"A rua dos irmÃos": uma etnografia na prisÃo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13554 |
Resumo: | O esforÃo que empreendi neste trabalho teve como objetivo geral analisar a presenÃa religiosa pentecostal no interior de uma instituiÃÃo carcerÃria. Seu intento foi pensar como se dà o encontro entre as prÃticas religiosas pentecostais e o cotidiano na prisÃo a partir do ponto de vista dos internos que sÃo religiosos e dos internos que nÃo sÃo religiosos. TambÃm buscou compreender quais as consequÃncias que esse encontro provoca em termos de mudanÃa de conduta e de construÃÃo de uma nova realidade prisional. O campo de experiÃncias escolhido para guiar tal discussÃo foi a Casa de PrivaÃÃo ProvisÃria de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), mais especificamente, a VivÃncia A, conhecida tambÃm como Rua A ou âa Rua dos irmÃosâ. Nela âos irmÃos da obraâ desenvolvem as atividades do Projeto Renascer. A CPPL II à apresentada por meio de uma descriÃÃo atenta do espaÃo fÃsico e das maneiras de fazer cotidianas dos cativos. AlÃm disso, as teias de relaÃÃes tecidas entre os presos que constituem âa obraâ e os encarcerados que estÃo na Rua A à analisada de forma minuciosa. Por fim, demonstro como os presos da CPPL II demarcam suas regras de proceder a partir da categoria nativa âvaciloâ e classificam o sujeito que âvacilaâ (ou seja, que infringe as regras) como âvacilÃoâ . Cada um dos âvacilosâ à associado a possÃveis sanÃÃes, que se compÃe, basicamente, em âvacilo de morteâ e âvacilo de 1000Ââ. A especificidade da Rua A, em relaÃÃo Ãs prisÃes e ao restante das Ruas da CPPL II, està na aÃÃo dos presos do Projeto Renascer como mediadores de conflitos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis"A rua dos irmÃos": uma etnografia na prisÃo."The street of Brothers": a ethnography in prison.2014-08-12JÃlia Maria Pereira de Miranda Henriques 02503999387Alexandre Fleming Camara Vale53945980372http://lattes.cnpq.br/3358019586928320Gledson Ribeiro de Oliveira49117173353http://lattes.cnpq.br/260836554401330601609667360http://lattes.cnpq.br/2725952692001321Eliakim Lucena de AndradeUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRPrisÃo. Pentecostalismo. Conflito. Prison. Pentecostalism. Conflict.SOCIOLOGIAO esforÃo que empreendi neste trabalho teve como objetivo geral analisar a presenÃa religiosa pentecostal no interior de uma instituiÃÃo carcerÃria. Seu intento foi pensar como se dà o encontro entre as prÃticas religiosas pentecostais e o cotidiano na prisÃo a partir do ponto de vista dos internos que sÃo religiosos e dos internos que nÃo sÃo religiosos. TambÃm buscou compreender quais as consequÃncias que esse encontro provoca em termos de mudanÃa de conduta e de construÃÃo de uma nova realidade prisional. O campo de experiÃncias escolhido para guiar tal discussÃo foi a Casa de PrivaÃÃo ProvisÃria de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), mais especificamente, a VivÃncia A, conhecida tambÃm como Rua A ou âa Rua dos irmÃosâ. Nela âos irmÃos da obraâ desenvolvem as atividades do Projeto Renascer. A CPPL II à apresentada por meio de uma descriÃÃo atenta do espaÃo fÃsico e das maneiras de fazer cotidianas dos cativos. AlÃm disso, as teias de relaÃÃes tecidas entre os presos que constituem âa obraâ e os encarcerados que estÃo na Rua A à analisada de forma minuciosa. Por fim, demonstro como os presos da CPPL II demarcam suas regras de proceder a partir da categoria nativa âvaciloâ e classificam o sujeito que âvacilaâ (ou seja, que infringe as regras) como âvacilÃoâ . Cada um dos âvacilosâ à associado a possÃveis sanÃÃes, que se compÃe, basicamente, em âvacilo de morteâ e âvacilo de 1000Ââ. A especificidade da Rua A, em relaÃÃo Ãs prisÃes e ao restante das Ruas da CPPL II, està na aÃÃo dos presos do Projeto Renascer como mediadores de conflitos.The effort undertaken in this work had as main objective to analyze the Pentecostal religious presence within a prison institution. Its intent was to think how is an encounter between Pentecostal religious practices and daily life in prison from the point of view of the inmates who are religious and inmates who are not religious. We also sought to understand what consequences this meeting causes in terms of behavioral change and building a new prison reality. The field experiments chosen to guide this discussion was the Casa de PrivaÃÃo ProvisÃria de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), more specifically, the Experience A, also known as The A Street or "The Street of brothers." There "the brothers of the work" develop activities of Projeto Renascer. The CPPL II is presented through a careful description of the physical space and everyday ways-to-do of the inmates. In addition, the webs of relationships woven between the prisoners who makes part of "the work" and who are incarcerated in The A Street is analyzed in detail. Finally, I demonstrate how the prisoners of CPPL II demarcate its rules of proceeding from the native category "vacilo" and classify the subject that "vacila" (ie, who violates the rules) as "vacilÃo". Each of the "vacilos" is associated with possible sanctions, which consists basically of "vacilo de morte" and "vacilo de 1000Â". The specificity of the A Street, related to the prisons and the rest of the Streets of CPPL II, is in the action of the inmates of the Projeto Renascer as conflict mediators. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13554application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:52Zmail@mail.com - |
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The effort undertaken in this work had as main objective to analyze the Pentecostal religious presence within a prison institution. Its intent was to think how is an encounter between Pentecostal religious practices and daily life in prison from the point of view of the inmates who are religious and inmates who are not religious. We also sought to understand what consequences this meeting causes in terms of behavioral change and building a new prison reality. The field experiments chosen to guide this discussion was the Casa de PrivaÃÃo ProvisÃria de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), more specifically, the Experience A, also known as The A Street or "The Street of brothers." There "the brothers of the work" develop activities of Projeto Renascer. The CPPL II is presented through a careful description of the physical space and everyday ways-to-do of the inmates. In addition, the webs of relationships woven between the prisoners who makes part of "the work" and who are incarcerated in The A Street is analyzed in detail. Finally, I demonstrate how the prisoners of CPPL II demarcate its rules of proceeding from the native category "vacilo" and classify the subject that "vacila" (ie, who violates the rules) as "vacilÃo". Each of the "vacilos" is associated with possible sanctions, which consists basically of "vacilo de morte" and "vacilo de 1000Â". The specificity of the A Street, related to the prisons and the rest of the Streets of CPPL II, is in the action of the inmates of the Projeto Renascer as conflict mediators. |
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