A educaÃÃo na perspectiva espÃrita no lar AntÃnio de PÃdua: estudo sobre a experiÃncia de adoÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosane Maria Pereira Melo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10953
Resumo: Como foi vivenciada a experiÃncia de adoÃÃo no contexto da educaÃÃo na perspectiva EspÃrita do Lar AntÃnio de PÃdua? Mediante esta pergunta de pesquisa, busca-se capturar o modo como foi vivida a experiÃncia de adoÃÃo, contextualizada na educaÃÃo na perspectiva espÃrita no Lar AntÃnio de PÃdua. Neste movimento, flagra-se a (re)construÃÃo dos sujeitos com esteio na educaÃÃo na perspectiva espÃrita vivenciada e no amor recebido pelas figuras parentais de adoÃÃo, onde a instituiÃÃo âestouraâ (MANNONI, 1988), e supera a segregaÃÃo (RIZZINI, 2011), abrindo-se para a comunidade e construindo uma rede pessoal social informal, capaz de viabilizar a inserÃÃo dos adotados pelo casal AnÃlia Bueno e Fernando Melo, no ambiente social de seu tempo. Desvelando o movimento de dotar aos sujeitos de amor, busca-se desde as situaÃÃes que levaram as crianÃas à circunstÃncia de adoÃÃo (GUEIROS, 2007; FONSECA, 2006), atà o contexto da adoÃÃo, vivida com o casal AnÃlia Bueno e Fernando Melo, que criam com tal escolha, uma obra potente e baseada na prÃxis espÃrita, inspirada, em especial, na referÃncia do mÃdium e educador EurÃpedes Barsanulfo. Desvela-se, com efeito, o modo como os sujeitos se recompuseram da dor espiritual (SAUNDERS, 1991; ELIAS, 2001, 2005) vivida (em geral) com a famÃlia de origem, dando um sentido à sua vida (FRANKL, 1987). Mostrando-se na nova famÃlia como gestam o apego (BOWLBY, 1962), o holding (WINNICOTT, 1982), a interaÃÃo gestual entre a mÃe e o bebà (SPITZ, 1988), a reconduÃÃo da matriz identidade (MORENO, 1993), a ambientaÃÃo reencarnatÃria (BARSANULFO 2005, 2007, 2011), vivida com o casal AnÃlia e Fernando no contexto do Lar AntÃnio de PÃdua. O estudo nos referenciais espÃritas fundamenta-se em EurÃpedes Barsanulfo, psicografado por Amui (2000, 2005, 2007, 2011), ancorado em Kardec (2002a, 2003a, 2003b, 2002b, 2005, 2007a, 2007b, 2008), Emmanuel (1978), Ãngelis (1990) por Franco, Bigheto (2006a, 2006b), Incontri (2001, 2006), Linhares (2010a, 2012), Bueno (1992) e Novelino (1985). O Lar mantÃm trÃs grandes obras educacionais onde uma cultura holÃstica interage com o ideÃrio EspÃrita, formando a teia da vida (CAPRA, 1995), movimentando um contexto de holonutriÃÃo afetiva, constituÃdo por complexus â conceito instituÃdo nesta tese a partir de Morin (2007). Metodologicamente, pois, tem-se por Ãncora a pesquisa participante em BrandÃo (1984, 2007), fazendo-se a escuta das histÃrias de vida e cenas da infÃncia sÃo revividas atravÃs dos grupos focais. Para a anÃlise e compreensÃo de como foi vivenciada a experiÃncia de adoÃÃo no contexto da EducaÃÃo na perspectiva EspÃrita no Lar AntÃnio de PÃdua, participaram da pesquisa os sujeitos que viveram esta experiÃncia singular e amorosa de adoÃÃo e se dizem filhos de Fernando Melo e AnÃlia Bueno e os que estiveram ao longo de cinquenta e dois anos envolvidos na obra. Viu-se que AnÃlia e Fernando nÃo somente adotaram filhos, mas tambÃm construÃram com eles uma geraÃÃo, formando uma famÃlia espiritual â a que à estabelecida por laÃos de amorosidade, capazes de ultrapassar os determinismos sociais e financeiros que permearam o nascimento dos filhos adotados. Concluiu-se ainda que educando os filhos pelo Espiritismo, inspirador do vÃnculo afetivo da adoÃÃo, à potente para dotar pelo amor uma estrutura psÃquica e espiritual aos filhos adotados nesta famÃlia tÃo extensa. Concluiu-se, ainda, que o amor vivido mediante o vÃnculo afetivo da adoÃÃo, junto à produÃÃo de sentido espiritual para a vida, nesta matriz espÃrita estudada, nos leva à superaÃÃo de uma Ãtica paradigmÃtica tradicional de adoÃÃo do ponto de vista puramente biolÃgico ou social-jurÃdico, para um novo enfoque afetivo e, tambÃm, espiritual.
id UFC_260e1d145dffedd3579cfaaed2ea5644
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7061
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA educaÃÃo na perspectiva espÃrita no lar AntÃnio de PÃdua: estudo sobre a experiÃncia de adoÃÃo Education in spiritualist perspective Anthony of Padua in the home: a study on the adoption experience2013-07-31Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo24646121387http://lattes.cnpq.br/0660621158248890Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383Lidia Valesca Bonfim Pimentel Rodrigues40989089304http://lattes.cnpq.br/3475629358113340 Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/431458624138598724368555368http://lattes.cnpq.br/7080389374894947Rosane Maria Pereira MeloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREspiritismo EducaÃÃo na perspectiva EspÃrita AdoÃÃoSpiritism Education in the Spiritist perspective AdoptionEDUCACAOComo foi vivenciada a experiÃncia de adoÃÃo no contexto da educaÃÃo na perspectiva EspÃrita do Lar AntÃnio de PÃdua? Mediante esta pergunta de pesquisa, busca-se capturar o modo como foi vivida a experiÃncia de adoÃÃo, contextualizada na educaÃÃo na perspectiva espÃrita no Lar AntÃnio de PÃdua. Neste movimento, flagra-se a (re)construÃÃo dos sujeitos com esteio na educaÃÃo na perspectiva espÃrita vivenciada e no amor recebido pelas figuras parentais de adoÃÃo, onde a instituiÃÃo âestouraâ (MANNONI, 1988), e supera a segregaÃÃo (RIZZINI, 2011), abrindo-se para a comunidade e construindo uma rede pessoal social informal, capaz de viabilizar a inserÃÃo dos adotados pelo casal AnÃlia Bueno e Fernando Melo, no ambiente social de seu tempo. Desvelando o movimento de dotar aos sujeitos de amor, busca-se desde as situaÃÃes que levaram as crianÃas à circunstÃncia de adoÃÃo (GUEIROS, 2007; FONSECA, 2006), atà o contexto da adoÃÃo, vivida com o casal AnÃlia Bueno e Fernando Melo, que criam com tal escolha, uma obra potente e baseada na prÃxis espÃrita, inspirada, em especial, na referÃncia do mÃdium e educador EurÃpedes Barsanulfo. Desvela-se, com efeito, o modo como os sujeitos se recompuseram da dor espiritual (SAUNDERS, 1991; ELIAS, 2001, 2005) vivida (em geral) com a famÃlia de origem, dando um sentido à sua vida (FRANKL, 1987). Mostrando-se na nova famÃlia como gestam o apego (BOWLBY, 1962), o holding (WINNICOTT, 1982), a interaÃÃo gestual entre a mÃe e o bebà (SPITZ, 1988), a reconduÃÃo da matriz identidade (MORENO, 1993), a ambientaÃÃo reencarnatÃria (BARSANULFO 2005, 2007, 2011), vivida com o casal AnÃlia e Fernando no contexto do Lar AntÃnio de PÃdua. O estudo nos referenciais espÃritas fundamenta-se em EurÃpedes Barsanulfo, psicografado por Amui (2000, 2005, 2007, 2011), ancorado em Kardec (2002a, 2003a, 2003b, 2002b, 2005, 2007a, 2007b, 2008), Emmanuel (1978), Ãngelis (1990) por Franco, Bigheto (2006a, 2006b), Incontri (2001, 2006), Linhares (2010a, 2012), Bueno (1992) e Novelino (1985). O Lar mantÃm trÃs grandes obras educacionais onde uma cultura holÃstica interage com o ideÃrio EspÃrita, formando a teia da vida (CAPRA, 1995), movimentando um contexto de holonutriÃÃo afetiva, constituÃdo por complexus â conceito instituÃdo nesta tese a partir de Morin (2007). Metodologicamente, pois, tem-se por Ãncora a pesquisa participante em BrandÃo (1984, 2007), fazendo-se a escuta das histÃrias de vida e cenas da infÃncia sÃo revividas atravÃs dos grupos focais. Para a anÃlise e compreensÃo de como foi vivenciada a experiÃncia de adoÃÃo no contexto da EducaÃÃo na perspectiva EspÃrita no Lar AntÃnio de PÃdua, participaram da pesquisa os sujeitos que viveram esta experiÃncia singular e amorosa de adoÃÃo e se dizem filhos de Fernando Melo e AnÃlia Bueno e os que estiveram ao longo de cinquenta e dois anos envolvidos na obra. Viu-se que AnÃlia e Fernando nÃo somente adotaram filhos, mas tambÃm construÃram com eles uma geraÃÃo, formando uma famÃlia espiritual â a que à estabelecida por laÃos de amorosidade, capazes de ultrapassar os determinismos sociais e financeiros que permearam o nascimento dos filhos adotados. Concluiu-se ainda que educando os filhos pelo Espiritismo, inspirador do vÃnculo afetivo da adoÃÃo, à potente para dotar pelo amor uma estrutura psÃquica e espiritual aos filhos adotados nesta famÃlia tÃo extensa. Concluiu-se, ainda, que o amor vivido mediante o vÃnculo afetivo da adoÃÃo, junto à produÃÃo de sentido espiritual para a vida, nesta matriz espÃrita estudada, nos leva à superaÃÃo de uma Ãtica paradigmÃtica tradicional de adoÃÃo do ponto de vista puramente biolÃgico ou social-jurÃdico, para um novo enfoque afetivo e, tambÃm, espiritual. How the experience of adoption in the context of spiritist education of the Lar AntÃnio de PÃdua was lived? From this research question, I seek to capture the way it was lived, contextualized in the spiritist education lived in the Lar AntÃnio de PÃdua. In this regard, I discuss the (re) construction of subjects from the lived spiritist education and from the love received by parental figures of adoption, where the institution "bursts" (MANNONI, 1988), and overcomes the segregation (RIZZINI, 2011), opening up to the community and building an informal, social and personal network able to facilitate the inclusion of adopted by the couple Analia Bueno and Fernando Melo, in the social environment of its time. Unveiling the movement to provide love to the subjects, I seek from the situations that led to the children adoption (GUEIROS, 2007; FONSECA, 2006), to the context of adoption, experienced with the couple Analia Bueno and Fernando Melo, who create, from that choice, a powerful work based on the spiritualist praxis, inspired particularly by the reference of the medium and educator EurÃpedes Barsanulfo. I unveil how the subjects recomposed themselves from spiritual pain (SAUNDERS, 2005; ELIAS, 2001, 2005), lived (in general) with the original family, by giving meaning to life (FRANKL, 1987). I show, in the new family, how attachment will be gestated (BOWLBY, 1962), the holding (WINNICOTT, 1982), the gestural interaction between mother and baby (SPITZ, 1988), the renewal of the identity matrix (MORENO, 1993) and the reincarnation ambience (BARSANULFO, 2005, 2007, 2011) lived with the couple AnÃlia and Fernando in the context of Lar AntÃnio de PÃdua. The study from the spiritist references is based on EurÃpedes Barsanulfo, psychographed by Amui (2000, 2005, 2007, 2011), anchored in Kardec (2002a, 2003a, 2003b, 2002b, 2005, 2007a, 2007b, 2008), Emannuel (1978), Ãngelis (1990) by Franco, Bigheto (2006), Incontri (2001, 2006), Linhares (2010a, 2012), Bueno (1992) and Novelino (1985). The Lar AntÃnio de PÃdua has three major educational works, in which a holistic culture moves with the Spiritist ideal, developing the web of life (CAPRA, 1995), moving an affective holonutrition context, constituted by complexus (concept introduced in this thesis from Morin (2007). Methodologically, Iâm based at BrandÃoâs (1984, 2007) participant observation, listening to the life stories of and childhood scenes which are relived through the focus groups. For the analysis and understanding of how the experience of adoption was lived in the context of Spiritist Education at Lar AntÃnio de PÃdua, part of the subjects who were adopted and call themselves sons and daughters of the couple Fernando Melo and Analia Bueno and those who were over fifty-two years engaged in the work ostensibly participated in this research. It was found that Analia and Fernando not only adopted sons and daughters, but built with them a generation, also forming a spiritual family - that is constructed by ties of loveliness, able to overcome the financial and social factors that permeated the birth of the adopted children. It was concluded that educating sons and daughters by Spiritism, inspiring the bonding of adoption, is potent to provide, from love, a psychic and spiritual structure to adopted sons and daughters by this extended family. It was also concluded that the love lived through affective bondage of adoption, with the production of spiritual meaning to life, in this spiritualist matrix in focus, leads to an overshoot of a paradigmatic traditional vision of adoption as a purely biological or social-legal, providing a new emotional and also spiritual approach. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10953application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A educaÃÃo na perspectiva espÃrita no lar AntÃnio de PÃdua: estudo sobre a experiÃncia de adoÃÃo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education in spiritualist perspective Anthony of Padua in the home: a study on the adoption experience
title A educaÃÃo na perspectiva espÃrita no lar AntÃnio de PÃdua: estudo sobre a experiÃncia de adoÃÃo
spellingShingle A educaÃÃo na perspectiva espÃrita no lar AntÃnio de PÃdua: estudo sobre a experiÃncia de adoÃÃo
Rosane Maria Pereira Melo
Espiritismo
EducaÃÃo na perspectiva EspÃrita
AdoÃÃo
Spiritism
Education in the Spiritist perspective
Adoption
EDUCACAO
title_short A educaÃÃo na perspectiva espÃrita no lar AntÃnio de PÃdua: estudo sobre a experiÃncia de adoÃÃo
title_full A educaÃÃo na perspectiva espÃrita no lar AntÃnio de PÃdua: estudo sobre a experiÃncia de adoÃÃo
title_fullStr A educaÃÃo na perspectiva espÃrita no lar AntÃnio de PÃdua: estudo sobre a experiÃncia de adoÃÃo
title_full_unstemmed A educaÃÃo na perspectiva espÃrita no lar AntÃnio de PÃdua: estudo sobre a experiÃncia de adoÃÃo
title_sort A educaÃÃo na perspectiva espÃrita no lar AntÃnio de PÃdua: estudo sobre a experiÃncia de adoÃÃo
author Rosane Maria Pereira Melo
author_facet Rosane Maria Pereira Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee1.fl_str_mv FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 24646121387
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0660621158248890
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24511269300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5611970215094383
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lidia Valesca Bonfim Pimentel Rodrigues
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 40989089304
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3475629358113340
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 16392809368
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4314586241385987
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 24368555368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7080389374894947
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosane Maria Pereira Melo
contributor_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo
Kelma Socorro Lopes de Matos
Lidia Valesca Bonfim Pimentel Rodrigues
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Espiritismo
EducaÃÃo na perspectiva EspÃrita
AdoÃÃo
topic Espiritismo
EducaÃÃo na perspectiva EspÃrita
AdoÃÃo
Spiritism
Education in the Spiritist perspective
Adoption
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Spiritism
Education in the Spiritist perspective
Adoption
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Como foi vivenciada a experiÃncia de adoÃÃo no contexto da educaÃÃo na perspectiva EspÃrita do Lar AntÃnio de PÃdua? Mediante esta pergunta de pesquisa, busca-se capturar o modo como foi vivida a experiÃncia de adoÃÃo, contextualizada na educaÃÃo na perspectiva espÃrita no Lar AntÃnio de PÃdua. Neste movimento, flagra-se a (re)construÃÃo dos sujeitos com esteio na educaÃÃo na perspectiva espÃrita vivenciada e no amor recebido pelas figuras parentais de adoÃÃo, onde a instituiÃÃo âestouraâ (MANNONI, 1988), e supera a segregaÃÃo (RIZZINI, 2011), abrindo-se para a comunidade e construindo uma rede pessoal social informal, capaz de viabilizar a inserÃÃo dos adotados pelo casal AnÃlia Bueno e Fernando Melo, no ambiente social de seu tempo. Desvelando o movimento de dotar aos sujeitos de amor, busca-se desde as situaÃÃes que levaram as crianÃas à circunstÃncia de adoÃÃo (GUEIROS, 2007; FONSECA, 2006), atà o contexto da adoÃÃo, vivida com o casal AnÃlia Bueno e Fernando Melo, que criam com tal escolha, uma obra potente e baseada na prÃxis espÃrita, inspirada, em especial, na referÃncia do mÃdium e educador EurÃpedes Barsanulfo. Desvela-se, com efeito, o modo como os sujeitos se recompuseram da dor espiritual (SAUNDERS, 1991; ELIAS, 2001, 2005) vivida (em geral) com a famÃlia de origem, dando um sentido à sua vida (FRANKL, 1987). Mostrando-se na nova famÃlia como gestam o apego (BOWLBY, 1962), o holding (WINNICOTT, 1982), a interaÃÃo gestual entre a mÃe e o bebà (SPITZ, 1988), a reconduÃÃo da matriz identidade (MORENO, 1993), a ambientaÃÃo reencarnatÃria (BARSANULFO 2005, 2007, 2011), vivida com o casal AnÃlia e Fernando no contexto do Lar AntÃnio de PÃdua. O estudo nos referenciais espÃritas fundamenta-se em EurÃpedes Barsanulfo, psicografado por Amui (2000, 2005, 2007, 2011), ancorado em Kardec (2002a, 2003a, 2003b, 2002b, 2005, 2007a, 2007b, 2008), Emmanuel (1978), Ãngelis (1990) por Franco, Bigheto (2006a, 2006b), Incontri (2001, 2006), Linhares (2010a, 2012), Bueno (1992) e Novelino (1985). O Lar mantÃm trÃs grandes obras educacionais onde uma cultura holÃstica interage com o ideÃrio EspÃrita, formando a teia da vida (CAPRA, 1995), movimentando um contexto de holonutriÃÃo afetiva, constituÃdo por complexus â conceito instituÃdo nesta tese a partir de Morin (2007). Metodologicamente, pois, tem-se por Ãncora a pesquisa participante em BrandÃo (1984, 2007), fazendo-se a escuta das histÃrias de vida e cenas da infÃncia sÃo revividas atravÃs dos grupos focais. Para a anÃlise e compreensÃo de como foi vivenciada a experiÃncia de adoÃÃo no contexto da EducaÃÃo na perspectiva EspÃrita no Lar AntÃnio de PÃdua, participaram da pesquisa os sujeitos que viveram esta experiÃncia singular e amorosa de adoÃÃo e se dizem filhos de Fernando Melo e AnÃlia Bueno e os que estiveram ao longo de cinquenta e dois anos envolvidos na obra. Viu-se que AnÃlia e Fernando nÃo somente adotaram filhos, mas tambÃm construÃram com eles uma geraÃÃo, formando uma famÃlia espiritual â a que à estabelecida por laÃos de amorosidade, capazes de ultrapassar os determinismos sociais e financeiros que permearam o nascimento dos filhos adotados. Concluiu-se ainda que educando os filhos pelo Espiritismo, inspirador do vÃnculo afetivo da adoÃÃo, à potente para dotar pelo amor uma estrutura psÃquica e espiritual aos filhos adotados nesta famÃlia tÃo extensa. Concluiu-se, ainda, que o amor vivido mediante o vÃnculo afetivo da adoÃÃo, junto à produÃÃo de sentido espiritual para a vida, nesta matriz espÃrita estudada, nos leva à superaÃÃo de uma Ãtica paradigmÃtica tradicional de adoÃÃo do ponto de vista puramente biolÃgico ou social-jurÃdico, para um novo enfoque afetivo e, tambÃm, espiritual.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv How the experience of adoption in the context of spiritist education of the Lar AntÃnio de PÃdua was lived? From this research question, I seek to capture the way it was lived, contextualized in the spiritist education lived in the Lar AntÃnio de PÃdua. In this regard, I discuss the (re) construction of subjects from the lived spiritist education and from the love received by parental figures of adoption, where the institution "bursts" (MANNONI, 1988), and overcomes the segregation (RIZZINI, 2011), opening up to the community and building an informal, social and personal network able to facilitate the inclusion of adopted by the couple Analia Bueno and Fernando Melo, in the social environment of its time. Unveiling the movement to provide love to the subjects, I seek from the situations that led to the children adoption (GUEIROS, 2007; FONSECA, 2006), to the context of adoption, experienced with the couple Analia Bueno and Fernando Melo, who create, from that choice, a powerful work based on the spiritualist praxis, inspired particularly by the reference of the medium and educator EurÃpedes Barsanulfo. I unveil how the subjects recomposed themselves from spiritual pain (SAUNDERS, 2005; ELIAS, 2001, 2005), lived (in general) with the original family, by giving meaning to life (FRANKL, 1987). I show, in the new family, how attachment will be gestated (BOWLBY, 1962), the holding (WINNICOTT, 1982), the gestural interaction between mother and baby (SPITZ, 1988), the renewal of the identity matrix (MORENO, 1993) and the reincarnation ambience (BARSANULFO, 2005, 2007, 2011) lived with the couple AnÃlia and Fernando in the context of Lar AntÃnio de PÃdua. The study from the spiritist references is based on EurÃpedes Barsanulfo, psychographed by Amui (2000, 2005, 2007, 2011), anchored in Kardec (2002a, 2003a, 2003b, 2002b, 2005, 2007a, 2007b, 2008), Emannuel (1978), Ãngelis (1990) by Franco, Bigheto (2006), Incontri (2001, 2006), Linhares (2010a, 2012), Bueno (1992) and Novelino (1985). The Lar AntÃnio de PÃdua has three major educational works, in which a holistic culture moves with the Spiritist ideal, developing the web of life (CAPRA, 1995), moving an affective holonutrition context, constituted by complexus (concept introduced in this thesis from Morin (2007). Methodologically, Iâm based at BrandÃoâs (1984, 2007) participant observation, listening to the life stories of and childhood scenes which are relived through the focus groups. For the analysis and understanding of how the experience of adoption was lived in the context of Spiritist Education at Lar AntÃnio de PÃdua, part of the subjects who were adopted and call themselves sons and daughters of the couple Fernando Melo and Analia Bueno and those who were over fifty-two years engaged in the work ostensibly participated in this research. It was found that Analia and Fernando not only adopted sons and daughters, but built with them a generation, also forming a spiritual family - that is constructed by ties of loveliness, able to overcome the financial and social factors that permeated the birth of the adopted children. It was concluded that educating sons and daughters by Spiritism, inspiring the bonding of adoption, is potent to provide, from love, a psychic and spiritual structure to adopted sons and daughters by this extended family. It was also concluded that the love lived through affective bondage of adoption, with the production of spiritual meaning to life, in this spiritualist matrix in focus, leads to an overshoot of a paradigmatic traditional vision of adoption as a purely biological or social-legal, providing a new emotional and also spiritual approach.
description Como foi vivenciada a experiÃncia de adoÃÃo no contexto da educaÃÃo na perspectiva EspÃrita do Lar AntÃnio de PÃdua? Mediante esta pergunta de pesquisa, busca-se capturar o modo como foi vivida a experiÃncia de adoÃÃo, contextualizada na educaÃÃo na perspectiva espÃrita no Lar AntÃnio de PÃdua. Neste movimento, flagra-se a (re)construÃÃo dos sujeitos com esteio na educaÃÃo na perspectiva espÃrita vivenciada e no amor recebido pelas figuras parentais de adoÃÃo, onde a instituiÃÃo âestouraâ (MANNONI, 1988), e supera a segregaÃÃo (RIZZINI, 2011), abrindo-se para a comunidade e construindo uma rede pessoal social informal, capaz de viabilizar a inserÃÃo dos adotados pelo casal AnÃlia Bueno e Fernando Melo, no ambiente social de seu tempo. Desvelando o movimento de dotar aos sujeitos de amor, busca-se desde as situaÃÃes que levaram as crianÃas à circunstÃncia de adoÃÃo (GUEIROS, 2007; FONSECA, 2006), atà o contexto da adoÃÃo, vivida com o casal AnÃlia Bueno e Fernando Melo, que criam com tal escolha, uma obra potente e baseada na prÃxis espÃrita, inspirada, em especial, na referÃncia do mÃdium e educador EurÃpedes Barsanulfo. Desvela-se, com efeito, o modo como os sujeitos se recompuseram da dor espiritual (SAUNDERS, 1991; ELIAS, 2001, 2005) vivida (em geral) com a famÃlia de origem, dando um sentido à sua vida (FRANKL, 1987). Mostrando-se na nova famÃlia como gestam o apego (BOWLBY, 1962), o holding (WINNICOTT, 1982), a interaÃÃo gestual entre a mÃe e o bebà (SPITZ, 1988), a reconduÃÃo da matriz identidade (MORENO, 1993), a ambientaÃÃo reencarnatÃria (BARSANULFO 2005, 2007, 2011), vivida com o casal AnÃlia e Fernando no contexto do Lar AntÃnio de PÃdua. O estudo nos referenciais espÃritas fundamenta-se em EurÃpedes Barsanulfo, psicografado por Amui (2000, 2005, 2007, 2011), ancorado em Kardec (2002a, 2003a, 2003b, 2002b, 2005, 2007a, 2007b, 2008), Emmanuel (1978), Ãngelis (1990) por Franco, Bigheto (2006a, 2006b), Incontri (2001, 2006), Linhares (2010a, 2012), Bueno (1992) e Novelino (1985). O Lar mantÃm trÃs grandes obras educacionais onde uma cultura holÃstica interage com o ideÃrio EspÃrita, formando a teia da vida (CAPRA, 1995), movimentando um contexto de holonutriÃÃo afetiva, constituÃdo por complexus â conceito instituÃdo nesta tese a partir de Morin (2007). Metodologicamente, pois, tem-se por Ãncora a pesquisa participante em BrandÃo (1984, 2007), fazendo-se a escuta das histÃrias de vida e cenas da infÃncia sÃo revividas atravÃs dos grupos focais. Para a anÃlise e compreensÃo de como foi vivenciada a experiÃncia de adoÃÃo no contexto da EducaÃÃo na perspectiva EspÃrita no Lar AntÃnio de PÃdua, participaram da pesquisa os sujeitos que viveram esta experiÃncia singular e amorosa de adoÃÃo e se dizem filhos de Fernando Melo e AnÃlia Bueno e os que estiveram ao longo de cinquenta e dois anos envolvidos na obra. Viu-se que AnÃlia e Fernando nÃo somente adotaram filhos, mas tambÃm construÃram com eles uma geraÃÃo, formando uma famÃlia espiritual â a que à estabelecida por laÃos de amorosidade, capazes de ultrapassar os determinismos sociais e financeiros que permearam o nascimento dos filhos adotados. Concluiu-se ainda que educando os filhos pelo Espiritismo, inspirador do vÃnculo afetivo da adoÃÃo, à potente para dotar pelo amor uma estrutura psÃquica e espiritual aos filhos adotados nesta famÃlia tÃo extensa. Concluiu-se, ainda, que o amor vivido mediante o vÃnculo afetivo da adoÃÃo, junto à produÃÃo de sentido espiritual para a vida, nesta matriz espÃrita estudada, nos leva à superaÃÃo de uma Ãtica paradigmÃtica tradicional de adoÃÃo do ponto de vista puramente biolÃgico ou social-jurÃdico, para um novo enfoque afetivo e, tambÃm, espiritual.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10953
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295181366099968