O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3054 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_2b14710ad4d126d452b9827b494c11e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2388 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro. The Use of The Literature of African and Afrodescendant base with Children of The Public Schools off Fortaleza: Building New Ways To Rethink The Being Black 2009-03-23Sandra HaydÃe Petit61954551304Henrique Antunes Cunha JÃnior62585673804Heloisa Pires Lima0282952985533499160315http://lattes.cnpq.br/3118237950456062Geranilde Costa e SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPesquisa escola literatura africana e afrodescendente.Research School African and Afrodescendant LiteratureEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsta pesquisa teve como recurso metodolÃgico a intervenÃÃo ante/ pÃs facto em uma escola pÃblica de Fortaleza, CearÃ. Fazendo uso de literatura africana e afrodescendente, busquei verificar atà que ponto esse referencial literÃrio, enquanto recurso pedagÃgico, contribuiria para que um grupo de crianÃas produzisse novos conceitos sobre o ser negro. Estudo que tem como intenÃÃo contribuir com a Lei no. 11.645/08, que instituiu o Ensino da HistÃria e Cultura Africana, Afro-brasileira e IndÃgena na educaÃÃo bÃsica. Aliando pesquisa e intervenÃÃo, fiz desse momento espaÃo de contribuiÃÃo para o processo de formaÃÃo de professores/as, permitindo assim a fomentaÃÃo de metodologias que propiciem a inclusÃo no currÃculo escolar desse referencial cultural de base africana. Na primeira etapa da pesquisa (fase ante facto), fiz uma observaÃÃo participante, a partir da qual foi possÃvel diagnosticar as visÃes e prÃticas que estudantes e docentes manifestavam em relaÃÃo à questÃo racial, momento em que percebi, primeiro, o silenciamento por parte da escola em torno dos conflitos Ãtnico-raciais, levando crianÃas vÃtimas de preconceito racial a promoverem agressÃes fÃsicas e verbais na tentativa de solucionar tais conflitos. Por outro lado, os/as docentes reconhecem que tÃm dificuldades para diferenciar manifestaÃÃes racistas de simples brincadeiras infantis e tÃo pouco sabem lidar com os embates Ãtnico-raciais presentes no cotidiano escolar. Na fase facto, as professoras foram convidadas a aproximarem-se da literatura africana e afrodescendente na expectativa de que, coletivamente, professoras e pesquisadora, elaborassem metodologias capazes de promover a inserÃÃo desse referencial literÃrio em sala de aula. Uma vez em contato com essa literatura, as professoras perceberam muitas fragilidades conceituais em sua formaÃÃo, o que as levou a resistirem em participar dos momentos de intervenÃÃo junto Ãs crianÃas, temendo passar informaÃÃes preconceituosas e erradas sobre os povos africanos e seus descendentes. Por outro lado, os/as alunos/as tambÃm evidenciaram grande desconhecimento sobre a temÃtica, mas mostraram-se interessados/as em aproximar-se desses conteÃdos, sempre buscando questionar aquilo que nÃo entendiam e participar das atividades propostas. Por fim, foi possÃvel verificar que o uso de literatura africana e afrodescendente contribuiu para que alunos e professoras produzissem novos conceitos â resignificados positivamente â sobre o ser negro. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3054application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:02Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Use of The Literature of African and Afrodescendant base with Children of The Public Schools off Fortaleza: Building New Ways To Rethink The Being Black |
title |
O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro. |
spellingShingle |
O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro. Geranilde Costa e Silva Pesquisa escola literatura africana e afrodescendente. Research School African and Afrodescendant Literature EDUCACAO |
title_short |
O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro. |
title_full |
O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro. |
title_fullStr |
O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro. |
title_full_unstemmed |
O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro. |
title_sort |
O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a CrianÃas de Escolas PÃblicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro. |
author |
Geranilde Costa e Silva |
author_facet |
Geranilde Costa e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sandra HaydÃe Petit |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
61954551304 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Henrique Antunes Cunha JÃnior |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
62585673804 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Heloisa Pires Lima |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
02829529855 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
33499160315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3118237950456062 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geranilde Costa e Silva |
contributor_str_mv |
Sandra HaydÃe Petit Henrique Antunes Cunha JÃnior Heloisa Pires Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa escola literatura africana e afrodescendente. |
topic |
Pesquisa escola literatura africana e afrodescendente. Research School African and Afrodescendant Literature EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Research School African and Afrodescendant Literature |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa teve como recurso metodolÃgico a intervenÃÃo ante/ pÃs facto em uma escola pÃblica de Fortaleza, CearÃ. Fazendo uso de literatura africana e afrodescendente, busquei verificar atà que ponto esse referencial literÃrio, enquanto recurso pedagÃgico, contribuiria para que um grupo de crianÃas produzisse novos conceitos sobre o ser negro. Estudo que tem como intenÃÃo contribuir com a Lei no. 11.645/08, que instituiu o Ensino da HistÃria e Cultura Africana, Afro-brasileira e IndÃgena na educaÃÃo bÃsica. Aliando pesquisa e intervenÃÃo, fiz desse momento espaÃo de contribuiÃÃo para o processo de formaÃÃo de professores/as, permitindo assim a fomentaÃÃo de metodologias que propiciem a inclusÃo no currÃculo escolar desse referencial cultural de base africana. Na primeira etapa da pesquisa (fase ante facto), fiz uma observaÃÃo participante, a partir da qual foi possÃvel diagnosticar as visÃes e prÃticas que estudantes e docentes manifestavam em relaÃÃo à questÃo racial, momento em que percebi, primeiro, o silenciamento por parte da escola em torno dos conflitos Ãtnico-raciais, levando crianÃas vÃtimas de preconceito racial a promoverem agressÃes fÃsicas e verbais na tentativa de solucionar tais conflitos. Por outro lado, os/as docentes reconhecem que tÃm dificuldades para diferenciar manifestaÃÃes racistas de simples brincadeiras infantis e tÃo pouco sabem lidar com os embates Ãtnico-raciais presentes no cotidiano escolar. Na fase facto, as professoras foram convidadas a aproximarem-se da literatura africana e afrodescendente na expectativa de que, coletivamente, professoras e pesquisadora, elaborassem metodologias capazes de promover a inserÃÃo desse referencial literÃrio em sala de aula. Uma vez em contato com essa literatura, as professoras perceberam muitas fragilidades conceituais em sua formaÃÃo, o que as levou a resistirem em participar dos momentos de intervenÃÃo junto Ãs crianÃas, temendo passar informaÃÃes preconceituosas e erradas sobre os povos africanos e seus descendentes. Por outro lado, os/as alunos/as tambÃm evidenciaram grande desconhecimento sobre a temÃtica, mas mostraram-se interessados/as em aproximar-se desses conteÃdos, sempre buscando questionar aquilo que nÃo entendiam e participar das atividades propostas. Por fim, foi possÃvel verificar que o uso de literatura africana e afrodescendente contribuiu para que alunos e professoras produzissem novos conceitos â resignificados positivamente â sobre o ser negro. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3054 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295128626921472 |