Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12328 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal inserir, no Ensino MÃdio, a ideia intuitiva da Integral Definida, o cÃlculo de Ãreas abaixo do grÃfico de funÃÃes positivas, limitadas pelo eixo das abscissas e por retas verticais, ou atà mesmo entre funÃÃes positivas em um intervalo determinado pelo domÃnio das mesmas, por exemplo. Para facilitar o entendimento dessas ideias, aliado ao estudo de funÃÃes, pode-se fazer o uso de um recurso computacional como o Geogebra, software utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem nas atividades sugeridas nesse trabalho. As atividades aqui propostas destinam-se a alunos do ensino mÃdio. Destaca-se a importÃncia da introduÃÃo dessas ideias por estimular a construÃÃo de conhecimentos mais sÃlidos sobre o comportamento de funÃÃes. Acredita-se que, assim, a longo prazo, os alunos que ingressarem no Ensino Superior nas disciplinas de CÃlculo terÃo condiÃÃes melhores de compreender os conceitos necessÃrios e, assim, os Ãndices de reprovaÃÃo nessas disciplinas serÃo reduzidos. O trabalho a seguir apresenta uma proposta de atividades sobre o ensino desses tÃpicos com auxÃlio do software GeoGebra. Verificou-se que à possÃvel abrir os horizontes no Ãmbito do ensino e aprendizagem de MatemÃtica no Ensino MÃdio, com as ideias intuitivas de CÃlculo, fazendo o uso de ferramentas diversas, como a utilizaÃÃo de tecnologias apropriadas e que à possÃvel, inclusive, proporcionar aos estudantes novas tÃcnicas de ensino que favoreÃam a aprendizagem desses e demais conceitos matemÃticos. |
id |
UFC_2ee3bacd8ca2d171a79ae6b2de00d0c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8443 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIntegral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebraDefinite integral: an approach to high school with the help of geogebra software2014-06-07PlÃcido Francisco de Assis Andrade33437645749http://lattes.cnpq.br/5210879527072179Francisco Enio do Nascimento Lima41387198300http://lattes.cnpq.br/3160864766383461JÃnio Moreira de Alencar00778513319http://lattes.cnpq.br/1832229915103950 95776435315http://lattes.cnpq.br/4242209384383897Francisco Wescley Cunha de AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRintegral definida ensino mÃdio figuras planassoftware GeoGebradefinite integral high school plane figuresgeogebra softwareMATEMATICAEste trabalho tem como objetivo principal inserir, no Ensino MÃdio, a ideia intuitiva da Integral Definida, o cÃlculo de Ãreas abaixo do grÃfico de funÃÃes positivas, limitadas pelo eixo das abscissas e por retas verticais, ou atà mesmo entre funÃÃes positivas em um intervalo determinado pelo domÃnio das mesmas, por exemplo. Para facilitar o entendimento dessas ideias, aliado ao estudo de funÃÃes, pode-se fazer o uso de um recurso computacional como o Geogebra, software utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem nas atividades sugeridas nesse trabalho. As atividades aqui propostas destinam-se a alunos do ensino mÃdio. Destaca-se a importÃncia da introduÃÃo dessas ideias por estimular a construÃÃo de conhecimentos mais sÃlidos sobre o comportamento de funÃÃes. Acredita-se que, assim, a longo prazo, os alunos que ingressarem no Ensino Superior nas disciplinas de CÃlculo terÃo condiÃÃes melhores de compreender os conceitos necessÃrios e, assim, os Ãndices de reprovaÃÃo nessas disciplinas serÃo reduzidos. O trabalho a seguir apresenta uma proposta de atividades sobre o ensino desses tÃpicos com auxÃlio do software GeoGebra. Verificou-se que à possÃvel abrir os horizontes no Ãmbito do ensino e aprendizagem de MatemÃtica no Ensino MÃdio, com as ideias intuitivas de CÃlculo, fazendo o uso de ferramentas diversas, como a utilizaÃÃo de tecnologias apropriadas e que à possÃvel, inclusive, proporcionar aos estudantes novas tÃcnicas de ensino que favoreÃam a aprendizagem desses e demais conceitos matemÃticos.This work aims to incorporate in high school, the intuitive idea of the Definite Integral, calculation of areas below the positive functions, bounded by the x-axis and vertical lines, or even between positive graph functions in a certain range the area of the same, for example. To facilitate the understanding of these ideas, combined with the study of functions, you can make use of a computational resource such as Geogebra, software used to support learning activities suggested in this work tool. The activities proposed here are intended for high school students. Highlights the importance of introducing these ideas to stimulate the construction of more accurate information on the behavior of functions. It is believed that thus the term, students who enter higher education in the disciplines of calculation will be better able to understand the necessary and thus the failure rates in these disciplines will be reduced concepts. The following work presents a proposal of activities for teaching these topics with the help of GeoGebra software. It was found that you can open the horizons within the teaching and learning of Mathematics in Secondary Education, with intuitive ideas of Calculus, making the use of various tools such as the use of appropriate technologies and that is even possible to provide students new teaching techniques that encourage learning these and other mathematical concepts.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12328application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:29Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Definite integral: an approach to high school with the help of geogebra software |
title |
Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra |
spellingShingle |
Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra Francisco Wescley Cunha de Almeida integral definida ensino mÃdio figuras planas software GeoGebra definite integral high school plane figures geogebra software MATEMATICA |
title_short |
Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra |
title_full |
Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra |
title_fullStr |
Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra |
title_sort |
Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra |
author |
Francisco Wescley Cunha de Almeida |
author_facet |
Francisco Wescley Cunha de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PlÃcido Francisco de Assis Andrade |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
33437645749 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5210879527072179 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco Enio do Nascimento Lima |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
41387198300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3160864766383461 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JÃnio Moreira de Alencar |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00778513319 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1832229915103950 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
95776435315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4242209384383897 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Wescley Cunha de Almeida |
contributor_str_mv |
PlÃcido Francisco de Assis Andrade Francisco Enio do Nascimento Lima JÃnio Moreira de Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
integral definida ensino mÃdio figuras planas software GeoGebra |
topic |
integral definida ensino mÃdio figuras planas software GeoGebra definite integral high school plane figures geogebra software MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
definite integral high school plane figures geogebra software |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho tem como objetivo principal inserir, no Ensino MÃdio, a ideia intuitiva da Integral Definida, o cÃlculo de Ãreas abaixo do grÃfico de funÃÃes positivas, limitadas pelo eixo das abscissas e por retas verticais, ou atà mesmo entre funÃÃes positivas em um intervalo determinado pelo domÃnio das mesmas, por exemplo. Para facilitar o entendimento dessas ideias, aliado ao estudo de funÃÃes, pode-se fazer o uso de um recurso computacional como o Geogebra, software utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem nas atividades sugeridas nesse trabalho. As atividades aqui propostas destinam-se a alunos do ensino mÃdio. Destaca-se a importÃncia da introduÃÃo dessas ideias por estimular a construÃÃo de conhecimentos mais sÃlidos sobre o comportamento de funÃÃes. Acredita-se que, assim, a longo prazo, os alunos que ingressarem no Ensino Superior nas disciplinas de CÃlculo terÃo condiÃÃes melhores de compreender os conceitos necessÃrios e, assim, os Ãndices de reprovaÃÃo nessas disciplinas serÃo reduzidos. O trabalho a seguir apresenta uma proposta de atividades sobre o ensino desses tÃpicos com auxÃlio do software GeoGebra. Verificou-se que à possÃvel abrir os horizontes no Ãmbito do ensino e aprendizagem de MatemÃtica no Ensino MÃdio, com as ideias intuitivas de CÃlculo, fazendo o uso de ferramentas diversas, como a utilizaÃÃo de tecnologias apropriadas e que à possÃvel, inclusive, proporcionar aos estudantes novas tÃcnicas de ensino que favoreÃam a aprendizagem desses e demais conceitos matemÃticos. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This work aims to incorporate in high school, the intuitive idea of the Definite Integral, calculation of areas below the positive functions, bounded by the x-axis and vertical lines, or even between positive graph functions in a certain range the area of the same, for example. To facilitate the understanding of these ideas, combined with the study of functions, you can make use of a computational resource such as Geogebra, software used to support learning activities suggested in this work tool. The activities proposed here are intended for high school students. Highlights the importance of introducing these ideas to stimulate the construction of more accurate information on the behavior of functions. It is believed that thus the term, students who enter higher education in the disciplines of calculation will be better able to understand the necessary and thus the failure rates in these disciplines will be reduced concepts. The following work presents a proposal of activities for teaching these topics with the help of GeoGebra software. It was found that you can open the horizons within the teaching and learning of Mathematics in Secondary Education, with intuitive ideas of Calculus, making the use of various tools such as the use of appropriate technologies and that is even possible to provide students new teaching techniques that encourage learning these and other mathematical concepts. |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal inserir, no Ensino MÃdio, a ideia intuitiva da Integral Definida, o cÃlculo de Ãreas abaixo do grÃfico de funÃÃes positivas, limitadas pelo eixo das abscissas e por retas verticais, ou atà mesmo entre funÃÃes positivas em um intervalo determinado pelo domÃnio das mesmas, por exemplo. Para facilitar o entendimento dessas ideias, aliado ao estudo de funÃÃes, pode-se fazer o uso de um recurso computacional como o Geogebra, software utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem nas atividades sugeridas nesse trabalho. As atividades aqui propostas destinam-se a alunos do ensino mÃdio. Destaca-se a importÃncia da introduÃÃo dessas ideias por estimular a construÃÃo de conhecimentos mais sÃlidos sobre o comportamento de funÃÃes. Acredita-se que, assim, a longo prazo, os alunos que ingressarem no Ensino Superior nas disciplinas de CÃlculo terÃo condiÃÃes melhores de compreender os conceitos necessÃrios e, assim, os Ãndices de reprovaÃÃo nessas disciplinas serÃo reduzidos. O trabalho a seguir apresenta uma proposta de atividades sobre o ensino desses tÃpicos com auxÃlio do software GeoGebra. Verificou-se que à possÃvel abrir os horizontes no Ãmbito do ensino e aprendizagem de MatemÃtica no Ensino MÃdio, com as ideias intuitivas de CÃlculo, fazendo o uso de ferramentas diversas, como a utilizaÃÃo de tecnologias apropriadas e que à possÃvel, inclusive, proporcionar aos estudantes novas tÃcnicas de ensino que favoreÃam a aprendizagem desses e demais conceitos matemÃticos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12328 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295191490101248 |