O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20786 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_44c58d9a6caf44776b49e5350092c556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13147 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental2019-05-00Pollyanne Bicalho Ribeiro03688169662http://lattes.cnpq.br/894916817030783402602509370Daniele Firmino Monteiro SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRCompreensÃo leitora GÃneros discursivos Multimodalidade Reading comprehension Discursive GenresLETRASCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de alunos do 9Â ano de uma escola pÃblica de Itapipoca por meio de textos constituÃdos de linguagem verbal e nÃo verbal, atravÃs do estudo do gÃnero propaganda impressa. A partir de proposta de intervenÃÃo para o ensino de leitura busca-se aperfeiÃoar as prÃticas de compreensÃo leitora dos alunos bem como investigar o modo como a leitura de textos imagÃtico-verbais colaboram para o desenvolvimento da competÃncia leitora. Nosso estudo se fundamentou nos pressupostos teÃricos de concepÃÃo de leitura em Kato (1984), Kleiman (2004, 2013) e Liberato (2007), passando pela conceituaÃÃo de letramento em Soares (2003), letramento visual em Rocha (2008), refletindo sobre noÃÃes de texto em Koch (2012), considerando as concepÃÃes basilares dos gÃneros discursivos referenciados em Bakhtin (2016), Marcuschi (2011), Bazerman (2005), Maingueneau (2004) retomados por Marcuschi (2002), multimodalidade em DionÃsio (2005, 2014) e Vieira (2004) e fazendo abordagem do gÃnero propaganda como gÃnero contributivo para o desenvolvimento de habilidades de leitura em Pinho (1990), Melo (2006), Sandmann (2003) e Silva (2015), alÃm dos pressupostos argumentativos em Fiorin (2015). O presente estudo recorreu Ãs orientaÃÃes dos documentos nacionais que orientam a EducaÃÃo BÃsica: PCN e BNCC. Ao final, a partir dos avanÃos dos alunos, apresentados nos dados da anÃlise, validamos a hipÃtese de que o trabalho didÃtico com textos constituÃdos de linguagem verbal e nÃo verbal, como o gÃnero propaganda impressa, relacionados Ãs vivencias sociais e associados Ãs estratÃgias de leituras, podem apresentar recursos enunciativos que colaboram com o desenvolvimento da compreensÃo de textos multimodais. O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20786application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-06-01T10:06:31Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental |
title |
O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental Daniele Firmino Monteiro Sousa CompreensÃo leitora GÃneros discursivos Multimodalidade Reading comprehension Discursive Genres LETRAS |
title_short |
O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental |
title_full |
O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental |
title_sort |
O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental |
author |
Daniele Firmino Monteiro Sousa |
author_facet |
Daniele Firmino Monteiro Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pollyanne Bicalho Ribeiro |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
03688169662 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8949168170307834 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02602509370 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniele Firmino Monteiro Sousa |
contributor_str_mv |
Pollyanne Bicalho Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CompreensÃo leitora GÃneros discursivos Multimodalidade Reading comprehension Discursive Genres |
topic |
CompreensÃo leitora GÃneros discursivos Multimodalidade Reading comprehension Discursive Genres LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LETRAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de alunos do 9Â ano de uma escola pÃblica de Itapipoca por meio de textos constituÃdos de linguagem verbal e nÃo verbal, atravÃs do estudo do gÃnero propaganda impressa. A partir de proposta de intervenÃÃo para o ensino de leitura busca-se aperfeiÃoar as prÃticas de compreensÃo leitora dos alunos bem como investigar o modo como a leitura de textos imagÃtico-verbais colaboram para o desenvolvimento da competÃncia leitora. Nosso estudo se fundamentou nos pressupostos teÃricos de concepÃÃo de leitura em Kato (1984), Kleiman (2004, 2013) e Liberato (2007), passando pela conceituaÃÃo de letramento em Soares (2003), letramento visual em Rocha (2008), refletindo sobre noÃÃes de texto em Koch (2012), considerando as concepÃÃes basilares dos gÃneros discursivos referenciados em Bakhtin (2016), Marcuschi (2011), Bazerman (2005), Maingueneau (2004) retomados por Marcuschi (2002), multimodalidade em DionÃsio (2005, 2014) e Vieira (2004) e fazendo abordagem do gÃnero propaganda como gÃnero contributivo para o desenvolvimento de habilidades de leitura em Pinho (1990), Melo (2006), Sandmann (2003) e Silva (2015), alÃm dos pressupostos argumentativos em Fiorin (2015). O presente estudo recorreu Ãs orientaÃÃes dos documentos nacionais que orientam a EducaÃÃo BÃsica: PCN e BNCC. Ao final, a partir dos avanÃos dos alunos, apresentados nos dados da anÃlise, validamos a hipÃtese de que o trabalho didÃtico com textos constituÃdos de linguagem verbal e nÃo verbal, como o gÃnero propaganda impressa, relacionados Ãs vivencias sociais e associados Ãs estratÃgias de leituras, podem apresentar recursos enunciativos que colaboram com o desenvolvimento da compreensÃo de textos multimodais. O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20786 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295649813233664 |