Attitudes, skills, knowledge and awareness: the intercultural skills development during the exchange
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16961 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo identificar as competÃncias interculturais desenvolvidas por estudantes estrangeiros que realizaram intercÃmbio na Universidade Federal do Cearà no perÃodo entre 2008 e 2015. Johnson et al (2006) realizaram uma ampla revisÃo bibliogrÃfica sobre competÃncia intercultural, a partir da qual notaram que a literatura dedicada à gestÃo multicultural ainda tem dedicado pouca atenÃÃo à definiÃÃo do conceito de competÃncia intercultural. Para Fantini (2007), competÃncia intercultural à definida como um grupo de capacidades necessÃrias para realizar, de maneira eficaz e adequada, a interaÃÃo com outras pessoas que sÃo linguisticamente e culturalmente diferente entre si. O modelo de AvaliaÃÃo da CompetÃncia Intercultural (ACI) de Fantini (2007) foi utilizado para identificar e mensurar essas competÃncias interculturais. A pesquisa adotou o mÃtodo quantitativo de natureza descritiva. Foram aplicados, no total, 207 questionÃrios com estudantes alemÃes, portugueses, espanhÃis e franceses que realizaram intercÃmbio na Universidade Federal do Cearà entre os anos de 2008 e 2015. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a estatÃstica descritiva, o mÃtodo de rotaÃÃo Varimax, a tÃcnica do alfa de Cronbach e o teste nÃo paramÃtrico de Kruskal-Wallis. Os resultados da pesquisa evidenciaram que houve aumento em cada um dos componentes do modelo de ACI (Conhecimento, Atitudes, Habilidades e ConscientizaÃÃo) de Fantini (2007), durante o intercÃmbio nos estudantes das quatro nacionalidades pesquisadas. Os estudantes portugueses apresentaram um maior Ãndice de competÃncia intercultural no inÃcio e no final do intercÃmbio, enquanto que os estudantes alemÃes obtiveram um menor Ãndice de competÃncia intercultural, no comeÃo do intercÃmbio, e os estudantes espanhÃis apresentaram um menor Ãndice de competÃncia intercultural ao tÃrmino do intercÃmbio. Entretanto, foram os estudantes alemÃes que apresentaram um maior crescimento nesse Ãndice de competÃncia intercultural, do inÃcio ao final do intercÃmbio, seguidos pelos estudantes franceses e espanhÃis, respectivamente. Por outro lado, os estudantes portugueses mostraram um menor crescimento no Ãndice de competÃncia intercultural. |
id |
UFC_2e0e9977db7ac4822ac028bb21bb1f2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11045 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAttitudes, skills, knowledge and awareness: the intercultural skills development during the exchangeAtitudes, habillidades, conhecimento e conscientizaÃÃo: o desenvolvimento de competÃncias interculturais durante o intercÃmbio2016-04-22Tereza Cristina Batista de Lima21010919334http://lattes.cnpq.br/7117960824805237Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho55458602072Monica Mota Tassigny22964525315http://lattes.cnpq.br/410932530563192501450334300http://lattes.cnpq.br/3364817850326589Italo Cavalcante AguiarUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRCompetÃncias Interculturais conhecimento Atitudes Habilidades ConscientizaÃÃoIntercultural Competence Knowledge Attitudes Skills AwarenessADMINISTRACAO DE PESSOALO presente trabalho teve como objetivo identificar as competÃncias interculturais desenvolvidas por estudantes estrangeiros que realizaram intercÃmbio na Universidade Federal do Cearà no perÃodo entre 2008 e 2015. Johnson et al (2006) realizaram uma ampla revisÃo bibliogrÃfica sobre competÃncia intercultural, a partir da qual notaram que a literatura dedicada à gestÃo multicultural ainda tem dedicado pouca atenÃÃo à definiÃÃo do conceito de competÃncia intercultural. Para Fantini (2007), competÃncia intercultural à definida como um grupo de capacidades necessÃrias para realizar, de maneira eficaz e adequada, a interaÃÃo com outras pessoas que sÃo linguisticamente e culturalmente diferente entre si. O modelo de AvaliaÃÃo da CompetÃncia Intercultural (ACI) de Fantini (2007) foi utilizado para identificar e mensurar essas competÃncias interculturais. A pesquisa adotou o mÃtodo quantitativo de natureza descritiva. Foram aplicados, no total, 207 questionÃrios com estudantes alemÃes, portugueses, espanhÃis e franceses que realizaram intercÃmbio na Universidade Federal do Cearà entre os anos de 2008 e 2015. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a estatÃstica descritiva, o mÃtodo de rotaÃÃo Varimax, a tÃcnica do alfa de Cronbach e o teste nÃo paramÃtrico de Kruskal-Wallis. Os resultados da pesquisa evidenciaram que houve aumento em cada um dos componentes do modelo de ACI (Conhecimento, Atitudes, Habilidades e ConscientizaÃÃo) de Fantini (2007), durante o intercÃmbio nos estudantes das quatro nacionalidades pesquisadas. Os estudantes portugueses apresentaram um maior Ãndice de competÃncia intercultural no inÃcio e no final do intercÃmbio, enquanto que os estudantes alemÃes obtiveram um menor Ãndice de competÃncia intercultural, no comeÃo do intercÃmbio, e os estudantes espanhÃis apresentaram um menor Ãndice de competÃncia intercultural ao tÃrmino do intercÃmbio. Entretanto, foram os estudantes alemÃes que apresentaram um maior crescimento nesse Ãndice de competÃncia intercultural, do inÃcio ao final do intercÃmbio, seguidos pelos estudantes franceses e espanhÃis, respectivamente. Por outro lado, os estudantes portugueses mostraram um menor crescimento no Ãndice de competÃncia intercultural.This study aimed to identify intercultural competencies developed by foreign students who participated in an exchange program at the Federal University of Cearà in the period between 2008 and 2015. Johnson et al (2006) conducted an extensive literature review on intercultural competence, from which noted that the literature dedicated to multicultural management devoted little attention to defining the concept of intercultural competence. For Fantini (2007), intercultural competence is defined as a group of skills needed to perform effectively and properly, the interaction with other people who are linguistically and culturally different from each other .The evaluation model of Intercultural Competence (AIC) by Fantini (2007) was used to identify and measure these intercultural skills. The research adopted a quantitative method of descriptive nature. It was applied in total 207 questionnaires with german, portuguese, spanish and french students who participated in an exchange program at the Federal University of Cearà between 2008 and 2015. For the treatment of the data, it was used descriptive statistics, the rotation method Varimax, the Cronbach alpha technique and the nonparametric test Kruskal-Wallis. The survey results showed that there was an increase in each of the components of the AIC Model (Knowledge, Attitudes, Skills and Awareness) by Fantini (2007), during the exchange students in the four surveyed nationalities. Portuguese students had a greater intercultural competence index at the beginning and end of the exchange, while the German students had the lowest intercultural competence index at the beginning of the exchange, and the Spanish students had a lower intercultural competence index at the end of exchange. However, it was the German students who had a higher growth in this intercultural competence index, from beginning to end of the exchange, followed by the French and Spanish students, respectively. On the other hand, the Portuguese students showed lower growth in intercultural competence index.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16961application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:22Zmail@mail.com - |
dc.title.en.fl_str_mv |
Attitudes, skills, knowledge and awareness: the intercultural skills development during the exchange |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Atitudes, habillidades, conhecimento e conscientizaÃÃo: o desenvolvimento de competÃncias interculturais durante o intercÃmbio |
title |
Attitudes, skills, knowledge and awareness: the intercultural skills development during the exchange |
spellingShingle |
Attitudes, skills, knowledge and awareness: the intercultural skills development during the exchange Italo Cavalcante Aguiar CompetÃncias Interculturais conhecimento Atitudes Habilidades ConscientizaÃÃo Intercultural Competence Knowledge Attitudes Skills Awareness ADMINISTRACAO DE PESSOAL |
title_short |
Attitudes, skills, knowledge and awareness: the intercultural skills development during the exchange |
title_full |
Attitudes, skills, knowledge and awareness: the intercultural skills development during the exchange |
title_fullStr |
Attitudes, skills, knowledge and awareness: the intercultural skills development during the exchange |
title_full_unstemmed |
Attitudes, skills, knowledge and awareness: the intercultural skills development during the exchange |
title_sort |
Attitudes, skills, knowledge and awareness: the intercultural skills development during the exchange |
author |
Italo Cavalcante Aguiar |
author_facet |
Italo Cavalcante Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tereza Cristina Batista de Lima |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
21010919334 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7117960824805237 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
55458602072 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Monica Mota Tassigny |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
22964525315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4109325305631925 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01450334300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3364817850326589 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Italo Cavalcante Aguiar |
contributor_str_mv |
Tereza Cristina Batista de Lima Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho Monica Mota Tassigny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CompetÃncias Interculturais conhecimento Atitudes Habilidades ConscientizaÃÃo |
topic |
CompetÃncias Interculturais conhecimento Atitudes Habilidades ConscientizaÃÃo Intercultural Competence Knowledge Attitudes Skills Awareness ADMINISTRACAO DE PESSOAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Intercultural Competence Knowledge Attitudes Skills Awareness |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ADMINISTRACAO DE PESSOAL |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho teve como objetivo identificar as competÃncias interculturais desenvolvidas por estudantes estrangeiros que realizaram intercÃmbio na Universidade Federal do Cearà no perÃodo entre 2008 e 2015. Johnson et al (2006) realizaram uma ampla revisÃo bibliogrÃfica sobre competÃncia intercultural, a partir da qual notaram que a literatura dedicada à gestÃo multicultural ainda tem dedicado pouca atenÃÃo à definiÃÃo do conceito de competÃncia intercultural. Para Fantini (2007), competÃncia intercultural à definida como um grupo de capacidades necessÃrias para realizar, de maneira eficaz e adequada, a interaÃÃo com outras pessoas que sÃo linguisticamente e culturalmente diferente entre si. O modelo de AvaliaÃÃo da CompetÃncia Intercultural (ACI) de Fantini (2007) foi utilizado para identificar e mensurar essas competÃncias interculturais. A pesquisa adotou o mÃtodo quantitativo de natureza descritiva. Foram aplicados, no total, 207 questionÃrios com estudantes alemÃes, portugueses, espanhÃis e franceses que realizaram intercÃmbio na Universidade Federal do Cearà entre os anos de 2008 e 2015. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a estatÃstica descritiva, o mÃtodo de rotaÃÃo Varimax, a tÃcnica do alfa de Cronbach e o teste nÃo paramÃtrico de Kruskal-Wallis. Os resultados da pesquisa evidenciaram que houve aumento em cada um dos componentes do modelo de ACI (Conhecimento, Atitudes, Habilidades e ConscientizaÃÃo) de Fantini (2007), durante o intercÃmbio nos estudantes das quatro nacionalidades pesquisadas. Os estudantes portugueses apresentaram um maior Ãndice de competÃncia intercultural no inÃcio e no final do intercÃmbio, enquanto que os estudantes alemÃes obtiveram um menor Ãndice de competÃncia intercultural, no comeÃo do intercÃmbio, e os estudantes espanhÃis apresentaram um menor Ãndice de competÃncia intercultural ao tÃrmino do intercÃmbio. Entretanto, foram os estudantes alemÃes que apresentaram um maior crescimento nesse Ãndice de competÃncia intercultural, do inÃcio ao final do intercÃmbio, seguidos pelos estudantes franceses e espanhÃis, respectivamente. Por outro lado, os estudantes portugueses mostraram um menor crescimento no Ãndice de competÃncia intercultural. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study aimed to identify intercultural competencies developed by foreign students who participated in an exchange program at the Federal University of Cearà in the period between 2008 and 2015. Johnson et al (2006) conducted an extensive literature review on intercultural competence, from which noted that the literature dedicated to multicultural management devoted little attention to defining the concept of intercultural competence. For Fantini (2007), intercultural competence is defined as a group of skills needed to perform effectively and properly, the interaction with other people who are linguistically and culturally different from each other .The evaluation model of Intercultural Competence (AIC) by Fantini (2007) was used to identify and measure these intercultural skills. The research adopted a quantitative method of descriptive nature. It was applied in total 207 questionnaires with german, portuguese, spanish and french students who participated in an exchange program at the Federal University of Cearà between 2008 and 2015. For the treatment of the data, it was used descriptive statistics, the rotation method Varimax, the Cronbach alpha technique and the nonparametric test Kruskal-Wallis. The survey results showed that there was an increase in each of the components of the AIC Model (Knowledge, Attitudes, Skills and Awareness) by Fantini (2007), during the exchange students in the four surveyed nationalities. Portuguese students had a greater intercultural competence index at the beginning and end of the exchange, while the German students had the lowest intercultural competence index at the beginning of the exchange, and the Spanish students had a lower intercultural competence index at the end of exchange. However, it was the German students who had a higher growth in this intercultural competence index, from beginning to end of the exchange, followed by the French and Spanish students, respectively. On the other hand, the Portuguese students showed lower growth in intercultural competence index. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo identificar as competÃncias interculturais desenvolvidas por estudantes estrangeiros que realizaram intercÃmbio na Universidade Federal do Cearà no perÃodo entre 2008 e 2015. Johnson et al (2006) realizaram uma ampla revisÃo bibliogrÃfica sobre competÃncia intercultural, a partir da qual notaram que a literatura dedicada à gestÃo multicultural ainda tem dedicado pouca atenÃÃo à definiÃÃo do conceito de competÃncia intercultural. Para Fantini (2007), competÃncia intercultural à definida como um grupo de capacidades necessÃrias para realizar, de maneira eficaz e adequada, a interaÃÃo com outras pessoas que sÃo linguisticamente e culturalmente diferente entre si. O modelo de AvaliaÃÃo da CompetÃncia Intercultural (ACI) de Fantini (2007) foi utilizado para identificar e mensurar essas competÃncias interculturais. A pesquisa adotou o mÃtodo quantitativo de natureza descritiva. Foram aplicados, no total, 207 questionÃrios com estudantes alemÃes, portugueses, espanhÃis e franceses que realizaram intercÃmbio na Universidade Federal do Cearà entre os anos de 2008 e 2015. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a estatÃstica descritiva, o mÃtodo de rotaÃÃo Varimax, a tÃcnica do alfa de Cronbach e o teste nÃo paramÃtrico de Kruskal-Wallis. Os resultados da pesquisa evidenciaram que houve aumento em cada um dos componentes do modelo de ACI (Conhecimento, Atitudes, Habilidades e ConscientizaÃÃo) de Fantini (2007), durante o intercÃmbio nos estudantes das quatro nacionalidades pesquisadas. Os estudantes portugueses apresentaram um maior Ãndice de competÃncia intercultural no inÃcio e no final do intercÃmbio, enquanto que os estudantes alemÃes obtiveram um menor Ãndice de competÃncia intercultural, no comeÃo do intercÃmbio, e os estudantes espanhÃis apresentaram um menor Ãndice de competÃncia intercultural ao tÃrmino do intercÃmbio. Entretanto, foram os estudantes alemÃes que apresentaram um maior crescimento nesse Ãndice de competÃncia intercultural, do inÃcio ao final do intercÃmbio, seguidos pelos estudantes franceses e espanhÃis, respectivamente. Por outro lado, os estudantes portugueses mostraram um menor crescimento no Ãndice de competÃncia intercultural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16961 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295221734178816 |