AnÃlise da utilizaÃÃo de mÃtodos Ãgeis no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso do Solar 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ari do Amaral Torres Filho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12689
Resumo: Nas duas Ãltimas dÃcadas houve um considerÃvel avanÃo no uso de Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo Digitais no processo de ensino e aprendizagem, tanto na modalidade de EducaÃÃo presencial quanto a distÃncia. Neste contexto, o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - softwares criados para o suporte a cursos atravÃs da Internet - vÃm crescendo e seu acesso se tornando cada vez mais diversificado, indo de computadores desktop a celulares smartphones. Desta forma, a complexidade de criaÃÃo destes ambientes se torna cada vez maior e exige tÃcnicas de Engenharia de Software e GestÃo de Projetos cada vez melhores para garantir a qualidade do produto gerado e a satisfaÃÃo do cliente. Tendo em vista tal cenÃrio, o presente trabalho propÃe o uso de Metodologias Ãgeis tanto no desenvolvimento quanto na gestÃo de projetos de ambientes virtuais como uma soluÃÃo mais interessante que a tradicional forma de criaÃÃo de softwares baseada somente na qualidade do produto, esquecendo, muitas vezes, a satisfaÃÃo do cliente e a motivaÃÃo dos desenvolvedores
id UFC_259b17bff3645879a412d5d48f84bc59
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8451
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise da utilizaÃÃo de mÃtodos Ãgeis no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso do Solar 2.0Analysis of the use of agile methods in the development of virtual learning environments: a case study of the Solar 2.02014-01-30Mauro Cavalcante Pequeno61616161616http://lattes.cnpq.br/0649693969807037Miguel Franklin de Castro48396419353http://lattes.cnpq.br/5641112041037627Rodrigo Penteado Ribeiro de Toledo6348610519http://lattes.cnpq.br/227235318594511672416475304http://lattes.cnpq.br/8664778809580778Ari do Amaral Torres FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncia da ComputaÃÃoUFCBRAmbientes Virtuais de Aprendizagem Metodologias Ãgeis Engenharia de SoftwareVirtual Learning Environment Agile Methods Software EngineerCIENCIA DA COMPUTACAONas duas Ãltimas dÃcadas houve um considerÃvel avanÃo no uso de Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo Digitais no processo de ensino e aprendizagem, tanto na modalidade de EducaÃÃo presencial quanto a distÃncia. Neste contexto, o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - softwares criados para o suporte a cursos atravÃs da Internet - vÃm crescendo e seu acesso se tornando cada vez mais diversificado, indo de computadores desktop a celulares smartphones. Desta forma, a complexidade de criaÃÃo destes ambientes se torna cada vez maior e exige tÃcnicas de Engenharia de Software e GestÃo de Projetos cada vez melhores para garantir a qualidade do produto gerado e a satisfaÃÃo do cliente. Tendo em vista tal cenÃrio, o presente trabalho propÃe o uso de Metodologias Ãgeis tanto no desenvolvimento quanto na gestÃo de projetos de ambientes virtuais como uma soluÃÃo mais interessante que a tradicional forma de criaÃÃo de softwares baseada somente na qualidade do produto, esquecendo, muitas vezes, a satisfaÃÃo do cliente e a motivaÃÃo dos desenvolvedoresIn the last two decades there has been considerable progress in the use of Information Technologies and Digital Communication in the process of teaching and learning, both in the form of classroom education as distance. In this context, the use of Virtual Learning Environments - software designed to support the courses via the Internet - is growing and access becoming increasingly diverse, ranging from desktop computers to mobile smartphones. Thus, the complexity of creating these environments becomes increasingly technical and requires Software Engineering and Project Management always better to ensure product quality and customer satisfaction generated. Given such a scenario, this paper proposes the use of Agile methodologies in the development and project management of virtual environments as a more interesting way than traditional software delivery based only on product quality, forgetting often , customer satisfaction and motivation of developers. This paper reports the adoption of agile methodologies in the development of the SOLAR AVA 2.0, showing that it is possible to succeed in both the technical level and at the organizational and personally with the adoption of agile practices in the development of AVAs that can be proven through experiments done with the satisfaction surveys with users and project developers. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12689application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:59Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AnÃlise da utilizaÃÃo de mÃtodos Ãgeis no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso do Solar 2.0
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of the use of agile methods in the development of virtual learning environments: a case study of the Solar 2.0
title AnÃlise da utilizaÃÃo de mÃtodos Ãgeis no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso do Solar 2.0
spellingShingle AnÃlise da utilizaÃÃo de mÃtodos Ãgeis no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso do Solar 2.0
Ari do Amaral Torres Filho
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Metodologias Ãgeis
Engenharia de Software
Virtual Learning Environment
Agile Methods
Software Engineer
CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short AnÃlise da utilizaÃÃo de mÃtodos Ãgeis no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso do Solar 2.0
title_full AnÃlise da utilizaÃÃo de mÃtodos Ãgeis no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso do Solar 2.0
title_fullStr AnÃlise da utilizaÃÃo de mÃtodos Ãgeis no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso do Solar 2.0
title_full_unstemmed AnÃlise da utilizaÃÃo de mÃtodos Ãgeis no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso do Solar 2.0
title_sort AnÃlise da utilizaÃÃo de mÃtodos Ãgeis no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso do Solar 2.0
author Ari do Amaral Torres Filho
author_facet Ari do Amaral Torres Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mauro Cavalcante Pequeno
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 61616161616
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0649693969807037
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Miguel Franklin de Castro
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 48396419353
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5641112041037627
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigo Penteado Ribeiro de Toledo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 6348610519
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272353185945116
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 72416475304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8664778809580778
dc.contributor.author.fl_str_mv Ari do Amaral Torres Filho
contributor_str_mv Mauro Cavalcante Pequeno
Miguel Franklin de Castro
Rodrigo Penteado Ribeiro de Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Metodologias Ãgeis
Engenharia de Software
topic Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Metodologias Ãgeis
Engenharia de Software
Virtual Learning Environment
Agile Methods
Software Engineer
CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual Learning Environment
Agile Methods
Software Engineer
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nas duas Ãltimas dÃcadas houve um considerÃvel avanÃo no uso de Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo Digitais no processo de ensino e aprendizagem, tanto na modalidade de EducaÃÃo presencial quanto a distÃncia. Neste contexto, o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - softwares criados para o suporte a cursos atravÃs da Internet - vÃm crescendo e seu acesso se tornando cada vez mais diversificado, indo de computadores desktop a celulares smartphones. Desta forma, a complexidade de criaÃÃo destes ambientes se torna cada vez maior e exige tÃcnicas de Engenharia de Software e GestÃo de Projetos cada vez melhores para garantir a qualidade do produto gerado e a satisfaÃÃo do cliente. Tendo em vista tal cenÃrio, o presente trabalho propÃe o uso de Metodologias Ãgeis tanto no desenvolvimento quanto na gestÃo de projetos de ambientes virtuais como uma soluÃÃo mais interessante que a tradicional forma de criaÃÃo de softwares baseada somente na qualidade do produto, esquecendo, muitas vezes, a satisfaÃÃo do cliente e a motivaÃÃo dos desenvolvedores
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In the last two decades there has been considerable progress in the use of Information Technologies and Digital Communication in the process of teaching and learning, both in the form of classroom education as distance. In this context, the use of Virtual Learning Environments - software designed to support the courses via the Internet - is growing and access becoming increasingly diverse, ranging from desktop computers to mobile smartphones. Thus, the complexity of creating these environments becomes increasingly technical and requires Software Engineering and Project Management always better to ensure product quality and customer satisfaction generated. Given such a scenario, this paper proposes the use of Agile methodologies in the development and project management of virtual environments as a more interesting way than traditional software delivery based only on product quality, forgetting often , customer satisfaction and motivation of developers. This paper reports the adoption of agile methodologies in the development of the SOLAR AVA 2.0, showing that it is possible to succeed in both the technical level and at the organizational and personally with the adoption of agile practices in the development of AVAs that can be proven through experiments done with the satisfaction surveys with users and project developers.
description Nas duas Ãltimas dÃcadas houve um considerÃvel avanÃo no uso de Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo Digitais no processo de ensino e aprendizagem, tanto na modalidade de EducaÃÃo presencial quanto a distÃncia. Neste contexto, o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - softwares criados para o suporte a cursos atravÃs da Internet - vÃm crescendo e seu acesso se tornando cada vez mais diversificado, indo de computadores desktop a celulares smartphones. Desta forma, a complexidade de criaÃÃo destes ambientes se torna cada vez maior e exige tÃcnicas de Engenharia de Software e GestÃo de Projetos cada vez melhores para garantir a qualidade do produto gerado e a satisfaÃÃo do cliente. Tendo em vista tal cenÃrio, o presente trabalho propÃe o uso de Metodologias Ãgeis tanto no desenvolvimento quanto na gestÃo de projetos de ambientes virtuais como uma soluÃÃo mais interessante que a tradicional forma de criaÃÃo de softwares baseada somente na qualidade do produto, esquecendo, muitas vezes, a satisfaÃÃo do cliente e a motivaÃÃo dos desenvolvedores
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12689
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncia da ComputaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295194990247936