O lugar da mÃsica na escola: DiÃlogos entre o espaÃo e o ensino de mÃsica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18107 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como proposta examinar as relaÃÃes entre o ensino de mÃsica e o espaÃo escolar. Para a reflexÃo teÃrica do tema, foram abordados pesquisadores que se debruÃam sobre a educaÃÃo musical no Brasil, como Sousa (2015), Penna (2009), Matos (2015), Fonterrada (2008), entre outros. TeÃricos da EducaÃÃo tambÃm contribuem para a argumentaÃÃo, na perspectiva de debater a educaÃÃo musical e o currÃculo das escolas. Para a aproximaÃÃo do ensino de mÃsica com o espaÃo escolar, a pesquisa recorre a estudos de pesquisadores que escrevem sobre histÃria da educaÃÃo, arquitetura e espaÃo escolar. SerÃo abordados escritos de Frago (2001), Escolano (2001), Bencosta (2005), Kowaltowski (2011) e Sousa (1998). O estudo foi desenvolvido entre agosto de 2014 e julho de 2016. O perÃodo de coleta de dados ocorreu de julho a dezembro de 2015 em uma escola na RegiÃo Metropolitana de Fortaleza, no CearÃ. Este estudo tem como metodologia o estudo de caso etnogrÃfico. Autores como Andre (1995), Macedo (2010) e Severino (2007) fazem o aporte teÃrico que caracteriza a pesquisa como um estudo de caso etnogrÃfico. Foram usados como recursos metodolÃgicos para esta pesquisa: diÃrio de campo, fotos, documentos e entrevistas realizadas com o nÃcleo gestor, professores e estudantes. A anÃlise dos dados à feita no primeiro momento a partir de uma anÃlise da estÃria da escola e da construÃÃo dos seus espaÃos, em seguida sÃo observadas as respostas dos questionÃrios e as contribuiÃÃes escrita no diÃrio de campo. Por ultimo à apresentas as conclusÃes do autor sobre as descobertas de sua pesquisa. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO lugar da mÃsica na escola: DiÃlogos entre o espaÃo e o ensino de mÃsica The place of music in school: Dialogues between space and the teaching of music2016-07-27Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Gerardo Silveira Viana Junior39217493368http://lattes.cnpq.br/3713032970984293Erwin Schrader 35893117387http://lattes.cnpq.br/5170961755771566 00818123370http://lattes.cnpq.br/2702097440471250Claudio Fernandes Damasceno Da SilveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBREducaÃÃo musicalEspaÃo escolarCurrÃculoMusic Education School Space TeachingMUSICAEsta pesquisa tem como proposta examinar as relaÃÃes entre o ensino de mÃsica e o espaÃo escolar. Para a reflexÃo teÃrica do tema, foram abordados pesquisadores que se debruÃam sobre a educaÃÃo musical no Brasil, como Sousa (2015), Penna (2009), Matos (2015), Fonterrada (2008), entre outros. TeÃricos da EducaÃÃo tambÃm contribuem para a argumentaÃÃo, na perspectiva de debater a educaÃÃo musical e o currÃculo das escolas. Para a aproximaÃÃo do ensino de mÃsica com o espaÃo escolar, a pesquisa recorre a estudos de pesquisadores que escrevem sobre histÃria da educaÃÃo, arquitetura e espaÃo escolar. SerÃo abordados escritos de Frago (2001), Escolano (2001), Bencosta (2005), Kowaltowski (2011) e Sousa (1998). O estudo foi desenvolvido entre agosto de 2014 e julho de 2016. O perÃodo de coleta de dados ocorreu de julho a dezembro de 2015 em uma escola na RegiÃo Metropolitana de Fortaleza, no CearÃ. Este estudo tem como metodologia o estudo de caso etnogrÃfico. Autores como Andre (1995), Macedo (2010) e Severino (2007) fazem o aporte teÃrico que caracteriza a pesquisa como um estudo de caso etnogrÃfico. Foram usados como recursos metodolÃgicos para esta pesquisa: diÃrio de campo, fotos, documentos e entrevistas realizadas com o nÃcleo gestor, professores e estudantes. A anÃlise dos dados à feita no primeiro momento a partir de uma anÃlise da estÃria da escola e da construÃÃo dos seus espaÃos, em seguida sÃo observadas as respostas dos questionÃrios e as contribuiÃÃes escrita no diÃrio de campo. Por ultimo à apresentas as conclusÃes do autor sobre as descobertas de sua pesquisa.This research is designed to examine the relationship between the school space and the teaching of music. For the theoretical reflection of the topic, researchers that focus on musical education in Brazil were approached, as Sousa (2015), Penna (2009), Matos (2015), Fonterrada (2008). Educational theorists also contribute to the discussion with a view to discuss the musical education and the curriculum of schools. For talk about music education and the school space, the research draws on studies of researchers who write about the history of education, architecture and school space, as Frago (2001), Escolano (2001), Bencosta (2005), Kowaltowski (2011) and Sousa (1998). The study was conducted between August 2014 and July 2016. The data collection period was from July to December 2016 in a school in the metropolitan area of Fortaleza, CearÃ. The methodology of this study is an ethnographic case. Authors such as Andre (1995), Macedo (2010) and Severino (2007) are the theoretical framework that characterizes research as an ethnographic case study. Were used as methodological resources for this research: field diary, photos, documents and interviews with the core manager, teachers and students.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18107application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:11Zmail@mail.com - |
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This research is designed to examine the relationship between the school space and the teaching of music. For the theoretical reflection of the topic, researchers that focus on musical education in Brazil were approached, as Sousa (2015), Penna (2009), Matos (2015), Fonterrada (2008). Educational theorists also contribute to the discussion with a view to discuss the musical education and the curriculum of schools. For talk about music education and the school space, the research draws on studies of researchers who write about the history of education, architecture and school space, as Frago (2001), Escolano (2001), Bencosta (2005), Kowaltowski (2011) and Sousa (1998). The study was conducted between August 2014 and July 2016. The data collection period was from July to December 2016 in a school in the metropolitan area of Fortaleza, CearÃ. The methodology of this study is an ethnographic case. Authors such as Andre (1995), Macedo (2010) and Severino (2007) are the theoretical framework that characterizes research as an ethnographic case study. Were used as methodological resources for this research: field diary, photos, documents and interviews with the core manager, teachers and students. |
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