Um Passeio Enativo com Acidum: Arte Urbana em Fortaleza e a CriaÃÃo de FicÃÃes pela Cidade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14200 |
Resumo: | Este estudo trata da relaÃÃo da arte com a cidade, pensando a arte contemporÃnea como possibilidade de criaÃÃo de outras cidades ao provocar diferentes modos de olhar, sentir, imaginar e inventar o espaÃo-tempo urbano. Interessa pesquisar as intervenÃÃes artÃsticas do coletivo Acidum, em Fortaleza, observando como a arte urbana pode interferir nos modos de ser, de pensar e de viver, criando ficÃÃes, modificando o espaÃo. A pesquisa acontece como um exercÃcio, considerando as contribuiÃÃes teÃrico-metodolÃgicas dos estudos de Francisco Varela (1991,2001), em especial, a Abordagem Enativa, que compreende a cogniÃÃo como a invenÃÃo de realidades, opondo-se à noÃÃo representativa de uma realidade prÃ-definida a ser revelada pelo pesquisador. O pesquisar emerge no observar, acompanhando algumas intervenÃÃes do coletivo, atualizadas nas anotaÃÃes do diÃrio de bordo, analisando vÃdeos e fotografias e realizando âentrevistas enativasâ, proposiÃÃo apresentada nos estudos de LetÃcia Maria Renault de Barros (2010). O que faz com que algumas imagens produzam inquietaÃÃo e outras nÃo? Como as intervenÃÃes do Acidum afetam os modos de transitar e de olhar a cidade? No percurso da pesquisa, alguns conceitos colaboraram com as anÃlises, em especial, Partilha do SensÃvel e FicÃÃes, apresentados por Jacques RanciÃre (2005; 2010). Nessa perspectiva, enfatizo a relaÃÃo entre arte e polÃtica trazendo tambÃm contribuiÃÃes dos estudos de Giorgio Agamben, Hannah Arendt, Chantal Mouffe, Didi-Huberman e Gilles Deleuze. A arte do Acidum pode afetar a cidade à medida que produz imagens que provocam deslocamentos nos modos de olhar daqueles que caminham e as observam. A arte urbana pode problematizar criativamente o cotidiano, abrindo caminhos para a invenÃÃo de outras realidades. Constituindo resistÃncias moleculares que florescem em meio à solidez dos preconceitos e das concepÃÃes endurecidas. NÃo seria essa uma funÃÃo da arte, mas uma potÃncia. |
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Interessa pesquisar as intervenÃÃes artÃsticas do coletivo Acidum, em Fortaleza, observando como a arte urbana pode interferir nos modos de ser, de pensar e de viver, criando ficÃÃes, modificando o espaÃo. A pesquisa acontece como um exercÃcio, considerando as contribuiÃÃes teÃrico-metodolÃgicas dos estudos de Francisco Varela (1991,2001), em especial, a Abordagem Enativa, que compreende a cogniÃÃo como a invenÃÃo de realidades, opondo-se à noÃÃo representativa de uma realidade prÃ-definida a ser revelada pelo pesquisador. O pesquisar emerge no observar, acompanhando algumas intervenÃÃes do coletivo, atualizadas nas anotaÃÃes do diÃrio de bordo, analisando vÃdeos e fotografias e realizando âentrevistas enativasâ, proposiÃÃo apresentada nos estudos de LetÃcia Maria Renault de Barros (2010). O que faz com que algumas imagens produzam inquietaÃÃo e outras nÃo? Como as intervenÃÃes do Acidum afetam os modos de transitar e de olhar a cidade? No percurso da pesquisa, alguns conceitos colaboraram com as anÃlises, em especial, Partilha do SensÃvel e FicÃÃes, apresentados por Jacques RanciÃre (2005; 2010). Nessa perspectiva, enfatizo a relaÃÃo entre arte e polÃtica trazendo tambÃm contribuiÃÃes dos estudos de Giorgio Agamben, Hannah Arendt, Chantal Mouffe, Didi-Huberman e Gilles Deleuze. A arte do Acidum pode afetar a cidade à medida que produz imagens que provocam deslocamentos nos modos de olhar daqueles que caminham e as observam. A arte urbana pode problematizar criativamente o cotidiano, abrindo caminhos para a invenÃÃo de outras realidades. Constituindo resistÃncias moleculares que florescem em meio à solidez dos preconceitos e das concepÃÃes endurecidas. NÃo seria essa uma funÃÃo da arte, mas uma potÃncia.Este estudio trata la relaciÃn del arte con la ciudad, pensando el arte contemporÃneo como la posibilidad de crear otras ciudades por provocar diferentes maneras de ver, sentir, imaginar e inventar el espacio-tiempo urbano. Me interesa investigar las intervenciones artÃsticas del colectivo Acidum en Fortaleza, ver como el arte urbano puede interferir en las formas de ser, de pensar y de vivir, creando ficciones, modificando el espacio. La bÃsqueda se lleva a cabo como un ejercÃcio, teniendo en cuenta los aportes teÃricos y metodolÃgicos de los estudios de Francisco Varela (1991.2001), en particular el enfoque enactivo, que comprende la cogniciÃn como la invenciÃn de realidades, oponiÃndose a la idea representativa de una realidad predefinida para ser revelada por el investigador. La bÃsqueda surge com el observar, acompaÃando algunas intervenciones del colectivo, actualizadas a travÃs de las notas en el diario de campo, analizando videos y fotos y haciendo "entrevistas enactivas" propuesta presentada en los estudios de Leticia Maria Renault de Barros (2010). ÂQuà hace que algunas imÃgenes produzcan inquietud y outras no? ÂComo las intervenciones de Acidum afectan los modos de transportar y de mirar la ciudad? En el curso de la investigaciÃn, algunos conceptos colaboraron con el anÃlisis, en particular, DivisiÃn de lo sensible y Ficciones, presentados por Jacques RanciÃre (2005; 2010). En esta perspectiva, subrayo la relaciÃn entre el arte y polÃtica trayendo tambiÃn las contribuciones de los estudios de Giorgio Agamben, Hannah Arendt, Chantal Mouffe, Didi-Huberman y Gilles Deleuze. El arte de Acidum puede afectar a la ciudad por producir imÃgenes que causan cambios en las formas de ver de aquellos que caminan y observan. El arte urbano puede discutir de manera creativa el cotidiano, abriendo el camino para la invenciÃn de otras realidades. Constituyendo resistencias moleculares que florecen en medio a la solidez de los prejuicios y concepciones endurecidos. No serÃa una funciÃn del arte, sino una potencia. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14200application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:25Zmail@mail.com - |
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Este estudo trata da relaÃÃo da arte com a cidade, pensando a arte contemporÃnea como possibilidade de criaÃÃo de outras cidades ao provocar diferentes modos de olhar, sentir, imaginar e inventar o espaÃo-tempo urbano. Interessa pesquisar as intervenÃÃes artÃsticas do coletivo Acidum, em Fortaleza, observando como a arte urbana pode interferir nos modos de ser, de pensar e de viver, criando ficÃÃes, modificando o espaÃo. A pesquisa acontece como um exercÃcio, considerando as contribuiÃÃes teÃrico-metodolÃgicas dos estudos de Francisco Varela (1991,2001), em especial, a Abordagem Enativa, que compreende a cogniÃÃo como a invenÃÃo de realidades, opondo-se à noÃÃo representativa de uma realidade prÃ-definida a ser revelada pelo pesquisador. O pesquisar emerge no observar, acompanhando algumas intervenÃÃes do coletivo, atualizadas nas anotaÃÃes do diÃrio de bordo, analisando vÃdeos e fotografias e realizando âentrevistas enativasâ, proposiÃÃo apresentada nos estudos de LetÃcia Maria Renault de Barros (2010). O que faz com que algumas imagens produzam inquietaÃÃo e outras nÃo? Como as intervenÃÃes do Acidum afetam os modos de transitar e de olhar a cidade? No percurso da pesquisa, alguns conceitos colaboraram com as anÃlises, em especial, Partilha do SensÃvel e FicÃÃes, apresentados por Jacques RanciÃre (2005; 2010). Nessa perspectiva, enfatizo a relaÃÃo entre arte e polÃtica trazendo tambÃm contribuiÃÃes dos estudos de Giorgio Agamben, Hannah Arendt, Chantal Mouffe, Didi-Huberman e Gilles Deleuze. A arte do Acidum pode afetar a cidade à medida que produz imagens que provocam deslocamentos nos modos de olhar daqueles que caminham e as observam. A arte urbana pode problematizar criativamente o cotidiano, abrindo caminhos para a invenÃÃo de outras realidades. Constituindo resistÃncias moleculares que florescem em meio à solidez dos preconceitos e das concepÃÃes endurecidas. NÃo seria essa uma funÃÃo da arte, mas uma potÃncia. |
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Este estudio trata la relaciÃn del arte con la ciudad, pensando el arte contemporÃneo como la posibilidad de crear otras ciudades por provocar diferentes maneras de ver, sentir, imaginar e inventar el espacio-tiempo urbano. Me interesa investigar las intervenciones artÃsticas del colectivo Acidum en Fortaleza, ver como el arte urbano puede interferir en las formas de ser, de pensar y de vivir, creando ficciones, modificando el espacio. La bÃsqueda se lleva a cabo como un ejercÃcio, teniendo en cuenta los aportes teÃricos y metodolÃgicos de los estudios de Francisco Varela (1991.2001), en particular el enfoque enactivo, que comprende la cogniciÃn como la invenciÃn de realidades, oponiÃndose a la idea representativa de una realidad predefinida para ser revelada por el investigador. La bÃsqueda surge com el observar, acompaÃando algunas intervenciones del colectivo, actualizadas a travÃs de las notas en el diario de campo, analizando videos y fotos y haciendo "entrevistas enactivas" propuesta presentada en los estudios de Leticia Maria Renault de Barros (2010). ÂQuà hace que algunas imÃgenes produzcan inquietud y outras no? ÂComo las intervenciones de Acidum afectan los modos de transportar y de mirar la ciudad? En el curso de la investigaciÃn, algunos conceptos colaboraron con el anÃlisis, en particular, DivisiÃn de lo sensible y Ficciones, presentados por Jacques RanciÃre (2005; 2010). En esta perspectiva, subrayo la relaciÃn entre el arte y polÃtica trayendo tambiÃn las contribuciones de los estudios de Giorgio Agamben, Hannah Arendt, Chantal Mouffe, Didi-Huberman y Gilles Deleuze. El arte de Acidum puede afectar a la ciudad por producir imÃgenes que causan cambios en las formas de ver de aquellos que caminan y observan. El arte urbano puede discutir de manera creativa el cotidiano, abriendo el camino para la invenciÃn de otras realidades. Constituyendo resistencias moleculares que florecen en medio a la solidez de los prejuicios y concepciones endurecidos. No serÃa una funciÃn del arte, sino una potencia. |
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