O PIBID e o papel das trÃades formativas na formaÃÃo inicial e continuada de professores de ciÃncias: a formaÃÃo de professores de quÃmica em questÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOYCE MELO MESQUITA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14638
Resumo: O Ensino de CiÃncias/QuÃmica apresenta uma importante funÃÃo no desenvolvimento da sociedade contemporÃnea, pois possibilita uma leitura de mundo necessÃria para a melhoria da relaÃÃo do homem com seu gÃnero e o meio ambiente. Neste sentido, destaca-se o papel do professor de CiÃncias/QuÃmica, sua funÃÃo social na construÃÃo do conjunto de saberes necessÃrio ao exercÃcio da cidadania. à contramÃo da importÃncia do referido ensino e de seu profissional encontram-se os cursos de formaÃÃo inicial de professores de CiÃncias/QuÃmica que, de forma deficiente, impedem uma formaÃÃo afinada Ãs urgÃncias da educaÃÃo bÃsica, pois trabalha no tipo ideal de uma sala de aula desejÃvel, ignorando problemas e desafios de um saber que cada vez mais se complexifica para fazer frente Ãs demandas do mundo contemporÃneo. DaÃ, a formaÃÃo inicial de professores de ciÃncias tem se apresentado deficiente para assumir tal desafio, pois ainda està ancorado na ideia de que a atividade docente à simples, requerendo tÃo somente um conjunto de saberes especÃficos de um campo de saber para executÃ-la. Tal diagnÃstico tem colocado duas teses como campos antagÃnicos da consideraÃÃo da formaÃÃo de professores de ciÃncias, a saber: a racionalidade tÃcnica e a racionalidade prÃtica. A racionalidade tÃcnica à marcada por uma visÃo reduzida do processo de formaÃÃo de professores ancorada na combinaÃÃo de conhecimentos do conteÃdo e de algumas prÃticas pedagÃgicas. Jà a racionalidade prÃtica compreende o professor como um pesquisador de sua atividade que, atravÃs do diÃlogo com seus pares, à capaz de orientar suas aÃÃes futuras em um constante processo de aÃÃo-reflexÃo, logo um professor autÃnomo e crÃtico/reflexivo. Neste contexto, este trabalho buscou investigar o papel do PIBID e das trÃades formativas em aÃÃes de formaÃÃo inicial e continuada para professores de CiÃncias/QuÃmica da rede bÃsica de ensino da cidade de Sobral (CE), professores formadores da Universidade Estadual Vale do Acaraà â UVA e Licenciandos do subprojeto interdisciplinar do PIBID/UVA. Para tanto, reuniu os trÃs atores citados em atividades de formaÃÃo (oficinas e grupos de estudo) visando o desenvolvimento de uma racionalidade prÃtica. A investigaÃÃo se pautou pelo uso dos mÃtodos dedutivo e indutivo. O primeiro à caracterizado pela pesquisa bibliogrÃfica. O segundo se referiu à pesquisa de campo. As anÃlises utilizadas se referenciaram por uma abordagem qualitativa. Quanto ao nÃvel a pesquisa se caracterizou como descritiva e com uso das tÃcnicas da pesquisa participante. As tÃcnicas de pesquisa utilizadas foram questionÃrios, entrevistas semi-estruturadas e o uso da observaÃÃo participante e sistemÃtica, atravÃs do registro em diÃrio de bordo. Os resultados evidenciam (a) o potencial das trÃades formativas, inseridas no contexto do PIBID, para aproximar a universidade da escola; (b) potencializa a formaÃÃo inicial a uma perspectiva mais afinada à realidade da educaÃÃo bÃsica; (c) fortalece nas instituiÃÃes (Universidade/Escola) parcerias formativas que tomam o empÃrico da sala de aula como espaÃo formativo e reflexivo.
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Neste sentido, destaca-se o papel do professor de CiÃncias/QuÃmica, sua funÃÃo social na construÃÃo do conjunto de saberes necessÃrio ao exercÃcio da cidadania. à contramÃo da importÃncia do referido ensino e de seu profissional encontram-se os cursos de formaÃÃo inicial de professores de CiÃncias/QuÃmica que, de forma deficiente, impedem uma formaÃÃo afinada Ãs urgÃncias da educaÃÃo bÃsica, pois trabalha no tipo ideal de uma sala de aula desejÃvel, ignorando problemas e desafios de um saber que cada vez mais se complexifica para fazer frente Ãs demandas do mundo contemporÃneo. DaÃ, a formaÃÃo inicial de professores de ciÃncias tem se apresentado deficiente para assumir tal desafio, pois ainda està ancorado na ideia de que a atividade docente à simples, requerendo tÃo somente um conjunto de saberes especÃficos de um campo de saber para executÃ-la. 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Para tanto, reuniu os trÃs atores citados em atividades de formaÃÃo (oficinas e grupos de estudo) visando o desenvolvimento de uma racionalidade prÃtica. A investigaÃÃo se pautou pelo uso dos mÃtodos dedutivo e indutivo. O primeiro à caracterizado pela pesquisa bibliogrÃfica. O segundo se referiu à pesquisa de campo. As anÃlises utilizadas se referenciaram por uma abordagem qualitativa. Quanto ao nÃvel a pesquisa se caracterizou como descritiva e com uso das tÃcnicas da pesquisa participante. As tÃcnicas de pesquisa utilizadas foram questionÃrios, entrevistas semi-estruturadas e o uso da observaÃÃo participante e sistemÃtica, atravÃs do registro em diÃrio de bordo. Os resultados evidenciam (a) o potencial das trÃades formativas, inseridas no contexto do PIBID, para aproximar a universidade da escola; (b) potencializa a formaÃÃo inicial a uma perspectiva mais afinada à realidade da educaÃÃo bÃsica; (c) fortalece nas instituiÃÃes (Universidade/Escola) parcerias formativas que tomam o empÃrico da sala de aula como espaÃo formativo e reflexivo. The teaching of Science/ Chemistry present an important function in the development of the modern society, so it enables a necessary world reading in order to improve the relation between men and its gender and his environment. In this sense stands out the role of the Science/Chemistry teacher, his role in the building of necessary knowledge with the purpose of putting the citizenship. On the other hand of the importance of the referred teaching and his professional it can be found the initial Science/ Chemistry teachers training courses that, in an defective way, impedes a well made training at the urgency of basic education, since it works in a desirable classroom, ignoring the problems and challenges of a knowledge that is getting more and more difficult to the modern world demanding. So, the initial science teachers training has been presented defective to face that challenge, since it is still based on the idea that the teachers role is simple, requiring just a specific group of knowledge field to put it into practice. This diagnostic has put two theses as opposite fields in the understanding of the science teachers training: technical rationality and practical rationality. The technical rationality is characterized as a reduced view of the teachers training process anchored in the knowledge combination of the contents and some pedagogical practices. Then the practical rationality understands the teacher as a researcher of his practice, that through the dialogue with his workmates, he is able to guide his future actions in a reflection-action, so a reflexive/ critical. On this context, this project looked for to investigate the PIBID roll training triads in initial and continuing training activities for teachers of science/ chemistry teaching basic network, educators from Vale do Acaraà State University (UVA) and undergraduate students from PIBID\\UVA. So it got together three actors, which it was mentioned (workshop and learning circle) aiming the development of rationality practice, the investigation used the deductive and inductive. The first one is characterized by the bibliographic research. The second one is related to field research. The analyzes used made reference to a qualitative approach. Related to the research level it was characterized as descriptive and using techniques of the research. The researches techniques used were questionnaires, interviews and the use of active observation and systematic, through a registration in a boarding agenda. The results shows the potential of training triads, which are inserted in the PIBID context, in order to bring closer the university and school; (b) enhance the initial training to a better perspective to the basic education reality; (c) strengthen in institutions (university/school) training partnership which understand the classroom as a formative and reflexive space. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14638application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:55Zmail@mail.com -
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