Uma leitura sobre a construcÃÃo do personagem mendigo em trÃs contos brasileiros contemporÃneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laura LucÃa Careaga Quiroga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20447
Resumo: Este trabalho se propÃe a analisar e comparar os contos âOs olhos dos pobres â (2016) de JuliÃn Fuks , âRecortes de Hannahâ (2016), de Cristhiano Aguiar e âA exata distÃncia da vulva ao coraÃÃo â (2014), de MarÃal Aquino . Esses sÃo contos de autores contempor Ãneos brasileiros, publicados pelas editoras Malha Fina Cartonera , Mariposa Cartonera e pela revista de circulaÃÃo on - line GalerÃas.Cuadernos de TraducciÃn , respetivamente . A perspe ctiva adotada segue a propos ta crÃtica de Josefina Ludmer (2010), que procura chamar a atenÃÃo para as mudanÃas no estatuto da literatura, es pecificamente a partir dos anos 2000. No primeiro C apÃtulo apresentam - se as particularidades das ediÃÃes em relaÃÃo ao contexto do mercado editorial â global e local â atual. O apoio teÃrico para isto à de Schiffrin (2006), Darton (2009), Muniz Jr. (2016), Bilbija e Carabajal (2009) entre outros. No segundo C apÃtulo à abordado o problema central da pesquisa: a construÃÃo do personagem mendigo e suas relaÃÃes com os outros personagens, de posiÃÃes sociais favorecidas. R ecorre - se a Candido (1 964), Hamon (1972 ) , Pellegrini ( 2012), Dalcastagnà (2003, 2005), Geremek (1995) , d entre outros . No terceiro C apÃtulo vincula - se a anÃlise dos personagens co m a espacialidade: a configuraÃÃo da cidade . O Ãmbito teÃrico à de BrandÃo (2005), Gomes (1994), Bourdieu (2013). A hipÃtese de leitura que sustenta este trabalho considera que a realidade que os contos fabricam (LUDMER, 2010) visibiliza, nos trÃs casos, relaÃÃes sociais desiguais que se encontram naturalizadas entre os personagens . Mas a construÃÃo d estes Ãltimos e d a cidade, atravÃs das quais a visibiliza à Ão à atingida, aparece como singular em cada conto. Aborda - se a noÃÃo de singularidade, assim como a de â fÃbrica de realidadeâ a partir da leitura das transformaÃÃes do realismo na literatura contemporÃnea, seguin do Pellegrini (2012), Speranza (2001, 2005), Contreras (2006, 2013), Kohan (2005). Este debate, por sua vez, aprofunda - se no A pÃndice.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUma leitura sobre a construcÃÃo do personagem mendigo em trÃs contos brasileiros contemporÃneos2018-04-00Roseli Barros Cunha11884920802http://lattes.cnpq.br/906029192066269962378070390http://lattes.cnpq.br/4270260830963998Laura LucÃa Careaga QuirogaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRMendigoContos contemporÃneos EdiÃÃo alternativa CidadeMendigoCuentos contemporÃneos EdiciÃn alternativaCiudadLETRASEste trabalho se propÃe a analisar e comparar os contos âOs olhos dos pobres â (2016) de JuliÃn Fuks , âRecortes de Hannahâ (2016), de Cristhiano Aguiar e âA exata distÃncia da vulva ao coraÃÃo â (2014), de MarÃal Aquino . Esses sÃo contos de autores contempor Ãneos brasileiros, publicados pelas editoras Malha Fina Cartonera , Mariposa Cartonera e pela revista de circulaÃÃo on - line GalerÃas.Cuadernos de TraducciÃn , respetivamente . A perspe ctiva adotada segue a propos ta crÃtica de Josefina Ludmer (2010), que procura chamar a atenÃÃo para as mudanÃas no estatuto da literatura, es pecificamente a partir dos anos 2000. No primeiro C apÃtulo apresentam - se as particularidades das ediÃÃes em relaÃÃo ao contexto do mercado editorial â global e local â atual. O apoio teÃrico para isto à de Schiffrin (2006), Darton (2009), Muniz Jr. (2016), Bilbija e Carabajal (2009) entre outros. No segundo C apÃtulo à abordado o problema central da pesquisa: a construÃÃo do personagem mendigo e suas relaÃÃes com os outros personagens, de posiÃÃes sociais favorecidas. R ecorre - se a Candido (1 964), Hamon (1972 ) , Pellegrini ( 2012), Dalcastagnà (2003, 2005), Geremek (1995) , d entre outros . No terceiro C apÃtulo vincula - se a anÃlise dos personagens co m a espacialidade: a configuraÃÃo da cidade . O Ãmbito teÃrico à de BrandÃo (2005), Gomes (1994), Bourdieu (2013). A hipÃtese de leitura que sustenta este trabalho considera que a realidade que os contos fabricam (LUDMER, 2010) visibiliza, nos trÃs casos, relaÃÃes sociais desiguais que se encontram naturalizadas entre os personagens . Mas a construÃÃo d estes Ãltimos e d a cidade, atravÃs das quais a visibiliza à Ão à atingida, aparece como singular em cada conto. Aborda - se a noÃÃo de singularidade, assim como a de â fÃbrica de realidadeâ a partir da leitura das transformaÃÃes do realismo na literatura contemporÃnea, seguin do Pellegrini (2012), Speranza (2001, 2005), Contreras (2006, 2013), Kohan (2005). Este debate, por sua vez, aprofunda - se no A pÃndice. Este trabajo se propone analizar y comparar los cuentos âOs olhos dos pobresâ (2016) de JuliÃn Fuks, âRecortes de Hannahâ (2016), de Cristhiano Aguiar y âA exata distÃncia da vulva ao coraÃÃoâ (2014),de MarÃal Aquino. Se trata de cuentos de autores contemporÃneos brasileros, publicados por las editoras Mariposa Cartonera, Malha Fina Cartoneray por la revista de circulaciÃn online GalerÃas.Cuadernos de TraducciÃn. La perspectiva adoptada sigue la propuesta crÃtica de Josefina Ludmer (2010), quien procura llamar la atenciÃn hacia las transformaciones en el estatuto de la literatura, especÃficamente a partir de los aÃos 2000. En el primer CapÃtulo se presentan las particularidades de las ediciones en relaciÃn al contexto del mercado editorial â global y local - actual. El apoyo teÃrico es de Schiffrin (2006), Darton(2009), Muniz Jr. (2016), entre otros. En el segundo CapÃtulo se aborda el problema central de la investigaciÃn: la construcciÃn del personaje mendigoy sus relaciones con los otros personajes, de posiciones sociales favorecidas. Para esto se recurre a Candido (1964), Hamon (1972), Dalcastagnà (2003, 2005), Geremek (1995), entre otros. En el tercer CapÃtulo, se vincula la construcciÃn de los personajes con la espacialidad: la configuraciÃn de la ciudad. El apoyo teÃrico es deBrandÃo (2005), Gomes (1994), Bourdieu (2013). La hipÃtesis de lectura que conduce este trabajo considera que la realidad que los cuentosfabrican (LUDMER, 2010) visibiliza, en los tres casos, relaciones sociales desiguales que se encuentran naturalizadas. Pero la construcciÃn de los personajes y de la ciudad a travÃs de las cuales esta realidad es fabricada aparece como singular en cada cuento. Se aborda esta nociÃn de singularidad, asà como la de âfÃbrica de realidadâ a partir de la lectura delas transformaciones del realismo en la literatura contemporÃnea, siguiendo a Pellegrini (2012), Speranza (2001,2005), entre otros. Este debate es profundizado en el ApÃndice. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20447application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:55Zmail@mail.com -
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