AvaliaÃÃo da assistÃncia estudantil em relaÃÃo ao reconhecimento das diversidades no Campus AgrÃcola de Umirim/CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorena de Menezes BrandÃo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20204
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_3891060253766339aa38b9c89423006b
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12669
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da assistÃncia estudantil em relaÃÃo ao reconhecimento das diversidades no Campus AgrÃcola de Umirim/CE2017-09-00Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo06051804315Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Francisca Rejane Bezerra Andrade3789071935301617845345http://lattes.cnpq.br/3249378347258339Lorena de Menezes BrandÃoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRAvaliaÃÃo AssistÃncia estudantil Diversidade de gÃneroEtnico-racial e sexualEvaluation Student assistance Gender Ethnic-racial and sexual diversityPOLITICA PUBLICA E POPULACAOnÃo hÃO presente estudo tem como proposta avaliar a AssistÃncia Estudantil e as diversidades de gÃnero, Ãtnico-racial e sexual no campus agrÃcola de Umirim/CE no enfrentamento Ãs formas associadas de desigualdades e de exclusÃo. A assistÃncia estudantil configura-se como uma polÃtica social inserida na polÃtica de educaÃÃo superior e profissional, em que definimos a sua anÃlise em um campus do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà â IFCE. Para efeito desse estudo problematizamos as contradiÃÃes inerentes ao processo de reordenamento do capital cujos interesses dos organismos financeiros mundiais orientam os Estados dos paÃses perifÃricos, com recorte para o Brasil, cujas reformas educacionais visam atender as demandas do capital internacionalizado, repercutindo na reorganizaÃÃo dos mercados e nas dramÃticas desigualdades expressas nas relaÃÃes sociais. A partir desse contexto buscamos desvelar as possibilidades da assistÃncia estudantil na construÃÃo de uma sociedade mais equÃnime para os diferentes segmentos da sociedade inseridos na polÃtica de educaÃÃo. A pesquisa realizada à de natureza quanti-quali, pautada no mÃtodo da avaliaÃÃo em profundidade (RODRIGUES 2008, 2011, 2017) que considera como dimensÃes de anÃlise o conteÃdo da polÃtica; a anÃlise do contexto em que foi formulada; a sua trajetÃria institucional e o seu espectro temporal e territorial. A pesquisa bibliogrÃfica e documental primou pela interaÃÃo da discussÃo teÃrica dos autores e as categorias de anÃlise, com os documentos e normativas sobre o tema, acrescido dos dados coletados com a pesquisa de campo. Destacamos como as principais conclusÃes dessa avaliaÃÃo a necessidade de superaÃÃo da visÃo de uma assistÃncia estudantil pautada na âbolsificaÃÃoâ e na assistencializaÃÃo das demandas estudantis, ampliando sua atuaÃÃo para outras dimensÃes da vida dos sujeitos. à preciso fortalecer o entendimento de que a assistÃncia estudantil à uma polÃtica educacional, com o importante papel de contribuir com os processos formativos dos (as) jovens, potencializando o seu desenvolvimento humano, cultural, social e polÃtico. Nesse sentido, ela se insere diretamente nas expressÃes das desigualdades sociais, materiais e simbÃlicas, exigindo respostas qualificadas, as quais precisam estar articuladas e integradas a outras polÃticas sociais, assim como aos demais segmentos institucionais no espaÃo onde ela à operacionalizada.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20204application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:33Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo da assistÃncia estudantil em relaÃÃo ao reconhecimento das diversidades no Campus AgrÃcola de Umirim/CE
title AvaliaÃÃo da assistÃncia estudantil em relaÃÃo ao reconhecimento das diversidades no Campus AgrÃcola de Umirim/CE
spellingShingle AvaliaÃÃo da assistÃncia estudantil em relaÃÃo ao reconhecimento das diversidades no Campus AgrÃcola de Umirim/CE
Lorena de Menezes BrandÃo
AvaliaÃÃo
AssistÃncia estudantil
Diversidade de gÃnero
Etnico-racial e sexual
Evaluation
Student assistance
Gender
Ethnic-racial and sexual diversity
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
title_short AvaliaÃÃo da assistÃncia estudantil em relaÃÃo ao reconhecimento das diversidades no Campus AgrÃcola de Umirim/CE
title_full AvaliaÃÃo da assistÃncia estudantil em relaÃÃo ao reconhecimento das diversidades no Campus AgrÃcola de Umirim/CE
title_fullStr AvaliaÃÃo da assistÃncia estudantil em relaÃÃo ao reconhecimento das diversidades no Campus AgrÃcola de Umirim/CE
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo da assistÃncia estudantil em relaÃÃo ao reconhecimento das diversidades no Campus AgrÃcola de Umirim/CE
title_sort AvaliaÃÃo da assistÃncia estudantil em relaÃÃo ao reconhecimento das diversidades no Campus AgrÃcola de Umirim/CE
author Lorena de Menezes BrandÃo
author_facet Lorena de Menezes BrandÃo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 06051804315
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alcides Fernando Gussi
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 05728385818
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7306722117822350
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisca Rejane Bezerra Andrade
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 37890719353
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01617845345
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3249378347258339
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorena de Menezes BrandÃo
contributor_str_mv Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo
Alcides Fernando Gussi
Francisca Rejane Bezerra Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo
AssistÃncia estudantil
Diversidade de gÃnero
Etnico-racial e sexual
topic AvaliaÃÃo
AssistÃncia estudantil
Diversidade de gÃnero
Etnico-racial e sexual
Evaluation
Student assistance
Gender
Ethnic-racial and sexual diversity
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation
Student assistance
Gender
Ethnic-racial and sexual diversity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo tem como proposta avaliar a AssistÃncia Estudantil e as diversidades de gÃnero, Ãtnico-racial e sexual no campus agrÃcola de Umirim/CE no enfrentamento Ãs formas associadas de desigualdades e de exclusÃo. A assistÃncia estudantil configura-se como uma polÃtica social inserida na polÃtica de educaÃÃo superior e profissional, em que definimos a sua anÃlise em um campus do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà â IFCE. Para efeito desse estudo problematizamos as contradiÃÃes inerentes ao processo de reordenamento do capital cujos interesses dos organismos financeiros mundiais orientam os Estados dos paÃses perifÃricos, com recorte para o Brasil, cujas reformas educacionais visam atender as demandas do capital internacionalizado, repercutindo na reorganizaÃÃo dos mercados e nas dramÃticas desigualdades expressas nas relaÃÃes sociais. A partir desse contexto buscamos desvelar as possibilidades da assistÃncia estudantil na construÃÃo de uma sociedade mais equÃnime para os diferentes segmentos da sociedade inseridos na polÃtica de educaÃÃo. A pesquisa realizada à de natureza quanti-quali, pautada no mÃtodo da avaliaÃÃo em profundidade (RODRIGUES 2008, 2011, 2017) que considera como dimensÃes de anÃlise o conteÃdo da polÃtica; a anÃlise do contexto em que foi formulada; a sua trajetÃria institucional e o seu espectro temporal e territorial. A pesquisa bibliogrÃfica e documental primou pela interaÃÃo da discussÃo teÃrica dos autores e as categorias de anÃlise, com os documentos e normativas sobre o tema, acrescido dos dados coletados com a pesquisa de campo. Destacamos como as principais conclusÃes dessa avaliaÃÃo a necessidade de superaÃÃo da visÃo de uma assistÃncia estudantil pautada na âbolsificaÃÃoâ e na assistencializaÃÃo das demandas estudantis, ampliando sua atuaÃÃo para outras dimensÃes da vida dos sujeitos. à preciso fortalecer o entendimento de que a assistÃncia estudantil à uma polÃtica educacional, com o importante papel de contribuir com os processos formativos dos (as) jovens, potencializando o seu desenvolvimento humano, cultural, social e polÃtico. Nesse sentido, ela se insere diretamente nas expressÃes das desigualdades sociais, materiais e simbÃlicas, exigindo respostas qualificadas, as quais precisam estar articuladas e integradas a outras polÃticas sociais, assim como aos demais segmentos institucionais no espaÃo onde ela à operacionalizada.
description nÃo hÃ
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20204
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295237701894144