Fatores associados à eficÃcia escolar: um estudo de instituiÃÃes educacionais pÃblicas municipais de Fortaleza.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Maria Gomes Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7559
Resumo: Conhecer as especificidades que compÃem cada cultura escolar e os fatores diretamente relacionados e que influenciam na aprendizagem dos alunos, tornam-se cada vez mais fundamental para promover aÃÃes à gestÃo na busca de uma educaÃÃo de qualidade. A necessidade de responder e de entender esses contextos tÃo complexos ensejou estudos especÃficos voltados para a dinÃmica escolar, relacionados com a composiÃÃo social da escola, com base no conceito de escola eficaz. O objetivo geral deste trabalho foi investigar as caracterÃsticas relacionadas ao clima interno, lideranÃa administrativa e pedagÃgica, grau de abertura da escola e a estrutura fÃsica e organizacional de escolas pÃblicas municipais de Fortaleza com altos e baixos desempenhos no Sistema Permanente de AvaliaÃÃo BÃsica do Cearà â SPAECE. Como objetivos especÃficos, propÃem - se: a)diagnosticar as escolas de alto e baixo desempenho no SPAECE, nas quatro caracterÃsticas observadas; b) comparar as escolas, subdivididas em dois grupos de altos e baixos desempenhos; c) Propor sugestÃes, nas quatro caracterÃsticas observadas, para as escolas com baixos desempenhos. Para a realizaÃÃo deste estudo, empreendeu-se revisÃo bibliogrÃfica, privilegiando eixos teÃricos e pesquisas acerca da histÃrica da avaliaÃÃo e dos vÃrios modelos e a implementaÃÃo das avaliaÃÃes em larga escala pelo Brasil e, em particular, no CearÃ; a origem, histÃria, definiÃÃo e aplicaÃÃo do conceito de eficÃcia, o uso do conceito na AmÃrica IbÃrica e no Brasil. Esta pesquisa, de natureza qualiquantitativa, descritiva, foi realizada com 12 escolas pÃblicas municipais de Fortaleza. Os dados foram coletados mediante questionÃrios fechados, aplicados ao grupo gestor e aos professores. A anÃlise de dados, com o suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), possibilitou o estudo quantitativo, para posterior anÃlise qualitativa. Os resultados revelaram que o grupo de escolas com altos rendimentos possui maior homogeneidade, capacidade de unidade, lideranÃa, uniÃo, motivaÃÃo e comprometimento, superaÃÃo das dificuldades advindas inclusive da falta de uma estrutura fÃsica que propicie a realizaÃÃo de um trabalho de qualidade. A realizaÃÃo da pesquisa demonstrou a importÃncia dessa temÃtica, pois ensejou conhecer particularidades das escolas com baixos e altos resultados no SPAECE e propor aÃÃes eficazes, contribuindo para melhorar a educaÃÃo cearense.
id UFC_3658d202618447820d6dc9f4a8ff40c1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4984
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFatores associados à eficÃcia escolar: um estudo de instituiÃÃes educacionais pÃblicas municipais de Fortaleza.Factors Associated with school effectiveness: a study on local public educational institucions of Fortaleza - Ce.2012-01-30Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Sofia Lerche Vieira11287683134Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/196246687688456083833820306http://lattes.cnpq.br/6719402430575784Aline Maria Gomes LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR GestÃo Escolar EficÃcia EscolarAvaliaÃÃo EducacionalAssessment Educational Effectiveness School Management School.AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISConhecer as especificidades que compÃem cada cultura escolar e os fatores diretamente relacionados e que influenciam na aprendizagem dos alunos, tornam-se cada vez mais fundamental para promover aÃÃes à gestÃo na busca de uma educaÃÃo de qualidade. A necessidade de responder e de entender esses contextos tÃo complexos ensejou estudos especÃficos voltados para a dinÃmica escolar, relacionados com a composiÃÃo social da escola, com base no conceito de escola eficaz. O objetivo geral deste trabalho foi investigar as caracterÃsticas relacionadas ao clima interno, lideranÃa administrativa e pedagÃgica, grau de abertura da escola e a estrutura fÃsica e organizacional de escolas pÃblicas municipais de Fortaleza com altos e baixos desempenhos no Sistema Permanente de AvaliaÃÃo BÃsica do Cearà â SPAECE. Como objetivos especÃficos, propÃem - se: a)diagnosticar as escolas de alto e baixo desempenho no SPAECE, nas quatro caracterÃsticas observadas; b) comparar as escolas, subdivididas em dois grupos de altos e baixos desempenhos; c) Propor sugestÃes, nas quatro caracterÃsticas observadas, para as escolas com baixos desempenhos. Para a realizaÃÃo deste estudo, empreendeu-se revisÃo bibliogrÃfica, privilegiando eixos teÃricos e pesquisas acerca da histÃrica da avaliaÃÃo e dos vÃrios modelos e a implementaÃÃo das avaliaÃÃes em larga escala pelo Brasil e, em particular, no CearÃ; a origem, histÃria, definiÃÃo e aplicaÃÃo do conceito de eficÃcia, o uso do conceito na AmÃrica IbÃrica e no Brasil. Esta pesquisa, de natureza qualiquantitativa, descritiva, foi realizada com 12 escolas pÃblicas municipais de Fortaleza. Os dados foram coletados mediante questionÃrios fechados, aplicados ao grupo gestor e aos professores. A anÃlise de dados, com o suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), possibilitou o estudo quantitativo, para posterior anÃlise qualitativa. Os resultados revelaram que o grupo de escolas com altos rendimentos possui maior homogeneidade, capacidade de unidade, lideranÃa, uniÃo, motivaÃÃo e comprometimento, superaÃÃo das dificuldades advindas inclusive da falta de uma estrutura fÃsica que propicie a realizaÃÃo de um trabalho de qualidade. A realizaÃÃo da pesquisa demonstrou a importÃncia dessa temÃtica, pois ensejou conhecer particularidades das escolas com baixos e altos resultados no SPAECE e propor aÃÃes eficazes, contribuindo para melhorar a educaÃÃo cearense. Know the specifics that make-up each school culture, the factors directly related and influence on student learning has became increasingly important to promote management actions of management in search of a quality education. The need to address and understand these contexts as complex generated specific studies focused on the dynamics school. Related to the social composition, from the concept of the school effectiveness.The aim this study was to investigate the characteristics related to indoor climate, administrative and educational leadership, openness of the school and the physical and organizational structure of public school of Fortaleza, with high and low performers in the Permanent System of Basic Education of Cearà â SPAECE. How specific objectives we propose: a) To diagnose the schools of high and low performance in SPAECE, in the four features observed; b) To compare the schools divided into two groups: of high and low performers; c) To propose some suggestions in the four characteristics observed for schools with low performance. For realization this study, we undertook a literature review covering theoretical axes about the history and evaluation of various models and implementation and models assessments large scale. For Brazil and the CearÃ; the Origin, history, definition and application of the concept of efficiency in Iberian America and Brazil. We high light some factors, they are: The internal environment; teaching and administrative leadership; degree of opening of the school and physical structure and organizational. This research, in nature whether qualitative and quantitative, descriptive, was conducted in twelve schools publics of Fortaleza. The data were collected across of closed questionnaires, applied to management group and the teachers. The analysis of data with the support of software package statistical for the social sciences (SPSS), made possible the quantitative study, for further qualitative analysis. The results revelead that the groups of schools with high incomes have greater homogeneity, ability to drive, leadership, unity, motivation and commitment, overcoming of difficulties, arising from lack of physical facilitates structure, that provides the facilitates achievement of quality work. The research showed the importance of this topic, because nurture meets to know the particulates of schools with low and high results in SPAECE and propose effective actions, helping to improvise the education of CearÃ. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7559application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:53Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Fatores associados à eficÃcia escolar: um estudo de instituiÃÃes educacionais pÃblicas municipais de Fortaleza.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Factors Associated with school effectiveness: a study on local public educational institucions of Fortaleza - Ce.
title Fatores associados à eficÃcia escolar: um estudo de instituiÃÃes educacionais pÃblicas municipais de Fortaleza.
spellingShingle Fatores associados à eficÃcia escolar: um estudo de instituiÃÃes educacionais pÃblicas municipais de Fortaleza.
Aline Maria Gomes Lima
GestÃo Escolar
EficÃcia Escolar
AvaliaÃÃo Educacional
Assessment Educational
Effectiveness School
Management School.
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
title_short Fatores associados à eficÃcia escolar: um estudo de instituiÃÃes educacionais pÃblicas municipais de Fortaleza.
title_full Fatores associados à eficÃcia escolar: um estudo de instituiÃÃes educacionais pÃblicas municipais de Fortaleza.
title_fullStr Fatores associados à eficÃcia escolar: um estudo de instituiÃÃes educacionais pÃblicas municipais de Fortaleza.
title_full_unstemmed Fatores associados à eficÃcia escolar: um estudo de instituiÃÃes educacionais pÃblicas municipais de Fortaleza.
title_sort Fatores associados à eficÃcia escolar: um estudo de instituiÃÃes educacionais pÃblicas municipais de Fortaleza.
author Aline Maria Gomes Lima
author_facet Aline Maria Gomes Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sofia Lerche Vieira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 11287683134
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11916990304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1962466876884560
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 83833820306
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6719402430575784
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Maria Gomes Lima
contributor_str_mv Wagner Bandeira Andriola
Sofia Lerche Vieira
Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv GestÃo Escolar
EficÃcia Escolar
AvaliaÃÃo Educacional
topic GestÃo Escolar
EficÃcia Escolar
AvaliaÃÃo Educacional
Assessment Educational
Effectiveness School
Management School.
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Assessment Educational
Effectiveness School
Management School.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Conhecer as especificidades que compÃem cada cultura escolar e os fatores diretamente relacionados e que influenciam na aprendizagem dos alunos, tornam-se cada vez mais fundamental para promover aÃÃes à gestÃo na busca de uma educaÃÃo de qualidade. A necessidade de responder e de entender esses contextos tÃo complexos ensejou estudos especÃficos voltados para a dinÃmica escolar, relacionados com a composiÃÃo social da escola, com base no conceito de escola eficaz. O objetivo geral deste trabalho foi investigar as caracterÃsticas relacionadas ao clima interno, lideranÃa administrativa e pedagÃgica, grau de abertura da escola e a estrutura fÃsica e organizacional de escolas pÃblicas municipais de Fortaleza com altos e baixos desempenhos no Sistema Permanente de AvaliaÃÃo BÃsica do Cearà â SPAECE. Como objetivos especÃficos, propÃem - se: a)diagnosticar as escolas de alto e baixo desempenho no SPAECE, nas quatro caracterÃsticas observadas; b) comparar as escolas, subdivididas em dois grupos de altos e baixos desempenhos; c) Propor sugestÃes, nas quatro caracterÃsticas observadas, para as escolas com baixos desempenhos. Para a realizaÃÃo deste estudo, empreendeu-se revisÃo bibliogrÃfica, privilegiando eixos teÃricos e pesquisas acerca da histÃrica da avaliaÃÃo e dos vÃrios modelos e a implementaÃÃo das avaliaÃÃes em larga escala pelo Brasil e, em particular, no CearÃ; a origem, histÃria, definiÃÃo e aplicaÃÃo do conceito de eficÃcia, o uso do conceito na AmÃrica IbÃrica e no Brasil. Esta pesquisa, de natureza qualiquantitativa, descritiva, foi realizada com 12 escolas pÃblicas municipais de Fortaleza. Os dados foram coletados mediante questionÃrios fechados, aplicados ao grupo gestor e aos professores. A anÃlise de dados, com o suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), possibilitou o estudo quantitativo, para posterior anÃlise qualitativa. Os resultados revelaram que o grupo de escolas com altos rendimentos possui maior homogeneidade, capacidade de unidade, lideranÃa, uniÃo, motivaÃÃo e comprometimento, superaÃÃo das dificuldades advindas inclusive da falta de uma estrutura fÃsica que propicie a realizaÃÃo de um trabalho de qualidade. A realizaÃÃo da pesquisa demonstrou a importÃncia dessa temÃtica, pois ensejou conhecer particularidades das escolas com baixos e altos resultados no SPAECE e propor aÃÃes eficazes, contribuindo para melhorar a educaÃÃo cearense.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Know the specifics that make-up each school culture, the factors directly related and influence on student learning has became increasingly important to promote management actions of management in search of a quality education. The need to address and understand these contexts as complex generated specific studies focused on the dynamics school. Related to the social composition, from the concept of the school effectiveness.The aim this study was to investigate the characteristics related to indoor climate, administrative and educational leadership, openness of the school and the physical and organizational structure of public school of Fortaleza, with high and low performers in the Permanent System of Basic Education of Cearà â SPAECE. How specific objectives we propose: a) To diagnose the schools of high and low performance in SPAECE, in the four features observed; b) To compare the schools divided into two groups: of high and low performers; c) To propose some suggestions in the four characteristics observed for schools with low performance. For realization this study, we undertook a literature review covering theoretical axes about the history and evaluation of various models and implementation and models assessments large scale. For Brazil and the CearÃ; the Origin, history, definition and application of the concept of efficiency in Iberian America and Brazil. We high light some factors, they are: The internal environment; teaching and administrative leadership; degree of opening of the school and physical structure and organizational. This research, in nature whether qualitative and quantitative, descriptive, was conducted in twelve schools publics of Fortaleza. The data were collected across of closed questionnaires, applied to management group and the teachers. The analysis of data with the support of software package statistical for the social sciences (SPSS), made possible the quantitative study, for further qualitative analysis. The results revelead that the groups of schools with high incomes have greater homogeneity, ability to drive, leadership, unity, motivation and commitment, overcoming of difficulties, arising from lack of physical facilitates structure, that provides the facilitates achievement of quality work. The research showed the importance of this topic, because nurture meets to know the particulates of schools with low and high results in SPAECE and propose effective actions, helping to improvise the education of CearÃ.
description Conhecer as especificidades que compÃem cada cultura escolar e os fatores diretamente relacionados e que influenciam na aprendizagem dos alunos, tornam-se cada vez mais fundamental para promover aÃÃes à gestÃo na busca de uma educaÃÃo de qualidade. A necessidade de responder e de entender esses contextos tÃo complexos ensejou estudos especÃficos voltados para a dinÃmica escolar, relacionados com a composiÃÃo social da escola, com base no conceito de escola eficaz. O objetivo geral deste trabalho foi investigar as caracterÃsticas relacionadas ao clima interno, lideranÃa administrativa e pedagÃgica, grau de abertura da escola e a estrutura fÃsica e organizacional de escolas pÃblicas municipais de Fortaleza com altos e baixos desempenhos no Sistema Permanente de AvaliaÃÃo BÃsica do Cearà â SPAECE. Como objetivos especÃficos, propÃem - se: a)diagnosticar as escolas de alto e baixo desempenho no SPAECE, nas quatro caracterÃsticas observadas; b) comparar as escolas, subdivididas em dois grupos de altos e baixos desempenhos; c) Propor sugestÃes, nas quatro caracterÃsticas observadas, para as escolas com baixos desempenhos. Para a realizaÃÃo deste estudo, empreendeu-se revisÃo bibliogrÃfica, privilegiando eixos teÃricos e pesquisas acerca da histÃrica da avaliaÃÃo e dos vÃrios modelos e a implementaÃÃo das avaliaÃÃes em larga escala pelo Brasil e, em particular, no CearÃ; a origem, histÃria, definiÃÃo e aplicaÃÃo do conceito de eficÃcia, o uso do conceito na AmÃrica IbÃrica e no Brasil. Esta pesquisa, de natureza qualiquantitativa, descritiva, foi realizada com 12 escolas pÃblicas municipais de Fortaleza. Os dados foram coletados mediante questionÃrios fechados, aplicados ao grupo gestor e aos professores. A anÃlise de dados, com o suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), possibilitou o estudo quantitativo, para posterior anÃlise qualitativa. Os resultados revelaram que o grupo de escolas com altos rendimentos possui maior homogeneidade, capacidade de unidade, lideranÃa, uniÃo, motivaÃÃo e comprometimento, superaÃÃo das dificuldades advindas inclusive da falta de uma estrutura fÃsica que propicie a realizaÃÃo de um trabalho de qualidade. A realizaÃÃo da pesquisa demonstrou a importÃncia dessa temÃtica, pois ensejou conhecer particularidades das escolas com baixos e altos resultados no SPAECE e propor aÃÃes eficazes, contribuindo para melhorar a educaÃÃo cearense.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7559
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295160097832960