EducaÃÃo, microcrÃdito e pobreza no brasil: o carÃter educativo do microcrÃdito produtivo orientado â o caso do banco revelaÃÃo no CearÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6665 |
Resumo: | A educaÃÃo assume papel preponderante na execuÃÃo de programas, projetos e polÃticas sociais no Brasil, sejam desenvolvidos pela sociedade civil, sejam executados pelos governos municipal, distrital, estadual e federal, como à o caso de projetos produtivos que visam contribuir para inserÃÃo sociolaboral e financeira de parte da populaÃÃo pobre, por intermÃdio da oferta de microcrÃdito produtivo orientado, utilizando como instrumento os bancos comunitÃrios. Este trabalho busca compreender como se processa o carÃter educativo do microcrÃdito produtivo orientado, quando utiliza o banco comunitÃrio como instrumento que se propÃe a operar para inserÃÃo dos pobres no sistema financeiro e, consequentemente, na sua inserÃÃo sociolaboral e, desse modo, desvelar a dinÃmica da educaÃÃo para contribuir na implantaÃÃo de polÃticas pÃblicas. Fundamentado nas concepÃÃes freiriana de educaÃÃo e na concepÃÃo de J. Dewey, quando enfatiza a importÃncia de considerar a educaÃÃo pela experiÃncia, a interpretaÃÃo do objeto se pautou, primordialmente, em abranger as diferentes visÃes dos sujeitos envolvidos, considerando suas vivÃncias e experiÃncias. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e descritivo, utilizando a estratÃgia estudo de caso, consolidada pela experiÃncia cotidiana do banco RevelaÃÃo, um grupo de homens e mulheres (11 pessoas), apoiados pela ANDE desde 2003, unidos pela necessidade e vontade de gerar trabalho e renda, por meio do microcrÃdito produtivo orientado, no intuito de modificar a sua situaÃÃo de pobreza e desemprego. Para alcance dos resultados, foram utilizadas a observaÃÃo e as interpretaÃÃes de depoimentos e registros no decorrer da pesquisa de campo. Foi observado tanto o plano da sociabilidade inerente ao grupo, como as relaÃÃes que seus integrantes estabelecem fora dele, revelando no texto a intenÃÃo de captar como os sujeitos se apropriam do microcrÃdito e qual o sentido dado à educaÃÃo quando estes se propÃem pertencer ao grupo banco RevelaÃÃo. Embora nÃo se revelando um estudo etnogrÃfico, recebeu contribuiÃÃo da etnografia, pois desvendou a cotidianidade do grupo, de modo a evidenciar o efeito educativo da metodologia de bancos comunitÃrios. Enfatiza o sentido da educaÃÃo utilizada na oferta de microcrÃdito produtivo orientado como sendo uma educaÃÃo que pode se configurar emancipatÃria e regulatÃria, no que respeita à concepÃÃo financeira adotada, se capitalista ou socioeconÃmica solidÃria. Notadamente, a educaÃÃo, quando trabalhada pelo instrumento banco comunitÃrio, assume papel importante na oferta de microcrÃdito produtivo orientado e parte da experiÃncia dos sujeitos; pode figurar-se como emancipatÃria e regulatÃria; dependendo da concepÃÃo financeira, pode reafirmar ou contrapor-se ao capitalismo vigente; a nÃo clareza da concepÃÃo financeira dificulta entender qual o sentido conferido à educaÃÃo; valoriza a participaÃÃo como ferramenta para que o âempoderamentoâ ocorra. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEducaÃÃo, microcrÃdito e pobreza no brasil: o carÃter educativo do microcrÃdito produtivo orientado â o caso do banco revelaÃÃo no CearÃEducation, microcredit and poverty in Brazil: the educational character of the productive micro-oriented - the case of bank âRevelaÃÃoâ in CearÃ2011-08-30Jose Ribamar Furtado de Souza03268373372Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Josà SydriÃo de Alencar JÃnior08119970306Luiz AntÃnio Maciel de Paula16141512372http://lattes.cnpq.br/3048795266534895Sandra Maria Gadelha de Carvalho1356876030421097518353http://lattes.cnpq.br/0389573002554047ClÃbia MardÃnia Freitas SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo MicrocrÃdito Produtivo EmancipaÃÃo RegulaÃÃoEducation Productive Microcredit Emancipatory RegulatoryEDUCACAOA educaÃÃo assume papel preponderante na execuÃÃo de programas, projetos e polÃticas sociais no Brasil, sejam desenvolvidos pela sociedade civil, sejam executados pelos governos municipal, distrital, estadual e federal, como à o caso de projetos produtivos que visam contribuir para inserÃÃo sociolaboral e financeira de parte da populaÃÃo pobre, por intermÃdio da oferta de microcrÃdito produtivo orientado, utilizando como instrumento os bancos comunitÃrios. Este trabalho busca compreender como se processa o carÃter educativo do microcrÃdito produtivo orientado, quando utiliza o banco comunitÃrio como instrumento que se propÃe a operar para inserÃÃo dos pobres no sistema financeiro e, consequentemente, na sua inserÃÃo sociolaboral e, desse modo, desvelar a dinÃmica da educaÃÃo para contribuir na implantaÃÃo de polÃticas pÃblicas. Fundamentado nas concepÃÃes freiriana de educaÃÃo e na concepÃÃo de J. Dewey, quando enfatiza a importÃncia de considerar a educaÃÃo pela experiÃncia, a interpretaÃÃo do objeto se pautou, primordialmente, em abranger as diferentes visÃes dos sujeitos envolvidos, considerando suas vivÃncias e experiÃncias. 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Notadamente, a educaÃÃo, quando trabalhada pelo instrumento banco comunitÃrio, assume papel importante na oferta de microcrÃdito produtivo orientado e parte da experiÃncia dos sujeitos; pode figurar-se como emancipatÃria e regulatÃria; dependendo da concepÃÃo financeira, pode reafirmar ou contrapor-se ao capitalismo vigente; a nÃo clareza da concepÃÃo financeira dificulta entender qual o sentido conferido à educaÃÃo; valoriza a participaÃÃo como ferramenta para que o âempoderamentoâ ocorra.Education plays an important part in the lives of citizens. In Brazil, in addition to the educational system, there is education applied in non-schooling learning â non-formal or informal education â used by both Government and organized civil society as NGOs, networks, forums, and so forth. It is often articulated with programs, projects and actions for social development, as is the case of production projects intended to contribute to labor and financial integration for the poor through the provision of an oriented productive microcredit. The study aimed to understand what is the educational character of the oriented productive microcredit, when using the community bank as an instrument that intends to operate for inclusion of the poor into the financial system and, consequently, into society. Therefore, it reveals the dynamics of education to contribute to the implementation of public policies. It also intends to characterize the education and the context in which the microcredit fits, emphasizing the inclusion of the poor; understanding what is a community bank; exploring the meaning of education and its relations with the oriented productive microcredit; showing the experience featuring the Revelation bank learning mediated by the subjects, and finally, to explore the meaning of education revealed by the experiences of the Revelation bank subjects. A qualitative study, descriptive and explanatory, grown in the field of education, was carried out with the following theme concepts: poverty and unemployment related to supply and demand of an oriented productive microcredit. A strategic case study is used, based on the experience of the Revelation bank in CearÃ, supported by the National Agency of microenterprise development (ANDE), since the year 2003. Based on the analysis and the dialectic method of content analysis defended by Bogdan and Biklen (1994), and the contributions of the concepts of action research and ethnography, although not a true ethnograpy itself. It is based, especially on the concepts of Freireâs pedagogy and Deweyâs understanding, which emphasizes the importance of considering education as an experience. Semi-structured interviews were conducted; participation in meetings and participant observation, using a field journal, tape recorder and camera as the main instruments of data collection. It emphasizes, in terms of the members of the bank Revelation, the meaning of the education employed in the provision of the oriented productive microcredit, as an education that can be liberating, but also regulatory. Depending on the adopted financial conception, whether capitalist or communitarian, the provision of microcredit can reaffirm or contribute to counteract the capitalist system. The participation and solidarity are the key attributes used for the empowerment of individuals.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6665application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:43Zmail@mail.com - |
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EducaÃÃo, microcrÃdito e pobreza no brasil: o carÃter educativo do microcrÃdito produtivo orientado â o caso do banco revelaÃÃo no Cearà ClÃbia MardÃnia Freitas Silva EducaÃÃo MicrocrÃdito Produtivo EmancipaÃÃo RegulaÃÃo Education Productive Microcredit Emancipatory Regulatory EDUCACAO |
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