MemÃrias de quem tem muito a contar: os protagonistas e a histÃria da educaÃÃo do Tabuleiro do Norte-Ce.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria LenÃcia de Moura
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=165
Resumo: Partindo da compreensÃo de que a histÃria à feita por todos os agentes que estÃo envolvidos em sua dinÃmica à que me propus a narrar a histÃria da educaÃÃo do municÃpio de Tabuleiro do Norte, e para isso me baseei no olhar de seus protagonistas. Homens e mulheres que sofrendo as determinaÃÃes da terra Ãrida do nordeste e as limitaÃÃes das distÃncias se ocuparam em pensar a educaÃÃo e o desenvolvimento desta no municÃpio em questÃo. Como foco da pesquisa, busquei a histÃria oral centrada na narrativa. Para efeito da pesquisa empÃrica valorizei a memÃria dos atores sociais diretamente envolvidos com a construÃÃo da educaÃÃo do municÃpio, entre os anos de 1958 e 1970; os 12 primeiros anos de emancipaÃÃo polÃtica do municÃpio. A contribuiÃÃo dos atores sociais que estiveram diretamente envolvidos no processo de desenvolvimento da educaÃÃo do municÃpio possibilitou o conhecimento da histÃria de Tabuleiro vista sob o olhar dos personagens ligados ao fenÃmeno educativo. As narrativas dos atores sociais expuseram as concepÃÃes, a participaÃÃo e a consolidaÃÃo da educaÃÃo escolar no municÃpio. A concepÃÃo dos entrevistados à pautada na reverÃncia a alguns dos âbaluartesâ desta histÃria, os quais foram fundadores da Sociedade Educadora de Tabuleiro do Norte, responsÃveis pela abertura de salas de aula do colegial e ginÃsio. Dentro deste universo, as professoras entrevistadas â primeiras contratadas â nÃo se reconhecem como protagonistas desta histÃria, ao mesmo tempo que demonstram em seus relatos uma angÃstia pela falta de reconhecimento e respeito à profissÃo docente desempenhada durante anos. Com relaÃÃo à participaÃÃo, a populaÃÃo de Tabuleiro do Norte, de inÃcio, custeou sua educaÃÃo atravÃs de doaÃÃes. A organizaÃÃo da Sociedade Educadora foi a soluÃÃo encontrada pela comunidade para levar a escola a seus filhos, uma vez que o descaso governamental com o Nordeste foi e à sentido principalmente no interior do Estado. Constituindo-se como fomentadora da educaÃÃo, a Sociedade Educadora de Tabuleiro do Norte encampou junto a CNEC o colegial e o ginasial, inexistentes atà entÃo. A consolidaÃÃo da educaÃÃo tabuleirense se pautou no privado, tanto no que diz respeito à Sociedade Educadora, da CNEC, bem como no acesso restrito a escola pÃblica. Embora a educaÃÃo pÃblica fosse uma realidade, o acesso a esta nÃo era fÃcil uma vez que a distÃncia, o material, o fardamento, os livros, a contribuiÃÃo/doaÃÃo â no que se refere ao ginÃsio â tornavam-se barreiras que muitos nÃo conseguiam transpor. Contudo, a educaÃÃo de Tabuleiro do Norte foi fruto de sua gente, de seu povo, homens e mulheres que trabalhavam na terra de sol a sol e que para alÃm dos determinantes da Ãpoca eram movidos pelo busca do conhecimento.
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Homens e mulheres que sofrendo as determinaÃÃes da terra Ãrida do nordeste e as limitaÃÃes das distÃncias se ocuparam em pensar a educaÃÃo e o desenvolvimento desta no municÃpio em questÃo. Como foco da pesquisa, busquei a histÃria oral centrada na narrativa. Para efeito da pesquisa empÃrica valorizei a memÃria dos atores sociais diretamente envolvidos com a construÃÃo da educaÃÃo do municÃpio, entre os anos de 1958 e 1970; os 12 primeiros anos de emancipaÃÃo polÃtica do municÃpio. A contribuiÃÃo dos atores sociais que estiveram diretamente envolvidos no processo de desenvolvimento da educaÃÃo do municÃpio possibilitou o conhecimento da histÃria de Tabuleiro vista sob o olhar dos personagens ligados ao fenÃmeno educativo. As narrativas dos atores sociais expuseram as concepÃÃes, a participaÃÃo e a consolidaÃÃo da educaÃÃo escolar no municÃpio. 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Constituindo-se como fomentadora da educaÃÃo, a Sociedade Educadora de Tabuleiro do Norte encampou junto a CNEC o colegial e o ginasial, inexistentes atà entÃo. A consolidaÃÃo da educaÃÃo tabuleirense se pautou no privado, tanto no que diz respeito à Sociedade Educadora, da CNEC, bem como no acesso restrito a escola pÃblica. Embora a educaÃÃo pÃblica fosse uma realidade, o acesso a esta nÃo era fÃcil uma vez que a distÃncia, o material, o fardamento, os livros, a contribuiÃÃo/doaÃÃo â no que se refere ao ginÃsio â tornavam-se barreiras que muitos nÃo conseguiam transpor. Contudo, a educaÃÃo de Tabuleiro do Norte foi fruto de sua gente, de seu povo, homens e mulheres que trabalhavam na terra de sol a sol e que para alÃm dos determinantes da Ãpoca eram movidos pelo busca do conhecimento. Leaving of the understanding of that history is made by all the agents who are involved in its dynamics are that I decided to tell the history of the education of the Tabuleiro do Norte city, and like this I was based on the look of its protagonists. Men and women who suffering to the determination from the northeast barren land and the limitation of the distances had occupied in thinking about education and the development of this city. As focus of this research, I searched centered verbal history in the narrative. For effect of the empirical research, I valued the social actorâs memory involved with the construction of the education of the city, between the years of 1958 and 1970; the 12 first years of emancipation politics of the city. The contribution of the social actors who had been involved directly in the process of development of the education of the city made possible the knowledge of the Tabuleiro do Norteâs. History seen under the look of the on personages to the educative phenomenon. The narratives of the social actors had talked about the conceptions, the participation and the consolidation of the school education in the city.The conception of the interviewed is pautada in the reverence to some of the anpporter of this history, who had been founding of the society educator of the Tabuleiro do Norte, responsible for the opening of classrooms of the midlle and high in this context, the interviewed teachers â first contractec â do not recognize themselves as protagonists of this history, must as that they demonstrate in its stories an anguish due to tack of recognition and respect their profession for long time. About the participation, the Tabuleiro do Norte population, of beginning, pay its education with donations. The organization of the Society Educator was the solution found for the community to take the school its children, since the governmental indifference with the Northeasr of the country was and is felt mainly in the interior of the States. Consisting as fomentadora of the education, the Society Educator of the Tabuleiro do Norte implement with the CNEC the high school, inexistent until then. The consolidation of the tabuleirense education was based in the private one, as much in that says about to the Society Educator, of the CNEC, as well as in the restrictec access to this was not easy, due to the distance, the material, the fardamento, the books, the contribution/donation â as for the high school â becase obstable that many did not began to transpose it. However, the Tabuleiro do Norte education was fruit of its people, men and women who worked so hard and that for apart trom the determinative ones of the time they were moved by the search of the knowledge.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=165application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:21Zmail@mail.com -
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