A formaÃÃo literÃria e intelectual de Graciliano Ramos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonia Varele da Silva Gama
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2194
Resumo: Estudar a trajetÃria literÃria e intelectual de Graciliano Ramos implica reconhecer os diversos estudos realizados sobre a obra literÃria do escritor e sobre ele, a fim de compreendÃ-lo inicialmente como leitor. Neste aspecto, a contextualizaÃÃo histÃrica do perÃodo em que viveu e compÃs sua produÃÃo à necessÃria, pois auxilia na reconstruÃÃo do itinerÃrio percorrido por ele, dos espaÃos de convivÃncia, das pessoas com as quais ele se relacionou e das preferÃncias de leitura. Por isso, esta pesquisa propÃe-se repensar esse percurso de Graciliano Ramos à luz de categorias campo literÃrio, presente em As regras da Arte (1996), de Pierre Bourdieu, paratopia e contexto em O contexto da obra literÃria (1995), de Dominique Maingueneau, leitura em O que à leitura (1981), de Maria Helena Martins, na tentativa de discutir o processo de formaÃÃo do escritor com base em InfÃncia (1945), Linhas Tortas (1962) e MemÃrias do CÃrcere (1953), com o objetivo de compreender alguns elementos importantes para a escrita dessas obras. Esta pesquisa aborda tambÃm o conceito de influÃncia, cunhado por Harold Bloom em A AngÃstia da InfluÃncia (1991), e estilo e escritura propostos por Roland Barthes em O grau zero da escritura (1953). Esses conceitos serÃo analisados com base no processo de formaÃÃo intelectual e literÃria de Graciliano Ramos, nas pessoas que contribuÃram para que ele exercesse determinados cargos em repartiÃÃes pÃblicas, os quais proporcionaram a construÃÃo de sua carreira literÃria, como tambÃm influenciaram a publicaÃÃo dos romances CaetÃs (1933), S. Bernardo (1934), e AngÃstia (1936). Dessa forma, o trabalho A FormaÃÃo LiterÃria e Intelectual de Graciliano Ramos dividiu-se em cinco capÃtulos: A ConstruÃÃo de um EspaÃo LiterÃrio, A FormaÃÃo Inicial de Graciliano Ramos, Linhas Tortas na TrajetÃria LiterÃria de Graciliano Ramos, MemÃrias do CÃrcere: surge o romancista, A RelaÃÃo de Graciliano Ramos com seus precursores: Estilo, Escritura, InfluÃncia. Assim, organizou-se um mapa dos deslocamentos realizados por Graciliano Ramos durante a construÃÃo de sua trajetÃria intelectual e literÃria, tornando-se um dos escritores mais importantes e estudados da Literatura Brasileira.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA formaÃÃo literÃria e intelectual de Graciliano RamosLa trajectoire littÃraire et intelectuelle de Graciliano Ramos 2008-06-19Odalice de Castro Silva01839330368AndrÃa Borges LeÃo23020059372http://lattes.cnpq.br/5260520898502257 Ana Maria CÃsar Pompeu90893310778http://lattes.cnpq.br/472609282672232671978955368http://lattes.cnpq.br/1670691519012129Antonia Varele da Silva GamaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRchamp littÃraire contexte paratopie formation influence Ãcriture stylecampo literÃrio contexto paratopia formaÃÃo influÃncia escritura estilo.LITERATURA BRASILEIRAEstudar a trajetÃria literÃria e intelectual de Graciliano Ramos implica reconhecer os diversos estudos realizados sobre a obra literÃria do escritor e sobre ele, a fim de compreendÃ-lo inicialmente como leitor. Neste aspecto, a contextualizaÃÃo histÃrica do perÃodo em que viveu e compÃs sua produÃÃo à necessÃria, pois auxilia na reconstruÃÃo do itinerÃrio percorrido por ele, dos espaÃos de convivÃncia, das pessoas com as quais ele se relacionou e das preferÃncias de leitura. Por isso, esta pesquisa propÃe-se repensar esse percurso de Graciliano Ramos à luz de categorias campo literÃrio, presente em As regras da Arte (1996), de Pierre Bourdieu, paratopia e contexto em O contexto da obra literÃria (1995), de Dominique Maingueneau, leitura em O que à leitura (1981), de Maria Helena Martins, na tentativa de discutir o processo de formaÃÃo do escritor com base em InfÃncia (1945), Linhas Tortas (1962) e MemÃrias do CÃrcere (1953), com o objetivo de compreender alguns elementos importantes para a escrita dessas obras. Esta pesquisa aborda tambÃm o conceito de influÃncia, cunhado por Harold Bloom em A AngÃstia da InfluÃncia (1991), e estilo e escritura propostos por Roland Barthes em O grau zero da escritura (1953). Esses conceitos serÃo analisados com base no processo de formaÃÃo intelectual e literÃria de Graciliano Ramos, nas pessoas que contribuÃram para que ele exercesse determinados cargos em repartiÃÃes pÃblicas, os quais proporcionaram a construÃÃo de sua carreira literÃria, como tambÃm influenciaram a publicaÃÃo dos romances CaetÃs (1933), S. Bernardo (1934), e AngÃstia (1936). Dessa forma, o trabalho A FormaÃÃo LiterÃria e Intelectual de Graciliano Ramos dividiu-se em cinco capÃtulos: A ConstruÃÃo de um EspaÃo LiterÃrio, A FormaÃÃo Inicial de Graciliano Ramos, Linhas Tortas na TrajetÃria LiterÃria de Graciliano Ramos, MemÃrias do CÃrcere: surge o romancista, A RelaÃÃo de Graciliano Ramos com seus precursores: Estilo, Escritura, InfluÃncia. Assim, organizou-se um mapa dos deslocamentos realizados por Graciliano Ramos durante a construÃÃo de sua trajetÃria intelectual e literÃria, tornando-se um dos escritores mais importantes e estudados da Literatura Brasileira. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2194application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:02Zmail@mail.com -
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description Estudar a trajetÃria literÃria e intelectual de Graciliano Ramos implica reconhecer os diversos estudos realizados sobre a obra literÃria do escritor e sobre ele, a fim de compreendÃ-lo inicialmente como leitor. Neste aspecto, a contextualizaÃÃo histÃrica do perÃodo em que viveu e compÃs sua produÃÃo à necessÃria, pois auxilia na reconstruÃÃo do itinerÃrio percorrido por ele, dos espaÃos de convivÃncia, das pessoas com as quais ele se relacionou e das preferÃncias de leitura. Por isso, esta pesquisa propÃe-se repensar esse percurso de Graciliano Ramos à luz de categorias campo literÃrio, presente em As regras da Arte (1996), de Pierre Bourdieu, paratopia e contexto em O contexto da obra literÃria (1995), de Dominique Maingueneau, leitura em O que à leitura (1981), de Maria Helena Martins, na tentativa de discutir o processo de formaÃÃo do escritor com base em InfÃncia (1945), Linhas Tortas (1962) e MemÃrias do CÃrcere (1953), com o objetivo de compreender alguns elementos importantes para a escrita dessas obras. Esta pesquisa aborda tambÃm o conceito de influÃncia, cunhado por Harold Bloom em A AngÃstia da InfluÃncia (1991), e estilo e escritura propostos por Roland Barthes em O grau zero da escritura (1953). Esses conceitos serÃo analisados com base no processo de formaÃÃo intelectual e literÃria de Graciliano Ramos, nas pessoas que contribuÃram para que ele exercesse determinados cargos em repartiÃÃes pÃblicas, os quais proporcionaram a construÃÃo de sua carreira literÃria, como tambÃm influenciaram a publicaÃÃo dos romances CaetÃs (1933), S. Bernardo (1934), e AngÃstia (1936). Dessa forma, o trabalho A FormaÃÃo LiterÃria e Intelectual de Graciliano Ramos dividiu-se em cinco capÃtulos: A ConstruÃÃo de um EspaÃo LiterÃrio, A FormaÃÃo Inicial de Graciliano Ramos, Linhas Tortas na TrajetÃria LiterÃria de Graciliano Ramos, MemÃrias do CÃrcere: surge o romancista, A RelaÃÃo de Graciliano Ramos com seus precursores: Estilo, Escritura, InfluÃncia. Assim, organizou-se um mapa dos deslocamentos realizados por Graciliano Ramos durante a construÃÃo de sua trajetÃria intelectual e literÃria, tornando-se um dos escritores mais importantes e estudados da Literatura Brasileira.
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