O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geranilde Costa e Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3054
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_2b14710ad4d126d452b9827b494c11e1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2388
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro. The Use of The Literature of African and Afrodescendant base with Children of The Public Schools off Fortaleza: Building New Ways To Rethink The Being Black 2009-03-23Sandra HaydÃe Petit61954551304Henrique Antunes Cunha JÃnior62585673804Heloisa Pires Lima0282952985533499160315http://lattes.cnpq.br/3118237950456062Geranilde Costa e SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPesquisa escola literatura africana e afrodescendente.Research School African and Afrodescendant LiteratureEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsta pesquisa teve como recurso metodolÃgico a intervenÃÃo ante/ pÃs facto em uma escola pÃblica de Fortaleza, CearÃ. Fazendo uso de literatura africana e afrodescendente, busquei verificar atà que ponto esse referencial literÃrio, enquanto recurso pedagÃgico, contribuiria para que um grupo de crianÃas produzisse novos conceitos sobre o ser negro. Estudo que tem como intenÃÃo contribuir com a Lei no. 11.645/08, que instituiu o Ensino da HistÃria e Cultura Africana, Afro-brasileira e IndÃgena na educaÃÃo bÃsica. Aliando pesquisa e intervenÃÃo, fiz desse momento espaÃo de contribuiÃÃo para o processo de formaÃÃo de professores/as, permitindo assim a fomentaÃÃo de metodologias que propiciem a inclusÃo no currÃculo escolar desse referencial cultural de base africana. Na primeira etapa da pesquisa (fase ante facto), fiz uma observaÃÃo participante, a partir da qual foi possÃvel diagnosticar as visÃes e prÃticas que estudantes e docentes manifestavam em relaÃÃo à questÃo racial, momento em que percebi, primeiro, o silenciamento por parte da escola em torno dos conflitos Ãtnico-raciais, levando crianÃas vÃtimas de preconceito racial a promoverem agressÃes fÃsicas e verbais na tentativa de solucionar tais conflitos. Por outro lado, os/as docentes reconhecem que tÃm dificuldades para diferenciar manifestaÃÃes racistas de simples brincadeiras infantis e tÃo pouco sabem lidar com os embates Ãtnico-raciais presentes no cotidiano escolar. Na fase facto, as professoras foram convidadas a aproximarem-se da literatura africana e afrodescendente na expectativa de que, coletivamente, professoras e pesquisadora, elaborassem metodologias capazes de promover a inserÃÃo desse referencial literÃrio em sala de aula. Uma vez em contato com essa literatura, as professoras perceberam muitas fragilidades conceituais em sua formaÃÃo, o que as levou a resistirem em participar dos momentos de intervenÃÃo junto Ãs crianÃas, temendo passar informaÃÃes preconceituosas e erradas sobre os povos africanos e seus descendentes. Por outro lado, os/as alunos/as tambÃm evidenciaram grande desconhecimento sobre a temÃtica, mas mostraram-se interessados/as em aproximar-se desses conteÃdos, sempre buscando questionar aquilo que nÃo entendiam e participar das atividades propostas. Por fim, foi possÃvel verificar que o uso de literatura africana e afrodescendente contribuiu para que alunos e professoras produzissem novos conceitos â resignificados positivamente â sobre o ser negro. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3054application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:02Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Use of The Literature of African and Afrodescendant base with Children of The Public Schools off Fortaleza: Building New Ways To Rethink The Being Black
title O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro.
spellingShingle O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro.
Geranilde Costa e Silva
Pesquisa
escola
literatura africana e afrodescendente.
Research
School
African and Afrodescendant Literature
EDUCACAO
title_short O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro.
title_full O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro.
title_fullStr O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro.
title_full_unstemmed O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro.
title_sort O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro.
author Geranilde Costa e Silva
author_facet Geranilde Costa e Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandra HaydÃe Petit
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 61954551304
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 62585673804
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Heloisa Pires Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 02829529855
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 33499160315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3118237950456062
dc.contributor.author.fl_str_mv Geranilde Costa e Silva
contributor_str_mv Sandra HaydÃe Petit
Henrique Antunes Cunha JÃnior
Heloisa Pires Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
escola
literatura africana e afrodescendente.
topic Pesquisa
escola
literatura africana e afrodescendente.
Research
School
African and Afrodescendant Literature
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Research
School
African and Afrodescendant Literature
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa teve como recurso metodolÃgico a intervenÃÃo ante/ pÃs facto em uma escola pÃblica de Fortaleza, CearÃ. Fazendo uso de literatura africana e afrodescendente, busquei verificar atà que ponto esse referencial literÃrio, enquanto recurso pedagÃgico, contribuiria para que um grupo de crianÃas produzisse novos conceitos sobre o ser negro. Estudo que tem como intenÃÃo contribuir com a Lei no. 11.645/08, que instituiu o Ensino da HistÃria e Cultura Africana, Afro-brasileira e IndÃgena na educaÃÃo bÃsica. Aliando pesquisa e intervenÃÃo, fiz desse momento espaÃo de contribuiÃÃo para o processo de formaÃÃo de professores/as, permitindo assim a fomentaÃÃo de metodologias que propiciem a inclusÃo no currÃculo escolar desse referencial cultural de base africana. Na primeira etapa da pesquisa (fase ante facto), fiz uma observaÃÃo participante, a partir da qual foi possÃvel diagnosticar as visÃes e prÃticas que estudantes e docentes manifestavam em relaÃÃo à questÃo racial, momento em que percebi, primeiro, o silenciamento por parte da escola em torno dos conflitos Ãtnico-raciais, levando crianÃas vÃtimas de preconceito racial a promoverem agressÃes fÃsicas e verbais na tentativa de solucionar tais conflitos. Por outro lado, os/as docentes reconhecem que tÃm dificuldades para diferenciar manifestaÃÃes racistas de simples brincadeiras infantis e tÃo pouco sabem lidar com os embates Ãtnico-raciais presentes no cotidiano escolar. Na fase facto, as professoras foram convidadas a aproximarem-se da literatura africana e afrodescendente na expectativa de que, coletivamente, professoras e pesquisadora, elaborassem metodologias capazes de promover a inserÃÃo desse referencial literÃrio em sala de aula. Uma vez em contato com essa literatura, as professoras perceberam muitas fragilidades conceituais em sua formaÃÃo, o que as levou a resistirem em participar dos momentos de intervenÃÃo junto Ãs crianÃas, temendo passar informaÃÃes preconceituosas e erradas sobre os povos africanos e seus descendentes. Por outro lado, os/as alunos/as tambÃm evidenciaram grande desconhecimento sobre a temÃtica, mas mostraram-se interessados/as em aproximar-se desses conteÃdos, sempre buscando questionar aquilo que nÃo entendiam e participar das atividades propostas. Por fim, foi possÃvel verificar que o uso de literatura africana e afrodescendente contribuiu para que alunos e professoras produzissem novos conceitos â resignificados positivamente â sobre o ser negro.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3054
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295128626921472