Narrativas docentes na escola bÃsica atual: caminhos e contradiÃÃes da prÃtica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TÃssia Fernandes Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20121
Resumo: Na presente pesquisa, buscamos, atravÃs de uma abordagem qualitativa, compreender, por meio das narrativas docentes e da anÃlise da prÃtica de dois professores pedagogos do 5 ano do Ensino Fundamental I, de uma escola bÃsica da rede pÃblica de ensino de Fortaleza-CearÃ, os caminhos e as contradiÃÃes presentes na prÃtica que esses profissionais realizam em sala de aula com vistas a uma educaÃÃo que possibilite a construÃÃo de uma sociedade mais justa e democrÃtica. Como objetivos especÃficos, buscamos, alÃm de observar e analisar a prÃtica docente, compreender e discutir, a partir das narrativas dos professores, as trajetÃrias e concepÃÃes destes acerca de seus papÃis na promoÃÃo de uma educaÃÃo que seja instrumento de transformaÃÃo social, assim como os elementos representativos que pleiteiam, ou nÃo, uma educaÃÃo nessa direÃÃo, bem como verificar, no cotidiano profissional desses professores, a relaÃÃo de harmonia e/ou contradiÃÃo entre seus discursos e suas prÃticas, a partir de observaÃÃes e situaÃÃes-problemas cotidianas a eles apresentadas e sem desconsiderar suas crenÃas enquanto sujeitos. Entendemos que, pelo fato de inserir os professores de forma ativa no processo investigativo, a pesquisa venha a contribuir para a elevaÃÃo da reflexÃo e da autoestima docente, fundamentais no exercÃcio da profissÃo, assim como para o sentimento de pertencimento dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem, no campo pedagÃgico-escolar, no trabalho de melhoria da sociedade. Utilizamo-nos de entrevistas semiestruturadas, diferenciadas entre si, com professores e gestores, situaÃÃes-problemas elaboradas com base em conflitos comuns à rotina escolar, gravador de Ãudio, diÃrio de campo, alÃm das observaÃÃes em sala de aula, do estudo do Projeto PolÃtico PedagÃgico da instituiÃÃo e do acesso a provas e planejamentos elaborados pelos docentes. Nossa base teÃrica pautou-se nas perspectivas de autores como BRUNER (1991; 2001), CUNHA (1997), SACRISTÃN (2003), FRANCO (2012), CHARLOT (2013; 2013a), NÃVOA (1995, 1997, 2007, 2012), LIBÃNEO (1998; 2010), TARDIF (2002), FREIRE (2011), entre outros que compuseram a pesquisa bibliogrÃfica. Os resultados apontaram que, apesar de suas ricas trajetÃrias na Ãrea educacional e dos discursos proferidos em suas narrativas acerca do importante papel da educaÃÃo escolar e das aÃÃes docentes para a constituiÃÃo de uma sociedade mais plural e democrÃtica, somente um dos professores se utiliza de uma prÃtica capaz de possibilitar ao aluno situaÃÃes e vivÃncias que o tornem sujeito crÃtico, autÃnomo, consciente. O outro, por meio de uma prÃtica, por vezes, contraditÃria e dissociada de bases teÃricas fundamentais ao exercÃcio da docÃncia, mostra uma concepÃÃo mais tradicionalista e pouco eficaz para uma educaÃÃo que leve a uma transformaÃÃo social. Com base nos resultados, destacamos a necessidade de fomentar o debate acerca de outras questÃes educacionais, como a dissociaÃÃo entre teoria e prÃtica, a forma como vem sendo realizada a formaÃÃo superior do profissional docente no Brasil, ou ainda o processo de formaÃÃo da identidade desse profissional, todas de ampla importÃncia para a continuidade e a consolidaÃÃo de pesquisas que visem a investigaÃÃo e compreensÃo da prÃtica docente.
id UFC_346330864b9f70796ef8a9feed783089
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12586
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNarrativas docentes na escola bÃsica atual: caminhos e contradiÃÃes da prÃtica em sala de aula Teaching narratives in current basic school: pathways and contradictiions of practice in classroom 2017-09-15Francisco Ari de Andrade16576381387LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro21417792353http://lattes.cnpq.br/6368042791230986Giovana Carla Cardoso Amorim02230931490http://lattes.cnpq.br/136242175549626197273635391http://lattes.cnpq.br/9670769637236669TÃssia Fernandes FerreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRNarrativas docentes PrÃtica docente Escola bÃsica atual Teaching narratives Teaching practice Current basic schoolEDUCACAONa presente pesquisa, buscamos, atravÃs de uma abordagem qualitativa, compreender, por meio das narrativas docentes e da anÃlise da prÃtica de dois professores pedagogos do 5 ano do Ensino Fundamental I, de uma escola bÃsica da rede pÃblica de ensino de Fortaleza-CearÃ, os caminhos e as contradiÃÃes presentes na prÃtica que esses profissionais realizam em sala de aula com vistas a uma educaÃÃo que possibilite a construÃÃo de uma sociedade mais justa e democrÃtica. Como objetivos especÃficos, buscamos, alÃm de observar e analisar a prÃtica docente, compreender e discutir, a partir das narrativas dos professores, as trajetÃrias e concepÃÃes destes acerca de seus papÃis na promoÃÃo de uma educaÃÃo que seja instrumento de transformaÃÃo social, assim como os elementos representativos que pleiteiam, ou nÃo, uma educaÃÃo nessa direÃÃo, bem como verificar, no cotidiano profissional desses professores, a relaÃÃo de harmonia e/ou contradiÃÃo entre seus discursos e suas prÃticas, a partir de observaÃÃes e situaÃÃes-problemas cotidianas a eles apresentadas e sem desconsiderar suas crenÃas enquanto sujeitos. Entendemos que, pelo fato de inserir os professores de forma ativa no processo investigativo, a pesquisa venha a contribuir para a elevaÃÃo da reflexÃo e da autoestima docente, fundamentais no exercÃcio da profissÃo, assim como para o sentimento de pertencimento dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem, no campo pedagÃgico-escolar, no trabalho de melhoria da sociedade. Utilizamo-nos de entrevistas semiestruturadas, diferenciadas entre si, com professores e gestores, situaÃÃes-problemas elaboradas com base em conflitos comuns à rotina escolar, gravador de Ãudio, diÃrio de campo, alÃm das observaÃÃes em sala de aula, do estudo do Projeto PolÃtico PedagÃgico da instituiÃÃo e do acesso a provas e planejamentos elaborados pelos docentes. Nossa base teÃrica pautou-se nas perspectivas de autores como BRUNER (1991; 2001), CUNHA (1997), SACRISTÃN (2003), FRANCO (2012), CHARLOT (2013; 2013a), NÃVOA (1995, 1997, 2007, 2012), LIBÃNEO (1998; 2010), TARDIF (2002), FREIRE (2011), entre outros que compuseram a pesquisa bibliogrÃfica. Os resultados apontaram que, apesar de suas ricas trajetÃrias na Ãrea educacional e dos discursos proferidos em suas narrativas acerca do importante papel da educaÃÃo escolar e das aÃÃes docentes para a constituiÃÃo de uma sociedade mais plural e democrÃtica, somente um dos professores se utiliza de uma prÃtica capaz de possibilitar ao aluno situaÃÃes e vivÃncias que o tornem sujeito crÃtico, autÃnomo, consciente. O outro, por meio de uma prÃtica, por vezes, contraditÃria e dissociada de bases teÃricas fundamentais ao exercÃcio da docÃncia, mostra uma concepÃÃo mais tradicionalista e pouco eficaz para uma educaÃÃo que leve a uma transformaÃÃo social. Com base nos resultados, destacamos a necessidade de fomentar o debate acerca de outras questÃes educacionais, como a dissociaÃÃo entre teoria e prÃtica, a forma como vem sendo realizada a formaÃÃo superior do profissional docente no Brasil, ou ainda o processo de formaÃÃo da identidade desse profissional, todas de ampla importÃncia para a continuidade e a consolidaÃÃo de pesquisas que visem a investigaÃÃo e compreensÃo da prÃtica docente.In this research, we intend to understand the existing paths and contradictions in the teaching practice of two pedagogical teachers through the narratives and their respective analysis. We chose two public school teachers from Fortaleza, CearÃ, that work in the 5th grade. Here, we investigate their perception with respect to the Education as and their impact in the construction of a fairer and democratic society. Besides observing and analyzing the teaching practice, we seek to understand the teacherâs trajectories and conceptions about their roles through their narratives. In this context, special attention is given in the promotion and opposition actions of Education as an instrument of social transformation, considering the representative elements, the professional daily life, the existing harmony and/or contradiction in their discourses and practices. All that from observations and everyday problem-situations, without disregarding their beliefs as subjects. Here, we believe that by actively introducing teachers into the research process, the resulting research findings will contribute to raising teacher reflection and self-worth, which are fundamental in the professionâs exercise, as well as their sense of belonging in the process of teaching and learning, in the pedagogical-school field, in the work of improving society. To achieve our results, we adopt different types of semi-structured interviews with teachers and managers, school daily-based problem-situations, audio recorder, a field diary, in addition to the classroom observations, the study of the institutionâs Institutional Political Project alongside the class planning elaborated by the teachers. Our research is mainly based on the following works BRUNER (1991, 2001), CUNHA (1997), SACRISTÃN (2003), FRANCO (2012), CHARLOT (2013, 2013a), NÃVOA (1995, 1997, 2007, 2012), LIBÃNEO (1998, 2010), TARDIF (2002), FREIRE (2011). The results pointed out that, in spite of their rich trajectories in the educational area and their narratives about the important role of school education and teaching actions to constitute a more plural and a democratic society, only one of the teachers employed a practice capable of allowing the studentâs situations and experiences make the students themselves critical, autonomous and conscious subjects. The other teacher, by means of a practice that is sometimes contradictory and dissociated from the basic theoretical foundations of teaching showed a more traditionalist and the ineffective conception of a social transformation via education. Based on our results, we highlight the need to foster the debate on education issues, such as the dissociation between theory and practice, the way in which higher education of the teaching in Brazil is been carried out, the formation process with respect to the identity of such professionals, all of the great importance for the continuity and consolidation of other studies that aim at understanding the teaching practice.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20121application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:27Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Narrativas docentes na escola bÃsica atual: caminhos e contradiÃÃes da prÃtica em sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching narratives in current basic school: pathways and contradictiions of practice in classroom
title Narrativas docentes na escola bÃsica atual: caminhos e contradiÃÃes da prÃtica em sala de aula
spellingShingle Narrativas docentes na escola bÃsica atual: caminhos e contradiÃÃes da prÃtica em sala de aula
TÃssia Fernandes Ferreira
Narrativas docentes
PrÃtica docente
Escola bÃsica atual
Teaching narratives
Teaching practice
Current basic school
EDUCACAO
title_short Narrativas docentes na escola bÃsica atual: caminhos e contradiÃÃes da prÃtica em sala de aula
title_full Narrativas docentes na escola bÃsica atual: caminhos e contradiÃÃes da prÃtica em sala de aula
title_fullStr Narrativas docentes na escola bÃsica atual: caminhos e contradiÃÃes da prÃtica em sala de aula
title_full_unstemmed Narrativas docentes na escola bÃsica atual: caminhos e contradiÃÃes da prÃtica em sala de aula
title_sort Narrativas docentes na escola bÃsica atual: caminhos e contradiÃÃes da prÃtica em sala de aula
author TÃssia Fernandes Ferreira
author_facet TÃssia Fernandes Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 21417792353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6368042791230986
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Giovana Carla Cardoso Amorim
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 02230931490
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1362421755496261
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 97273635391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9670769637236669
dc.contributor.author.fl_str_mv TÃssia Fernandes Ferreira
contributor_str_mv Francisco Ari de Andrade
LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro
Giovana Carla Cardoso Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas docentes
PrÃtica docente
Escola bÃsica atual
topic Narrativas docentes
PrÃtica docente
Escola bÃsica atual
Teaching narratives
Teaching practice
Current basic school
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching narratives
Teaching practice
Current basic school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Na presente pesquisa, buscamos, atravÃs de uma abordagem qualitativa, compreender, por meio das narrativas docentes e da anÃlise da prÃtica de dois professores pedagogos do 5 ano do Ensino Fundamental I, de uma escola bÃsica da rede pÃblica de ensino de Fortaleza-CearÃ, os caminhos e as contradiÃÃes presentes na prÃtica que esses profissionais realizam em sala de aula com vistas a uma educaÃÃo que possibilite a construÃÃo de uma sociedade mais justa e democrÃtica. Como objetivos especÃficos, buscamos, alÃm de observar e analisar a prÃtica docente, compreender e discutir, a partir das narrativas dos professores, as trajetÃrias e concepÃÃes destes acerca de seus papÃis na promoÃÃo de uma educaÃÃo que seja instrumento de transformaÃÃo social, assim como os elementos representativos que pleiteiam, ou nÃo, uma educaÃÃo nessa direÃÃo, bem como verificar, no cotidiano profissional desses professores, a relaÃÃo de harmonia e/ou contradiÃÃo entre seus discursos e suas prÃticas, a partir de observaÃÃes e situaÃÃes-problemas cotidianas a eles apresentadas e sem desconsiderar suas crenÃas enquanto sujeitos. Entendemos que, pelo fato de inserir os professores de forma ativa no processo investigativo, a pesquisa venha a contribuir para a elevaÃÃo da reflexÃo e da autoestima docente, fundamentais no exercÃcio da profissÃo, assim como para o sentimento de pertencimento dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem, no campo pedagÃgico-escolar, no trabalho de melhoria da sociedade. Utilizamo-nos de entrevistas semiestruturadas, diferenciadas entre si, com professores e gestores, situaÃÃes-problemas elaboradas com base em conflitos comuns à rotina escolar, gravador de Ãudio, diÃrio de campo, alÃm das observaÃÃes em sala de aula, do estudo do Projeto PolÃtico PedagÃgico da instituiÃÃo e do acesso a provas e planejamentos elaborados pelos docentes. Nossa base teÃrica pautou-se nas perspectivas de autores como BRUNER (1991; 2001), CUNHA (1997), SACRISTÃN (2003), FRANCO (2012), CHARLOT (2013; 2013a), NÃVOA (1995, 1997, 2007, 2012), LIBÃNEO (1998; 2010), TARDIF (2002), FREIRE (2011), entre outros que compuseram a pesquisa bibliogrÃfica. Os resultados apontaram que, apesar de suas ricas trajetÃrias na Ãrea educacional e dos discursos proferidos em suas narrativas acerca do importante papel da educaÃÃo escolar e das aÃÃes docentes para a constituiÃÃo de uma sociedade mais plural e democrÃtica, somente um dos professores se utiliza de uma prÃtica capaz de possibilitar ao aluno situaÃÃes e vivÃncias que o tornem sujeito crÃtico, autÃnomo, consciente. O outro, por meio de uma prÃtica, por vezes, contraditÃria e dissociada de bases teÃricas fundamentais ao exercÃcio da docÃncia, mostra uma concepÃÃo mais tradicionalista e pouco eficaz para uma educaÃÃo que leve a uma transformaÃÃo social. Com base nos resultados, destacamos a necessidade de fomentar o debate acerca de outras questÃes educacionais, como a dissociaÃÃo entre teoria e prÃtica, a forma como vem sendo realizada a formaÃÃo superior do profissional docente no Brasil, ou ainda o processo de formaÃÃo da identidade desse profissional, todas de ampla importÃncia para a continuidade e a consolidaÃÃo de pesquisas que visem a investigaÃÃo e compreensÃo da prÃtica docente.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In this research, we intend to understand the existing paths and contradictions in the teaching practice of two pedagogical teachers through the narratives and their respective analysis. We chose two public school teachers from Fortaleza, CearÃ, that work in the 5th grade. Here, we investigate their perception with respect to the Education as and their impact in the construction of a fairer and democratic society. Besides observing and analyzing the teaching practice, we seek to understand the teacherâs trajectories and conceptions about their roles through their narratives. In this context, special attention is given in the promotion and opposition actions of Education as an instrument of social transformation, considering the representative elements, the professional daily life, the existing harmony and/or contradiction in their discourses and practices. All that from observations and everyday problem-situations, without disregarding their beliefs as subjects. Here, we believe that by actively introducing teachers into the research process, the resulting research findings will contribute to raising teacher reflection and self-worth, which are fundamental in the professionâs exercise, as well as their sense of belonging in the process of teaching and learning, in the pedagogical-school field, in the work of improving society. To achieve our results, we adopt different types of semi-structured interviews with teachers and managers, school daily-based problem-situations, audio recorder, a field diary, in addition to the classroom observations, the study of the institutionâs Institutional Political Project alongside the class planning elaborated by the teachers. Our research is mainly based on the following works BRUNER (1991, 2001), CUNHA (1997), SACRISTÃN (2003), FRANCO (2012), CHARLOT (2013, 2013a), NÃVOA (1995, 1997, 2007, 2012), LIBÃNEO (1998, 2010), TARDIF (2002), FREIRE (2011). The results pointed out that, in spite of their rich trajectories in the educational area and their narratives about the important role of school education and teaching actions to constitute a more plural and a democratic society, only one of the teachers employed a practice capable of allowing the studentâs situations and experiences make the students themselves critical, autonomous and conscious subjects. The other teacher, by means of a practice that is sometimes contradictory and dissociated from the basic theoretical foundations of teaching showed a more traditionalist and the ineffective conception of a social transformation via education. Based on our results, we highlight the need to foster the debate on education issues, such as the dissociation between theory and practice, the way in which higher education of the teaching in Brazil is been carried out, the formation process with respect to the identity of such professionals, all of the great importance for the continuity and consolidation of other studies that aim at understanding the teaching practice.
description Na presente pesquisa, buscamos, atravÃs de uma abordagem qualitativa, compreender, por meio das narrativas docentes e da anÃlise da prÃtica de dois professores pedagogos do 5 ano do Ensino Fundamental I, de uma escola bÃsica da rede pÃblica de ensino de Fortaleza-CearÃ, os caminhos e as contradiÃÃes presentes na prÃtica que esses profissionais realizam em sala de aula com vistas a uma educaÃÃo que possibilite a construÃÃo de uma sociedade mais justa e democrÃtica. Como objetivos especÃficos, buscamos, alÃm de observar e analisar a prÃtica docente, compreender e discutir, a partir das narrativas dos professores, as trajetÃrias e concepÃÃes destes acerca de seus papÃis na promoÃÃo de uma educaÃÃo que seja instrumento de transformaÃÃo social, assim como os elementos representativos que pleiteiam, ou nÃo, uma educaÃÃo nessa direÃÃo, bem como verificar, no cotidiano profissional desses professores, a relaÃÃo de harmonia e/ou contradiÃÃo entre seus discursos e suas prÃticas, a partir de observaÃÃes e situaÃÃes-problemas cotidianas a eles apresentadas e sem desconsiderar suas crenÃas enquanto sujeitos. Entendemos que, pelo fato de inserir os professores de forma ativa no processo investigativo, a pesquisa venha a contribuir para a elevaÃÃo da reflexÃo e da autoestima docente, fundamentais no exercÃcio da profissÃo, assim como para o sentimento de pertencimento dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem, no campo pedagÃgico-escolar, no trabalho de melhoria da sociedade. Utilizamo-nos de entrevistas semiestruturadas, diferenciadas entre si, com professores e gestores, situaÃÃes-problemas elaboradas com base em conflitos comuns à rotina escolar, gravador de Ãudio, diÃrio de campo, alÃm das observaÃÃes em sala de aula, do estudo do Projeto PolÃtico PedagÃgico da instituiÃÃo e do acesso a provas e planejamentos elaborados pelos docentes. Nossa base teÃrica pautou-se nas perspectivas de autores como BRUNER (1991; 2001), CUNHA (1997), SACRISTÃN (2003), FRANCO (2012), CHARLOT (2013; 2013a), NÃVOA (1995, 1997, 2007, 2012), LIBÃNEO (1998; 2010), TARDIF (2002), FREIRE (2011), entre outros que compuseram a pesquisa bibliogrÃfica. Os resultados apontaram que, apesar de suas ricas trajetÃrias na Ãrea educacional e dos discursos proferidos em suas narrativas acerca do importante papel da educaÃÃo escolar e das aÃÃes docentes para a constituiÃÃo de uma sociedade mais plural e democrÃtica, somente um dos professores se utiliza de uma prÃtica capaz de possibilitar ao aluno situaÃÃes e vivÃncias que o tornem sujeito crÃtico, autÃnomo, consciente. O outro, por meio de uma prÃtica, por vezes, contraditÃria e dissociada de bases teÃricas fundamentais ao exercÃcio da docÃncia, mostra uma concepÃÃo mais tradicionalista e pouco eficaz para uma educaÃÃo que leve a uma transformaÃÃo social. Com base nos resultados, destacamos a necessidade de fomentar o debate acerca de outras questÃes educacionais, como a dissociaÃÃo entre teoria e prÃtica, a forma como vem sendo realizada a formaÃÃo superior do profissional docente no Brasil, ou ainda o processo de formaÃÃo da identidade desse profissional, todas de ampla importÃncia para a continuidade e a consolidaÃÃo de pesquisas que visem a investigaÃÃo e compreensÃo da prÃtica docente.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20121
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295236951113728