A alfabetizaÃÃo cientÃfica na formaÃÃo inicial dos professores de quÃmica: contribuiÃÃes do museu itinerante de quÃmica no Instituto Federal do Piauà - IFPI/PICOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisca das Chagas Alves da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16776
Resumo: A formaÃÃo inicial à o momento em que o licenciando conhece os processos de ensino e aprendizagem e tem a possibilidade de desenvolver pesquisas, contribuindo com Ensino de QuÃmica. O presente trabalho teve como objetivo investigar a influÃncia de aÃÃes de AlfabetizaÃÃo CientÃfica na formaÃÃo inicial de licenciandos em QuÃmica do Instituto Federal do PiauÃ, a partir da construÃÃo participativa de um Museu Itinerante de QuÃmica (MIQ). A pesquisa se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, descritiva e participante. As tÃcnicas utilizadas para coleta de dados foram: questionÃrio, entrevista semi-estruturada, observaÃÃo participante e sistemÃtica registrada no roteiro museal, produÃÃo textual e conversas informais durante o processo. As situaÃÃes investigadas abordaram a anÃlise das concepÃÃes prÃvias dos licenciandos sobre AlfabetizaÃÃo CientÃfica antes e apÃs a construÃÃo do MIQ; grupo de estudos com a leitura de artigos sobre a AlfabetizaÃÃo CientÃfica; a construÃÃo do MIQ, desde o planejamento atà a fase da exposiÃÃo em duas escolas da cidade de Picos e as contribuiÃÃes no processo de formaÃÃo inicial docente. Para fundamentar a pesquisa foram utilizadas as ideias de Astolfi (2012); Cachapuz (2000,2011); Chassot (2004,2014); Marandino (2005,2013); Milarà (2009,2014); Schentzler (1998). Os resultados do estudo mostram que no inÃcio das atividades os licenciandos (90%) conheciam pouco sobre o papel da AlfabetizaÃÃo CientÃfica, ampliando suas concepÃÃes ao longo desta pesquisa. As principais contribuiÃÃes que as aÃÃes de AlfabetizaÃÃo CientÃfica trouxeram para os licenciandos investigados foram: (a) melhorias dos conhecimentos quÃmicos explorados pelo MIQ; (b) conhecimento das discussÃes a cerca da AlfabetizaÃÃo CientÃfica e o Ensino de QuÃmica; (c) mudanÃas na visÃo do Ensino de QuÃmica promovidas pela contextualizaÃÃo, materiais didÃticos e jogos explorando os princÃpios da AlfabetizaÃÃo CientÃfica. Os licenciando, alÃm de aprimorar a concepÃÃo sobre AlfabetizaÃÃo CientÃfica, desenvolveram a seguranÃa e autonomia necessÃrias para o trabalho docente. Concluiu-se que, por meio da construÃÃo do MIQ, os licenciandos participantes puderam se apropriar dos aportes teÃricos da AlfabetizaÃÃo CientÃfica, resultando na formaÃÃo de futuros professores mais consciente da importÃncia da educaÃÃo cientÃfica voltadas para o contexto escolar, uma vez que se viram desafiados a aprender pesquisando e ensinando.
id UFC_654385199c7ea11356c675cd54f73a49
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10931
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA alfabetizaÃÃo cientÃfica na formaÃÃo inicial dos professores de quÃmica: contribuiÃÃes do museu itinerante de quÃmica no Instituto Federal do Piauà - IFPI/PICOS.Scientific literacy in the initial training of chemistry teachers: contributions of the traveling museum of chemistry at the Federal Institute of Piaui - IFPI /PICOS.2015-10-29Maria Mozarina Beserra Almeida23021721320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785555J0Silvany Bastos Santiago11982764368Ãltima atualizaÃÃo do currÃculo em 11/10/2009 Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/4625217174686713FÃtima Miranda Nunes45523924253http://lattes.cnpq.br/852907964864430900019133367 http://lattes.cnpq.br/0069530118312649Francisca das Chagas Alves da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRensino de QuÃmica alfabetizaÃÃo cientÃficaMuseu Itinerante de QuÃmicachemistry teaching scientific literacy Traveling Museum of ChemistryQUIMICAA formaÃÃo inicial à o momento em que o licenciando conhece os processos de ensino e aprendizagem e tem a possibilidade de desenvolver pesquisas, contribuindo com Ensino de QuÃmica. O presente trabalho teve como objetivo investigar a influÃncia de aÃÃes de AlfabetizaÃÃo CientÃfica na formaÃÃo inicial de licenciandos em QuÃmica do Instituto Federal do PiauÃ, a partir da construÃÃo participativa de um Museu Itinerante de QuÃmica (MIQ). A pesquisa se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, descritiva e participante. As tÃcnicas utilizadas para coleta de dados foram: questionÃrio, entrevista semi-estruturada, observaÃÃo participante e sistemÃtica registrada no roteiro museal, produÃÃo textual e conversas informais durante o processo. As situaÃÃes investigadas abordaram a anÃlise das concepÃÃes prÃvias dos licenciandos sobre AlfabetizaÃÃo CientÃfica antes e apÃs a construÃÃo do MIQ; grupo de estudos com a leitura de artigos sobre a AlfabetizaÃÃo CientÃfica; a construÃÃo do MIQ, desde o planejamento atà a fase da exposiÃÃo em duas escolas da cidade de Picos e as contribuiÃÃes no processo de formaÃÃo inicial docente. Para fundamentar a pesquisa foram utilizadas as ideias de Astolfi (2012); Cachapuz (2000,2011); Chassot (2004,2014); Marandino (2005,2013); Milarà (2009,2014); Schentzler (1998). Os resultados do estudo mostram que no inÃcio das atividades os licenciandos (90%) conheciam pouco sobre o papel da AlfabetizaÃÃo CientÃfica, ampliando suas concepÃÃes ao longo desta pesquisa. As principais contribuiÃÃes que as aÃÃes de AlfabetizaÃÃo CientÃfica trouxeram para os licenciandos investigados foram: (a) melhorias dos conhecimentos quÃmicos explorados pelo MIQ; (b) conhecimento das discussÃes a cerca da AlfabetizaÃÃo CientÃfica e o Ensino de QuÃmica; (c) mudanÃas na visÃo do Ensino de QuÃmica promovidas pela contextualizaÃÃo, materiais didÃticos e jogos explorando os princÃpios da AlfabetizaÃÃo CientÃfica. Os licenciando, alÃm de aprimorar a concepÃÃo sobre AlfabetizaÃÃo CientÃfica, desenvolveram a seguranÃa e autonomia necessÃrias para o trabalho docente. Concluiu-se que, por meio da construÃÃo do MIQ, os licenciandos participantes puderam se apropriar dos aportes teÃricos da AlfabetizaÃÃo CientÃfica, resultando na formaÃÃo de futuros professores mais consciente da importÃncia da educaÃÃo cientÃfica voltadas para o contexto escolar, uma vez que se viram desafiados a aprender pesquisando e ensinando.Initial Training is the time that the undergraduate students know teaching and learning processes and have the possibility to develop research, contributing to Chemistry Teaching. This study aimed to investigate the influence of Scientific Literacy actions in the Initial Training of Chemistry undergraduate students from the Federal Institute of PiauÃ, as from the participative construction of a Traveling Museum of Chemistry (MIQ). The research is characterized as qualitative, descriptive and participant. The techniques used for data collection were: questionnaire, semi-structured interviews, participant observation and systematic recorded in the museum script, text production and informal conversations during the process. The investigated situations addressed the analysis of previous conceptions of undergraduate students on Scientific Literacy before and after the construction of MIQ; study group with reading articles about Science Literacy; the construction of the MIQ, from planning to the exposure phase in two schools in Picos and contributions in the initial teacher training process. To support the research were used the ideas of Astolfi (2012); Cachapuz (2000,2011); Chassot (2004,2014); Marandino (2005,2013); Milarà (2009,2014); Schentzler (1998). The study results show that at the beginning of the activities, the undergraduate students (90%) knew little about the role of Scientific Literacy, expanding their views along this research. The main contributions that the Scientific Literacy actions have brought to the undergraduate students were: (a) improvements of chemical knowledge exploited by MIQ; (b) knowledge of the discussions about the Scientific Literacy and the Teaching of Chemistry; (c) changes in the view of Chemistry Teaching promoted by the context, teaching materials and games exploring the principles of Scientific Literacy. Undergraduate students, beyond enhancing conception of Scientific Literacy, they developed the necessary security and autonomy for teaching. We conclude that, through the construction of MIQ, the undergraduate student participants were able to appropriate the theoretical contributions of Scientific Literacy, resulting in the formation of future more conscious teachers of the importance of focused science education to the school context, as found themselves challenged to learn through research and teaching.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16776application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A alfabetizaÃÃo cientÃfica na formaÃÃo inicial dos professores de quÃmica: contribuiÃÃes do museu itinerante de quÃmica no Instituto Federal do Piauà - IFPI/PICOS.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Scientific literacy in the initial training of chemistry teachers: contributions of the traveling museum of chemistry at the Federal Institute of Piaui - IFPI /PICOS.
title A alfabetizaÃÃo cientÃfica na formaÃÃo inicial dos professores de quÃmica: contribuiÃÃes do museu itinerante de quÃmica no Instituto Federal do Piauà - IFPI/PICOS.
spellingShingle A alfabetizaÃÃo cientÃfica na formaÃÃo inicial dos professores de quÃmica: contribuiÃÃes do museu itinerante de quÃmica no Instituto Federal do Piauà - IFPI/PICOS.
Francisca das Chagas Alves da Silva
ensino de QuÃmica
alfabetizaÃÃo cientÃfica
Museu Itinerante de QuÃmica
chemistry teaching
scientific literacy
Traveling Museum of Chemistry
QUIMICA
title_short A alfabetizaÃÃo cientÃfica na formaÃÃo inicial dos professores de quÃmica: contribuiÃÃes do museu itinerante de quÃmica no Instituto Federal do Piauà - IFPI/PICOS.
title_full A alfabetizaÃÃo cientÃfica na formaÃÃo inicial dos professores de quÃmica: contribuiÃÃes do museu itinerante de quÃmica no Instituto Federal do Piauà - IFPI/PICOS.
title_fullStr A alfabetizaÃÃo cientÃfica na formaÃÃo inicial dos professores de quÃmica: contribuiÃÃes do museu itinerante de quÃmica no Instituto Federal do Piauà - IFPI/PICOS.
title_full_unstemmed A alfabetizaÃÃo cientÃfica na formaÃÃo inicial dos professores de quÃmica: contribuiÃÃes do museu itinerante de quÃmica no Instituto Federal do Piauà - IFPI/PICOS.
title_sort A alfabetizaÃÃo cientÃfica na formaÃÃo inicial dos professores de quÃmica: contribuiÃÃes do museu itinerante de quÃmica no Instituto Federal do Piauà - IFPI/PICOS.
author Francisca das Chagas Alves da Silva
author_facet Francisca das Chagas Alves da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Mozarina Beserra Almeida
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 23021721320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785555J0
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silvany Bastos Santiago
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 11982764368
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv Ãltima atualizaÃÃo do currÃculo em 11/10/2009
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Isaias Batista de Lima
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 38087049349
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4625217174686713
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FÃtima Miranda Nunes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 45523924253
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8529079648644309
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00019133367
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0069530118312649
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisca das Chagas Alves da Silva
contributor_str_mv Maria Mozarina Beserra Almeida
Silvany Bastos Santiago
Isaias Batista de Lima
FÃtima Miranda Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de QuÃmica
alfabetizaÃÃo cientÃfica
Museu Itinerante de QuÃmica
topic ensino de QuÃmica
alfabetizaÃÃo cientÃfica
Museu Itinerante de QuÃmica
chemistry teaching
scientific literacy
Traveling Museum of Chemistry
QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv chemistry teaching
scientific literacy
Traveling Museum of Chemistry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv QUIMICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A formaÃÃo inicial à o momento em que o licenciando conhece os processos de ensino e aprendizagem e tem a possibilidade de desenvolver pesquisas, contribuindo com Ensino de QuÃmica. O presente trabalho teve como objetivo investigar a influÃncia de aÃÃes de AlfabetizaÃÃo CientÃfica na formaÃÃo inicial de licenciandos em QuÃmica do Instituto Federal do PiauÃ, a partir da construÃÃo participativa de um Museu Itinerante de QuÃmica (MIQ). A pesquisa se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, descritiva e participante. As tÃcnicas utilizadas para coleta de dados foram: questionÃrio, entrevista semi-estruturada, observaÃÃo participante e sistemÃtica registrada no roteiro museal, produÃÃo textual e conversas informais durante o processo. As situaÃÃes investigadas abordaram a anÃlise das concepÃÃes prÃvias dos licenciandos sobre AlfabetizaÃÃo CientÃfica antes e apÃs a construÃÃo do MIQ; grupo de estudos com a leitura de artigos sobre a AlfabetizaÃÃo CientÃfica; a construÃÃo do MIQ, desde o planejamento atà a fase da exposiÃÃo em duas escolas da cidade de Picos e as contribuiÃÃes no processo de formaÃÃo inicial docente. Para fundamentar a pesquisa foram utilizadas as ideias de Astolfi (2012); Cachapuz (2000,2011); Chassot (2004,2014); Marandino (2005,2013); Milarà (2009,2014); Schentzler (1998). Os resultados do estudo mostram que no inÃcio das atividades os licenciandos (90%) conheciam pouco sobre o papel da AlfabetizaÃÃo CientÃfica, ampliando suas concepÃÃes ao longo desta pesquisa. As principais contribuiÃÃes que as aÃÃes de AlfabetizaÃÃo CientÃfica trouxeram para os licenciandos investigados foram: (a) melhorias dos conhecimentos quÃmicos explorados pelo MIQ; (b) conhecimento das discussÃes a cerca da AlfabetizaÃÃo CientÃfica e o Ensino de QuÃmica; (c) mudanÃas na visÃo do Ensino de QuÃmica promovidas pela contextualizaÃÃo, materiais didÃticos e jogos explorando os princÃpios da AlfabetizaÃÃo CientÃfica. Os licenciando, alÃm de aprimorar a concepÃÃo sobre AlfabetizaÃÃo CientÃfica, desenvolveram a seguranÃa e autonomia necessÃrias para o trabalho docente. Concluiu-se que, por meio da construÃÃo do MIQ, os licenciandos participantes puderam se apropriar dos aportes teÃricos da AlfabetizaÃÃo CientÃfica, resultando na formaÃÃo de futuros professores mais consciente da importÃncia da educaÃÃo cientÃfica voltadas para o contexto escolar, uma vez que se viram desafiados a aprender pesquisando e ensinando.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Initial Training is the time that the undergraduate students know teaching and learning processes and have the possibility to develop research, contributing to Chemistry Teaching. This study aimed to investigate the influence of Scientific Literacy actions in the Initial Training of Chemistry undergraduate students from the Federal Institute of PiauÃ, as from the participative construction of a Traveling Museum of Chemistry (MIQ). The research is characterized as qualitative, descriptive and participant. The techniques used for data collection were: questionnaire, semi-structured interviews, participant observation and systematic recorded in the museum script, text production and informal conversations during the process. The investigated situations addressed the analysis of previous conceptions of undergraduate students on Scientific Literacy before and after the construction of MIQ; study group with reading articles about Science Literacy; the construction of the MIQ, from planning to the exposure phase in two schools in Picos and contributions in the initial teacher training process. To support the research were used the ideas of Astolfi (2012); Cachapuz (2000,2011); Chassot (2004,2014); Marandino (2005,2013); Milarà (2009,2014); Schentzler (1998). The study results show that at the beginning of the activities, the undergraduate students (90%) knew little about the role of Scientific Literacy, expanding their views along this research. The main contributions that the Scientific Literacy actions have brought to the undergraduate students were: (a) improvements of chemical knowledge exploited by MIQ; (b) knowledge of the discussions about the Scientific Literacy and the Teaching of Chemistry; (c) changes in the view of Chemistry Teaching promoted by the context, teaching materials and games exploring the principles of Scientific Literacy. Undergraduate students, beyond enhancing conception of Scientific Literacy, they developed the necessary security and autonomy for teaching. We conclude that, through the construction of MIQ, the undergraduate student participants were able to appropriate the theoretical contributions of Scientific Literacy, resulting in the formation of future more conscious teachers of the importance of focused science education to the school context, as found themselves challenged to learn through research and teaching.
description A formaÃÃo inicial à o momento em que o licenciando conhece os processos de ensino e aprendizagem e tem a possibilidade de desenvolver pesquisas, contribuindo com Ensino de QuÃmica. O presente trabalho teve como objetivo investigar a influÃncia de aÃÃes de AlfabetizaÃÃo CientÃfica na formaÃÃo inicial de licenciandos em QuÃmica do Instituto Federal do PiauÃ, a partir da construÃÃo participativa de um Museu Itinerante de QuÃmica (MIQ). A pesquisa se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, descritiva e participante. As tÃcnicas utilizadas para coleta de dados foram: questionÃrio, entrevista semi-estruturada, observaÃÃo participante e sistemÃtica registrada no roteiro museal, produÃÃo textual e conversas informais durante o processo. As situaÃÃes investigadas abordaram a anÃlise das concepÃÃes prÃvias dos licenciandos sobre AlfabetizaÃÃo CientÃfica antes e apÃs a construÃÃo do MIQ; grupo de estudos com a leitura de artigos sobre a AlfabetizaÃÃo CientÃfica; a construÃÃo do MIQ, desde o planejamento atà a fase da exposiÃÃo em duas escolas da cidade de Picos e as contribuiÃÃes no processo de formaÃÃo inicial docente. Para fundamentar a pesquisa foram utilizadas as ideias de Astolfi (2012); Cachapuz (2000,2011); Chassot (2004,2014); Marandino (2005,2013); Milarà (2009,2014); Schentzler (1998). Os resultados do estudo mostram que no inÃcio das atividades os licenciandos (90%) conheciam pouco sobre o papel da AlfabetizaÃÃo CientÃfica, ampliando suas concepÃÃes ao longo desta pesquisa. As principais contribuiÃÃes que as aÃÃes de AlfabetizaÃÃo CientÃfica trouxeram para os licenciandos investigados foram: (a) melhorias dos conhecimentos quÃmicos explorados pelo MIQ; (b) conhecimento das discussÃes a cerca da AlfabetizaÃÃo CientÃfica e o Ensino de QuÃmica; (c) mudanÃas na visÃo do Ensino de QuÃmica promovidas pela contextualizaÃÃo, materiais didÃticos e jogos explorando os princÃpios da AlfabetizaÃÃo CientÃfica. Os licenciando, alÃm de aprimorar a concepÃÃo sobre AlfabetizaÃÃo CientÃfica, desenvolveram a seguranÃa e autonomia necessÃrias para o trabalho docente. Concluiu-se que, por meio da construÃÃo do MIQ, os licenciandos participantes puderam se apropriar dos aportes teÃricos da AlfabetizaÃÃo CientÃfica, resultando na formaÃÃo de futuros professores mais consciente da importÃncia da educaÃÃo cientÃfica voltadas para o contexto escolar, uma vez que se viram desafiados a aprender pesquisando e ensinando.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16776
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295220567113728