AvaliaÃÃo do ServiÃo De Psicologia da AssistÃncia Estudantil no Instituto Federal do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raquel Campos Nepomuceno de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20199
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo do ServiÃo De Psicologia da AssistÃncia Estudantil no Instituto Federal do CearÃ2017-09-18Vicente Lima CrisÃstomo28324510387Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/196246687688456002264727365http://lattes.cnpq.br/3070733514151486Raquel Campos Nepomuceno de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRPolÃticas PÃblicas AssistÃncia Estudantil Psicologia Educacional Public Policies Student Assistance Educational PsychologyPOLITICA PUBLICA E POPULACAOnÃo hÃApesar de a Psicologia Escolar/Educacional ser uma Ãrea jà em desenvolvimento no Brasil hà bastante tempo, a atuaÃÃo na AssistÃncia Estudantil no Ensino Superior à um campo relativamente novo para os psicÃlogos. Com a publicaÃÃo do Programa Nacional de AssistÃncia Estudantil, o PNAES, em 2010, o Governo Federal passou a investir recursos especÃficos destinados à atenÃÃo das necessidades dos estudantes de InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior â IFES. No cenÃrio da expansÃo universitÃria promovida a partir do Programa de ExpansÃo e ReestruturaÃÃo das Universidades Federais â REUNI, tem ocorrido uma ampliaÃÃo do nÃmero de vagas para tÃcnicos administrativos. Entre 2008 e 2012, foram contratados quase 8.000 novos tÃcnicos administrativos para as IFES, incluÃdos nesse nÃmero os 27 profissionais de psicologia que atuam na AssistÃncia Estudantil do IFCE. Este trabalho destina-se a avaliar como ocorre atualmente a atuaÃÃo em Psicologia nessas instituiÃÃes, visto que esta compÃe uma polÃtica pÃblica que atualmente nÃo tem mecanismos prÃprios e institucionalizados de avaliaÃÃo. Com base nos pressupostos da perspectiva histÃrico-cultural, compreende-se como essencial a modificaÃÃo das estruturas sociais para a ampliaÃÃo das possibilidades de construÃÃo de significados e, portanto, de subjetivaÃÃo. Nesse sentido, este estudo passa pela definiÃÃo do que à polÃtica pÃblica, para caracterizar a AssistÃncia Estudantil nesse campo no cenÃrio brasileiro e, posteriormente, avaliar um modelo de execuÃÃo dessa polÃtica em uma InstituiÃÃo Federal de Ensino Superior. Procura-se enfatizar a definiÃÃo do psicÃlogo e a Ãtica do estudante a respeito da atuaÃÃo do psicÃlogo na instituiÃÃo, devido a ser esse o pÃblico final das aÃÃes. Considera-se que esta pesquisa representa contribuiÃÃo valorosa para a atuaÃÃo na Ãrea de Psicologia Escolar/Educacional e tambÃm para AssistÃncia Estudantil. PropÃe-se estabelecer um panorama avaliativo do trabalho do psicÃlogo na AssistÃncia Estudantil, de modo a contribuir para a identificaÃÃo das necessidades ainda nÃo atendidas, bem como para a solidificaÃÃo de uma cultura de avaliaÃÃo e planejamento das polÃticas pÃblicas de assistÃncia estudantil. Os resultados apontam para avaliaÃÃes positivas a respeito do trabalho do psicÃlogo, embora a partir de definiÃÃes imprecisas e para a concomitÃncia entre concepÃÃes tradicionais e recentes de Psicologia Escolar e Educacional no Ãmbito institucional, tanto na perspectiva do estudante quanto do profissional. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20199application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:33Zmail@mail.com -
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