AnÃlise do impacto dos recursos financeiros, humanos e Estruturais no desempenho da saÃde no Ãmbito dos municÃpios do Estado do CearÃ: uma anÃlise dos anos de 2001 a 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EugÃnio de Castro e Silva Menezes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13716
Resumo: Nos Ãltimos anos, em parte por forÃa da Emenda Constitucional n 29, a UniÃo passou a execuÃÃo de parte das aÃÃes de saÃde para os municÃpios e estados, caracterizando uma tendÃncia de reduÃÃo da participaÃÃo do governo federal em paralelo à ampliaÃÃo das participaÃÃes dos Estados e MunicÃpios, notadamente destes Ãltimos. Em funÃÃo dessa nova redistribuiÃÃo de competÃncias, o papel dos municÃpios, notadamente daqueles pertencentes aos estados mais pobres da FederaÃÃo, ganhou importÃncia no debate sobre os problemas enfrentados na saÃde pÃblica brasileira. Embora seja consenso que o subfinanciamento do setor pÃblico de saÃde à um fator impeditivo do cumprimento dos preceitos constitucionais de acesso universal e atendimento integral, muitos dos problemas que afetam o usuÃrio do SUS podem ser equacionados mediante boas prÃticas de gestÃo. Diante da necessidade de buscar, na aplicaÃÃo dos recursos financeiros escassos, uma combinaÃÃo de insumos que gera os melhores resultados, a eficiÃncia dos gastos pÃblicos passou a fazer parte da pauta de discussÃo da sociedade brasileira, motivada principalmente pelo reconhecimento da escassez de recursos e a necessidade de analisar a qualidade dos referidos gastos. Faz-se necessÃrio, portanto, identificar que tipos de gastos e utilizaÃÃo de insumos relacionados ao atendimento da saÃde tÃm obtido melhores resultados para os municÃpios, com o objetivo de replicÃ-los aos demais integrantes do grupo, gerando ganhos gerais de eficiÃncia. O presente trabalho se propÃe a fazer tal anÃlise no Ãmbito dos 184 municÃpios do Estado do Cearà no perÃodo de 2001 a 2011. Para tal anÃlise, foi utilizada a metodologia economÃtrica de Dados em Painel, que combina sÃries temporais e dados de corte transversal, o que resulta em um maior nÃmero de observaÃÃes, ou pooling de dados de vÃrios perÃodos de tempo para cada indivÃduo, oferecendo dados mais informativos, maior variabilidade, menos colinearidade entre variÃveis, mais graus de liberdade e mais eficiÃncia. As evidencias empÃricas indicam que as despesas correntes apresentam impactos positivos imediatos, ao passo que as despesas com investimentos causam impacto apÃs trÃs anos, sendo este superior ao impacto das despesas correntes. As despesas custeadas com recursos prÃprios apresentam impacto positivo superior ao das custeadas com recursos transferidos pela UniÃo e o Estado. Com relaÃÃo aos insumos fÃsicos e 5 humanos da saÃde, verificou-se que a anÃlise de impacto nÃo deve ser vista de forma isolada, mas sim integrada.
id UFC_30ecf6d978861b0ce205c78f0b2ef10d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9160
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise do impacto dos recursos financeiros, humanos e Estruturais no desempenho da saÃde no Ãmbito dos municÃpios do Estado do CearÃ: uma anÃlise dos anos de 2001 a 2011 Analysis of the impact of financial, human resources and Structural performance in the health at the municipal level of CearÃ: an analysis of the years 2001-20112014-07-24Frederico Augusto Gomes de Alencar00000000075http://lattes.cnpq.br/1967092532301413Ricardo Brito Soares00000000003http://lattes.cnpq.br/2439089390333822Marcelo Lettieri Siqueira11921831855http://lattes.cnpq.br/718659789623035566168473300http://lattes.cnpq.br/1064304229880678EugÃnio de Castro e Silva MenezesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRQualidade do Gasto em SaÃde EficiÃnciaQuality in Health Spending EfficiencyCIENCIAS SOCIAIS APLICADASNos Ãltimos anos, em parte por forÃa da Emenda Constitucional n 29, a UniÃo passou a execuÃÃo de parte das aÃÃes de saÃde para os municÃpios e estados, caracterizando uma tendÃncia de reduÃÃo da participaÃÃo do governo federal em paralelo à ampliaÃÃo das participaÃÃes dos Estados e MunicÃpios, notadamente destes Ãltimos. Em funÃÃo dessa nova redistribuiÃÃo de competÃncias, o papel dos municÃpios, notadamente daqueles pertencentes aos estados mais pobres da FederaÃÃo, ganhou importÃncia no debate sobre os problemas enfrentados na saÃde pÃblica brasileira. Embora seja consenso que o subfinanciamento do setor pÃblico de saÃde à um fator impeditivo do cumprimento dos preceitos constitucionais de acesso universal e atendimento integral, muitos dos problemas que afetam o usuÃrio do SUS podem ser equacionados mediante boas prÃticas de gestÃo. Diante da necessidade de buscar, na aplicaÃÃo dos recursos financeiros escassos, uma combinaÃÃo de insumos que gera os melhores resultados, a eficiÃncia dos gastos pÃblicos passou a fazer parte da pauta de discussÃo da sociedade brasileira, motivada principalmente pelo reconhecimento da escassez de recursos e a necessidade de analisar a qualidade dos referidos gastos. Faz-se necessÃrio, portanto, identificar que tipos de gastos e utilizaÃÃo de insumos relacionados ao atendimento da saÃde tÃm obtido melhores resultados para os municÃpios, com o objetivo de replicÃ-los aos demais integrantes do grupo, gerando ganhos gerais de eficiÃncia. O presente trabalho se propÃe a fazer tal anÃlise no Ãmbito dos 184 municÃpios do Estado do Cearà no perÃodo de 2001 a 2011. Para tal anÃlise, foi utilizada a metodologia economÃtrica de Dados em Painel, que combina sÃries temporais e dados de corte transversal, o que resulta em um maior nÃmero de observaÃÃes, ou pooling de dados de vÃrios perÃodos de tempo para cada indivÃduo, oferecendo dados mais informativos, maior variabilidade, menos colinearidade entre variÃveis, mais graus de liberdade e mais eficiÃncia. As evidencias empÃricas indicam que as despesas correntes apresentam impactos positivos imediatos, ao passo que as despesas com investimentos causam impacto apÃs trÃs anos, sendo este superior ao impacto das despesas correntes. As despesas custeadas com recursos prÃprios apresentam impacto positivo superior ao das custeadas com recursos transferidos pela UniÃo e o Estado. Com relaÃÃo aos insumos fÃsicos e 5 humanos da saÃde, verificou-se que a anÃlise de impacto nÃo deve ser vista de forma isolada, mas sim integrada.In recent years, in part by virtue of Constitutional Amendment 29, the Union managed the execution of part of health programs for municipalities and states, featuring a trend of reduced participation of the federal government in parallel with the increase of participation of States and municipalities, especially the latter. In accordance with this new redistribution of powers, the role of municipalities, especially those belonging to the poorest states in the country, has gained importance in the debate about the problems facing public health in Brazil. Although it is generally agreed that the underfunding of the public health sector is an impediment to compliance with the constitutional principles of universal access and comprehensive care, many of the problems that affect users of the SUS can be addressed through good management practices. Faced with the need to seek, in the application of scarce financial resources, a combination of inputs that produces the best results, the efficiency of public spending became part of the discussions of the Brazilian society, motivated primarily by the recognition of the scarcity of resources and the need to analyze the quality of those expenditures. It is necessary, therefore, to identify what types of expenditures and use of inputs related to health care have gotten better results for the municipalities, with the goal of replicating them to other group members, generating overall efficiency gains. This paper proposes to do this analysis in the context of the 184 municipalities in the state of Cearà in the period 2001 to 2011. For this analysis, the econometric methodology of Panel Data, which combines time series and cross-sectional data was used, the which results in a larger number of observations, or pooling data from various time periods for each individual, providing more informative data more variability less collinearity amongst variables, the more degrees of freedom and more efficiently. Empirical evidence indicates that current expenditures have immediate positive impacts, while investment expenditure impact after three years, higher than the impact of current expenditures. Expenses borne from its own resources to show the upper borne with funds transferred by the Union and state positive impact. With respect to physical inputs and human health, it was found that the impact analysis should not be viewed in isolation, but integrated.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13716application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:58Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AnÃlise do impacto dos recursos financeiros, humanos e Estruturais no desempenho da saÃde no Ãmbito dos municÃpios do Estado do CearÃ: uma anÃlise dos anos de 2001 a 2011
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of the impact of financial, human resources and Structural performance in the health at the municipal level of CearÃ: an analysis of the years 2001-2011
title AnÃlise do impacto dos recursos financeiros, humanos e Estruturais no desempenho da saÃde no Ãmbito dos municÃpios do Estado do CearÃ: uma anÃlise dos anos de 2001 a 2011
spellingShingle AnÃlise do impacto dos recursos financeiros, humanos e Estruturais no desempenho da saÃde no Ãmbito dos municÃpios do Estado do CearÃ: uma anÃlise dos anos de 2001 a 2011
EugÃnio de Castro e Silva Menezes
Qualidade do Gasto em SaÃde
EficiÃncia
Quality in Health
Spending
Efficiency
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short AnÃlise do impacto dos recursos financeiros, humanos e Estruturais no desempenho da saÃde no Ãmbito dos municÃpios do Estado do CearÃ: uma anÃlise dos anos de 2001 a 2011
title_full AnÃlise do impacto dos recursos financeiros, humanos e Estruturais no desempenho da saÃde no Ãmbito dos municÃpios do Estado do CearÃ: uma anÃlise dos anos de 2001 a 2011
title_fullStr AnÃlise do impacto dos recursos financeiros, humanos e Estruturais no desempenho da saÃde no Ãmbito dos municÃpios do Estado do CearÃ: uma anÃlise dos anos de 2001 a 2011
title_full_unstemmed AnÃlise do impacto dos recursos financeiros, humanos e Estruturais no desempenho da saÃde no Ãmbito dos municÃpios do Estado do CearÃ: uma anÃlise dos anos de 2001 a 2011
title_sort AnÃlise do impacto dos recursos financeiros, humanos e Estruturais no desempenho da saÃde no Ãmbito dos municÃpios do Estado do CearÃ: uma anÃlise dos anos de 2001 a 2011
author EugÃnio de Castro e Silva Menezes
author_facet EugÃnio de Castro e Silva Menezes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frederico Augusto Gomes de Alencar
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00000000075
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1967092532301413
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Brito Soares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00000000003
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2439089390333822
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo Lettieri Siqueira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11921831855
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7186597896230355
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 66168473300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1064304229880678
dc.contributor.author.fl_str_mv EugÃnio de Castro e Silva Menezes
contributor_str_mv Frederico Augusto Gomes de Alencar
Ricardo Brito Soares
Marcelo Lettieri Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade do Gasto em SaÃde
EficiÃncia
topic Qualidade do Gasto em SaÃde
EficiÃncia
Quality in Health
Spending
Efficiency
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Quality in Health
Spending
Efficiency
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nos Ãltimos anos, em parte por forÃa da Emenda Constitucional n 29, a UniÃo passou a execuÃÃo de parte das aÃÃes de saÃde para os municÃpios e estados, caracterizando uma tendÃncia de reduÃÃo da participaÃÃo do governo federal em paralelo à ampliaÃÃo das participaÃÃes dos Estados e MunicÃpios, notadamente destes Ãltimos. Em funÃÃo dessa nova redistribuiÃÃo de competÃncias, o papel dos municÃpios, notadamente daqueles pertencentes aos estados mais pobres da FederaÃÃo, ganhou importÃncia no debate sobre os problemas enfrentados na saÃde pÃblica brasileira. Embora seja consenso que o subfinanciamento do setor pÃblico de saÃde à um fator impeditivo do cumprimento dos preceitos constitucionais de acesso universal e atendimento integral, muitos dos problemas que afetam o usuÃrio do SUS podem ser equacionados mediante boas prÃticas de gestÃo. Diante da necessidade de buscar, na aplicaÃÃo dos recursos financeiros escassos, uma combinaÃÃo de insumos que gera os melhores resultados, a eficiÃncia dos gastos pÃblicos passou a fazer parte da pauta de discussÃo da sociedade brasileira, motivada principalmente pelo reconhecimento da escassez de recursos e a necessidade de analisar a qualidade dos referidos gastos. Faz-se necessÃrio, portanto, identificar que tipos de gastos e utilizaÃÃo de insumos relacionados ao atendimento da saÃde tÃm obtido melhores resultados para os municÃpios, com o objetivo de replicÃ-los aos demais integrantes do grupo, gerando ganhos gerais de eficiÃncia. O presente trabalho se propÃe a fazer tal anÃlise no Ãmbito dos 184 municÃpios do Estado do Cearà no perÃodo de 2001 a 2011. Para tal anÃlise, foi utilizada a metodologia economÃtrica de Dados em Painel, que combina sÃries temporais e dados de corte transversal, o que resulta em um maior nÃmero de observaÃÃes, ou pooling de dados de vÃrios perÃodos de tempo para cada indivÃduo, oferecendo dados mais informativos, maior variabilidade, menos colinearidade entre variÃveis, mais graus de liberdade e mais eficiÃncia. As evidencias empÃricas indicam que as despesas correntes apresentam impactos positivos imediatos, ao passo que as despesas com investimentos causam impacto apÃs trÃs anos, sendo este superior ao impacto das despesas correntes. As despesas custeadas com recursos prÃprios apresentam impacto positivo superior ao das custeadas com recursos transferidos pela UniÃo e o Estado. Com relaÃÃo aos insumos fÃsicos e 5 humanos da saÃde, verificou-se que a anÃlise de impacto nÃo deve ser vista de forma isolada, mas sim integrada.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In recent years, in part by virtue of Constitutional Amendment 29, the Union managed the execution of part of health programs for municipalities and states, featuring a trend of reduced participation of the federal government in parallel with the increase of participation of States and municipalities, especially the latter. In accordance with this new redistribution of powers, the role of municipalities, especially those belonging to the poorest states in the country, has gained importance in the debate about the problems facing public health in Brazil. Although it is generally agreed that the underfunding of the public health sector is an impediment to compliance with the constitutional principles of universal access and comprehensive care, many of the problems that affect users of the SUS can be addressed through good management practices. Faced with the need to seek, in the application of scarce financial resources, a combination of inputs that produces the best results, the efficiency of public spending became part of the discussions of the Brazilian society, motivated primarily by the recognition of the scarcity of resources and the need to analyze the quality of those expenditures. It is necessary, therefore, to identify what types of expenditures and use of inputs related to health care have gotten better results for the municipalities, with the goal of replicating them to other group members, generating overall efficiency gains. This paper proposes to do this analysis in the context of the 184 municipalities in the state of Cearà in the period 2001 to 2011. For this analysis, the econometric methodology of Panel Data, which combines time series and cross-sectional data was used, the which results in a larger number of observations, or pooling data from various time periods for each individual, providing more informative data more variability less collinearity amongst variables, the more degrees of freedom and more efficiently. Empirical evidence indicates that current expenditures have immediate positive impacts, while investment expenditure impact after three years, higher than the impact of current expenditures. Expenses borne from its own resources to show the upper borne with funds transferred by the Union and state positive impact. With respect to physical inputs and human health, it was found that the impact analysis should not be viewed in isolation, but integrated.
description Nos Ãltimos anos, em parte por forÃa da Emenda Constitucional n 29, a UniÃo passou a execuÃÃo de parte das aÃÃes de saÃde para os municÃpios e estados, caracterizando uma tendÃncia de reduÃÃo da participaÃÃo do governo federal em paralelo à ampliaÃÃo das participaÃÃes dos Estados e MunicÃpios, notadamente destes Ãltimos. Em funÃÃo dessa nova redistribuiÃÃo de competÃncias, o papel dos municÃpios, notadamente daqueles pertencentes aos estados mais pobres da FederaÃÃo, ganhou importÃncia no debate sobre os problemas enfrentados na saÃde pÃblica brasileira. Embora seja consenso que o subfinanciamento do setor pÃblico de saÃde à um fator impeditivo do cumprimento dos preceitos constitucionais de acesso universal e atendimento integral, muitos dos problemas que afetam o usuÃrio do SUS podem ser equacionados mediante boas prÃticas de gestÃo. Diante da necessidade de buscar, na aplicaÃÃo dos recursos financeiros escassos, uma combinaÃÃo de insumos que gera os melhores resultados, a eficiÃncia dos gastos pÃblicos passou a fazer parte da pauta de discussÃo da sociedade brasileira, motivada principalmente pelo reconhecimento da escassez de recursos e a necessidade de analisar a qualidade dos referidos gastos. Faz-se necessÃrio, portanto, identificar que tipos de gastos e utilizaÃÃo de insumos relacionados ao atendimento da saÃde tÃm obtido melhores resultados para os municÃpios, com o objetivo de replicÃ-los aos demais integrantes do grupo, gerando ganhos gerais de eficiÃncia. O presente trabalho se propÃe a fazer tal anÃlise no Ãmbito dos 184 municÃpios do Estado do Cearà no perÃodo de 2001 a 2011. Para tal anÃlise, foi utilizada a metodologia economÃtrica de Dados em Painel, que combina sÃries temporais e dados de corte transversal, o que resulta em um maior nÃmero de observaÃÃes, ou pooling de dados de vÃrios perÃodos de tempo para cada indivÃduo, oferecendo dados mais informativos, maior variabilidade, menos colinearidade entre variÃveis, mais graus de liberdade e mais eficiÃncia. As evidencias empÃricas indicam que as despesas correntes apresentam impactos positivos imediatos, ao passo que as despesas com investimentos causam impacto apÃs trÃs anos, sendo este superior ao impacto das despesas correntes. As despesas custeadas com recursos prÃprios apresentam impacto positivo superior ao das custeadas com recursos transferidos pela UniÃo e o Estado. Com relaÃÃo aos insumos fÃsicos e 5 humanos da saÃde, verificou-se que a anÃlise de impacto nÃo deve ser vista de forma isolada, mas sim integrada.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13716
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295200821379072