AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo docente em curso da modalidade de EducaÃÃo A DistÃncia (EAD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Hiago de Melo Freitas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20321
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_6a9cc77a33b168788963fe99df72ab30
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12734
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo docente em curso da modalidade de EducaÃÃo A DistÃncia (EAD)2018-03-00Alberto Sampaio Lima25885626391http://lattes.cnpq.br/214992802192256403329223324http://lattes.cnpq.br/5200905470713203Pedro Hiago de Melo Freitas Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRFormaÃÃo docente AvaliaÃÃo da graduaÃÃo EficÃciaPOLITICAS PUBLICASnÃo hÃO Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituÃdo com a finalidade de expandir e interiorizar a educaÃÃo superior pÃblica, oferecendo, prioritariamente, vagas nÃopresenciais em cursos de licenciatura e de formaÃÃo continuada principalmente para docentes atuantes na educaÃÃo bÃsica. Assim, esperam-se das licenciaturas que contribuam para a formaÃÃo holÃstica do educando, atrelada ao desenvolvimento de saberes na Ãrea especÃfica de atuaÃÃo, na arte de ensinar, com vÃnculo ao uso das tecnologias digitais. Destarte, este estudo apresentou como objetivo a avaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo para o magistÃrio em MatemÃtica por meio da perspectiva de concluintes e egressos do IFCE e da anÃlise dos objetivos propostos no Projeto PedagÃgico do Curso (PPC). Para essa efetivaÃÃo, optou-se por uma pesquisa quali-quantitativa; fez-se uso da pesquisa exploratÃria e utilizou-se como instrumento de coleta o questionÃrio. A apreciaÃÃo dos dados foi efetuada com base na mÃdia, na variÃncia, no desvio-padrÃo das respostas e por meio de estudo descritivo com a inserÃÃo de tabelas e grÃficos. Dessa maneira, participaram do estudo 59 egressos que concluÃram a graduaÃÃo a partir de 2012 e 29 formandos que concluirÃo o curso atà 2018. Dessa forma, 86% afirmaram que a licenciatura forma profissionais para atuaÃÃo na educaÃÃo bÃsica, com incentivo de que essa atuaÃÃo, de acordo com 82%, ocorra na escola pÃblica; 88% asseveraram que o curso de matemÃtica desenvolve saberes e competÃncias necessÃrios para o exercÃcio da profissÃo docente e que, segundo 72%, as disciplinas disponibilizadas na graduaÃÃo sÃo satisfatÃrias para o eficaz exercÃcio ao magistÃrio. Por conseguinte, e com base em outros elementos analisados, concluiu-se que a licenciatura se mostrou eficaz quanto Ãs propostas elencadas no PPC. Comprovou-se, ademais, que o ponto de vista dos respondentes à um indicador decisivo para a avaliaÃÃo da graduaÃÃo, servindo de auxilio para o aperfeiÃoamento nÃo sà da formaÃÃo, mas de toda a instituiÃÃo, no que se refere aos seus serviÃos prestados à sociedade, por tais percepÃÃes estarem embasadas em observaÃÃes prÃticas da realidade institucional.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20321application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:43Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo docente em curso da modalidade de EducaÃÃo A DistÃncia (EAD)
title AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo docente em curso da modalidade de EducaÃÃo A DistÃncia (EAD)
spellingShingle AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo docente em curso da modalidade de EducaÃÃo A DistÃncia (EAD)
Pedro Hiago de Melo Freitas
FormaÃÃo docente
AvaliaÃÃo da graduaÃÃo
EficÃcia
POLITICAS PUBLICAS
title_short AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo docente em curso da modalidade de EducaÃÃo A DistÃncia (EAD)
title_full AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo docente em curso da modalidade de EducaÃÃo A DistÃncia (EAD)
title_fullStr AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo docente em curso da modalidade de EducaÃÃo A DistÃncia (EAD)
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo docente em curso da modalidade de EducaÃÃo A DistÃncia (EAD)
title_sort AvaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo docente em curso da modalidade de EducaÃÃo A DistÃncia (EAD)
author Pedro Hiago de Melo Freitas
author_facet Pedro Hiago de Melo Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alberto Sampaio Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 25885626391
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2149928021922564
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03329223324
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5200905470713203
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro Hiago de Melo Freitas
contributor_str_mv Alberto Sampaio Lima
dc.subject.por.fl_str_mv FormaÃÃo docente
AvaliaÃÃo da graduaÃÃo
EficÃcia
topic FormaÃÃo docente
AvaliaÃÃo da graduaÃÃo
EficÃcia
POLITICAS PUBLICAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICAS PUBLICAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituÃdo com a finalidade de expandir e interiorizar a educaÃÃo superior pÃblica, oferecendo, prioritariamente, vagas nÃopresenciais em cursos de licenciatura e de formaÃÃo continuada principalmente para docentes atuantes na educaÃÃo bÃsica. Assim, esperam-se das licenciaturas que contribuam para a formaÃÃo holÃstica do educando, atrelada ao desenvolvimento de saberes na Ãrea especÃfica de atuaÃÃo, na arte de ensinar, com vÃnculo ao uso das tecnologias digitais. Destarte, este estudo apresentou como objetivo a avaliaÃÃo da eficÃcia da formaÃÃo para o magistÃrio em MatemÃtica por meio da perspectiva de concluintes e egressos do IFCE e da anÃlise dos objetivos propostos no Projeto PedagÃgico do Curso (PPC). Para essa efetivaÃÃo, optou-se por uma pesquisa quali-quantitativa; fez-se uso da pesquisa exploratÃria e utilizou-se como instrumento de coleta o questionÃrio. A apreciaÃÃo dos dados foi efetuada com base na mÃdia, na variÃncia, no desvio-padrÃo das respostas e por meio de estudo descritivo com a inserÃÃo de tabelas e grÃficos. Dessa maneira, participaram do estudo 59 egressos que concluÃram a graduaÃÃo a partir de 2012 e 29 formandos que concluirÃo o curso atà 2018. Dessa forma, 86% afirmaram que a licenciatura forma profissionais para atuaÃÃo na educaÃÃo bÃsica, com incentivo de que essa atuaÃÃo, de acordo com 82%, ocorra na escola pÃblica; 88% asseveraram que o curso de matemÃtica desenvolve saberes e competÃncias necessÃrios para o exercÃcio da profissÃo docente e que, segundo 72%, as disciplinas disponibilizadas na graduaÃÃo sÃo satisfatÃrias para o eficaz exercÃcio ao magistÃrio. Por conseguinte, e com base em outros elementos analisados, concluiu-se que a licenciatura se mostrou eficaz quanto Ãs propostas elencadas no PPC. Comprovou-se, ademais, que o ponto de vista dos respondentes à um indicador decisivo para a avaliaÃÃo da graduaÃÃo, servindo de auxilio para o aperfeiÃoamento nÃo sà da formaÃÃo, mas de toda a instituiÃÃo, no que se refere aos seus serviÃos prestados à sociedade, por tais percepÃÃes estarem embasadas em observaÃÃes prÃticas da realidade institucional.
description nÃo hÃ
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20321
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238053167104