Estrangeiras no territÃrio de vida?: um estudo sobre a produÃÃo social da velhice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evaldo Cavalcante Monteiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20276
Resumo: Este trabalho à parte integrante do Curso de Doutorado em EducaÃÃo Brasileira da Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do CearÃ, junto à Linha Movimentos Sociais, EducaÃÃo Popular e Escola â MovSoc. Parte da problemÃtica da velhice enquanto estrangeira para pensar a prÃ-expressividade e exposiÃÃo dialogada como meio de aprendizado adequadas a este universo de pessoas, o qual està em franco crescimento demogrÃfico no Brasil. Utiliza como referencial teÃrico para pensar a velhice a intersecionalidade entre velhice e gÃnero. A pesquisa tomou as ferramentas da observaÃÃo participante, entrevistas e diÃrio de campo â junto a um grupo de idosos vinculado a um serviÃo pÃblico. Teve como objetivo final oferecer uma nova estratÃgia de atividade sÃcio-educativa para o ServiÃo de ConvivÃncia e Fortalecimento de VÃnculos, no Ãmbito da ProteÃÃo Social BÃsica do Sistema Ãnico de AssistÃncia Social. A pesquisa evidenciou: o papel de retaguarda das idosas para as famÃlias, cuidando de seus membros e/ou sustentando-as, 63% dos velhos cearenses sÃo chefes de famÃlia. Trabalho à socialmente invisÃvel. Paradoxalmente sÃo maltratadas. Hà uma cultura de desvalia dos velhos uma vez que a velhice se inserir no tempo do pÃs-trabalho formal. Esta cultura passa entre geraÃÃes. Os desafios do processo de envelhecimento populacional dizem respeito à sociedade como um todo, posto que o padrÃo relacional familiar e intergeracional se modificar. O grupo de idosos se mostrou relevante ao fazer rupturas no olhar social da velhice. A educaÃÃo permanente à necessÃria como autocompreensÃo de si neste contexto. O saber tÃcnico-cientÃfico entende a morte como estritamente biolÃgico, suprimindo o espiritual, fonte de saber e suporte trazido pelas idosas.
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