ResoluÃÃo de problemas de congruÃncia de triÃngulos com auxÃlio do software Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15153
Resumo: O nosso desafio como professor à possibilitar a melhoria da qualidade do ensino em MatemÃtica buscando meios de garantir a formaÃÃo de cidadÃos capazes de reconhecer o seu papel perante a sociedade e descobrir caminhos elucidativos para o desempenho de uma carreira profissional promissora. Nesse sentido buscamos focar a nossa pesquisa em aÃÃes pedagÃgicas que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos no estudo de congruÃncia. Para isso, propomos o uso do software GeoGebra como ferramenta didÃtica para as aulas de Geometria Plana, por entendermos que esse recurso favorece ao aluno um ambiente favorÃvel ao desenvolvimento da aprendizagem e coloca o professor com mediador no processo de sistematizaÃÃo conceitual das ideias matemÃticas necessÃrias para o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos. O objetivo do nosso estudo consiste em subsidiar os alunos do curso de licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia, no sentido de utilizar o software GeoGebra como ferramenta didÃtica auxiliar para a resoluÃÃo de problemas de Geometria Plana, que envolvem casos de congruÃncia de triÃngulos. Para a anÃlise e coleta de dados foi realizado o estudo do projeto pedagÃgico do curso e a realizaÃÃo de 01 minicurso para utilizaÃÃo do software GeoGebra destinado a 21 alunos regularmente matriculados na disciplina de Geometria Plana. Utilizamos como instrumentos de pesquisa: 02 questionÃrios diagnÃsticos, observaÃÃo e o registro fotogrÃfico. As anÃlises dos resultados evidenciaram que os alunos se mostraram interessados ao uso do software GeoGebra em sala de aula. O minicurso e as atividades didÃticas aplicadas tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos futuros professores de MatemÃtica. As conclusÃes ressaltam que o uso do software GeoGebra deve ser entendido como ferramenta didÃtica alternativa para o ensino de Geometria, no sentido de proporcionar ao aluno, uma metodologia dinÃmica, interativa e lÃdica para se aprender MatemÃtica.
id UFC_24b7ad2c7aaea492f56e20ddb0e2dff5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10089
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisResoluÃÃo de problemas de congruÃncia de triÃngulos com auxÃlio do software GeogebraSolving triangles congruence problems using Geogebra software2015-08-20Josà Alberto Duarte Maia71511717300http://lattes.cnpq.br/8536841991972701 Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/4783483818809180Francisco Regis Vieira Alves42397162334http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 73406368387http://lattes.cnpq.br/4185219122601455 Francisco Ricardo Nogueira de VasconcelosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRsoftware matemÃtico GeoGebra ensino de matemÃtica metodologiaResoluÃÃo de problemasmathematical software GeoGebra mathematics teaching methodology MATEMATICAO nosso desafio como professor à possibilitar a melhoria da qualidade do ensino em MatemÃtica buscando meios de garantir a formaÃÃo de cidadÃos capazes de reconhecer o seu papel perante a sociedade e descobrir caminhos elucidativos para o desempenho de uma carreira profissional promissora. Nesse sentido buscamos focar a nossa pesquisa em aÃÃes pedagÃgicas que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos no estudo de congruÃncia. Para isso, propomos o uso do software GeoGebra como ferramenta didÃtica para as aulas de Geometria Plana, por entendermos que esse recurso favorece ao aluno um ambiente favorÃvel ao desenvolvimento da aprendizagem e coloca o professor com mediador no processo de sistematizaÃÃo conceitual das ideias matemÃticas necessÃrias para o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos. O objetivo do nosso estudo consiste em subsidiar os alunos do curso de licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia, no sentido de utilizar o software GeoGebra como ferramenta didÃtica auxiliar para a resoluÃÃo de problemas de Geometria Plana, que envolvem casos de congruÃncia de triÃngulos. Para a anÃlise e coleta de dados foi realizado o estudo do projeto pedagÃgico do curso e a realizaÃÃo de 01 minicurso para utilizaÃÃo do software GeoGebra destinado a 21 alunos regularmente matriculados na disciplina de Geometria Plana. Utilizamos como instrumentos de pesquisa: 02 questionÃrios diagnÃsticos, observaÃÃo e o registro fotogrÃfico. As anÃlises dos resultados evidenciaram que os alunos se mostraram interessados ao uso do software GeoGebra em sala de aula. O minicurso e as atividades didÃticas aplicadas tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos futuros professores de MatemÃtica. As conclusÃes ressaltam que o uso do software GeoGebra deve ser entendido como ferramenta didÃtica alternativa para o ensino de Geometria, no sentido de proporcionar ao aluno, uma metodologia dinÃmica, interativa e lÃdica para se aprender MatemÃtica. Our challenge as a teacher is to enable the improvement of education quality in mathematics looking for ways to ensure the formation of citizens able to recognize their role in society and find illuminating paths to the performance of a promising career. In this sense, we seek to focus our research on pedagogical actions which enable the development of the students cognitive potential. For this, we propose the use of GeoGebra software as a teaching tool for Plane Geometry classes, because we believe that this resource provides a favorable environment for the development of learning to the student and places the teacher as a mediator in the process of conceptual systematization of the necessary mathematical ideas to the development of the students cognitive structures. The aim of our study is to support the students of degree in Mathematics from the Federal Institute of Education, Science and Technology in order to use GeoGebra software as a teaching tool to help solving plane geometry problems involving cases of congruence triangles. For analysis and data collection, it was carried out the study of the pedagogical project of the course and the completion of a short course for the use of GeoGebra software designed for 21 students enrolled in plane geometry discipline.We used as research tools two diagnostic questionnaires, observation and photographic record. Analysis of the results showed that students in the degree course were receptive to the use of GeoGebra software in the classroom, and the short course and teaching activities applied had a great level of acceptance by the future teachers of mathematics.The conclusions point out that the use of GeoGebra software should be understood as an alternative teaching tool for teaching Geometry in order to provide the student a dynamic, interactive and fun method for learning mathematics. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15153application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:11Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ResoluÃÃo de problemas de congruÃncia de triÃngulos com auxÃlio do software Geogebra
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Solving triangles congruence problems using Geogebra software
title ResoluÃÃo de problemas de congruÃncia de triÃngulos com auxÃlio do software Geogebra
spellingShingle ResoluÃÃo de problemas de congruÃncia de triÃngulos com auxÃlio do software Geogebra
Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos
software matemÃtico GeoGebra
ensino de matemÃtica
metodologia
ResoluÃÃo de problemas
mathematical software GeoGebra
mathematics teaching
methodology
MATEMATICA
title_short ResoluÃÃo de problemas de congruÃncia de triÃngulos com auxÃlio do software Geogebra
title_full ResoluÃÃo de problemas de congruÃncia de triÃngulos com auxÃlio do software Geogebra
title_fullStr ResoluÃÃo de problemas de congruÃncia de triÃngulos com auxÃlio do software Geogebra
title_full_unstemmed ResoluÃÃo de problemas de congruÃncia de triÃngulos com auxÃlio do software Geogebra
title_sort ResoluÃÃo de problemas de congruÃncia de triÃngulos com auxÃlio do software Geogebra
author Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos
author_facet Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Alberto Duarte Maia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 71511717300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8536841991972701
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ivoneide Pinheiro de Lima
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 36301698304
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4783483818809180
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Regis Vieira Alves
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 42397162334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3288513376230522
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 73406368387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4185219122601455
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos
contributor_str_mv Josà Alberto Duarte Maia
Ivoneide Pinheiro de Lima
Francisco Regis Vieira Alves
dc.subject.por.fl_str_mv software matemÃtico GeoGebra
ensino de matemÃtica
metodologia
ResoluÃÃo de problemas
topic software matemÃtico GeoGebra
ensino de matemÃtica
metodologia
ResoluÃÃo de problemas
mathematical software GeoGebra
mathematics teaching
methodology
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv mathematical software GeoGebra
mathematics teaching
methodology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O nosso desafio como professor à possibilitar a melhoria da qualidade do ensino em MatemÃtica buscando meios de garantir a formaÃÃo de cidadÃos capazes de reconhecer o seu papel perante a sociedade e descobrir caminhos elucidativos para o desempenho de uma carreira profissional promissora. Nesse sentido buscamos focar a nossa pesquisa em aÃÃes pedagÃgicas que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos no estudo de congruÃncia. Para isso, propomos o uso do software GeoGebra como ferramenta didÃtica para as aulas de Geometria Plana, por entendermos que esse recurso favorece ao aluno um ambiente favorÃvel ao desenvolvimento da aprendizagem e coloca o professor com mediador no processo de sistematizaÃÃo conceitual das ideias matemÃticas necessÃrias para o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos. O objetivo do nosso estudo consiste em subsidiar os alunos do curso de licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia, no sentido de utilizar o software GeoGebra como ferramenta didÃtica auxiliar para a resoluÃÃo de problemas de Geometria Plana, que envolvem casos de congruÃncia de triÃngulos. Para a anÃlise e coleta de dados foi realizado o estudo do projeto pedagÃgico do curso e a realizaÃÃo de 01 minicurso para utilizaÃÃo do software GeoGebra destinado a 21 alunos regularmente matriculados na disciplina de Geometria Plana. Utilizamos como instrumentos de pesquisa: 02 questionÃrios diagnÃsticos, observaÃÃo e o registro fotogrÃfico. As anÃlises dos resultados evidenciaram que os alunos se mostraram interessados ao uso do software GeoGebra em sala de aula. O minicurso e as atividades didÃticas aplicadas tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos futuros professores de MatemÃtica. As conclusÃes ressaltam que o uso do software GeoGebra deve ser entendido como ferramenta didÃtica alternativa para o ensino de Geometria, no sentido de proporcionar ao aluno, uma metodologia dinÃmica, interativa e lÃdica para se aprender MatemÃtica.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Our challenge as a teacher is to enable the improvement of education quality in mathematics looking for ways to ensure the formation of citizens able to recognize their role in society and find illuminating paths to the performance of a promising career. In this sense, we seek to focus our research on pedagogical actions which enable the development of the students cognitive potential. For this, we propose the use of GeoGebra software as a teaching tool for Plane Geometry classes, because we believe that this resource provides a favorable environment for the development of learning to the student and places the teacher as a mediator in the process of conceptual systematization of the necessary mathematical ideas to the development of the students cognitive structures. The aim of our study is to support the students of degree in Mathematics from the Federal Institute of Education, Science and Technology in order to use GeoGebra software as a teaching tool to help solving plane geometry problems involving cases of congruence triangles. For analysis and data collection, it was carried out the study of the pedagogical project of the course and the completion of a short course for the use of GeoGebra software designed for 21 students enrolled in plane geometry discipline.We used as research tools two diagnostic questionnaires, observation and photographic record. Analysis of the results showed that students in the degree course were receptive to the use of GeoGebra software in the classroom, and the short course and teaching activities applied had a great level of acceptance by the future teachers of mathematics.The conclusions point out that the use of GeoGebra software should be understood as an alternative teaching tool for teaching Geometry in order to provide the student a dynamic, interactive and fun method for learning mathematics.
description O nosso desafio como professor à possibilitar a melhoria da qualidade do ensino em MatemÃtica buscando meios de garantir a formaÃÃo de cidadÃos capazes de reconhecer o seu papel perante a sociedade e descobrir caminhos elucidativos para o desempenho de uma carreira profissional promissora. Nesse sentido buscamos focar a nossa pesquisa em aÃÃes pedagÃgicas que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos no estudo de congruÃncia. Para isso, propomos o uso do software GeoGebra como ferramenta didÃtica para as aulas de Geometria Plana, por entendermos que esse recurso favorece ao aluno um ambiente favorÃvel ao desenvolvimento da aprendizagem e coloca o professor com mediador no processo de sistematizaÃÃo conceitual das ideias matemÃticas necessÃrias para o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos. O objetivo do nosso estudo consiste em subsidiar os alunos do curso de licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia, no sentido de utilizar o software GeoGebra como ferramenta didÃtica auxiliar para a resoluÃÃo de problemas de Geometria Plana, que envolvem casos de congruÃncia de triÃngulos. Para a anÃlise e coleta de dados foi realizado o estudo do projeto pedagÃgico do curso e a realizaÃÃo de 01 minicurso para utilizaÃÃo do software GeoGebra destinado a 21 alunos regularmente matriculados na disciplina de Geometria Plana. Utilizamos como instrumentos de pesquisa: 02 questionÃrios diagnÃsticos, observaÃÃo e o registro fotogrÃfico. As anÃlises dos resultados evidenciaram que os alunos se mostraram interessados ao uso do software GeoGebra em sala de aula. O minicurso e as atividades didÃticas aplicadas tiveram um bom nÃvel de aceitaÃÃo por parte dos futuros professores de MatemÃtica. As conclusÃes ressaltam que o uso do software GeoGebra deve ser entendido como ferramenta didÃtica alternativa para o ensino de Geometria, no sentido de proporcionar ao aluno, uma metodologia dinÃmica, interativa e lÃdica para se aprender MatemÃtica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15153
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295207820623872