A pÃgina do facebook nas pÃginas do jornal: um estudo da cobertura de O Povo sobre a Fanpage de Cid Gomes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19035 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA pÃgina do facebook nas pÃginas do jornal: um estudo da cobertura de O Povo sobre a Fanpage de Cid GomesThe facebook page on the newspaper pages: a study of the coverage of O Povo on The Fanpage of Cid Gomes2016-12-02Francisco Paulo Jamil Almeida Marques63743248387http://lattes.cnpq.br/5523350812734008DiÃgenes LycariÃo Barreto de Sousa00008099340http://lattes.cnpq.br/9356403913755132Claudia Irene de Quadros75957752991http://lattes.cnpq.br/829398869677423560010761381http://lattes.cnpq.br/2963021699400029HÃbely da Silva RebouÃasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRJornalismo PolÃtica Sites de Redes Sociais Facebook Cid Gomes.Journalism Politics Social Network Sites Facebook Cid GomesCOMUNICACAOnÃo hÃO objetivo central do trabalho à investigar as relaÃÃes entre Jornalismo impresso, sites de redes sociais (SRS) e polÃtica, examinando, mais exatamente, de que modo o uso do Facebook por lÃderes polÃticos à abordado na cobertura jornalÃstica. Para isso, propÃe-se analisar a cobertura do periÃdico cearense O Povo sobre a fanpage do ex-governador do Cearà Cid Gomes (2007-2014) no Facebook. Torna-se fundamental compreender trÃs questÃes: 1) como o jornal percebe essa fonte de informaÃÃo, 2) como a utiliza na construÃÃo de suas pautas e 3) de que maneira reage Ãs tentativas do lÃder polÃtico de suprimir o papel de mediaÃÃo exercido pela imprensa. O corpus empÃrico à composto por 72 textos publicados no O Povo impresso. Para as questÃes 1 e 2 da pesquisa, acima mencionadas, aplicamos tÃcnicas de anÃlise de conteÃdo, debruÃando-nos sobre textos que abordam especificamente o conteÃdo das postagens de Cid; para a questÃo 3, optamos pela anÃlise do discurso, investigando textos que abordam a estratÃgia do ex-gestor de utilizar o Facebook como ferramenta de comunicaÃÃo. Entrevistas tambÃm foram exploradas como ferramenta metodolÃgica. Partimos de duas hipÃteses: 1) a de que o jornal teria encontrado na fanpage nÃo uma fonte de conteÃdo concorrente, mas uma referÃncia para a construÃÃo de seu noticiÃrio e uma oportunidade de reforÃar seu discurso de credibilidade perante o pÃblico, servindo de fiscal e crÃtico do poder; e 2) a de que, por meio do Facebook como ferramenta de comunicaÃÃo, agentes do campo polÃtico se esforÃariam para suprimir ou driblar a mediaÃÃo do Jornalismo. O estudo mostra que O Povo: embora, eventualmente, aponte a estratÃgia de Cid como positiva, adota tom predominantemente crÃtico ao relacionar a comunicaÃÃo via Facebook com a informalidade e a polÃmica; ignora a maioria das postagens nas quais o ex-gestor procura construir uma agenda positiva, dando preferÃncia à cobertura de temas controversos; e busca reforÃar sua credibilidade e legitimidade como porta-voz oficial da opiniÃo pÃblica. A pesquisa tambÃm mostra que, apesar de ter enxergado na fanpage uma forma de ganhar mais autonomia na divulgaÃÃo de seus temas, o ex-governador tambÃm buscou explorÃ-la de modo a influenciar a agenda midiÃtica. Ao fim do trabalho, verificamos a confirmaÃÃo da hipÃtese 1 e a confirmaÃÃo apenas parcial da hipÃtese 2.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19035application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:46Zmail@mail.com - |
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