O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17347 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17349 |
Resumo: | Esta pesquisa intitulada âO Ensino de EletroquÃmica no Ensino MÃdio por InvestigaÃÃo: uma abordagem à luz da Aprendizagem Cooperativaâ tem o como objetivo geral analisar a validade do uso da estratÃgia didÃtica do ensino por investigaÃÃo amparada na aprendizagem cooperativa usando o mÃtodo de Jigsaw, aplicada ao ensino de EletroquÃmica no ensino mÃdio com vistas a melhoria a aprendizagem. Nesse contexto, entende-se que o ensino e a aprendizagem em quÃmica se revelam um desafio nos dias atuais, por conta da demanda de um ensino que esteja ancorado no cotidiano dos alunos, reclamando uma abordagem significativa que potencialize a apreensÃo do conteÃdo e a reflexÃo crÃtica acerca dos saberes em trÃnsito na mediaÃÃo didÃtica. A questÃo norteadora da pesquisa foi baseada no uso de metodologias de ensino investigativo-cooperativo, logo a metodologia desenvolvida realizou-se por questionÃrio fechado e o pÃblico-alvo foram vinte e cinco (25) alunos da 3 sÃrie do ensino mÃdio da escola pÃblica Raimundo Viana Pinto, localizada no Estado do ParÃ. O trabalhou chegou a conclusÃo que quando problematizado em contexto cooperativo de aprendizagem poderà possibilitar a promoÃÃo do conhecimento, estimulando a criaÃÃo da cultura investigativa e da atividade interativa. AlÃm disso, a estratÃgia didÃtica aplicada teve boa receptividade pelos alunos que desenvolveram atitudes proativas, responsÃveis e autÃnomas no processo de aprendizagem, estimulando o trabalho em grupo e o desenvolvimento da autonomia, despertando nos alunos os valores de integraÃÃo social e responsabilidade, condiÃÃo indispensÃvel para a formaÃÃo de um cidadÃo capaz de atuar criticamente na vida social. |
id |
UFC_43b9e5565149c8f0852f501ec90ae570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11241 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativaThe electrochemistry of teaching in high school by research: an approach in light of cooperative learning.2016-01-27Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/4625217174686713Silvany Bastos Santiago11982764368Ãltima atualizaÃÃo do currÃculo em 11/10/2009 Maria Mozarina Beserra Almeida23021721320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785555J0Geandra Claudia Silva Santos39280438387http://lattes.cnpq.br/991614950377941177433220259http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4206388U3Luciene Maria do Nascimento LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRaprendizagem cooperativa ensino por investigaÃÃo ensino de quÃmica MÃtodo de Jigsaw.Cooperative learning Chemistry teaching Jigsaw methodQUIMICAEsta pesquisa intitulada âO Ensino de EletroquÃmica no Ensino MÃdio por InvestigaÃÃo: uma abordagem à luz da Aprendizagem Cooperativaâ tem o como objetivo geral analisar a validade do uso da estratÃgia didÃtica do ensino por investigaÃÃo amparada na aprendizagem cooperativa usando o mÃtodo de Jigsaw, aplicada ao ensino de EletroquÃmica no ensino mÃdio com vistas a melhoria a aprendizagem. Nesse contexto, entende-se que o ensino e a aprendizagem em quÃmica se revelam um desafio nos dias atuais, por conta da demanda de um ensino que esteja ancorado no cotidiano dos alunos, reclamando uma abordagem significativa que potencialize a apreensÃo do conteÃdo e a reflexÃo crÃtica acerca dos saberes em trÃnsito na mediaÃÃo didÃtica. A questÃo norteadora da pesquisa foi baseada no uso de metodologias de ensino investigativo-cooperativo, logo a metodologia desenvolvida realizou-se por questionÃrio fechado e o pÃblico-alvo foram vinte e cinco (25) alunos da 3 sÃrie do ensino mÃdio da escola pÃblica Raimundo Viana Pinto, localizada no Estado do ParÃ. O trabalhou chegou a conclusÃo que quando problematizado em contexto cooperativo de aprendizagem poderà possibilitar a promoÃÃo do conhecimento, estimulando a criaÃÃo da cultura investigativa e da atividade interativa. AlÃm disso, a estratÃgia didÃtica aplicada teve boa receptividade pelos alunos que desenvolveram atitudes proativas, responsÃveis e autÃnomas no processo de aprendizagem, estimulando o trabalho em grupo e o desenvolvimento da autonomia, despertando nos alunos os valores de integraÃÃo social e responsabilidade, condiÃÃo indispensÃvel para a formaÃÃo de um cidadÃo capaz de atuar criticamente na vida social. This research, entitled âThe Investigating teaching of Electrochemistry on High Schoolgating: an approach regarding collaborative learningâ has as main aim to analyze the validly of the cooperative didactic strategy using the Jigsaw method, applied to high school aimed at learning improvement. In this context, we understand that nowadays the teaching and learning of chemistry reveals as a big challenge, by demanding a process which the studentâs everyday should be anchored in, claiming for a significant approach that increases the seizure of the contents and stimulation of critical thinking among the current knowledges on the didactic mediation. The main question of the research was based on the use of investigative-cooperative teaching methodologies, therefore, the developed methodology was done by direct survey and the research target were (25) students on the last year of high school (in Brazilian patterns, third degree) on the Public School Raimundo Viana Pinto, located on the state of ParÃ. The research has concluded that when the method is questioned in a cooperative learning context, the stimulation of investigation culture and interactively contact is increased. Besides that, the didactic strategy applied had a great interest with the students, improving study groups, autonomy development, awaking among them values of social integration and responsibility, special condition to form a critical citizen within his/her life in society.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17347http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17349application/pdfapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:43Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The electrochemistry of teaching in high school by research: an approach in light of cooperative learning. |
title |
O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa |
spellingShingle |
O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa Luciene Maria do Nascimento Lima aprendizagem cooperativa ensino por investigaÃÃo ensino de quÃmica MÃtodo de Jigsaw. Cooperative learning Chemistry teaching Jigsaw method QUIMICA |
title_short |
O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa |
title_full |
O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa |
title_fullStr |
O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa |
title_full_unstemmed |
O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa |
title_sort |
O ensino de eletroquÃmica no ensino mÃdio por investigaÃÃo: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa |
author |
Luciene Maria do Nascimento Lima |
author_facet |
Luciene Maria do Nascimento Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Isaias Batista de Lima |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
38087049349 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4625217174686713 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silvany Bastos Santiago |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
11982764368 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
Ãltima atualizaÃÃo do currÃculo em 11/10/2009 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Mozarina Beserra Almeida |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
23021721320 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785555J0 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Geandra Claudia Silva Santos |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
39280438387 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9916149503779411 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
77433220259 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4206388U3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciene Maria do Nascimento Lima |
contributor_str_mv |
Isaias Batista de Lima Silvany Bastos Santiago Maria Mozarina Beserra Almeida Geandra Claudia Silva Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem cooperativa ensino por investigaÃÃo ensino de quÃmica MÃtodo de Jigsaw. |
topic |
aprendizagem cooperativa ensino por investigaÃÃo ensino de quÃmica MÃtodo de Jigsaw. Cooperative learning Chemistry teaching Jigsaw method QUIMICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cooperative learning Chemistry teaching Jigsaw method |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
QUIMICA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa intitulada âO Ensino de EletroquÃmica no Ensino MÃdio por InvestigaÃÃo: uma abordagem à luz da Aprendizagem Cooperativaâ tem o como objetivo geral analisar a validade do uso da estratÃgia didÃtica do ensino por investigaÃÃo amparada na aprendizagem cooperativa usando o mÃtodo de Jigsaw, aplicada ao ensino de EletroquÃmica no ensino mÃdio com vistas a melhoria a aprendizagem. Nesse contexto, entende-se que o ensino e a aprendizagem em quÃmica se revelam um desafio nos dias atuais, por conta da demanda de um ensino que esteja ancorado no cotidiano dos alunos, reclamando uma abordagem significativa que potencialize a apreensÃo do conteÃdo e a reflexÃo crÃtica acerca dos saberes em trÃnsito na mediaÃÃo didÃtica. A questÃo norteadora da pesquisa foi baseada no uso de metodologias de ensino investigativo-cooperativo, logo a metodologia desenvolvida realizou-se por questionÃrio fechado e o pÃblico-alvo foram vinte e cinco (25) alunos da 3 sÃrie do ensino mÃdio da escola pÃblica Raimundo Viana Pinto, localizada no Estado do ParÃ. O trabalhou chegou a conclusÃo que quando problematizado em contexto cooperativo de aprendizagem poderà possibilitar a promoÃÃo do conhecimento, estimulando a criaÃÃo da cultura investigativa e da atividade interativa. AlÃm disso, a estratÃgia didÃtica aplicada teve boa receptividade pelos alunos que desenvolveram atitudes proativas, responsÃveis e autÃnomas no processo de aprendizagem, estimulando o trabalho em grupo e o desenvolvimento da autonomia, despertando nos alunos os valores de integraÃÃo social e responsabilidade, condiÃÃo indispensÃvel para a formaÃÃo de um cidadÃo capaz de atuar criticamente na vida social. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research, entitled âThe Investigating teaching of Electrochemistry on High Schoolgating: an approach regarding collaborative learningâ has as main aim to analyze the validly of the cooperative didactic strategy using the Jigsaw method, applied to high school aimed at learning improvement. In this context, we understand that nowadays the teaching and learning of chemistry reveals as a big challenge, by demanding a process which the studentâs everyday should be anchored in, claiming for a significant approach that increases the seizure of the contents and stimulation of critical thinking among the current knowledges on the didactic mediation. The main question of the research was based on the use of investigative-cooperative teaching methodologies, therefore, the developed methodology was done by direct survey and the research target were (25) students on the last year of high school (in Brazilian patterns, third degree) on the Public School Raimundo Viana Pinto, located on the state of ParÃ. The research has concluded that when the method is questioned in a cooperative learning context, the stimulation of investigation culture and interactively contact is increased. Besides that, the didactic strategy applied had a great interest with the students, improving study groups, autonomy development, awaking among them values of social integration and responsibility, special condition to form a critical citizen within his/her life in society. |
description |
Esta pesquisa intitulada âO Ensino de EletroquÃmica no Ensino MÃdio por InvestigaÃÃo: uma abordagem à luz da Aprendizagem Cooperativaâ tem o como objetivo geral analisar a validade do uso da estratÃgia didÃtica do ensino por investigaÃÃo amparada na aprendizagem cooperativa usando o mÃtodo de Jigsaw, aplicada ao ensino de EletroquÃmica no ensino mÃdio com vistas a melhoria a aprendizagem. Nesse contexto, entende-se que o ensino e a aprendizagem em quÃmica se revelam um desafio nos dias atuais, por conta da demanda de um ensino que esteja ancorado no cotidiano dos alunos, reclamando uma abordagem significativa que potencialize a apreensÃo do conteÃdo e a reflexÃo crÃtica acerca dos saberes em trÃnsito na mediaÃÃo didÃtica. A questÃo norteadora da pesquisa foi baseada no uso de metodologias de ensino investigativo-cooperativo, logo a metodologia desenvolvida realizou-se por questionÃrio fechado e o pÃblico-alvo foram vinte e cinco (25) alunos da 3 sÃrie do ensino mÃdio da escola pÃblica Raimundo Viana Pinto, localizada no Estado do ParÃ. O trabalhou chegou a conclusÃo que quando problematizado em contexto cooperativo de aprendizagem poderà possibilitar a promoÃÃo do conhecimento, estimulando a criaÃÃo da cultura investigativa e da atividade interativa. AlÃm disso, a estratÃgia didÃtica aplicada teve boa receptividade pelos alunos que desenvolveram atitudes proativas, responsÃveis e autÃnomas no processo de aprendizagem, estimulando o trabalho em grupo e o desenvolvimento da autonomia, despertando nos alunos os valores de integraÃÃo social e responsabilidade, condiÃÃo indispensÃvel para a formaÃÃo de um cidadÃo capaz de atuar criticamente na vida social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17347 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17349 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17347 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295224258101248 |