Era uma vez...um chapeuzinho, seis surdos, seis histÃrias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3041 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo a investigaÃÃo da singularidade da escrita dos surdos, observando e analisando como a histÃria de vida de cada um influencia no portuguÃs escrito. Para a realizaÃÃo da pesquisa, foram analisados os textos escritos e reescritos da histÃria Chapeuzinho Vermelho, produzidos por seis alunos surdos, da 7Â. sÃrie, do Instituto Cearense de EducaÃÃo de Surdos, com o intuito de observar as caracterÃsticas individuais presentes nos textos de cada um dos sujeitos. AlÃm da coleta dos textos, que ocorreu, respectivamente, em maio e novembro de 2005, foram realizadas trÃs entrevistas, todas com o auxÃlio de um intÃrprete. A primeira, direcionada por meio de um questionÃrio, ocorreu em maio de 2005; e as duas Ãltimas, uma nÃo estruturada e outra semi-estruturada, ocorreram em novembro de 2005. As entrevistas tiveram como objetivo coletar dados sobre a histÃria de vida dos sujeitos, suas vivÃncias na escola e na famÃlia, suas opiniÃes sobre a importÃncia e o uso da lÃngua portuguesa e da LIBRAS etc. As informaÃÃes, obtidas nas entrevistas, foram comparadas com a anÃlise das caracterÃsticas dos textos dos sujeitos, procurando observar como a histÃria de cada um pode estar presente em seus discursos, posto que acreditamos ser o desempenho na escrita um reflexo de sua formaÃÃo discursiva. Para a realizaÃÃo desta pesquisa, foi assumida a concepÃÃo sÃcio-interacionista da linguagem, corroborando com Vygotsky e de Bakhtin. AlÃm de revisitar os preceitos destes cÃlebres autores, tambÃm apresento neste estudo um breve histÃrico da educaÃÃo dos surdos e algumas caracterÃsticas da LIBRAS, por compreender serem estes alguns dos fatores que influenciam a escrita dos surdos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEra uma vez...um chapeuzinho, seis surdos, seis histÃriasOnce upon a time...a little red riding hood, six deafs, six stories2006-09-28Ana CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 Vera LÃcia Santiago AraÃjo14308959349Vanda MagalhÃes LeitÃo19312733320http://lattes.cnpq.br/677670591828580555535860387http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760208T4Juliana de Brito Marques dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBREscrita dos Surdos HistÃria de Vida EducaÃÃo EspecialWriting of the Deaf Ones History of Life Special EducationLINGUISTICAEste trabalho tem como objetivo a investigaÃÃo da singularidade da escrita dos surdos, observando e analisando como a histÃria de vida de cada um influencia no portuguÃs escrito. Para a realizaÃÃo da pesquisa, foram analisados os textos escritos e reescritos da histÃria Chapeuzinho Vermelho, produzidos por seis alunos surdos, da 7Â. sÃrie, do Instituto Cearense de EducaÃÃo de Surdos, com o intuito de observar as caracterÃsticas individuais presentes nos textos de cada um dos sujeitos. AlÃm da coleta dos textos, que ocorreu, respectivamente, em maio e novembro de 2005, foram realizadas trÃs entrevistas, todas com o auxÃlio de um intÃrprete. A primeira, direcionada por meio de um questionÃrio, ocorreu em maio de 2005; e as duas Ãltimas, uma nÃo estruturada e outra semi-estruturada, ocorreram em novembro de 2005. As entrevistas tiveram como objetivo coletar dados sobre a histÃria de vida dos sujeitos, suas vivÃncias na escola e na famÃlia, suas opiniÃes sobre a importÃncia e o uso da lÃngua portuguesa e da LIBRAS etc. As informaÃÃes, obtidas nas entrevistas, foram comparadas com a anÃlise das caracterÃsticas dos textos dos sujeitos, procurando observar como a histÃria de cada um pode estar presente em seus discursos, posto que acreditamos ser o desempenho na escrita um reflexo de sua formaÃÃo discursiva. Para a realizaÃÃo desta pesquisa, foi assumida a concepÃÃo sÃcio-interacionista da linguagem, corroborando com Vygotsky e de Bakhtin. AlÃm de revisitar os preceitos destes cÃlebres autores, tambÃm apresento neste estudo um breve histÃrico da educaÃÃo dos surdos e algumas caracterÃsticas da LIBRAS, por compreender serem estes alguns dos fatores que influenciam a escrita dos surdos.The objective of this paper is to investigate the singularity of deaf studentâs writing, observing and analyzing on how their life story influences on their written Portuguese. The research was based on the analysis of the texts that were written an rewritten about the fairytale of Little Red Riding Hood, written by six deaf students, of the 7th grade, that study at the Instituto Cearense de EducaÃÃo de Surdos (ICES), with the objective of observing the individual characteristics present in each texts of written by the six students. Besides the collection of the texts, in May and November 2005, there were carried out three interviews, all of them made with the help of an interpreter. The first interview was made through a questionnaire, in May 2005; the second one was structured, and the other was semi-structured, both were made in November 2005. The objective of the interviews sere to collect data on the life story of the six students subjects, and also on their experiences in the school and with their families, and their opinion on the importance of the use of Portuguese language and of LIBRAS (Brazilian Sign Language). The data collected in the interviews, was compared with the analysis of the characteristics of the studentâs text, trying to observe how their life story could be present in their writing, as we believed that the act of writing is a reflex of our discursive formation. This research, was carried out based on the social-interactive of the language, agree with the studies of Vygotsky and Bakhtin. Besides the review of great researchers Vygotsky and Bakhtin, I also present in this study a brief history deaf education and some characteristics of the LIBRAS (Brazilian Sign Language), as I agree these are some of the factors that influence the writing of the deaf. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3041application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:05Zmail@mail.com - |
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The objective of this paper is to investigate the singularity of deaf studentâs writing, observing and analyzing on how their life story influences on their written Portuguese. The research was based on the analysis of the texts that were written an rewritten about the fairytale of Little Red Riding Hood, written by six deaf students, of the 7th grade, that study at the Instituto Cearense de EducaÃÃo de Surdos (ICES), with the objective of observing the individual characteristics present in each texts of written by the six students. Besides the collection of the texts, in May and November 2005, there were carried out three interviews, all of them made with the help of an interpreter. The first interview was made through a questionnaire, in May 2005; the second one was structured, and the other was semi-structured, both were made in November 2005. The objective of the interviews sere to collect data on the life story of the six students subjects, and also on their experiences in the school and with their families, and their opinion on the importance of the use of Portuguese language and of LIBRAS (Brazilian Sign Language). The data collected in the interviews, was compared with the analysis of the characteristics of the studentâs text, trying to observe how their life story could be present in their writing, as we believed that the act of writing is a reflex of our discursive formation. This research, was carried out based on the social-interactive of the language, agree with the studies of Vygotsky and Bakhtin. Besides the review of great researchers Vygotsky and Bakhtin, I also present in this study a brief history deaf education and some characteristics of the LIBRAS (Brazilian Sign Language), as I agree these are some of the factors that influence the writing of the deaf. |
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Este trabalho tem como objetivo a investigaÃÃo da singularidade da escrita dos surdos, observando e analisando como a histÃria de vida de cada um influencia no portuguÃs escrito. Para a realizaÃÃo da pesquisa, foram analisados os textos escritos e reescritos da histÃria Chapeuzinho Vermelho, produzidos por seis alunos surdos, da 7Â. sÃrie, do Instituto Cearense de EducaÃÃo de Surdos, com o intuito de observar as caracterÃsticas individuais presentes nos textos de cada um dos sujeitos. AlÃm da coleta dos textos, que ocorreu, respectivamente, em maio e novembro de 2005, foram realizadas trÃs entrevistas, todas com o auxÃlio de um intÃrprete. A primeira, direcionada por meio de um questionÃrio, ocorreu em maio de 2005; e as duas Ãltimas, uma nÃo estruturada e outra semi-estruturada, ocorreram em novembro de 2005. As entrevistas tiveram como objetivo coletar dados sobre a histÃria de vida dos sujeitos, suas vivÃncias na escola e na famÃlia, suas opiniÃes sobre a importÃncia e o uso da lÃngua portuguesa e da LIBRAS etc. As informaÃÃes, obtidas nas entrevistas, foram comparadas com a anÃlise das caracterÃsticas dos textos dos sujeitos, procurando observar como a histÃria de cada um pode estar presente em seus discursos, posto que acreditamos ser o desempenho na escrita um reflexo de sua formaÃÃo discursiva. Para a realizaÃÃo desta pesquisa, foi assumida a concepÃÃo sÃcio-interacionista da linguagem, corroborando com Vygotsky e de Bakhtin. AlÃm de revisitar os preceitos destes cÃlebres autores, tambÃm apresento neste estudo um breve histÃrico da educaÃÃo dos surdos e algumas caracterÃsticas da LIBRAS, por compreender serem estes alguns dos fatores que influenciam a escrita dos surdos. |
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