AÃÃo tutorial na educaÃÃo superior em dois programas: PET/Brasil e PTM23/Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18217 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objeto de estudo a aÃÃo tutorial na EducaÃÃo Superior e como objetivo geral: compreender como se constitui a aÃÃo tutorial no Programa de EducaÃÃo Tutorial (PET) da Universidade Estadual do Cearà (UECE) e no Programa de Tutoria Maiores de 23 (PTM23) da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL) em seus aspectos teÃrico-prÃticos e polÃtico-pedagÃgicos. Utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC que se fundamenta na Teoria das RepresentaÃÃes Sociais (atribuiÃÃo de sentido de sujeitos) para tratamento dos dados do tipo depoimentos coletados em discursos verbais ou escritos. O resgate dos discursos ocorreu em dois momentos: na etapa I, no Brasil, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas interlocutoras e com sete tutores; e grupos de discussÃo com 68 petianos. Na etapa II, em Portugal, fizemos entrevistas semiestruturadas com duas coordenadoras; duas tutoras; e oito alunos âMaiores de 23â. A anÃlise foi realizada partir da criaÃÃo de eixos discursivos organizados por grupos de atores sociais com base nas ancoragens para a criaÃÃo dos DSCs. Os referenciais teÃrico-metodolÃgicos da pesquisa centraram-se nas construÃÃes de SacristÃn (2000), Macedo (2008, 2011, 2013), Veiga SimÃo, Flores (2005); Baudrit (2009), Ãlvarez PÃrez e GonzÃlez Afonso (2008), Leitinho (2008), Zabalza (2011), LefÃvre e LefÃvre (2005, 2010), dentre outros. Os achados revelaram que hà uma necessidade de formaÃÃo dos tutores e no tocante à prÃtica, a aÃÃo tutorial à multidimensional, enriquecendo profissionalmente os tutores, dando-lhes oportunidade de mÃltiplas aprendizagens, e para os alunos ela promove o seu desenvolvimento pessoal, acadÃmico e profissional para atuarem em sociedade. ConcluÃmos que o conceito de tutoria nÃo à uniforme, havendo âtutoriasâ diversas, sendo que cada uma atende a necessidades especÃficas em contextos diferenciados. O desenvolvimento da tutoria deve ocorrer de maneira sistematizada e adaptada Ãs realidades, por meio da superaÃÃo das dificuldades e dos desafios que se apresentam, tornando-se importante a institucionalizaÃÃo de suas prÃticas. Nesse sentido, a tutoria necessita de avaliaÃÃo constante promovendo uma melhoria de qualidade das suas aÃÃes, o que irà repercurtir nas metodologias de ensino e de aprendizagem, na gestÃo, no currÃculo, enfim, em toda a instituiÃÃo e para aqueles que dela se beneficiam. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAÃÃo tutorial na educaÃÃo superior em dois programas: PET/Brasil e PTM23/PortugalTutorial action in higher education in two programs: PET / Brazil and PTM23 / Portugal2016-11-23Meirecele CalÃope Leitinho03425061372Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Francisca Rejane Bezerra Andrade37890719353Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Patricia Helena Carvalho Holanda15574911353http://lattes.cnpq.br/057875231239626038755084320http://lattes.cnpq.br/3924678282455249Francione Charapa AlvesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAÃÃo tutorial Tutoria. EducaÃÃo Superior Programa de EducaÃÃo Tutorial (PET) Programa de Tutoria Maiores de 23 (PTM23)Tutorial action Tutoring College education Tutorial Education Program (PET) Tutoring Program Over 23 (PTM23)EDUCACAOA presente pesquisa teve como objeto de estudo a aÃÃo tutorial na EducaÃÃo Superior e como objetivo geral: compreender como se constitui a aÃÃo tutorial no Programa de EducaÃÃo Tutorial (PET) da Universidade Estadual do Cearà (UECE) e no Programa de Tutoria Maiores de 23 (PTM23) da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL) em seus aspectos teÃrico-prÃticos e polÃtico-pedagÃgicos. Utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC que se fundamenta na Teoria das RepresentaÃÃes Sociais (atribuiÃÃo de sentido de sujeitos) para tratamento dos dados do tipo depoimentos coletados em discursos verbais ou escritos. O resgate dos discursos ocorreu em dois momentos: na etapa I, no Brasil, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas interlocutoras e com sete tutores; e grupos de discussÃo com 68 petianos. Na etapa II, em Portugal, fizemos entrevistas semiestruturadas com duas coordenadoras; duas tutoras; e oito alunos âMaiores de 23â. A anÃlise foi realizada partir da criaÃÃo de eixos discursivos organizados por grupos de atores sociais com base nas ancoragens para a criaÃÃo dos DSCs. Os referenciais teÃrico-metodolÃgicos da pesquisa centraram-se nas construÃÃes de SacristÃn (2000), Macedo (2008, 2011, 2013), Veiga SimÃo, Flores (2005); Baudrit (2009), Ãlvarez PÃrez e GonzÃlez Afonso (2008), Leitinho (2008), Zabalza (2011), LefÃvre e LefÃvre (2005, 2010), dentre outros. 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Nesse sentido, a tutoria necessita de avaliaÃÃo constante promovendo uma melhoria de qualidade das suas aÃÃes, o que irà repercurtir nas metodologias de ensino e de aprendizagem, na gestÃo, no currÃculo, enfim, em toda a instituiÃÃo e para aqueles que dela se beneficiam.The present study had as object of study the tutorial action in Higher Education and as a general objective: to understand how the tutorial action is constituted in the Program of Tutorial Education (PET) of the State University of Ceara (UECE) and in the Tutoring Program Over 23 (PTM23) of the Faculty of Psychology of the University of Lisbon (FP-UL) in its theoretical-practical and political-pedagogical aspects. We used the methodology of the Discourse of the Collective Subject-DSC that is based on the Theory of Social Representations (attribution of sense of subjects) for the treatment of the data of the type testimonies collected in verbal or written discourses. The rescue of the speeches occurred in two moments: in stage I, in Brazil, we conducted semi-structured interviews with two interlocutors and with seven tutors; and discussion groups with 68 petianos. In stage II, in Portugal, we conducted semi-structured interviews with two coordinators; two tutors; and eight students "Over 23". The analysis was carried out from the creation of discursive axes organized by groups of social actors based on the anchorages for the creation of the DSCs. The theoretical-methodological references of the research centered on the constructions of SacristÃn (2000), Macedo (2008, 2011, 2013), Veiga SimÃo, Flores (2005); Baudrit (2009), Ãlvarez PÃrez and GonzÃlez Afonso (2008), Leitinho (2008), Zabalza (2011), LefÃvre and LefÃvre (2005, 2010), among others. Results revealed that there is a need for tutors training and in concerning practice, the tutorial action is multidimensional, professionally enriching the tutors, giving them the opportunity for multiple learnings, and for the students it promotes their personal, academic and professional development to act in society. We concluded that the concept of tutoring is not uniform and there are several "tutorials", each of which attends to specific needs in different contexts. The development of the tutoring should take place in a systematized way and adapted to the realities, by overcoming the difficulties and the challenges that are presented, making it important to institutionalize their practices. In this sense, tutoring requires constant evaluation, promoting an improvement in the quality of its actions, which will impact on teaching and learning methodologies, on management, on the curriculum, in the end, on the whole institution and for those who benefit from it.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18217application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:11Zmail@mail.com - |
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A presente pesquisa teve como objeto de estudo a aÃÃo tutorial na EducaÃÃo Superior e como objetivo geral: compreender como se constitui a aÃÃo tutorial no Programa de EducaÃÃo Tutorial (PET) da Universidade Estadual do Cearà (UECE) e no Programa de Tutoria Maiores de 23 (PTM23) da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL) em seus aspectos teÃrico-prÃticos e polÃtico-pedagÃgicos. Utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC que se fundamenta na Teoria das RepresentaÃÃes Sociais (atribuiÃÃo de sentido de sujeitos) para tratamento dos dados do tipo depoimentos coletados em discursos verbais ou escritos. O resgate dos discursos ocorreu em dois momentos: na etapa I, no Brasil, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas interlocutoras e com sete tutores; e grupos de discussÃo com 68 petianos. Na etapa II, em Portugal, fizemos entrevistas semiestruturadas com duas coordenadoras; duas tutoras; e oito alunos âMaiores de 23â. A anÃlise foi realizada partir da criaÃÃo de eixos discursivos organizados por grupos de atores sociais com base nas ancoragens para a criaÃÃo dos DSCs. Os referenciais teÃrico-metodolÃgicos da pesquisa centraram-se nas construÃÃes de SacristÃn (2000), Macedo (2008, 2011, 2013), Veiga SimÃo, Flores (2005); Baudrit (2009), Ãlvarez PÃrez e GonzÃlez Afonso (2008), Leitinho (2008), Zabalza (2011), LefÃvre e LefÃvre (2005, 2010), dentre outros. Os achados revelaram que hà uma necessidade de formaÃÃo dos tutores e no tocante à prÃtica, a aÃÃo tutorial à multidimensional, enriquecendo profissionalmente os tutores, dando-lhes oportunidade de mÃltiplas aprendizagens, e para os alunos ela promove o seu desenvolvimento pessoal, acadÃmico e profissional para atuarem em sociedade. ConcluÃmos que o conceito de tutoria nÃo à uniforme, havendo âtutoriasâ diversas, sendo que cada uma atende a necessidades especÃficas em contextos diferenciados. O desenvolvimento da tutoria deve ocorrer de maneira sistematizada e adaptada Ãs realidades, por meio da superaÃÃo das dificuldades e dos desafios que se apresentam, tornando-se importante a institucionalizaÃÃo de suas prÃticas. Nesse sentido, a tutoria necessita de avaliaÃÃo constante promovendo uma melhoria de qualidade das suas aÃÃes, o que irà repercurtir nas metodologias de ensino e de aprendizagem, na gestÃo, no currÃculo, enfim, em toda a instituiÃÃo e para aqueles que dela se beneficiam. |
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