ResoluÃÃo de equaÃÃes quadrÃticas: um resgate histÃrico dos mÃtodos e uma proposta de aplicaÃÃo da sequencia fedathi no seu ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10162 |
Resumo: | Desenvolvemos neste trabalho um estudo a respeito das equaÃÃes do 2Â grau em um contexto histÃrico que visa dar ao professor de matemÃtica dos Ensinos Fundamental e MÃdio condiÃÃes de instigar o aluno a levantar importantes questionamentos sobre o assunto aumentando o seu interesse e, consequentemente, melhorando o seu aprendizado. Para atingir este objetivo, destinamos o CapÃtulo 2 para tratar de histÃria da matemÃtica em um contexto geral e tambÃm mostrar algumas formas como os povos antigos trabalharam as equaÃÃes quadrÃticas. Neste CapÃtulo, escrevemos sobre os seguintes mÃtodos: Ãrabe, EgÃpcio, MesopotÃmio (BabilÃnio), Grego, Hindu, ChinÃs e Europeu. Pesquisamos maneiras de abordar o ensino das equaÃÃes do 2Â grau, que fugissem de uma simples apresentaÃÃo da conhecida fÃrmula de âBhaskaraâ e reservamos o CapÃtulo 3 para sugerir um exemplo de aplicaÃÃo da âSeqÃÃncia Fedathiâ, que cria e possibilita uma hierarquizaÃÃo dos momentos que podem ser trabalhados por meio de sua histÃria. No Ãltimo capÃtulo, apresentamos algumas consideraÃÃes com influÃncia de LAGES (2001), que sugere a vigilÃncia a certos elementos relacionados ao livro didÃtico do ensino mÃdio e, particularmente, ao conteÃdo que foi objeto desta investigaÃÃo. Por fim, acrescentamos alguns anexos que falam um pouco sobre a vida e obra de dois importantes matemÃticos da antiguidade: Bhaskara (hindu) e Al-Khwarizmi (Ãrabe) alÃm de expormos alguns problemas antigos como sugestÃo de utilizaÃÃo em aula. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisResoluÃÃo de equaÃÃes quadrÃticas: um resgate histÃrico dos mÃtodos e uma proposta de aplicaÃÃo da sequencia fedathi no seu ensinoSolving quadratic equations: a historical methods and a proposal for the implementation of the teaching sequence fedathi2013-04-04Josà FÃbio Bezerra Montenegro11619023334Francisco Regis Vieira Alves42397162334http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 78088640300 http://lattes.cnpq.br/5899570954304437JoÃo Alfredo Montenegro CasteloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRhistÃria da matemÃtica geogebra resoluÃÃo de problemas proposta didÃticahistory of mathematics geogebra problem solving didactic proposalMATEMATICADesenvolvemos neste trabalho um estudo a respeito das equaÃÃes do 2 grau em um contexto histÃrico que visa dar ao professor de matemÃtica dos Ensinos Fundamental e MÃdio condiÃÃes de instigar o aluno a levantar importantes questionamentos sobre o assunto aumentando o seu interesse e, consequentemente, melhorando o seu aprendizado. Para atingir este objetivo, destinamos o CapÃtulo 2 para tratar de histÃria da matemÃtica em um contexto geral e tambÃm mostrar algumas formas como os povos antigos trabalharam as equaÃÃes quadrÃticas. Neste CapÃtulo, escrevemos sobre os seguintes mÃtodos: Ãrabe, EgÃpcio, MesopotÃmio (BabilÃnio), Grego, Hindu, ChinÃs e Europeu. Pesquisamos maneiras de abordar o ensino das equaÃÃes do 2 grau, que fugissem de uma simples apresentaÃÃo da conhecida fÃrmula de âBhaskaraâ e reservamos o CapÃtulo 3 para sugerir um exemplo de aplicaÃÃo da âSeqÃÃncia Fedathiâ, que cria e possibilita uma hierarquizaÃÃo dos momentos que podem ser trabalhados por meio de sua histÃria. No Ãltimo capÃtulo, apresentamos algumas consideraÃÃes com influÃncia de LAGES (2001), que sugere a vigilÃncia a certos elementos relacionados ao livro didÃtico do ensino mÃdio e, particularmente, ao conteÃdo que foi objeto desta investigaÃÃo. Por fim, acrescentamos alguns anexos que falam um pouco sobre a vida e obra de dois importantes matemÃticos da antiguidade: Bhaskara (hindu) e Al-Khwarizmi (Ãrabe) alÃm de expormos alguns problemas antigos como sugestÃo de utilizaÃÃo em aula. We develop in this paper a study about the equations of the second degree in a historical context that aims to give the mathematics teacher of primary and secondary education conditions of instigating the students to raise important questions about it and increasing their interest and consequently improving their learning. To achieve this goal, we use Chapter 2 of this work to put the history of mathematics in a general context and it also show some of the ways that ancient people worked quadratic equations. In this Chapter, we write about the following methods: Arabic, Egyptian, Mesopotamian (Babylonian), Greek, Hindu, Chinese and European. We researched the ways of approaching the teaching of the equations of the second degree, who ran a simple presentation of the known formula "Bhaskara" and reserve the Chapter 3 to suggest an application example of the "Sequence Fedathi" which creates and enables a hierarchy of moments that can be worked through its history. In the last chapter, we present some considerations under the work of LAGES (2001), which suggests some surveillance on certain elements related to some high school textbooks , and particularly the content that was the subject of this investigation. Finally, we add some attachments which show a little about the life and work of two important mathematicians of antiquity: Bhaskara (Hindu) and Al-Khwarizmi (Arabic) as well as exposing some old problems as suggestions for use in class.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10162application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:06Zmail@mail.com - |
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We develop in this paper a study about the equations of the second degree in a historical context that aims to give the mathematics teacher of primary and secondary education conditions of instigating the students to raise important questions about it and increasing their interest and consequently improving their learning. To achieve this goal, we use Chapter 2 of this work to put the history of mathematics in a general context and it also show some of the ways that ancient people worked quadratic equations. In this Chapter, we write about the following methods: Arabic, Egyptian, Mesopotamian (Babylonian), Greek, Hindu, Chinese and European. We researched the ways of approaching the teaching of the equations of the second degree, who ran a simple presentation of the known formula "Bhaskara" and reserve the Chapter 3 to suggest an application example of the "Sequence Fedathi" which creates and enables a hierarchy of moments that can be worked through its history. In the last chapter, we present some considerations under the work of LAGES (2001), which suggests some surveillance on certain elements related to some high school textbooks , and particularly the content that was the subject of this investigation. Finally, we add some attachments which show a little about the life and work of two important mathematicians of antiquity: Bhaskara (Hindu) and Al-Khwarizmi (Arabic) as well as exposing some old problems as suggestions for use in class. |
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Desenvolvemos neste trabalho um estudo a respeito das equaÃÃes do 2Â grau em um contexto histÃrico que visa dar ao professor de matemÃtica dos Ensinos Fundamental e MÃdio condiÃÃes de instigar o aluno a levantar importantes questionamentos sobre o assunto aumentando o seu interesse e, consequentemente, melhorando o seu aprendizado. Para atingir este objetivo, destinamos o CapÃtulo 2 para tratar de histÃria da matemÃtica em um contexto geral e tambÃm mostrar algumas formas como os povos antigos trabalharam as equaÃÃes quadrÃticas. Neste CapÃtulo, escrevemos sobre os seguintes mÃtodos: Ãrabe, EgÃpcio, MesopotÃmio (BabilÃnio), Grego, Hindu, ChinÃs e Europeu. Pesquisamos maneiras de abordar o ensino das equaÃÃes do 2Â grau, que fugissem de uma simples apresentaÃÃo da conhecida fÃrmula de âBhaskaraâ e reservamos o CapÃtulo 3 para sugerir um exemplo de aplicaÃÃo da âSeqÃÃncia Fedathiâ, que cria e possibilita uma hierarquizaÃÃo dos momentos que podem ser trabalhados por meio de sua histÃria. No Ãltimo capÃtulo, apresentamos algumas consideraÃÃes com influÃncia de LAGES (2001), que sugere a vigilÃncia a certos elementos relacionados ao livro didÃtico do ensino mÃdio e, particularmente, ao conteÃdo que foi objeto desta investigaÃÃo. Por fim, acrescentamos alguns anexos que falam um pouco sobre a vida e obra de dois importantes matemÃticos da antiguidade: Bhaskara (hindu) e Al-Khwarizmi (Ãrabe) alÃm de expormos alguns problemas antigos como sugestÃo de utilizaÃÃo em aula. |
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