Aprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CÃcero Bandeira Lima Filho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11698
Resumo: A presente pesquisa à voltada para a Ãrea tecnologias digitais na educaÃÃo. Considerando as diversas dificuldades apresentadas pela educaÃÃo brasileira, particularmente as relacionadas ao aprendizado das ciÃncias da natureza, segundo revelam avaliaÃÃes nacionais e internacionais à necessÃrio propor estratÃgias metodolÃgicas que se contraponham ao modelo de ensino baseado na transmissÃo/recepÃÃo de conteÃdos. O presente trabalho considera que a simples inserÃÃo das tecnologias digitais em sala de aula nÃo proporciona os benefÃcios esperados, o que motivou a utilizaÃÃo de estratÃgias que favorecessem a colaboraÃÃo entre os participantes. Realizada numa escola do municÃpio de QuixadÃ, contemplada pelo projeto Um Computador por Aluno (UCA), teve como objetivo, analisar as contribuiÃÃes de uma intervenÃÃo que utiliza uma proposta metodolÃgica baseada na aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Teve como suporte teÃrico os seguintes autores: Pozo (2009), Mortimer (2000), Driver (1999) e Cachapuz (2011), que tratam da temÃtica, ensino de ciÃncias alÃm de Vygotsky (2007), Damiani (2009), ColaÃo (2007), Coll (2010), Torres e Irala (2007) dentre outros, que abordam temÃticas relacionadas à aprendizagem colaborativa. O percurso metodolÃgico da pesquisa se deu em duas etapas: inicialmente uma experiÃncia piloto e em seguida a etapa principal, contando com participaÃÃo de alunos do 3 ano do Ensino MÃdio. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com as seguintes categorias de anÃlise: aprendizagem colaborativa, estudo dos conteÃdos de Biologia e aprendizagem mediada pelo Squeak. No decorrer da intervenÃÃo foram analisados os momentos de interaÃÃo entre pares e de socializaÃÃo das produÃÃes dos participantes, que se deu a partir da utilizaÃÃo de um aplicativo que possibilitou a criaÃÃo de desenhos e animaÃÃes para representar conteÃdos de Biologia. Constatou-se durante este estudo que as situaÃÃes didÃticas criadas pela intervenÃÃo ampliaram as interaÃÃes e que as tecnologias digitais podem oferecer benefÃcios desde que utilizadas numa perspectiva colaborativa oferecendo suporte e problematizando o estudo dos conteÃdos de biologia.
id UFC_2bb382b988fc82b187eea8af48b867f2
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7434
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.Collaborative learning mediated by squeak2013-10-26Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Claudia Christina Bravo e Sà Carneiro06100961334http://lattes.cnpq.br/3700510328454477SimÃo Pedro Pinto Marinho07522320615http://lattes.cnpq.br/258994806567460558394206387http://lattes.cnpq.br/2365375677121326CÃcero Bandeira Lima FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAprendizagem colaborativa Ensino de ciÃncias Tecnologias digitaisCollaborative learning Science education Digital technologiesEDUCACAOA presente pesquisa à voltada para a Ãrea tecnologias digitais na educaÃÃo. Considerando as diversas dificuldades apresentadas pela educaÃÃo brasileira, particularmente as relacionadas ao aprendizado das ciÃncias da natureza, segundo revelam avaliaÃÃes nacionais e internacionais à necessÃrio propor estratÃgias metodolÃgicas que se contraponham ao modelo de ensino baseado na transmissÃo/recepÃÃo de conteÃdos. O presente trabalho considera que a simples inserÃÃo das tecnologias digitais em sala de aula nÃo proporciona os benefÃcios esperados, o que motivou a utilizaÃÃo de estratÃgias que favorecessem a colaboraÃÃo entre os participantes. Realizada numa escola do municÃpio de QuixadÃ, contemplada pelo projeto Um Computador por Aluno (UCA), teve como objetivo, analisar as contribuiÃÃes de uma intervenÃÃo que utiliza uma proposta metodolÃgica baseada na aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Teve como suporte teÃrico os seguintes autores: Pozo (2009), Mortimer (2000), Driver (1999) e Cachapuz (2011), que tratam da temÃtica, ensino de ciÃncias alÃm de Vygotsky (2007), Damiani (2009), ColaÃo (2007), Coll (2010), Torres e Irala (2007) dentre outros, que abordam temÃticas relacionadas à aprendizagem colaborativa. O percurso metodolÃgico da pesquisa se deu em duas etapas: inicialmente uma experiÃncia piloto e em seguida a etapa principal, contando com participaÃÃo de alunos do 3 ano do Ensino MÃdio. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com as seguintes categorias de anÃlise: aprendizagem colaborativa, estudo dos conteÃdos de Biologia e aprendizagem mediada pelo Squeak. No decorrer da intervenÃÃo foram analisados os momentos de interaÃÃo entre pares e de socializaÃÃo das produÃÃes dos participantes, que se deu a partir da utilizaÃÃo de um aplicativo que possibilitou a criaÃÃo de desenhos e animaÃÃes para representar conteÃdos de Biologia. Constatou-se durante este estudo que as situaÃÃes didÃticas criadas pela intervenÃÃo ampliaram as interaÃÃes e que as tecnologias digitais podem oferecer benefÃcios desde que utilizadas numa perspectiva colaborativa oferecendo suporte e problematizando o estudo dos conteÃdos de biologia.This research is focused on the area of digital technologies in education. Considering the various difficulties presented by the Brazilian education , particularly related to learning the sciences of nature , reveal national and international assessments is necessary to propose methodological strategies to counter the teaching model based on transmission / reception of content . This paper considers that the mere insertion of digital technologies in the classroom does not provide the expected benefits, which led to the adoption of strategies that would promote collaboration among participants. Held at a school in the municipality of Quixadà contemplated by the project One Laptop per student, aimed to analyze the contributions of an intervention that uses a methodology based on computer-supported collaborative learning. Was theoretically supported the following authors : Pozo (2009 ) , Mortimer (2000) , Driver (1999) and Cachapuz (2011) , dealing with the thematic science education , and Vygotsky (2007) , Damiani (2009 ), Colaco (2007),Coll (2010), Torres and Irala (2007) among others, that address themes related to collaborative learning . The methodological approach of the research was performed in two steps: initially a pilot and then the main stage, with participation of students of the 3rd year of high school. The research was qualitative approach, with the following categories of analysis: collaborative learning, study the contents of biology and learning mediated by Squeak. During the intervention the moments of peer interaction and socialization of the productions of the participants who took from the use of an application that enabled the creation of drawings and animations to represent some of the contents were analyzed Biology. It was noted during this study that the didactic situations created by the intervention increased interactions and that digital technologies offer benefits provided it is used in a collaborative perspective that supports and problematizes the study of curricular content.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11698application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:51Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Aprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Collaborative learning mediated by squeak
title Aprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.
spellingShingle Aprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.
CÃcero Bandeira Lima Filho
Aprendizagem colaborativa
Ensino de ciÃncias
Tecnologias digitais
Collaborative learning
Science education
Digital technologies
EDUCACAO
title_short Aprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.
title_full Aprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.
title_fullStr Aprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.
title_full_unstemmed Aprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.
title_sort Aprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.
author CÃcero Bandeira Lima Filho
author_facet CÃcero Bandeira Lima Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Aires de Castro Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24207543368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 06100961334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3700510328454477
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SimÃo Pedro Pinto Marinho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 07522320615
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2589948065674605
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 58394206387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2365375677121326
dc.contributor.author.fl_str_mv CÃcero Bandeira Lima Filho
contributor_str_mv Josà Aires de Castro Filho
Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro
SimÃo Pedro Pinto Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Ensino de ciÃncias
Tecnologias digitais
topic Aprendizagem colaborativa
Ensino de ciÃncias
Tecnologias digitais
Collaborative learning
Science education
Digital technologies
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaborative learning
Science education
Digital technologies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa à voltada para a Ãrea tecnologias digitais na educaÃÃo. Considerando as diversas dificuldades apresentadas pela educaÃÃo brasileira, particularmente as relacionadas ao aprendizado das ciÃncias da natureza, segundo revelam avaliaÃÃes nacionais e internacionais à necessÃrio propor estratÃgias metodolÃgicas que se contraponham ao modelo de ensino baseado na transmissÃo/recepÃÃo de conteÃdos. O presente trabalho considera que a simples inserÃÃo das tecnologias digitais em sala de aula nÃo proporciona os benefÃcios esperados, o que motivou a utilizaÃÃo de estratÃgias que favorecessem a colaboraÃÃo entre os participantes. Realizada numa escola do municÃpio de QuixadÃ, contemplada pelo projeto Um Computador por Aluno (UCA), teve como objetivo, analisar as contribuiÃÃes de uma intervenÃÃo que utiliza uma proposta metodolÃgica baseada na aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Teve como suporte teÃrico os seguintes autores: Pozo (2009), Mortimer (2000), Driver (1999) e Cachapuz (2011), que tratam da temÃtica, ensino de ciÃncias alÃm de Vygotsky (2007), Damiani (2009), ColaÃo (2007), Coll (2010), Torres e Irala (2007) dentre outros, que abordam temÃticas relacionadas à aprendizagem colaborativa. O percurso metodolÃgico da pesquisa se deu em duas etapas: inicialmente uma experiÃncia piloto e em seguida a etapa principal, contando com participaÃÃo de alunos do 3 ano do Ensino MÃdio. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com as seguintes categorias de anÃlise: aprendizagem colaborativa, estudo dos conteÃdos de Biologia e aprendizagem mediada pelo Squeak. No decorrer da intervenÃÃo foram analisados os momentos de interaÃÃo entre pares e de socializaÃÃo das produÃÃes dos participantes, que se deu a partir da utilizaÃÃo de um aplicativo que possibilitou a criaÃÃo de desenhos e animaÃÃes para representar conteÃdos de Biologia. Constatou-se durante este estudo que as situaÃÃes didÃticas criadas pela intervenÃÃo ampliaram as interaÃÃes e que as tecnologias digitais podem oferecer benefÃcios desde que utilizadas numa perspectiva colaborativa oferecendo suporte e problematizando o estudo dos conteÃdos de biologia.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research is focused on the area of digital technologies in education. Considering the various difficulties presented by the Brazilian education , particularly related to learning the sciences of nature , reveal national and international assessments is necessary to propose methodological strategies to counter the teaching model based on transmission / reception of content . This paper considers that the mere insertion of digital technologies in the classroom does not provide the expected benefits, which led to the adoption of strategies that would promote collaboration among participants. Held at a school in the municipality of Quixadà contemplated by the project One Laptop per student, aimed to analyze the contributions of an intervention that uses a methodology based on computer-supported collaborative learning. Was theoretically supported the following authors : Pozo (2009 ) , Mortimer (2000) , Driver (1999) and Cachapuz (2011) , dealing with the thematic science education , and Vygotsky (2007) , Damiani (2009 ), Colaco (2007),Coll (2010), Torres and Irala (2007) among others, that address themes related to collaborative learning . The methodological approach of the research was performed in two steps: initially a pilot and then the main stage, with participation of students of the 3rd year of high school. The research was qualitative approach, with the following categories of analysis: collaborative learning, study the contents of biology and learning mediated by Squeak. During the intervention the moments of peer interaction and socialization of the productions of the participants who took from the use of an application that enabled the creation of drawings and animations to represent some of the contents were analyzed Biology. It was noted during this study that the didactic situations created by the intervention increased interactions and that digital technologies offer benefits provided it is used in a collaborative perspective that supports and problematizes the study of curricular content.
description A presente pesquisa à voltada para a Ãrea tecnologias digitais na educaÃÃo. Considerando as diversas dificuldades apresentadas pela educaÃÃo brasileira, particularmente as relacionadas ao aprendizado das ciÃncias da natureza, segundo revelam avaliaÃÃes nacionais e internacionais à necessÃrio propor estratÃgias metodolÃgicas que se contraponham ao modelo de ensino baseado na transmissÃo/recepÃÃo de conteÃdos. O presente trabalho considera que a simples inserÃÃo das tecnologias digitais em sala de aula nÃo proporciona os benefÃcios esperados, o que motivou a utilizaÃÃo de estratÃgias que favorecessem a colaboraÃÃo entre os participantes. Realizada numa escola do municÃpio de QuixadÃ, contemplada pelo projeto Um Computador por Aluno (UCA), teve como objetivo, analisar as contribuiÃÃes de uma intervenÃÃo que utiliza uma proposta metodolÃgica baseada na aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Teve como suporte teÃrico os seguintes autores: Pozo (2009), Mortimer (2000), Driver (1999) e Cachapuz (2011), que tratam da temÃtica, ensino de ciÃncias alÃm de Vygotsky (2007), Damiani (2009), ColaÃo (2007), Coll (2010), Torres e Irala (2007) dentre outros, que abordam temÃticas relacionadas à aprendizagem colaborativa. O percurso metodolÃgico da pesquisa se deu em duas etapas: inicialmente uma experiÃncia piloto e em seguida a etapa principal, contando com participaÃÃo de alunos do 3 ano do Ensino MÃdio. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com as seguintes categorias de anÃlise: aprendizagem colaborativa, estudo dos conteÃdos de Biologia e aprendizagem mediada pelo Squeak. No decorrer da intervenÃÃo foram analisados os momentos de interaÃÃo entre pares e de socializaÃÃo das produÃÃes dos participantes, que se deu a partir da utilizaÃÃo de um aplicativo que possibilitou a criaÃÃo de desenhos e animaÃÃes para representar conteÃdos de Biologia. Constatou-se durante este estudo que as situaÃÃes didÃticas criadas pela intervenÃÃo ampliaram as interaÃÃes e que as tecnologias digitais podem oferecer benefÃcios desde que utilizadas numa perspectiva colaborativa oferecendo suporte e problematizando o estudo dos conteÃdos de biologia.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11698
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295187401703424