EstratÃgias de referenciaÃÃo em infogrÃficos: contribuiÃÃes da imagem para a construÃÃo da referÃncia e progressÃo textual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18781 |
Resumo: | O infogrÃfico à um gÃnero textual multimodal que ganha expressÃo em avaliaÃÃes de larga escala da educaÃÃo bÃsica, como o PISA e o ENEM. Entretanto, verificamos a pouca participaÃÃo deste gÃnero na esfera escolar, especialmente nos materiais didÃticos, o que indica uma lacuna no tratamento deste gÃnero na escola. Outro indicativo da pouÂca familiaridade dos alunos da educaÃÃo bÃsica com o infogrÃfico à o baixo Ãndice de acertos â apontados pelo PISA, por exemplo â em questÃes que o envolvem. Tendo como norteadores os pressupostos da teoria da ReferenciaÃÃo, tomamos como tarefa a formulaÃÃo de uma proposta didÃtica para a abordagem desse gÃnero multimodal em turmas de Ensino Fundamental. Para esse intento, norteados por Mondada e Dubois (2014), Cavalcante & Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho e Brito (2014), Koch e Elias (2016), Kress e van Leeuwen (1997) investigamos as estratÃgias de construÃÃo referencial e de progressÃo temÃtica mobilizadas pelo infogrÃfico com foco em sua modalidade imagÃtica, a fim de verificarmos se hà regularidades que possam amparar essa proposta. Para a anÃlise do infogrÃfico enquanto gÃnero textual, aliamos aos estudos LinguÃsticos de gÃnero textual (BAKTHIN, 1997), (BAZERMAN, 2009; 2011), (PAIVA, 2008, 2011) estudos da Ãrea da ComunicaÃÃo Social (TEIXEIRA, 2010), (SOJO, 2002) que apontaram uma tipologia aplicÃvel ao ensino. Os aspectos multimodais do infogrÃfico foram verificados pela associaÃÃo dos pressupostos da ReferenciaÃÃo com os pressupostos da GramÃtica do Design Visual (KRESS E VAN LEUWEEN, 1996), como apontada por Cavalcante e Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho E Brito (2014), Oliveira-Nascimento (2014). Trata-se de pesquisa mista, uma vez que mapeou a ocorrÃncia de infogrÃficos dos livros didÃticos de L.P. do ensino fundamental, bem como indicou uma possÃvel categorizaÃÃo, bem como descreveu e interpretou as estratÃgias mobilizadas pelos textos. O exemplÃrio foi constituÃdo por 15 infogrÃficos coletados das coleÃÃes de livros didÃticos de LÃngua Portuguesa aprovados pelo PNLD â 2017 e 3 questÃes do exame PISA. Dentre as regularidades verificadas, (1) apontamos constituintes prototÃpicos fundamentais para o estabelecimento da coerÃncia no infogrÃfico, (2) descrevemos as estratÃgias mobilizadas pelo gÃnero em razÃo da sua multimodalidade, (3) descrevemos as metaestratÃgias que os enunciados referentes aos infogrÃficos no L.D. podem orientar e (4) verificamos a tipologia mais presente em livros didÃticos da disciplina de LÃngua Portuguesa do ensino. A partir desses elementos, elaboramos uma sequÃncia de atividades com vistas à aplicaÃÃo em turmas de fundamental, orientada pela Taxonomia de Bloom (1956). Ademais, sugerimos pesquisas posteriores com a finalidade de ampliar as perspectivas de anÃlise de textos multimodais pelos pressupostos da ReferenciaÃÃo e de formar o professor de ensino fundamental para tratamento didÃtico deste gÃnero. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstratÃgias de referenciaÃÃo em infogrÃficos: contribuiÃÃes da imagem para a construÃÃo da referÃncia e progressÃo textualReference strategies in infographics: image contributions to textual progression2016-12-16MÃnica MagalhÃes Cavalcante22052798315Evandro de Melo CatelÃo02987550928http://lattes.cnpq.br/6514720362657123Vanda Maria Elias 42079152491 http://lattes.cnpq.br/555603293459808654209790397http://lattes.cnpq.br/4932816337309116Jeannie Fontes TeixeiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRInfogrÃfico ReferenciaÃÃo GramÃtica do Design Visual EstratÃgias de ReferenciaÃÃo Livro didÃticoInfographicReferencingThe Grammar of Visual Design Referencing Strategies TextbookLINGUISTICAO infogrÃfico à um gÃnero textual multimodal que ganha expressÃo em avaliaÃÃes de larga escala da educaÃÃo bÃsica, como o PISA e o ENEM. Entretanto, verificamos a pouca participaÃÃo deste gÃnero na esfera escolar, especialmente nos materiais didÃticos, o que indica uma lacuna no tratamento deste gÃnero na escola. Outro indicativo da pouÂca familiaridade dos alunos da educaÃÃo bÃsica com o infogrÃfico à o baixo Ãndice de acertos â apontados pelo PISA, por exemplo â em questÃes que o envolvem. Tendo como norteadores os pressupostos da teoria da ReferenciaÃÃo, tomamos como tarefa a formulaÃÃo de uma proposta didÃtica para a abordagem desse gÃnero multimodal em turmas de Ensino Fundamental. Para esse intento, norteados por Mondada e Dubois (2014), Cavalcante & Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho e Brito (2014), Koch e Elias (2016), Kress e van Leeuwen (1997) investigamos as estratÃgias de construÃÃo referencial e de progressÃo temÃtica mobilizadas pelo infogrÃfico com foco em sua modalidade imagÃtica, a fim de verificarmos se hà regularidades que possam amparar essa proposta. Para a anÃlise do infogrÃfico enquanto gÃnero textual, aliamos aos estudos LinguÃsticos de gÃnero textual (BAKTHIN, 1997), (BAZERMAN, 2009; 2011), (PAIVA, 2008, 2011) estudos da Ãrea da ComunicaÃÃo Social (TEIXEIRA, 2010), (SOJO, 2002) que apontaram uma tipologia aplicÃvel ao ensino. Os aspectos multimodais do infogrÃfico foram verificados pela associaÃÃo dos pressupostos da ReferenciaÃÃo com os pressupostos da GramÃtica do Design Visual (KRESS E VAN LEUWEEN, 1996), como apontada por Cavalcante e Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho E Brito (2014), Oliveira-Nascimento (2014). Trata-se de pesquisa mista, uma vez que mapeou a ocorrÃncia de infogrÃficos dos livros didÃticos de L.P. do ensino fundamental, bem como indicou uma possÃvel categorizaÃÃo, bem como descreveu e interpretou as estratÃgias mobilizadas pelos textos. O exemplÃrio foi constituÃdo por 15 infogrÃficos coletados das coleÃÃes de livros didÃticos de LÃngua Portuguesa aprovados pelo PNLD â 2017 e 3 questÃes do exame PISA. Dentre as regularidades verificadas, (1) apontamos constituintes prototÃpicos fundamentais para o estabelecimento da coerÃncia no infogrÃfico, (2) descrevemos as estratÃgias mobilizadas pelo gÃnero em razÃo da sua multimodalidade, (3) descrevemos as metaestratÃgias que os enunciados referentes aos infogrÃficos no L.D. podem orientar e (4) verificamos a tipologia mais presente em livros didÃticos da disciplina de LÃngua Portuguesa do ensino. A partir desses elementos, elaboramos uma sequÃncia de atividades com vistas à aplicaÃÃo em turmas de fundamental, orientada pela Taxonomia de Bloom (1956). Ademais, sugerimos pesquisas posteriores com a finalidade de ampliar as perspectivas de anÃlise de textos multimodais pelos pressupostos da ReferenciaÃÃo e de formar o professor de ensino fundamental para tratamento didÃtico deste gÃnero.The infographic is a multimodal textual genre that gains expression in large-scale assessments of basic education such as PISA and ENEM. However, we have found little participation in this genre in the school sphere, especially in didactic materials, which indicates a gap in the treatment of this genre in school. Another indication of low familiarity of elementary school students with infographic is the low hit rate - as pointed out by PISA, for example - in questions that involve it. Having as guiding the presuppositions of the Referencing theory, we took into account the formulation of a didactic proposal as a task for a multimodal gender approach in elementary school classes. For this purpose, guided by Mondada and Dubois (2014), Cavalcante and Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho and Brito (2014), Koch and Elias (2016), Kress and van Leeuwen (1997) we have investigated the strategies of referential construction and thematic progression mobilized by the infographic focusing on its imagetic modality, in order to verify whether there are regularities that can support this proposal. For the analysis of the infographic as a textual genre, we have allied to the linguistic studies of textual genre (BAKTHIN, 1997), (BAZERMAN, 2009; 2011), (PAIVA, 2008, 2011) studies in the Social Communication Area (TEIXEIRA, 2010), (SOJO, 2002) which pointed out a typology applicable to teaching. The multimodal aspects of the infographic were verified by the association of the Referencing and The grammar of visual design presuppositions (KRESS E VAN LEUWEEN, 1996), as pointed out by Cavalcante and Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho and Brito (2014), Oliveira-Nascimento (2014). It is a mixed research, since it has mapped the occurrence of infographic in the L.P. textbooks of the elementary school, as well as indicating a possible categorization, as well as described and interpreted the strategies mobilized by the texts. The sample was consisted of 15 infographics collected from Portuguese textbooks collections approved by PNLD â 2017 and 3 questions from PISA exam. Among the verified regularities, (1) we have pointed out fundamental prototypical constituents for the establishment of the coherence in the infographic, (2) we have described the strategies mobilized by the genre because of its multimodality, (3) we have described the meta-strategies that the statements related to infographics in L.D. can guide and (4) we have verified the most present typology in textbooks of the Portuguese discipline of the teaching. From these elements, we have elaborated a sequence of activities focusing the application in fundamental classes, oriented by Bloom Taxonomy (1956), Furthermore, we have suggested further research with the purpose of expanding the perspectives of multimodal texts analysis by the Referencing presuppositions and to train the teacher of elementary education for didactic treatment of this genre.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18781application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:35Zmail@mail.com - |
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EstratÃgias de referenciaÃÃo em infogrÃficos: contribuiÃÃes da imagem para a construÃÃo da referÃncia e progressÃo textual Jeannie Fontes Teixeira InfogrÃfico ReferenciaÃÃo GramÃtica do Design Visual EstratÃgias de ReferenciaÃÃo Livro didÃtico Infographic Referencing The Grammar of Visual Design Referencing Strategies Textbook LINGUISTICA |
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O infogrÃfico à um gÃnero textual multimodal que ganha expressÃo em avaliaÃÃes de larga escala da educaÃÃo bÃsica, como o PISA e o ENEM. Entretanto, verificamos a pouca participaÃÃo deste gÃnero na esfera escolar, especialmente nos materiais didÃticos, o que indica uma lacuna no tratamento deste gÃnero na escola. Outro indicativo da pouÂca familiaridade dos alunos da educaÃÃo bÃsica com o infogrÃfico à o baixo Ãndice de acertos â apontados pelo PISA, por exemplo â em questÃes que o envolvem. Tendo como norteadores os pressupostos da teoria da ReferenciaÃÃo, tomamos como tarefa a formulaÃÃo de uma proposta didÃtica para a abordagem desse gÃnero multimodal em turmas de Ensino Fundamental. Para esse intento, norteados por Mondada e Dubois (2014), Cavalcante & Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho e Brito (2014), Koch e Elias (2016), Kress e van Leeuwen (1997) investigamos as estratÃgias de construÃÃo referencial e de progressÃo temÃtica mobilizadas pelo infogrÃfico com foco em sua modalidade imagÃtica, a fim de verificarmos se hà regularidades que possam amparar essa proposta. Para a anÃlise do infogrÃfico enquanto gÃnero textual, aliamos aos estudos LinguÃsticos de gÃnero textual (BAKTHIN, 1997), (BAZERMAN, 2009; 2011), (PAIVA, 2008, 2011) estudos da Ãrea da ComunicaÃÃo Social (TEIXEIRA, 2010), (SOJO, 2002) que apontaram uma tipologia aplicÃvel ao ensino. Os aspectos multimodais do infogrÃfico foram verificados pela associaÃÃo dos pressupostos da ReferenciaÃÃo com os pressupostos da GramÃtica do Design Visual (KRESS E VAN LEUWEEN, 1996), como apontada por Cavalcante e Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho E Brito (2014), Oliveira-Nascimento (2014). Trata-se de pesquisa mista, uma vez que mapeou a ocorrÃncia de infogrÃficos dos livros didÃticos de L.P. do ensino fundamental, bem como indicou uma possÃvel categorizaÃÃo, bem como descreveu e interpretou as estratÃgias mobilizadas pelos textos. O exemplÃrio foi constituÃdo por 15 infogrÃficos coletados das coleÃÃes de livros didÃticos de LÃngua Portuguesa aprovados pelo PNLD â 2017 e 3 questÃes do exame PISA. Dentre as regularidades verificadas, (1) apontamos constituintes prototÃpicos fundamentais para o estabelecimento da coerÃncia no infogrÃfico, (2) descrevemos as estratÃgias mobilizadas pelo gÃnero em razÃo da sua multimodalidade, (3) descrevemos as metaestratÃgias que os enunciados referentes aos infogrÃficos no L.D. podem orientar e (4) verificamos a tipologia mais presente em livros didÃticos da disciplina de LÃngua Portuguesa do ensino. A partir desses elementos, elaboramos uma sequÃncia de atividades com vistas à aplicaÃÃo em turmas de fundamental, orientada pela Taxonomia de Bloom (1956). Ademais, sugerimos pesquisas posteriores com a finalidade de ampliar as perspectivas de anÃlise de textos multimodais pelos pressupostos da ReferenciaÃÃo e de formar o professor de ensino fundamental para tratamento didÃtico deste gÃnero. |
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The infographic is a multimodal textual genre that gains expression in large-scale assessments of basic education such as PISA and ENEM. However, we have found little participation in this genre in the school sphere, especially in didactic materials, which indicates a gap in the treatment of this genre in school. Another indication of low familiarity of elementary school students with infographic is the low hit rate - as pointed out by PISA, for example - in questions that involve it. Having as guiding the presuppositions of the Referencing theory, we took into account the formulation of a didactic proposal as a task for a multimodal gender approach in elementary school classes. For this purpose, guided by Mondada and Dubois (2014), Cavalcante and Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho and Brito (2014), Koch and Elias (2016), Kress and van Leeuwen (1997) we have investigated the strategies of referential construction and thematic progression mobilized by the infographic focusing on its imagetic modality, in order to verify whether there are regularities that can support this proposal. For the analysis of the infographic as a textual genre, we have allied to the linguistic studies of textual genre (BAKTHIN, 1997), (BAZERMAN, 2009; 2011), (PAIVA, 2008, 2011) studies in the Social Communication Area (TEIXEIRA, 2010), (SOJO, 2002) which pointed out a typology applicable to teaching. The multimodal aspects of the infographic were verified by the association of the Referencing and The grammar of visual design presuppositions (KRESS E VAN LEUWEEN, 1996), as pointed out by Cavalcante and Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho and Brito (2014), Oliveira-Nascimento (2014). It is a mixed research, since it has mapped the occurrence of infographic in the L.P. textbooks of the elementary school, as well as indicating a possible categorization, as well as described and interpreted the strategies mobilized by the texts. The sample was consisted of 15 infographics collected from Portuguese textbooks collections approved by PNLD â 2017 and 3 questions from PISA exam. Among the verified regularities, (1) we have pointed out fundamental prototypical constituents for the establishment of the coherence in the infographic, (2) we have described the strategies mobilized by the genre because of its multimodality, (3) we have described the meta-strategies that the statements related to infographics in L.D. can guide and (4) we have verified the most present typology in textbooks of the Portuguese discipline of the teaching. From these elements, we have elaborated a sequence of activities focusing the application in fundamental classes, oriented by Bloom Taxonomy (1956), Furthermore, we have suggested further research with the purpose of expanding the perspectives of multimodal texts analysis by the Referencing presuppositions and to train the teacher of elementary education for didactic treatment of this genre. |
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O infogrÃfico à um gÃnero textual multimodal que ganha expressÃo em avaliaÃÃes de larga escala da educaÃÃo bÃsica, como o PISA e o ENEM. Entretanto, verificamos a pouca participaÃÃo deste gÃnero na esfera escolar, especialmente nos materiais didÃticos, o que indica uma lacuna no tratamento deste gÃnero na escola. Outro indicativo da pouÂca familiaridade dos alunos da educaÃÃo bÃsica com o infogrÃfico à o baixo Ãndice de acertos â apontados pelo PISA, por exemplo â em questÃes que o envolvem. Tendo como norteadores os pressupostos da teoria da ReferenciaÃÃo, tomamos como tarefa a formulaÃÃo de uma proposta didÃtica para a abordagem desse gÃnero multimodal em turmas de Ensino Fundamental. Para esse intento, norteados por Mondada e Dubois (2014), Cavalcante & Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho e Brito (2014), Koch e Elias (2016), Kress e van Leeuwen (1997) investigamos as estratÃgias de construÃÃo referencial e de progressÃo temÃtica mobilizadas pelo infogrÃfico com foco em sua modalidade imagÃtica, a fim de verificarmos se hà regularidades que possam amparar essa proposta. Para a anÃlise do infogrÃfico enquanto gÃnero textual, aliamos aos estudos LinguÃsticos de gÃnero textual (BAKTHIN, 1997), (BAZERMAN, 2009; 2011), (PAIVA, 2008, 2011) estudos da Ãrea da ComunicaÃÃo Social (TEIXEIRA, 2010), (SOJO, 2002) que apontaram uma tipologia aplicÃvel ao ensino. Os aspectos multimodais do infogrÃfico foram verificados pela associaÃÃo dos pressupostos da ReferenciaÃÃo com os pressupostos da GramÃtica do Design Visual (KRESS E VAN LEUWEEN, 1996), como apontada por Cavalcante e Brito (2015; 2016), Cavalcante, CustÃdio Filho E Brito (2014), Oliveira-Nascimento (2014). Trata-se de pesquisa mista, uma vez que mapeou a ocorrÃncia de infogrÃficos dos livros didÃticos de L.P. do ensino fundamental, bem como indicou uma possÃvel categorizaÃÃo, bem como descreveu e interpretou as estratÃgias mobilizadas pelos textos. O exemplÃrio foi constituÃdo por 15 infogrÃficos coletados das coleÃÃes de livros didÃticos de LÃngua Portuguesa aprovados pelo PNLD â 2017 e 3 questÃes do exame PISA. Dentre as regularidades verificadas, (1) apontamos constituintes prototÃpicos fundamentais para o estabelecimento da coerÃncia no infogrÃfico, (2) descrevemos as estratÃgias mobilizadas pelo gÃnero em razÃo da sua multimodalidade, (3) descrevemos as metaestratÃgias que os enunciados referentes aos infogrÃficos no L.D. podem orientar e (4) verificamos a tipologia mais presente em livros didÃticos da disciplina de LÃngua Portuguesa do ensino. A partir desses elementos, elaboramos uma sequÃncia de atividades com vistas à aplicaÃÃo em turmas de fundamental, orientada pela Taxonomia de Bloom (1956). Ademais, sugerimos pesquisas posteriores com a finalidade de ampliar as perspectivas de anÃlise de textos multimodais pelos pressupostos da ReferenciaÃÃo e de formar o professor de ensino fundamental para tratamento didÃtico deste gÃnero. |
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