Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5150 |
Resumo: | Este trabalho procura considerar o texto literÃrio com base nas trÃs instÃncias principais da comunicaÃÃo literÃria: autor, obra e leitor. O primeiro capÃtulo expÃe as condiÃÃes gerais que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento de Machado de Assis e de sua obra, levando em consideraÃÃo as condiÃÃes materiais segundo as quais autor e obra circunscrevem-se no campo abrangente das produÃÃes culturais. Trabalhamos com base no conceito de campo literÃrio desenvolvido por Pierre Bourdieu, anÃlogo ao de sistema literÃrio, por Antonio Candido. O segundo capÃtulo apresenta alguns dos recursos composicionais de que se valeu o escritor Machado de Assis. SÃo discutidas diversas conceituaÃÃes de intertextualidade e de influÃncia, importantes conceitos com que trabalha o comparatismo literÃrio. Os principais pesquisadores de cujos trabalhos nos servimos sÃo Sandra Nitrini e Tania Carvalhal, que sistematizam as noÃÃes conceituais de importantes teÃricos de Literatura Comparada, bem como de categorias de Harold Bloom. O terceiro capÃtulo dedica-se à obra na qual se concentra a nossa proposta de leitura, MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), por meio da qual, visto que representa uma chave para a compreensÃo da obra machadiana entÃo amadurecida, afirma-se a autonomia literÃria do escritor. Buscamos investigar como Machado de Assis construiu o autor-narrador desta obra, do qual destacamos a atitude autorreflexiva, que se desdobrarÃ, na narrativa, nas propriedades da temporalidade e da afetividade. Essa atitude autorreflexiva faz o narrador BrÃs Cubas empreender a busca de si mesmo, na medida em que propicia um intenso diÃlogo com toda uma tradiÃÃo nÃo somente de literatos, mas de pensadores, situando a obra em um abrangente campo ideolÃgico. Procuramos salientar que esse campo de ideias, tal como à configurado na obra, constitui uma das inovaÃÃes de composiÃÃo de Machado de Assis e, com isso, confirma a originalidade e a maestria do escritor brasileiro, cuja obra perpassa diversas Ãreas das Humanidades. |
id |
UFC_37ce97f83841a6993ed19e1f5d092ba1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3808 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMachado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs CubasMachado de Assis: formation and literary autonomy in MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas 2010-08-16Odalice de Castro Silva01839330368Maria ValdÃnia da Silva17367662368http://lattes.cnpq.br/2705279722520840Josà Leite de Oliveira Junior16934040368http://lattes.cnpq.br/103779389709217300509894305http://lattes.cnpq.br/2261778318692127Isabel MÃnica Souza de BritoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBR Campo IdeolÃgico Atitude Autorreflexiva Autonomia LiterÃria InfluÃnciaCampo LiterÃrioLiterary Field Influence Literary Autonomy Autoreflexive Attitude Ideological FieldLETRASEste trabalho procura considerar o texto literÃrio com base nas trÃs instÃncias principais da comunicaÃÃo literÃria: autor, obra e leitor. O primeiro capÃtulo expÃe as condiÃÃes gerais que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento de Machado de Assis e de sua obra, levando em consideraÃÃo as condiÃÃes materiais segundo as quais autor e obra circunscrevem-se no campo abrangente das produÃÃes culturais. Trabalhamos com base no conceito de campo literÃrio desenvolvido por Pierre Bourdieu, anÃlogo ao de sistema literÃrio, por Antonio Candido. O segundo capÃtulo apresenta alguns dos recursos composicionais de que se valeu o escritor Machado de Assis. SÃo discutidas diversas conceituaÃÃes de intertextualidade e de influÃncia, importantes conceitos com que trabalha o comparatismo literÃrio. Os principais pesquisadores de cujos trabalhos nos servimos sÃo Sandra Nitrini e Tania Carvalhal, que sistematizam as noÃÃes conceituais de importantes teÃricos de Literatura Comparada, bem como de categorias de Harold Bloom. O terceiro capÃtulo dedica-se à obra na qual se concentra a nossa proposta de leitura, MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), por meio da qual, visto que representa uma chave para a compreensÃo da obra machadiana entÃo amadurecida, afirma-se a autonomia literÃria do escritor. Buscamos investigar como Machado de Assis construiu o autor-narrador desta obra, do qual destacamos a atitude autorreflexiva, que se desdobrarÃ, na narrativa, nas propriedades da temporalidade e da afetividade. Essa atitude autorreflexiva faz o narrador BrÃs Cubas empreender a busca de si mesmo, na medida em que propicia um intenso diÃlogo com toda uma tradiÃÃo nÃo somente de literatos, mas de pensadores, situando a obra em um abrangente campo ideolÃgico. Procuramos salientar que esse campo de ideias, tal como à configurado na obra, constitui uma das inovaÃÃes de composiÃÃo de Machado de Assis e, com isso, confirma a originalidade e a maestria do escritor brasileiro, cuja obra perpassa diversas Ãreas das Humanidades.This study tries to consider the literary text on the basis of the three main instances of literary communication: author, work and reader. The first chapter exposes the general conditions that make possible the appearance and the development of Machado de Assis and his work, taking into consideration the material conditions according to what author and work integrate the broad field of cultural productions. It is based on the conception of literary field, developed by Pierre Bourdieu, analogous to that of literary system by Antonio Candido. The second chapter presents some of the compositional resources of which availed Machado de Assis himself. It discusses about several conceptualizations of intertextuality and influence, important conceptions with which deal the Comparative Literature. The main researchers, of whose studies it has been making use, are Sandra Nitrini and Tania Carvalhal, who systematized the conceptual notions of important theoreticians of Comparatistic, as well as the categories by Harold Bloom. The third chapter is dedicated to the work, on which our proposal of interpretation has been concentrated: MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), by which, seeing that it is alike a key to the comprehension of the mature Machadian work, the writer has his literary autonomy asserted. It tries to investigate how Machado de Assis constructed the author-narrator of this work, who has emphasized the autoreflexive attitude that will be implicated within the narrative in the properties of temporality and affectivity. This autoreflexive attitude set the narrator BrÃs Cubas in search of himself, as it provides an intense dialogue among all tradition not only of literati but also of thinkers, situating the work in a vast ideological field. We have tried to make noticeable that this ideological field, just like it is represented in the work, constitutes one of the innovations of Machadian composition and, this way, confirms the originality and the expertise of the Brazilian author, whose work can be extended to several areas of Humanities.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5150application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:12Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Machado de Assis: formation and literary autonomy in MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas |
title |
Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas |
spellingShingle |
Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas Isabel MÃnica Souza de Brito Campo IdeolÃgico Atitude Autorreflexiva Autonomia LiterÃria InfluÃncia Campo LiterÃrio Literary Field Influence Literary Autonomy Autoreflexive Attitude Ideological Field LETRAS |
title_short |
Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas |
title_full |
Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas |
title_fullStr |
Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas |
title_full_unstemmed |
Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas |
title_sort |
Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas |
author |
Isabel MÃnica Souza de Brito |
author_facet |
Isabel MÃnica Souza de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Odalice de Castro Silva |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01839330368 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria ValdÃnia da Silva |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
17367662368 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2705279722520840 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Josà Leite de Oliveira Junior |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
16934040368 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1037793897092173 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00509894305 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2261778318692127 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isabel MÃnica Souza de Brito |
contributor_str_mv |
Odalice de Castro Silva Maria ValdÃnia da Silva Josà Leite de Oliveira Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campo IdeolÃgico Atitude Autorreflexiva Autonomia LiterÃria InfluÃncia Campo LiterÃrio |
topic |
Campo IdeolÃgico Atitude Autorreflexiva Autonomia LiterÃria InfluÃncia Campo LiterÃrio Literary Field Influence Literary Autonomy Autoreflexive Attitude Ideological Field LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literary Field Influence Literary Autonomy Autoreflexive Attitude Ideological Field |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LETRAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho procura considerar o texto literÃrio com base nas trÃs instÃncias principais da comunicaÃÃo literÃria: autor, obra e leitor. O primeiro capÃtulo expÃe as condiÃÃes gerais que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento de Machado de Assis e de sua obra, levando em consideraÃÃo as condiÃÃes materiais segundo as quais autor e obra circunscrevem-se no campo abrangente das produÃÃes culturais. Trabalhamos com base no conceito de campo literÃrio desenvolvido por Pierre Bourdieu, anÃlogo ao de sistema literÃrio, por Antonio Candido. O segundo capÃtulo apresenta alguns dos recursos composicionais de que se valeu o escritor Machado de Assis. SÃo discutidas diversas conceituaÃÃes de intertextualidade e de influÃncia, importantes conceitos com que trabalha o comparatismo literÃrio. Os principais pesquisadores de cujos trabalhos nos servimos sÃo Sandra Nitrini e Tania Carvalhal, que sistematizam as noÃÃes conceituais de importantes teÃricos de Literatura Comparada, bem como de categorias de Harold Bloom. O terceiro capÃtulo dedica-se à obra na qual se concentra a nossa proposta de leitura, MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), por meio da qual, visto que representa uma chave para a compreensÃo da obra machadiana entÃo amadurecida, afirma-se a autonomia literÃria do escritor. Buscamos investigar como Machado de Assis construiu o autor-narrador desta obra, do qual destacamos a atitude autorreflexiva, que se desdobrarÃ, na narrativa, nas propriedades da temporalidade e da afetividade. Essa atitude autorreflexiva faz o narrador BrÃs Cubas empreender a busca de si mesmo, na medida em que propicia um intenso diÃlogo com toda uma tradiÃÃo nÃo somente de literatos, mas de pensadores, situando a obra em um abrangente campo ideolÃgico. Procuramos salientar que esse campo de ideias, tal como à configurado na obra, constitui uma das inovaÃÃes de composiÃÃo de Machado de Assis e, com isso, confirma a originalidade e a maestria do escritor brasileiro, cuja obra perpassa diversas Ãreas das Humanidades. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study tries to consider the literary text on the basis of the three main instances of literary communication: author, work and reader. The first chapter exposes the general conditions that make possible the appearance and the development of Machado de Assis and his work, taking into consideration the material conditions according to what author and work integrate the broad field of cultural productions. It is based on the conception of literary field, developed by Pierre Bourdieu, analogous to that of literary system by Antonio Candido. The second chapter presents some of the compositional resources of which availed Machado de Assis himself. It discusses about several conceptualizations of intertextuality and influence, important conceptions with which deal the Comparative Literature. The main researchers, of whose studies it has been making use, are Sandra Nitrini and Tania Carvalhal, who systematized the conceptual notions of important theoreticians of Comparatistic, as well as the categories by Harold Bloom. The third chapter is dedicated to the work, on which our proposal of interpretation has been concentrated: MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), by which, seeing that it is alike a key to the comprehension of the mature Machadian work, the writer has his literary autonomy asserted. It tries to investigate how Machado de Assis constructed the author-narrator of this work, who has emphasized the autoreflexive attitude that will be implicated within the narrative in the properties of temporality and affectivity. This autoreflexive attitude set the narrator BrÃs Cubas in search of himself, as it provides an intense dialogue among all tradition not only of literati but also of thinkers, situating the work in a vast ideological field. We have tried to make noticeable that this ideological field, just like it is represented in the work, constitutes one of the innovations of Machadian composition and, this way, confirms the originality and the expertise of the Brazilian author, whose work can be extended to several areas of Humanities. |
description |
Este trabalho procura considerar o texto literÃrio com base nas trÃs instÃncias principais da comunicaÃÃo literÃria: autor, obra e leitor. O primeiro capÃtulo expÃe as condiÃÃes gerais que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento de Machado de Assis e de sua obra, levando em consideraÃÃo as condiÃÃes materiais segundo as quais autor e obra circunscrevem-se no campo abrangente das produÃÃes culturais. Trabalhamos com base no conceito de campo literÃrio desenvolvido por Pierre Bourdieu, anÃlogo ao de sistema literÃrio, por Antonio Candido. O segundo capÃtulo apresenta alguns dos recursos composicionais de que se valeu o escritor Machado de Assis. SÃo discutidas diversas conceituaÃÃes de intertextualidade e de influÃncia, importantes conceitos com que trabalha o comparatismo literÃrio. Os principais pesquisadores de cujos trabalhos nos servimos sÃo Sandra Nitrini e Tania Carvalhal, que sistematizam as noÃÃes conceituais de importantes teÃricos de Literatura Comparada, bem como de categorias de Harold Bloom. O terceiro capÃtulo dedica-se à obra na qual se concentra a nossa proposta de leitura, MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), por meio da qual, visto que representa uma chave para a compreensÃo da obra machadiana entÃo amadurecida, afirma-se a autonomia literÃria do escritor. Buscamos investigar como Machado de Assis construiu o autor-narrador desta obra, do qual destacamos a atitude autorreflexiva, que se desdobrarÃ, na narrativa, nas propriedades da temporalidade e da afetividade. Essa atitude autorreflexiva faz o narrador BrÃs Cubas empreender a busca de si mesmo, na medida em que propicia um intenso diÃlogo com toda uma tradiÃÃo nÃo somente de literatos, mas de pensadores, situando a obra em um abrangente campo ideolÃgico. Procuramos salientar que esse campo de ideias, tal como à configurado na obra, constitui uma das inovaÃÃes de composiÃÃo de Machado de Assis e, com isso, confirma a originalidade e a maestria do escritor brasileiro, cuja obra perpassa diversas Ãreas das Humanidades. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5150 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295143145504768 |