EstratÃgias de DeterminaÃÃo dos Fatores de DecisÃo dos Tomadores de MicrocrÃdito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucia de FÃtima Barbosa da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1825
Resumo: Este estudo visou desenvolver mecanismos capazes de classificar um indivÃduo em usuÃrio ou nÃo usuÃrio de microcrÃdito a partir da determinaÃÃo dos fatores que influenciam a sua decisÃo por este tipo de microfinanciamento, ou em se tratando de usuÃrio, identificar preventivamente a sua potencialidade de deixar de ser usuÃrio deste tipo de microemprÃstimo, podendo ser aplicados, complementarmente, em momentos distintos. Na prÃtica, se percebe que a decisÃo do tomador potencial por microcrÃdito rompe as suas caracterÃsticas pessoais. Empiricamente, este empreendedor faz uma anÃlise das condiÃÃes do seu microempreendimento e da viabilidade do atendimento das suas necessidades empresariais frente Ãs condiÃÃes dos ofertantes de microcrÃdito. Nessa perspectiva, buscando atender a trÃplice condiÃÃo para o tomador ser usuÃrio de microcrÃdito a investigaÃÃo convergiu para trÃs modelos logÃsticos especÃficos. Os modelos 1 e 2, sob o mÃtodo de regressÃo logÃstica multinomial buscaram determinar os fatores determinantes na decisÃo do tomador em ser usuÃrio de microcrÃdito dadas as suas caracterÃsticas pessoais e dadas Ãs condiÃÃes do micronegÃcio, respectivamente. O modelo 3, usando a regressÃo logÃstica binÃria, objetivou estimar a probabilidade de o tomador deixar de ser usuÃrio de microcrÃdito dada Ãs condiÃÃes da oferta e do micronegÃcio. O uso de trÃs modelos em processos diferentes justificou-se pela pretensÃo de formular modelos simples e de fÃcil aplicaÃÃo prÃtica. Os resultados auferidos concluÃram que os proprietÃrios de micronegÃcios com atitude para resultado e perfil empreendedor buscam expandir seu negÃcio e và no microcrÃdito um instrumento para este fim. Este trabalho irà contribuir no despertar para a necessidade de revisÃo de conceitos enraizados na forma de fazer microcrÃdito e estimular à inserÃÃo no papel do microcrÃdito de uma funÃÃo de transitoriedade que favoreÃa o desenvolvimento empresarial do micronegÃcio.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstratÃgias de DeterminaÃÃo dos Fatores de DecisÃo dos Tomadores de MicrocrÃdito Strategies of Determination of the Factors of Decision of the Borrowers of Microcredit 2007-05-09Ronaldo de Albuquerque e Arraes09170812349http://lattes.cnpq.br/1044002003893499AntÃnio Lisboa Teles da Rosa00000000108http://lattes.cnpq.br/184704278005585600000000150Lucia de FÃtima Barbosa da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRSetor Informal Oferta e Demanda de MicrocrÃdito EvasÃo de Clientes RegressÃo LogÃstica.Informal Sector Supply and Demand Microcredit Regression Logistics.ECONOMIAEste estudo visou desenvolver mecanismos capazes de classificar um indivÃduo em usuÃrio ou nÃo usuÃrio de microcrÃdito a partir da determinaÃÃo dos fatores que influenciam a sua decisÃo por este tipo de microfinanciamento, ou em se tratando de usuÃrio, identificar preventivamente a sua potencialidade de deixar de ser usuÃrio deste tipo de microemprÃstimo, podendo ser aplicados, complementarmente, em momentos distintos. Na prÃtica, se percebe que a decisÃo do tomador potencial por microcrÃdito rompe as suas caracterÃsticas pessoais. Empiricamente, este empreendedor faz uma anÃlise das condiÃÃes do seu microempreendimento e da viabilidade do atendimento das suas necessidades empresariais frente Ãs condiÃÃes dos ofertantes de microcrÃdito. Nessa perspectiva, buscando atender a trÃplice condiÃÃo para o tomador ser usuÃrio de microcrÃdito a investigaÃÃo convergiu para trÃs modelos logÃsticos especÃficos. Os modelos 1 e 2, sob o mÃtodo de regressÃo logÃstica multinomial buscaram determinar os fatores determinantes na decisÃo do tomador em ser usuÃrio de microcrÃdito dadas as suas caracterÃsticas pessoais e dadas Ãs condiÃÃes do micronegÃcio, respectivamente. O modelo 3, usando a regressÃo logÃstica binÃria, objetivou estimar a probabilidade de o tomador deixar de ser usuÃrio de microcrÃdito dada Ãs condiÃÃes da oferta e do micronegÃcio. O uso de trÃs modelos em processos diferentes justificou-se pela pretensÃo de formular modelos simples e de fÃcil aplicaÃÃo prÃtica. Os resultados auferidos concluÃram que os proprietÃrios de micronegÃcios com atitude para resultado e perfil empreendedor buscam expandir seu negÃcio e và no microcrÃdito um instrumento para este fim. Este trabalho irà contribuir no despertar para a necessidade de revisÃo de conceitos enraizados na forma de fazer microcrÃdito e estimular à inserÃÃo no papel do microcrÃdito de uma funÃÃo de transitoriedade que favoreÃa o desenvolvimento empresarial do micronegÃcio.This study sought to develop mechanisms capable of classifying an individual as user or nonuser of microfinance starting from the determination of the factors that influence a decision for a given type of microfinance, and in the case of microfinance users, to preventively identify the potential for attrition, with full applicability at any moment in time. In practice, it is noteworthy that that the decisions of a potential microcredit user stem from his or her broader personal characteristics. Empirically, the entrepreneur generates an analysis of the conditions of his or her microenterprise and the viability of meeting his or her business requirements and links this back to the terms of the microfinance service. From this perspective, hoping to simulate the conditionality behind becoming or remaining a microcredit user, this study generated three specific logistical models. Models 1 and 2, based on multinomial regression, sought to identify the decisive factors for an individual to be a microcredit user, based on his or her personal characteristics and the characteristics of the microbusiness, respectively. Model 3, based on binary regression, attempted to estimate the probability of the individual to desist using microfinance services, based on the terms of the microfinance as well as the characteristics of the microbusiness. The use of three models in different processes was justified as the pretense of formulating simple models and of easy practical application. The results concluded that entrepreneurial results-oriented microbusiness proprietors look to expand their businesses and view microcredit as an instrument for this goal. This work will contribute to the awakening of a new examination of the conceptual roots of how microcredit is structured and to shift the role of microcredit towards a function for improving the administration of micro businesses.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1825application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:56Zmail@mail.com -
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