Tocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà Robson Maia de Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4307
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_33fd06006306f4e3d3d950096878b50d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3285
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical Touching the repertoire curricular: bands of music and musical formation 2010-03-26Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Carlos VelÃzquez Rueda63674793334Luiz Botelho Albuquerque0020022018789643259315http://lattes.cnpq.br/5116712500151643 Josà Robson Maia de AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRBanda de MÃsica CurrÃculo EducaÃÃo MusicalMusical Band Curriculum Musical EducationEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO presente trabalho procura entender o processo curricular existente com base nas influÃncias que o repertÃrio exerce na educaÃÃo musical das bandas de mÃsica do Cearà e que aprendizagens surgem desses currÃculos. O estudo foi realizado com a Banda de MÃsica Padre Assis Portela, do MunicÃpio cearense de Beberibe, situado na RegiÃo Litoral-Leste do Estado. Para auxiliar esta pesquisa, foi necessÃrio realizar um mapeamento com regentes de outros municÃpios, no intuito de elucidar o atual estado das bandas cearenses, apresentando aspectos como histÃria, repertÃrio e formaÃÃo musical. A metodologia configurou-se em estudo de caso, antecedido por estudos exploratÃrios, utilizando aspectos inerentes à pesquisa etnogrÃfica, sendo empregados procedimentos como observaÃÃes e entrevistas semiestruturadas com os integrantes, ex-integrantes, regentes e ex-regentes da Banda de Beberibe. As informaÃÃes colhidas foram categorizadas mediante sua relevÃncia diante dos objetivos propostos e, desta maneira, revelam que o repertÃrio da referida Banda recebe vÃrias influÃncias da atual sociedade, como da indÃstria cultural, da cultura dos Estados Unidos e da heranÃa advinda das bandas mantidas por corporaÃÃes militares e influenciando diretamente no processo curricular, que està por trÃs da educaÃÃo musical deste grupo. Com suporte na formalidade e na informalidade curricular recorrente na Banda estudada, surgem diversas aprendizagens relacionadas com questÃes musicais, sociais, econÃmicas e culturais, delineando, desta forma, o currÃculo presente na Banda de MÃsica Padre Assis Portela. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4307application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:21Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Tocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Touching the repertoire curricular: bands of music and musical formation
title Tocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical
spellingShingle Tocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical
Josà Robson Maia de Almeida
Banda de MÃsica
CurrÃculo
EducaÃÃo Musical
Musical Band
Curriculum
Musical Education
EDUCACAO
title_short Tocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical
title_full Tocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical
title_fullStr Tocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical
title_full_unstemmed Tocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical
title_sort Tocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical
author Josà Robson Maia de Almeida
author_facet Josà Robson Maia de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elvis de Azevedo Matos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 32208677315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9261280061942293
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos VelÃzquez Rueda
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 63674793334
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 89643259315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5116712500151643
dc.contributor.author.fl_str_mv Josà Robson Maia de Almeida
contributor_str_mv Elvis de Azevedo Matos
Carlos VelÃzquez Rueda
Luiz Botelho Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Banda de MÃsica
CurrÃculo
EducaÃÃo Musical
topic Banda de MÃsica
CurrÃculo
EducaÃÃo Musical
Musical Band
Curriculum
Musical Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical Band
Curriculum
Musical Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho procura entender o processo curricular existente com base nas influÃncias que o repertÃrio exerce na educaÃÃo musical das bandas de mÃsica do Cearà e que aprendizagens surgem desses currÃculos. O estudo foi realizado com a Banda de MÃsica Padre Assis Portela, do MunicÃpio cearense de Beberibe, situado na RegiÃo Litoral-Leste do Estado. Para auxiliar esta pesquisa, foi necessÃrio realizar um mapeamento com regentes de outros municÃpios, no intuito de elucidar o atual estado das bandas cearenses, apresentando aspectos como histÃria, repertÃrio e formaÃÃo musical. A metodologia configurou-se em estudo de caso, antecedido por estudos exploratÃrios, utilizando aspectos inerentes à pesquisa etnogrÃfica, sendo empregados procedimentos como observaÃÃes e entrevistas semiestruturadas com os integrantes, ex-integrantes, regentes e ex-regentes da Banda de Beberibe. As informaÃÃes colhidas foram categorizadas mediante sua relevÃncia diante dos objetivos propostos e, desta maneira, revelam que o repertÃrio da referida Banda recebe vÃrias influÃncias da atual sociedade, como da indÃstria cultural, da cultura dos Estados Unidos e da heranÃa advinda das bandas mantidas por corporaÃÃes militares e influenciando diretamente no processo curricular, que està por trÃs da educaÃÃo musical deste grupo. Com suporte na formalidade e na informalidade curricular recorrente na Banda estudada, surgem diversas aprendizagens relacionadas com questÃes musicais, sociais, econÃmicas e culturais, delineando, desta forma, o currÃculo presente na Banda de MÃsica Padre Assis Portela.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4307
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295137385676800