros: uma questÃo para a sala de aula
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv Retravailler des genres: une question de la salle de classe
title ReelaboraÃÃo de gÃneros: uma questÃo para a sala de aula
spellingShingle ReelaboraÃÃo de gÃneros: uma questÃo para a sala de aula
Raudete Cunha Feitosa
ReelaboraÃÃo de gÃneros
SequÃncia didÃtica
Panfleto
LINGUISTICA
title_short ReelaboraÃÃo de gÃneros: uma questÃo para a sala de aula
title_full ReelaboraÃÃo de gÃneros: uma questÃo para a sala de aula
title_fullStr ReelaboraÃÃo de gÃneros: uma questÃo para a sala de aula
title_full_unstemmed ReelaboraÃÃo de gÃneros: uma questÃo para a sala de aula
title_sort ReelaboraÃÃo de gÃneros: uma questÃo para a sala de aula
author Raudete Cunha Feitosa
author_facet Raudete Cunha Feitosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aurea Suely Zavam
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 39929272704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana CÃlia Clementino Moura
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 04504160382
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4183099157915381
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco Alves Filho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24576980300
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 47785578320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9930017249766005
dc.contributor.author.fl_str_mv Raudete Cunha Feitosa
contributor_str_mv Aurea Suely Zavam
Ana CÃlia Clementino Moura
Francisco Alves Filho
dc.subject.por.fl_str_mv ReelaboraÃÃo de gÃneros
SequÃncia didÃtica
Panfleto
topic ReelaboraÃÃo de gÃneros
SequÃncia didÃtica
Panfleto
LINGUISTICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa propÃe investigar as implicaÃÃes da aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica (SD) voltada para trabalhar a reelaboraÃÃo de gÃneros em aula de lÃngua portuguesa com vista ao aprimoramento da competÃncia comunicativa dos alunos do 9 ano do Ensino Fundamental de uma escola pÃblica estadual de Fortaleza. à objetivo desta pesquisa responder Ãs seguintes questÃes: Que implicaÃÃes tÃm um estudo dos gÃneros reelaborados em sala de aula para o desenvolvimento da competÃncia comunicativa do aluno? Que dificuldades com a leitura produÃÃo de gÃneros reelaborados podem ser identificadas atravÃs da produÃÃo inicial dos alunos? De que forma pode-se desenvolver a competÃncia linguÃstica e textual dos alunos necessÃrias ao domÃnio dos gÃneros reelaborados? A que conclusÃo se pode chegar sobre a abordagem dos gÃneros reelaborados em sala de aula para o desenvolvimento da competÃncia comunicativa do aluno? Para tanto, o estudo toma por base os dados gerados a partir das produÃÃes iniciais do gÃnero panfleto dos alunos, um corpus composto de 60 panfletos, e realiza uma anÃlise contrastiva entre a produÃÃo inicial e a final dos alunos apÃs a aplicaÃÃo de uma sequÃncia didÃtica elaborada seguindo os postulados teÃricos e metodolÃgicos de Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004). Para construÃÃo da sequÃncia didÃtica e anÃlise dos dados, utilizou-se como embasamento teÃrico principal, no que diz respeito ao gÃnero e a sua reelaboraÃÃo, as contribuiÃÃes do filÃsofo russo Mikhail Bakhtin (2011) articulada à tipologia operacional da transmutaÃÃo (reelaboraÃÃo) proposta por Zavam (2009). AlÃm disso, para assegurar anÃlise qualitativa do gÃnero panfleto e a possibilidade de reelaboraÃÃo, utilizou-se uma grade avaliativa elaborada a partir dos pressupostos teÃricos de Bach (2012). Seguindo, entÃo, estes pressupostos teÃricos, analisou-se o desempenho dos alunos do 9 ano diante de atividades voltadas para a produÃÃo do gÃnero focalizado. Os resultados demonstraram que os alunos, ao produzirem os panfletos, reelaboram o gÃnero baseando-se nas suas prÃticas de recortar, copiar e colar que utilizam nas redes sociais. A anÃlise dos dados permitiu identificar tambÃm os progressos observados nas produÃÃes apÃs a aplicaÃÃo da sequÃncia didÃtica, comprovando a eficiÃncia do procedimento como proposta de intervenÃÃo para melhorar o desempenho do aluno na tarefa de produzir textos. Abordar os gÃneros e, sobretudo, o fenÃmeno da reelaboraÃÃo em sala de aula à primordial para o desenvolvimento da competÃncia comunicativa dos alunos, tendo em vista que o ensino de lÃngua portuguesa deve basear-se na interaÃÃo, pois as prÃticas de linguagem sÃo reflexos das prÃticas sociais.
description nÃo hÃ
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18318
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295229201088512