Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Wescley Cunha de Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12328
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal inserir, no Ensino MÃdio, a ideia intuitiva da Integral Definida, o cÃlculo de Ãreas abaixo do grÃfico de funÃÃes positivas, limitadas pelo eixo das abscissas e por retas verticais, ou atà mesmo entre funÃÃes positivas em um intervalo determinado pelo domÃnio das mesmas, por exemplo. Para facilitar o entendimento dessas ideias, aliado ao estudo de funÃÃes, pode-se fazer o uso de um recurso computacional como o Geogebra, software utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem nas atividades sugeridas nesse trabalho. As atividades aqui propostas destinam-se a alunos do ensino mÃdio. Destaca-se a importÃncia da introduÃÃo dessas ideias por estimular a construÃÃo de conhecimentos mais sÃlidos sobre o comportamento de funÃÃes. Acredita-se que, assim, a longo prazo, os alunos que ingressarem no Ensino Superior nas disciplinas de CÃlculo terÃo condiÃÃes melhores de compreender os conceitos necessÃrios e, assim, os Ãndices de reprovaÃÃo nessas disciplinas serÃo reduzidos. O trabalho a seguir apresenta uma proposta de atividades sobre o ensino desses tÃpicos com auxÃlio do software GeoGebra. Verificou-se que à possÃvel abrir os horizontes no Ãmbito do ensino e aprendizagem de MatemÃtica no Ensino MÃdio, com as ideias intuitivas de CÃlculo, fazendo o uso de ferramentas diversas, como a utilizaÃÃo de tecnologias apropriadas e que à possÃvel, inclusive, proporcionar aos estudantes novas tÃcnicas de ensino que favoreÃam a aprendizagem desses e demais conceitos matemÃticos.
id UFC_2ee3bacd8ca2d171a79ae6b2de00d0c3
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8443
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIntegral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebraDefinite integral: an approach to high school with the help of geogebra software2014-06-07PlÃcido Francisco de Assis Andrade33437645749http://lattes.cnpq.br/5210879527072179Francisco Enio do Nascimento Lima41387198300http://lattes.cnpq.br/3160864766383461JÃnio Moreira de Alencar00778513319http://lattes.cnpq.br/1832229915103950 95776435315http://lattes.cnpq.br/4242209384383897Francisco Wescley Cunha de AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRintegral definida ensino mÃdio figuras planassoftware GeoGebradefinite integral high school plane figuresgeogebra softwareMATEMATICAEste trabalho tem como objetivo principal inserir, no Ensino MÃdio, a ideia intuitiva da Integral Definida, o cÃlculo de Ãreas abaixo do grÃfico de funÃÃes positivas, limitadas pelo eixo das abscissas e por retas verticais, ou atà mesmo entre funÃÃes positivas em um intervalo determinado pelo domÃnio das mesmas, por exemplo. Para facilitar o entendimento dessas ideias, aliado ao estudo de funÃÃes, pode-se fazer o uso de um recurso computacional como o Geogebra, software utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem nas atividades sugeridas nesse trabalho. As atividades aqui propostas destinam-se a alunos do ensino mÃdio. Destaca-se a importÃncia da introduÃÃo dessas ideias por estimular a construÃÃo de conhecimentos mais sÃlidos sobre o comportamento de funÃÃes. Acredita-se que, assim, a longo prazo, os alunos que ingressarem no Ensino Superior nas disciplinas de CÃlculo terÃo condiÃÃes melhores de compreender os conceitos necessÃrios e, assim, os Ãndices de reprovaÃÃo nessas disciplinas serÃo reduzidos. O trabalho a seguir apresenta uma proposta de atividades sobre o ensino desses tÃpicos com auxÃlio do software GeoGebra. Verificou-se que à possÃvel abrir os horizontes no Ãmbito do ensino e aprendizagem de MatemÃtica no Ensino MÃdio, com as ideias intuitivas de CÃlculo, fazendo o uso de ferramentas diversas, como a utilizaÃÃo de tecnologias apropriadas e que à possÃvel, inclusive, proporcionar aos estudantes novas tÃcnicas de ensino que favoreÃam a aprendizagem desses e demais conceitos matemÃticos.This work aims to incorporate in high school, the intuitive idea of the Definite Integral, calculation of areas below the positive functions, bounded by the x-axis and vertical lines, or even between positive graph functions in a certain range the area of the same, for example. To facilitate the understanding of these ideas, combined with the study of functions, you can make use of a computational resource such as Geogebra, software used to support learning activities suggested in this work tool. The activities proposed here are intended for high school students. Highlights the importance of introducing these ideas to stimulate the construction of more accurate information on the behavior of functions. It is believed that thus the term, students who enter higher education in the disciplines of calculation will be better able to understand the necessary and thus the failure rates in these disciplines will be reduced concepts. The following work presents a proposal of activities for teaching these topics with the help of GeoGebra software. It was found that you can open the horizons within the teaching and learning of Mathematics in Secondary Education, with intuitive ideas of Calculus, making the use of various tools such as the use of appropriate technologies and that is even possible to provide students new teaching techniques that encourage learning these and other mathematical concepts.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12328application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:29Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Definite integral: an approach to high school with the help of geogebra software
title Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra
spellingShingle Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra
Francisco Wescley Cunha de Almeida
integral definida
ensino mÃdio
figuras planas
software GeoGebra
definite integral
high school
plane figures
geogebra software
MATEMATICA
title_short Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra
title_full Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra
title_fullStr Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra
title_full_unstemmed Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra
title_sort Integral definida: uma abordagem para o ensino mÃdio com o auxÃlio do software GeoGebra
author Francisco Wescley Cunha de Almeida
author_facet Francisco Wescley Cunha de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PlÃcido Francisco de Assis Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 33437645749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5210879527072179
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Enio do Nascimento Lima
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 41387198300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3160864766383461
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JÃnio Moreira de Alencar
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00778513319
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1832229915103950
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 95776435315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4242209384383897
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Wescley Cunha de Almeida
contributor_str_mv PlÃcido Francisco de Assis Andrade
Francisco Enio do Nascimento Lima
JÃnio Moreira de Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv integral definida
ensino mÃdio
figuras planas
software GeoGebra
topic integral definida
ensino mÃdio
figuras planas
software GeoGebra
definite integral
high school
plane figures
geogebra software
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv definite integral
high school
plane figures
geogebra software
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo principal inserir, no Ensino MÃdio, a ideia intuitiva da Integral Definida, o cÃlculo de Ãreas abaixo do grÃfico de funÃÃes positivas, limitadas pelo eixo das abscissas e por retas verticais, ou atà mesmo entre funÃÃes positivas em um intervalo determinado pelo domÃnio das mesmas, por exemplo. Para facilitar o entendimento dessas ideias, aliado ao estudo de funÃÃes, pode-se fazer o uso de um recurso computacional como o Geogebra, software utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem nas atividades sugeridas nesse trabalho. As atividades aqui propostas destinam-se a alunos do ensino mÃdio. Destaca-se a importÃncia da introduÃÃo dessas ideias por estimular a construÃÃo de conhecimentos mais sÃlidos sobre o comportamento de funÃÃes. Acredita-se que, assim, a longo prazo, os alunos que ingressarem no Ensino Superior nas disciplinas de CÃlculo terÃo condiÃÃes melhores de compreender os conceitos necessÃrios e, assim, os Ãndices de reprovaÃÃo nessas disciplinas serÃo reduzidos. O trabalho a seguir apresenta uma proposta de atividades sobre o ensino desses tÃpicos com auxÃlio do software GeoGebra. Verificou-se que à possÃvel abrir os horizontes no Ãmbito do ensino e aprendizagem de MatemÃtica no Ensino MÃdio, com as ideias intuitivas de CÃlculo, fazendo o uso de ferramentas diversas, como a utilizaÃÃo de tecnologias apropriadas e que à possÃvel, inclusive, proporcionar aos estudantes novas tÃcnicas de ensino que favoreÃam a aprendizagem desses e demais conceitos matemÃticos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work aims to incorporate in high school, the intuitive idea of the Definite Integral, calculation of areas below the positive functions, bounded by the x-axis and vertical lines, or even between positive graph functions in a certain range the area of the same, for example. To facilitate the understanding of these ideas, combined with the study of functions, you can make use of a computational resource such as Geogebra, software used to support learning activities suggested in this work tool. The activities proposed here are intended for high school students. Highlights the importance of introducing these ideas to stimulate the construction of more accurate information on the behavior of functions. It is believed that thus the term, students who enter higher education in the disciplines of calculation will be better able to understand the necessary and thus the failure rates in these disciplines will be reduced concepts. The following work presents a proposal of activities for teaching these topics with the help of GeoGebra software. It was found that you can open the horizons within the teaching and learning of Mathematics in Secondary Education, with intuitive ideas of Calculus, making the use of various tools such as the use of appropriate technologies and that is even possible to provide students new teaching techniques that encourage learning these and other mathematical concepts.
description Este trabalho tem como objetivo principal inserir, no Ensino MÃdio, a ideia intuitiva da Integral Definida, o cÃlculo de Ãreas abaixo do grÃfico de funÃÃes positivas, limitadas pelo eixo das abscissas e por retas verticais, ou atà mesmo entre funÃÃes positivas em um intervalo determinado pelo domÃnio das mesmas, por exemplo. Para facilitar o entendimento dessas ideias, aliado ao estudo de funÃÃes, pode-se fazer o uso de um recurso computacional como o Geogebra, software utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem nas atividades sugeridas nesse trabalho. As atividades aqui propostas destinam-se a alunos do ensino mÃdio. Destaca-se a importÃncia da introduÃÃo dessas ideias por estimular a construÃÃo de conhecimentos mais sÃlidos sobre o comportamento de funÃÃes. Acredita-se que, assim, a longo prazo, os alunos que ingressarem no Ensino Superior nas disciplinas de CÃlculo terÃo condiÃÃes melhores de compreender os conceitos necessÃrios e, assim, os Ãndices de reprovaÃÃo nessas disciplinas serÃo reduzidos. O trabalho a seguir apresenta uma proposta de atividades sobre o ensino desses tÃpicos com auxÃlio do software GeoGebra. Verificou-se que à possÃvel abrir os horizontes no Ãmbito do ensino e aprendizagem de MatemÃtica no Ensino MÃdio, com as ideias intuitivas de CÃlculo, fazendo o uso de ferramentas diversas, como a utilizaÃÃo de tecnologias apropriadas e que à possÃvel, inclusive, proporcionar aos estudantes novas tÃcnicas de ensino que favoreÃam a aprendizagem desses e demais conceitos matemÃticos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12328
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295191490101248