Cosmologias do Rock em Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abda de Souza Medeiros
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2386
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_2cfd9289667a6151a3471554ff23cbd5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:1353
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCosmologias do Rock em FortalezaCosmologÃas de Rock en Fortaleza2008-06-27Lea Carvalho Rodrigues72254432834http://lattes.cnpq.br/8758840770361071Roberta Manuela Barros de Andrade42658926391http://lattes.cnpq.br/0111970900212948Peregrina Fatima Capelo Cavalcante21083495372http://lattes.cnpq.br/50682369322158576161469349http://lattes.cnpq.br/8054902047745609Abda de Souza MedeirosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRCidade,Juventude, RituaisCiudad, Juventud y RitualesANTROPOLOGIAConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoEste trabalho tem como objetivo tomar os shows de rock, mais especificamente os shows de Metal, sob a perspectiva dos rituais a fim de identificar e compreender as diferentes linguagens que ordenam e expressam as cosmologias (partes que em conjunto formam um todo dotado de sentidos de acordo com o contexto no qual estÃo inseridos, Tambiah, 1985) que configuram os referidos shows em determinados espaÃos na cidade. Do ponto de vista conceitual, algumas definiÃÃes podem ser consideradas a fim de que compreendamos porquà os shows de Metal podem ser analisados sob a perspectiva dos rituais. Vejamos: a) à algo ordenado, sistemÃtico, cuja lÃgica obedece a certos princÃpios em sintonia com o universo do Rock e o contexto social; b) o show se apresenta como um momento de diferenciaÃÃo das atividades cotidianas e onde se compartilha assuntos de interesses comuns no que se refere a bandas, mÃsicos, instrumentos; c) à um momento de encontros, trocas simbÃlicas e materiais, circulaÃÃo e efetivaÃÃo de espaÃos; d) e revelam os mecanismos de aceitaÃÃo e de conflitos inerentes ao universo no qual os participantes seja organizados como banda ou platÃia, estÃo inseridos. Os shows sÃo protagonizados por grupos juvenis e que se denominam metaleiros/metalheads/headbangers, cujo significado à batedores de cabeÃa. AlÃm disso, esses eventos configuram-se e realizam-se seguindo os princÃpios da filosofia denominada por eles underground,ou seja, orientam-se pela idÃia âfaÃa vocà mesmoâ independente de patrocinadores, apoios institucionais pÃblicos e/ou privados, seguindo uma lÃgica de mercado diferenciada da difundida pela âcultura de massaâ; ainda que em certos ocasiÃes, na busca por espaÃos, apoios financeiros para a realizaÃÃo dos eventos, como tambÃm nas formas de divulgaÃÃo e difusÃo dos trabalhos produzidos pelas bandas e consumidos pela platÃia e por outras bandas ligadas ao estilo, recorram Ãs formas de organizaÃÃo, produÃÃo, difusÃo e distribuiÃÃo caracterÃsticas da indÃstria cultural para o estabelecimento de trocas simbÃlicas, materiais e novos laÃos de sociabilidade, o que provoca, na maioria das vezes, um enriquecimento cultural por meio desses contatos, embora antagonismos de interesses venham a surgir. Entre as questÃes que esta proposta pretende responder, indago se os shows de rock contribuem ou nÃo para o fortalecimento e diferenciaÃÃo dos âmetaleirosâ em relaÃÃo a outros agrupamentos que se ligam à mÃsica. E mais, que significados os shows expressam para os participantes e se esses significados permitem repensar as dinÃmicas juvenis e mudanÃas culturais na contemporaneidade. O interesse por esse campo empÃrico advÃm de minhas experiÃncias com pesquisa desde 2002, quando entÃo, dediquei-me aos estudos de grupos e manifestaÃÃes juvenis que se utilizam da mÃsica do Rock e do corpo como instrumentos para contarem a si mesmos e aos âoutrosâ suas estÃrias (Geertz,1978) focando sempre os mecanismos de aceitaÃÃo e de conflitos inerentes ao universo no qual estÃo inseridos. Os caminhos traÃados por esta pesquisa se utilizaram da observaÃÃo de palco e platÃia, entrevistas realizadas entre os jovens "metaleiros", sites, jornais e revistas referentes aos shows.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2386application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:28Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Cosmologias do Rock em Fortaleza
dc.title.alternative.es.fl_str_mv CosmologÃas de Rock en Fortaleza
title Cosmologias do Rock em Fortaleza
spellingShingle Cosmologias do Rock em Fortaleza
Abda de Souza Medeiros
Cidade,Juventude, Rituais
Ciudad, Juventud y Rituales
ANTROPOLOGIA
title_short Cosmologias do Rock em Fortaleza
title_full Cosmologias do Rock em Fortaleza
title_fullStr Cosmologias do Rock em Fortaleza
title_full_unstemmed Cosmologias do Rock em Fortaleza
title_sort Cosmologias do Rock em Fortaleza
author Abda de Souza Medeiros
author_facet Abda de Souza Medeiros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lea Carvalho Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 72254432834
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8758840770361071
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roberta Manuela Barros de Andrade
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 42658926391
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0111970900212948
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Peregrina Fatima Capelo Cavalcante
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 21083495372
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5068236932215857
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 6161469349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8054902047745609
dc.contributor.author.fl_str_mv Abda de Souza Medeiros
contributor_str_mv Lea Carvalho Rodrigues
Roberta Manuela Barros de Andrade
Peregrina Fatima Capelo Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade,Juventude, Rituais
topic Cidade,Juventude, Rituais
Ciudad, Juventud y Rituales
ANTROPOLOGIA
dc.subject.spa.fl_str_mv Ciudad, Juventud y Rituales
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ANTROPOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo tomar os shows de rock, mais especificamente os shows de Metal, sob a perspectiva dos rituais a fim de identificar e compreender as diferentes linguagens que ordenam e expressam as cosmologias (partes que em conjunto formam um todo dotado de sentidos de acordo com o contexto no qual estÃo inseridos, Tambiah, 1985) que configuram os referidos shows em determinados espaÃos na cidade. Do ponto de vista conceitual, algumas definiÃÃes podem ser consideradas a fim de que compreendamos porquà os shows de Metal podem ser analisados sob a perspectiva dos rituais. Vejamos: a) à algo ordenado, sistemÃtico, cuja lÃgica obedece a certos princÃpios em sintonia com o universo do Rock e o contexto social; b) o show se apresenta como um momento de diferenciaÃÃo das atividades cotidianas e onde se compartilha assuntos de interesses comuns no que se refere a bandas, mÃsicos, instrumentos; c) à um momento de encontros, trocas simbÃlicas e materiais, circulaÃÃo e efetivaÃÃo de espaÃos; d) e revelam os mecanismos de aceitaÃÃo e de conflitos inerentes ao universo no qual os participantes seja organizados como banda ou platÃia, estÃo inseridos. Os shows sÃo protagonizados por grupos juvenis e que se denominam metaleiros/metalheads/headbangers, cujo significado à batedores de cabeÃa. AlÃm disso, esses eventos configuram-se e realizam-se seguindo os princÃpios da filosofia denominada por eles underground,ou seja, orientam-se pela idÃia âfaÃa vocà mesmoâ independente de patrocinadores, apoios institucionais pÃblicos e/ou privados, seguindo uma lÃgica de mercado diferenciada da difundida pela âcultura de massaâ; ainda que em certos ocasiÃes, na busca por espaÃos, apoios financeiros para a realizaÃÃo dos eventos, como tambÃm nas formas de divulgaÃÃo e difusÃo dos trabalhos produzidos pelas bandas e consumidos pela platÃia e por outras bandas ligadas ao estilo, recorram Ãs formas de organizaÃÃo, produÃÃo, difusÃo e distribuiÃÃo caracterÃsticas da indÃstria cultural para o estabelecimento de trocas simbÃlicas, materiais e novos laÃos de sociabilidade, o que provoca, na maioria das vezes, um enriquecimento cultural por meio desses contatos, embora antagonismos de interesses venham a surgir. Entre as questÃes que esta proposta pretende responder, indago se os shows de rock contribuem ou nÃo para o fortalecimento e diferenciaÃÃo dos âmetaleirosâ em relaÃÃo a outros agrupamentos que se ligam à mÃsica. E mais, que significados os shows expressam para os participantes e se esses significados permitem repensar as dinÃmicas juvenis e mudanÃas culturais na contemporaneidade. O interesse por esse campo empÃrico advÃm de minhas experiÃncias com pesquisa desde 2002, quando entÃo, dediquei-me aos estudos de grupos e manifestaÃÃes juvenis que se utilizam da mÃsica do Rock e do corpo como instrumentos para contarem a si mesmos e aos âoutrosâ suas estÃrias (Geertz,1978) focando sempre os mecanismos de aceitaÃÃo e de conflitos inerentes ao universo no qual estÃo inseridos. Os caminhos traÃados por esta pesquisa se utilizaram da observaÃÃo de palco e platÃia, entrevistas realizadas entre os jovens "metaleiros", sites, jornais e revistas referentes aos shows.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2386
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295125234778112