O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciene Maria do Nascimento Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17347
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17349
Resumo: Esta pesquisa intitulada âO Ensino de EletroquÃmica no Ensino MÃdio por InvestigaÃÃo: uma abordagem à luz da Aprendizagem Cooperativaâ tem o como objetivo geral analisar a validade do uso da estratÃgia didÃtica do ensino por investigaÃÃo amparada na aprendizagem cooperativa usando o mÃtodo de Jigsaw, aplicada ao ensino de EletroquÃmica no ensino mÃdio com vistas a melhoria a aprendizagem. Nesse contexto, entende-se que o ensino e a aprendizagem em quÃmica se revelam um desafio nos dias atuais, por conta da demanda de um ensino que esteja ancorado no cotidiano dos alunos, reclamando uma abordagem significativa que potencialize a apreensÃo do conteÃdo e a reflexÃo crÃtica acerca dos saberes em trÃnsito na mediaÃÃo didÃtica. A questÃo norteadora da pesquisa foi baseada no uso de metodologias de ensino investigativo-cooperativo, logo a metodologia desenvolvida realizou-se por questionÃrio fechado e o pÃblico-alvo foram vinte e cinco (25) alunos da 3 sÃrie do ensino mÃdio da escola pÃblica Raimundo Viana Pinto, localizada no Estado do ParÃ. O trabalhou chegou a conclusÃo que quando problematizado em contexto cooperativo de aprendizagem poderà possibilitar a promoÃÃo do conhecimento, estimulando a criaÃÃo da cultura investigativa e da atividade interativa. AlÃm disso, a estratÃgia didÃtica aplicada teve boa receptividade pelos alunos que desenvolveram atitudes proativas, responsÃveis e autÃnomas no processo de aprendizagem, estimulando o trabalho em grupo e o desenvolvimento da autonomia, despertando nos alunos os valores de integraÃÃo social e responsabilidade, condiÃÃo indispensÃvel para a formaÃÃo de um cidadÃo capaz de atuar criticamente na vida social.
id UFC_43b9e5565149c8f0852f501ec90ae570
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11241
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativaThe electrochemistry of teaching in high school by research: an approach in light of cooperative learning.2016-01-27Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/4625217174686713Silvany Bastos Santiago11982764368Ãltima atualizaÃÃo do currÃculo em 11/10/2009 Maria Mozarina Beserra Almeida23021721320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785555J0Geandra Claudia Silva Santos39280438387http://lattes.cnpq.br/991614950377941177433220259http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4206388U3Luciene Maria do Nascimento LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRaprendizagem cooperativa ensino por investigaÃÃo ensino de quÃmica MÃtodo de Jigsaw.Cooperative learning Chemistry teaching Jigsaw methodQUIMICAEsta pesquisa intitulada âO Ensino de EletroquÃmica no Ensino MÃdio por InvestigaÃÃo: uma abordagem à luz da Aprendizagem Cooperativaâ tem o como objetivo geral analisar a validade do uso da estratÃgia didÃtica do ensino por investigaÃÃo amparada na aprendizagem cooperativa usando o mÃtodo de Jigsaw, aplicada ao ensino de EletroquÃmica no ensino mÃdio com vistas a melhoria a aprendizagem. Nesse contexto, entende-se que o ensino e a aprendizagem em quÃmica se revelam um desafio nos dias atuais, por conta da demanda de um ensino que esteja ancorado no cotidiano dos alunos, reclamando uma abordagem significativa que potencialize a apreensÃo do conteÃdo e a reflexÃo crÃtica acerca dos saberes em trÃnsito na mediaÃÃo didÃtica. A questÃo norteadora da pesquisa foi baseada no uso de metodologias de ensino investigativo-cooperativo, logo a metodologia desenvolvida realizou-se por questionÃrio fechado e o pÃblico-alvo foram vinte e cinco (25) alunos da 3 sÃrie do ensino mÃdio da escola pÃblica Raimundo Viana Pinto, localizada no Estado do ParÃ. O trabalhou chegou a conclusÃo que quando problematizado em contexto cooperativo de aprendizagem poderà possibilitar a promoÃÃo do conhecimento, estimulando a criaÃÃo da cultura investigativa e da atividade interativa. AlÃm disso, a estratÃgia didÃtica aplicada teve boa receptividade pelos alunos que desenvolveram atitudes proativas, responsÃveis e autÃnomas no processo de aprendizagem, estimulando o trabalho em grupo e o desenvolvimento da autonomia, despertando nos alunos os valores de integraÃÃo social e responsabilidade, condiÃÃo indispensÃvel para a formaÃÃo de um cidadÃo capaz de atuar criticamente na vida social. This research, entitled âThe Investigating teaching of Electrochemistry on High Schoolgating: an approach regarding collaborative learningâ has as main aim to analyze the validly of the cooperative didactic strategy using the Jigsaw method, applied to high school aimed at learning improvement. In this context, we understand that nowadays the teaching and learning of chemistry reveals as a big challenge, by demanding a process which the studentâs everyday should be anchored in, claiming for a significant approach that increases the seizure of the contents and stimulation of critical thinking among the current knowledges on the didactic mediation. The main question of the research was based on the use of investigative-cooperative teaching methodologies, therefore, the developed methodology was done by direct survey and the research target were (25) students on the last year of high school (in Brazilian patterns, third degree) on the Public School Raimundo Viana Pinto, located on the state of ParÃ. The research has concluded that when the method is questioned in a cooperative learning context, the stimulation of investigation culture and interactively contact is increased. Besides that, the didactic strategy applied had a great interest with the students, improving study groups, autonomy development, awaking among them values of social integration and responsibility, special condition to form a critical citizen within his/her life in society.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17347http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17349application/pdfapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:43Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The electrochemistry of teaching in high school by research: an approach in light of cooperative learning.
title O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa
spellingShingle O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa
Luciene Maria do Nascimento Lima
aprendizagem cooperativa
ensino por investigaÃÃo
ensino de quÃmica
MÃtodo de Jigsaw.
Cooperative learning
Chemistry teaching
Jigsaw method
QUIMICA
title_short O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa
title_full O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa
title_fullStr O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa
title_sort O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa
author Luciene Maria do Nascimento Lima
author_facet Luciene Maria do Nascimento Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isaias Batista de Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38087049349
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4625217174686713
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silvany Bastos Santiago
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 11982764368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv Ãltima atualizaÃÃo do currÃculo em 11/10/2009
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Mozarina Beserra Almeida
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 23021721320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785555J0
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Geandra Claudia Silva Santos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 39280438387
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9916149503779411
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 77433220259
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4206388U3
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciene Maria do Nascimento Lima
contributor_str_mv Isaias Batista de Lima
Silvany Bastos Santiago
Maria Mozarina Beserra Almeida
Geandra Claudia Silva Santos
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem cooperativa
ensino por investigaÃÃo
ensino de quÃmica
MÃtodo de Jigsaw.
topic aprendizagem cooperativa
ensino por investigaÃÃo
ensino de quÃmica
MÃtodo de Jigsaw.
Cooperative learning
Chemistry teaching
Jigsaw method
QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperative learning
Chemistry teaching
Jigsaw method
dc.subject.cnpq.fl_str_mv QUIMICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa intitulada âO Ensino de EletroquÃmica no Ensino MÃdio por InvestigaÃÃo: uma abordagem à luz da Aprendizagem Cooperativaâ tem o como objetivo geral analisar a validade do uso da estratÃgia didÃtica do ensino por investigaÃÃo amparada na aprendizagem cooperativa usando o mÃtodo de Jigsaw, aplicada ao ensino de EletroquÃmica no ensino mÃdio com vistas a melhoria a aprendizagem. Nesse contexto, entende-se que o ensino e a aprendizagem em quÃmica se revelam um desafio nos dias atuais, por conta da demanda de um ensino que esteja ancorado no cotidiano dos alunos, reclamando uma abordagem significativa que potencialize a apreensÃo do conteÃdo e a reflexÃo crÃtica acerca dos saberes em trÃnsito na mediaÃÃo didÃtica. A questÃo norteadora da pesquisa foi baseada no uso de metodologias de ensino investigativo-cooperativo, logo a metodologia desenvolvida realizou-se por questionÃrio fechado e o pÃblico-alvo foram vinte e cinco (25) alunos da 3 sÃrie do ensino mÃdio da escola pÃblica Raimundo Viana Pinto, localizada no Estado do ParÃ. O trabalhou chegou a conclusÃo que quando problematizado em contexto cooperativo de aprendizagem poderà possibilitar a promoÃÃo do conhecimento, estimulando a criaÃÃo da cultura investigativa e da atividade interativa. AlÃm disso, a estratÃgia didÃtica aplicada teve boa receptividade pelos alunos que desenvolveram atitudes proativas, responsÃveis e autÃnomas no processo de aprendizagem, estimulando o trabalho em grupo e o desenvolvimento da autonomia, despertando nos alunos os valores de integraÃÃo social e responsabilidade, condiÃÃo indispensÃvel para a formaÃÃo de um cidadÃo capaz de atuar criticamente na vida social.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research, entitled âThe Investigating teaching of Electrochemistry on High Schoolgating: an approach regarding collaborative learningâ has as main aim to analyze the validly of the cooperative didactic strategy using the Jigsaw method, applied to high school aimed at learning improvement. In this context, we understand that nowadays the teaching and learning of chemistry reveals as a big challenge, by demanding a process which the studentâs everyday should be anchored in, claiming for a significant approach that increases the seizure of the contents and stimulation of critical thinking among the current knowledges on the didactic mediation. The main question of the research was based on the use of investigative-cooperative teaching methodologies, therefore, the developed methodology was done by direct survey and the research target were (25) students on the last year of high school (in Brazilian patterns, third degree) on the Public School Raimundo Viana Pinto, located on the state of ParÃ. The research has concluded that when the method is questioned in a cooperative learning context, the stimulation of investigation culture and interactively contact is increased. Besides that, the didactic strategy applied had a great interest with the students, improving study groups, autonomy development, awaking among them values of social integration and responsibility, special condition to form a critical citizen within his/her life in society.
description Esta pesquisa intitulada âO Ensino de EletroquÃmica no Ensino MÃdio por InvestigaÃÃo: uma abordagem à luz da Aprendizagem Cooperativaâ tem o como objetivo geral analisar a validade do uso da estratÃgia didÃtica do ensino por investigaÃÃo amparada na aprendizagem cooperativa usando o mÃtodo de Jigsaw, aplicada ao ensino de EletroquÃmica no ensino mÃdio com vistas a melhoria a aprendizagem. Nesse contexto, entende-se que o ensino e a aprendizagem em quÃmica se revelam um desafio nos dias atuais, por conta da demanda de um ensino que esteja ancorado no cotidiano dos alunos, reclamando uma abordagem significativa que potencialize a apreensÃo do conteÃdo e a reflexÃo crÃtica acerca dos saberes em trÃnsito na mediaÃÃo didÃtica. A questÃo norteadora da pesquisa foi baseada no uso de metodologias de ensino investigativo-cooperativo, logo a metodologia desenvolvida realizou-se por questionÃrio fechado e o pÃblico-alvo foram vinte e cinco (25) alunos da 3 sÃrie do ensino mÃdio da escola pÃblica Raimundo Viana Pinto, localizada no Estado do ParÃ. O trabalhou chegou a conclusÃo que quando problematizado em contexto cooperativo de aprendizagem poderà possibilitar a promoÃÃo do conhecimento, estimulando a criaÃÃo da cultura investigativa e da atividade interativa. AlÃm disso, a estratÃgia didÃtica aplicada teve boa receptividade pelos alunos que desenvolveram atitudes proativas, responsÃveis e autÃnomas no processo de aprendizagem, estimulando o trabalho em grupo e o desenvolvimento da autonomia, despertando nos alunos os valores de integraÃÃo social e responsabilidade, condiÃÃo indispensÃvel para a formaÃÃo de um cidadÃo capaz de atuar criticamente na vida social.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17347
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17349
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17347
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295224258101248