A concepÃÃo de partido em Antonio Gramsci : o educador deve ser educado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20346 |
Resumo: | A dissertaÃÃo que ora apresentamos, busca analisar a concepÃÃo de Partido PolÃtico em Antonio Gramsci e, para tal, tenta recuperar a evoluÃÃo de seu pensamento polÃtico-pedagÃgico e filosÃfico, expresso em sua concepÃÃo de partido conclamada pelo âmoderno PrÃncipeâ (o âPartido PrÃncipe) (2012), no Ãpice de sua maturidade teÃrico-prÃtica. Nestes termos, o presente texto vislumbra alguns aspectos teÃricos e prÃticos presentes na trajetÃria de vida âindividualâ e âcoletivaâ de Antonio Gramsci, - do âfilÃsofo da prÃxisâ (2001a), evidenciado pelo transcurso de sua labuta com vistas para o carÃter educativo do Partido PolÃtico na perspectiva de que âo educador deve ser educadoâ (2010) (Terceira Tese sobre Feuerbach â Marx. 1845). Uma visÃo polÃtica e pedagÃgica a ser aprimorada com o âmoderno PrÃncipeâ (o âPartido PrÃncipeâ) que tratarà de questÃes para alÃm dos interesses puramente econÃmicos, mas de carÃter âamploâ e âuniversalâ, com vistas à âelevaÃÃo culturalâ das classes subalternas e a constituiÃÃo de novo tipo de âbloco histÃricoâ, superando a dicotomia de classes completamente antagÃnicas alicerÃadas pela exploraÃÃo do âhomem pelo homemâ, um fundamento do grande capital. Enfim, o trabalho dissertativo, pretende contribuir com os debates em torno da concepÃÃo de Partido PolÃtico em Gramsci, do âmoderno PrÃncipeâ (2001b), cuja filosofia se debruÃa na âelevaÃÃo culturalâ das classes subalternas, no processo de ensino-aprendizagem dos âsimplesâ para que transformem o mundo real e adquiram uma nova forma de âvida superiorâ (2001b). Assim sendo, o referido estudo bibliogrÃfico, coloca Ãs mÃos das classes subalternas as bases do pensamento gramsciano em torno do Partido PolÃtico (âo moderno PrÃncipeâ) para que as mesmas faÃam uma anÃlise crÃtica acerca da conjuntura nacional e internacional, de modo a superarem a ârealidade efetivaâ por meio de uma intensa formaÃÃo polÃtica de massas, organizando-as e transformando-as em âdirigentes e dirigidosâ (1982), assim como ocorrera com Gramsci com sua relaÃÃo dialÃtica de âensino e aprendizagemâ (Terceira Tese sobre Feuerbach â Marx. 1845). |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA concepÃÃo de partido em Antonio Gramsci : o educador deve ser educado2017-09-29Justino de Sousa Junior44319215320Marcos Tadeu Del Roio03142548890http://lattes.cnpq.br/1034829852338994FÃbio Josà Cavalcanti de Queiroz34836942349http://lattes.cnpq.br/8605567744965736Clarice Zientarski46636803053http://lattes.cnpq.br/467355394111178961977543391http://lattes.cnpq.br/2744096880614247SÃvio Abreu de FreitasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFilosofia da PrÃxis Partido PolÃtico Moderno PrÃncipe, EducaÃÃoFilosofÃa de la praxis Partido polÃtico Moderno PrÃncipe, EnseÃanzaEDUCACAOA dissertaÃÃo que ora apresentamos, busca analisar a concepÃÃo de Partido PolÃtico em Antonio Gramsci e, para tal, tenta recuperar a evoluÃÃo de seu pensamento polÃtico-pedagÃgico e filosÃfico, expresso em sua concepÃÃo de partido conclamada pelo âmoderno PrÃncipeâ (o âPartido PrÃncipe) (2012), no Ãpice de sua maturidade teÃrico-prÃtica. Nestes termos, o presente texto vislumbra alguns aspectos teÃricos e prÃticos presentes na trajetÃria de vida âindividualâ e âcoletivaâ de Antonio Gramsci, - do âfilÃsofo da prÃxisâ (2001a), evidenciado pelo transcurso de sua labuta com vistas para o carÃter educativo do Partido PolÃtico na perspectiva de que âo educador deve ser educadoâ (2010) (Terceira Tese sobre Feuerbach â Marx. 1845). Uma visÃo polÃtica e pedagÃgica a ser aprimorada com o âmoderno PrÃncipeâ (o âPartido PrÃncipeâ) que tratarà de questÃes para alÃm dos interesses puramente econÃmicos, mas de carÃter âamploâ e âuniversalâ, com vistas à âelevaÃÃo culturalâ das classes subalternas e a constituiÃÃo de novo tipo de âbloco histÃricoâ, superando a dicotomia de classes completamente antagÃnicas alicerÃadas pela exploraÃÃo do âhomem pelo homemâ, um fundamento do grande capital. Enfim, o trabalho dissertativo, pretende contribuir com os debates em torno da concepÃÃo de Partido PolÃtico em Gramsci, do âmoderno PrÃncipeâ (2001b), cuja filosofia se debruÃa na âelevaÃÃo culturalâ das classes subalternas, no processo de ensino-aprendizagem dos âsimplesâ para que transformem o mundo real e adquiram uma nova forma de âvida superiorâ (2001b). Assim sendo, o referido estudo bibliogrÃfico, coloca Ãs mÃos das classes subalternas as bases do pensamento gramsciano em torno do Partido PolÃtico (âo moderno PrÃncipeâ) para que as mesmas faÃam uma anÃlise crÃtica acerca da conjuntura nacional e internacional, de modo a superarem a ârealidade efetivaâ por meio de uma intensa formaÃÃo polÃtica de massas, organizando-as e transformando-as em âdirigentes e dirigidosâ (1982), assim como ocorrera com Gramsci com sua relaÃÃo dialÃtica de âensino e aprendizagemâ (Terceira Tese sobre Feuerbach â Marx. 1845).La disertaciÃn que hora presentamos busca analizar la concepciÃn del Partido PolÃtico en Antonio Gramsci, y para ello intenta recuperar la evoluciÃn de su pensamiento polÃtico-pedagÃgico y filosÃfico, expresado en su concepciÃn de partido convocada por el "moderno PrÃncipe" (el "PrÃncipe" (2012), en el Ãpice de su madurez teÃrico-prÃctica. En estos tÃrminos, el presente texto vislumbra algunos aspectos teÃricos y prÃcticos presentes en la trayectoria de vida "individual" y "colectiva" de Antonio Gramsci, - del "filÃsofo de la praxis" (2001a), evidenciado por el transcurso de su labor con vistas al carÃcter educativo del Partido PolÃtico en la perspectiva de que "el educador debe ser educado" (2010) (Tercera Tesis sobre Feuerbach - Marx, 1845). Una visiÃn polÃtica y pedagÃgica a ser mejorada con el "moderno prÃncipe" que tratarà de cuestiones mÃs allà de los intereses puramente econÃmicos, pero de carÃcter "amplio" y "universal", con vistas a la "elevaciÃn cultural" de las clases subalternas y la constituciÃn de nuevo tipo de "bloque histÃrico", superando la dicotomÃa de clases completamente antagÃnicas basadas en la explotaciÃn del "hombre por el hombre", un fundamento del gran capital. En fin, el trabajo disertivo, pretende contribuir con los debates en torno a la concepciÃn del Partido PolÃtico en Gramsci, del "moderno PrÃncipe" (2001b), cuya filosofÃa se centra en la "elevaciÃn cultural" de las clases subalternas, en el proceso de enseÃanza-aprendizaje "simples" para que transformen el mundo real y adquieran una nueva forma de "vida superior" (2001b). Por lo tanto, el referido estudio bibliogrÃfico, coloca a las manos de las clases subalternas las bases del pensamiento gramsciano en torno al Partido PolÃtico ("el moderno PrÃncipe") para que las mismas hagan un anÃlisis crÃtico acerca de la coyuntura nacional e internacional, de modo a superar la "realidad efectiva" por medio de una intensa formaciÃn polÃtica de masas, organizÃndolas y transformÃndolas en "dirigentes y dirigidos" (1982), asà como ocurrià con Gramsci con su relaciÃn dialÃctica de "enseÃanza y aprendizaje" (Tercera Tesis sobre Feuerbach - Marx, 1845).FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20346application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:43Zmail@mail.com - |
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A dissertaÃÃo que ora apresentamos, busca analisar a concepÃÃo de Partido PolÃtico em Antonio Gramsci e, para tal, tenta recuperar a evoluÃÃo de seu pensamento polÃtico-pedagÃgico e filosÃfico, expresso em sua concepÃÃo de partido conclamada pelo âmoderno PrÃncipeâ (o âPartido PrÃncipe) (2012), no Ãpice de sua maturidade teÃrico-prÃtica. Nestes termos, o presente texto vislumbra alguns aspectos teÃricos e prÃticos presentes na trajetÃria de vida âindividualâ e âcoletivaâ de Antonio Gramsci, - do âfilÃsofo da prÃxisâ (2001a), evidenciado pelo transcurso de sua labuta com vistas para o carÃter educativo do Partido PolÃtico na perspectiva de que âo educador deve ser educadoâ (2010) (Terceira Tese sobre Feuerbach â Marx. 1845). Uma visÃo polÃtica e pedagÃgica a ser aprimorada com o âmoderno PrÃncipeâ (o âPartido PrÃncipeâ) que tratarà de questÃes para alÃm dos interesses puramente econÃmicos, mas de carÃter âamploâ e âuniversalâ, com vistas à âelevaÃÃo culturalâ das classes subalternas e a constituiÃÃo de novo tipo de âbloco histÃricoâ, superando a dicotomia de classes completamente antagÃnicas alicerÃadas pela exploraÃÃo do âhomem pelo homemâ, um fundamento do grande capital. Enfim, o trabalho dissertativo, pretende contribuir com os debates em torno da concepÃÃo de Partido PolÃtico em Gramsci, do âmoderno PrÃncipeâ (2001b), cuja filosofia se debruÃa na âelevaÃÃo culturalâ das classes subalternas, no processo de ensino-aprendizagem dos âsimplesâ para que transformem o mundo real e adquiram uma nova forma de âvida superiorâ (2001b). Assim sendo, o referido estudo bibliogrÃfico, coloca Ãs mÃos das classes subalternas as bases do pensamento gramsciano em torno do Partido PolÃtico (âo moderno PrÃncipeâ) para que as mesmas faÃam uma anÃlise crÃtica acerca da conjuntura nacional e internacional, de modo a superarem a ârealidade efetivaâ por meio de uma intensa formaÃÃo polÃtica de massas, organizando-as e transformando-as em âdirigentes e dirigidosâ (1982), assim como ocorrera com Gramsci com sua relaÃÃo dialÃtica de âensino e aprendizagemâ (Terceira Tese sobre Feuerbach â Marx. 1845). |
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La disertaciÃn que hora presentamos busca analizar la concepciÃn del Partido PolÃtico en Antonio Gramsci, y para ello intenta recuperar la evoluciÃn de su pensamiento polÃtico-pedagÃgico y filosÃfico, expresado en su concepciÃn de partido convocada por el "moderno PrÃncipe" (el "PrÃncipe" (2012), en el Ãpice de su madurez teÃrico-prÃctica. En estos tÃrminos, el presente texto vislumbra algunos aspectos teÃricos y prÃcticos presentes en la trayectoria de vida "individual" y "colectiva" de Antonio Gramsci, - del "filÃsofo de la praxis" (2001a), evidenciado por el transcurso de su labor con vistas al carÃcter educativo del Partido PolÃtico en la perspectiva de que "el educador debe ser educado" (2010) (Tercera Tesis sobre Feuerbach - Marx, 1845). Una visiÃn polÃtica y pedagÃgica a ser mejorada con el "moderno prÃncipe" que tratarà de cuestiones mÃs allà de los intereses puramente econÃmicos, pero de carÃcter "amplio" y "universal", con vistas a la "elevaciÃn cultural" de las clases subalternas y la constituciÃn de nuevo tipo de "bloque histÃrico", superando la dicotomÃa de clases completamente antagÃnicas basadas en la explotaciÃn del "hombre por el hombre", un fundamento del gran capital. En fin, el trabajo disertivo, pretende contribuir con los debates en torno a la concepciÃn del Partido PolÃtico en Gramsci, del "moderno PrÃncipe" (2001b), cuya filosofÃa se centra en la "elevaciÃn cultural" de las clases subalternas, en el proceso de enseÃanza-aprendizaje "simples" para que transformen el mundo real y adquieran una nueva forma de "vida superior" (2001b). Por lo tanto, el referido estudio bibliogrÃfico, coloca a las manos de las clases subalternas las bases del pensamiento gramsciano en torno al Partido PolÃtico ("el moderno PrÃncipe") para que las mismas hagan un anÃlisis crÃtico acerca de la coyuntura nacional e internacional, de modo a superar la "realidad efectiva" por medio de una intensa formaciÃn polÃtica de masas, organizÃndolas y transformÃndolas en "dirigentes y dirigidos" (1982), asà como ocurrià con Gramsci con su relaciÃn dialÃctica de "enseÃanza y aprendizaje" (Tercera Tesis sobre Feuerbach - Marx, 1845). |
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