AvaliaÃÃo das PolÃticas PÃblicas de AssistÃncia OdontolÃgica a Estudantes de GraduaÃÃo da UFC a partir de seus sujeitos: PercepÃÃes e ConcepÃÃes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andre Marques Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20642
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo das PolÃticas PÃblicas de AssistÃncia OdontolÃgica a Estudantes de GraduaÃÃo da UFC a partir de seus sujeitos: PercepÃÃes e ConcepÃÃes2018-12-00Roselane Gomes Bezerra38070880325http://lattes.cnpq.br/170377364622065778888855511Andre Marques Costa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRAssistÃncia Estudantil AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas SaÃde Bucal InclusÃo Social SaÃde Coletiva AssistÃncia à SaÃde do Educando â Cearà AssistÃncia ao educando - Estudantes universitÃrios â Cearà AssistÃncia OdontolÃgica â Estudantes universitÃrios â Cearà Ensino Superior â AssistÃncia OdontolÃgica ao estudante â Cearà PolÃticas PÃblicas em EducaÃÃo â AvaliaÃÃo â Cearà SaÃde Bucal - Estudantes universitÃrios â CearÃAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISnÃo hÃEste trabalho tem como objetivo analisar a polÃtica de acolhimento institucional por meio das percepÃÃes de jovens acolhidos sobre o viver em abrigo. Esta polÃtica faz parte da alta complexidade da AssistÃncia Social, e efetiva-se como serviÃo socioassistencial. O grupo estudado nesta pesquisa abrange jovens que tÃm entre 15 e 19 anos, sÃo do sexo masculino e vivem num abrigo na cidade de Fortaleza, capital do CearÃ. Para realizar esta anÃlise utilizo alguns pressupostos e tÃcnicas inerentes à AvaliaÃÃo em Profundidade, tentando aliar ao conhecimento sobre as percepÃÃes dos jovens, o contexto de efetivaÃÃo e elaboraÃÃo da polÃtica, os discursos que a configuram e as trajetÃrias socio-histÃricas e institucionais. As anÃlises demonstraram os sentidos de contradiÃÃo e ambivalÃncia que os jovens constroem em suas percepÃÃes sobre a vida num abrigo, evidenciando que este espaÃo fÃsico e subjetivo à o palco de intensos processos de significaÃÃo; demonstram a necessidade de fortalecimento dos vÃnculos de origem, da criaÃÃo de condiÃÃes para uma vida autÃnoma, bem como da qualificaÃÃo dos profissionais e dos espaÃos de Acolhimento Institucional que, embora precarizados, sÃo ainda ponto de apoio e base de impulso dos jovens para um futuro digno. Conclui expondo a necessidade de uma polÃtica que esteja de fato atrelada aos interesses e contextos dos jovens acolhidos e de suas famÃlias. O presente trabalho à um estudo qualitativo a respeito das polÃticas de assistÃncia odontolÃgica destinadas a estudantes de graduaÃÃo da Universidade Federal do Cearà (UFC). Tais polÃticas, que se alicerÃam basicamente sob as diretrizes do Programa Nacional de AssistÃncia Estudantil (PENAES) sÃo trabalhadas principalmente no Ãmbito da CoordenaÃÃo de PerÃcia e da AssistÃncia ao Servidor (CPASE); e, por isso, esse foi o campo principal de investigaÃÃo, extrapolando-se para outros espaÃos no Ãmbito da UFC, a exemplo da PrÃ-Reitoria de GestÃo de Pessoas (PROGEP) e da PrÃ-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Importante destacar o objeto desta pesquisa, ou seja, as concepÃÃes e o desenvolvimento acerca dos serviÃos odontolÃgicos. Nesse sentido, buscou-se detectar questÃes ligadas ao atendimento odontolÃgico, estudando-se aspectos relacionados à qualidade de atendimento e outros aspectos estruturais e logÃsticos. Todavia, tambÃm procurou-se captar as impressÃes dos sujeitos envolvidos, identificando-se os sentidos e significados da polÃtica em estudo, trabalhando-se com as questÃes da estÃtica oral, dor, inclusÃo social, condiÃÃes de trabalho de servidores, valorizaÃÃo e motivaÃÃo dos profissionais tÃcnicos administrativos. Para tanto foram utilizados mÃtodos de pesquisa qualitativa, que sÃo frequentemente utilizados na pesquisa social, como o diÃrio de campo, as entrevistas semiestruturadas e o grupo focal. Para embasar a discussÃo teÃrica foram realizadas revisÃes da literatura a respeito de temas relacionados à trajetÃria histÃrica das polÃticas de assistÃncia estudantil no Brasil, bem como ao processo de ampliaÃÃo da publicizaÃÃo da odontologia e ao avanÃo das diversas compreensÃes sobre o processo avaliativo em polÃticas pÃblicas. Assim, cumpre destacar que este trabalho se inspira na metodologia da AvaliaÃÃo em Profundidade, sem, contudo, por questÃes de limitaÃÃes prÃticas, pretender contemplÃ-la na Ãntegra, pois aproveita a riqueza do estudo de seus eixos analÃticos, com a pretensÃo de realizar um processo avaliativo alinhado à perspectiva de uma avaliaÃÃo de carÃter pluralista e, portanto, eminentemente antipositivista.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20642application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-02-23T10:07:49Zmail@mail.com -
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Andre Marques Costa
AssistÃncia Estudantil
AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
SaÃde Bucal
InclusÃo Social
SaÃde Coletiva
AssistÃncia à SaÃde do Educando â CearÃ
AssistÃncia ao educando - Estudantes universitÃrios â CearÃ
AssistÃncia OdontolÃgica â Estudantes universitÃrios â CearÃ
Ensino Superior â AssistÃncia OdontolÃgica ao estudante â CearÃ
PolÃticas PÃblicas em EducaÃÃo â AvaliaÃÃo â CearÃ
SaÃde Bucal - Estudantes universitÃrios â CearÃ
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
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