O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniele Firmino Monteiro Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20786
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_44c58d9a6caf44776b49e5350092c556
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13147
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental2019-05-00Pollyanne Bicalho Ribeiro03688169662http://lattes.cnpq.br/894916817030783402602509370Daniele Firmino Monteiro SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRCompreensÃo leitora GÃneros discursivos Multimodalidade Reading comprehension Discursive GenresLETRASCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de alunos do 9Â ano de uma escola pÃblica de Itapipoca por meio de textos constituÃdos de linguagem verbal e nÃo verbal, atravÃs do estudo do gÃnero propaganda impressa. A partir de proposta de intervenÃÃo para o ensino de leitura busca-se aperfeiÃoar as prÃticas de compreensÃo leitora dos alunos bem como investigar o modo como a leitura de textos imagÃtico-verbais colaboram para o desenvolvimento da competÃncia leitora. Nosso estudo se fundamentou nos pressupostos teÃricos de concepÃÃo de leitura em Kato (1984), Kleiman (2004, 2013) e Liberato (2007), passando pela conceituaÃÃo de letramento em Soares (2003), letramento visual em Rocha (2008), refletindo sobre noÃÃes de texto em Koch (2012), considerando as concepÃÃes basilares dos gÃneros discursivos referenciados em Bakhtin (2016), Marcuschi (2011), Bazerman (2005), Maingueneau (2004) retomados por Marcuschi (2002), multimodalidade em DionÃsio (2005, 2014) e Vieira (2004) e fazendo abordagem do gÃnero propaganda como gÃnero contributivo para o desenvolvimento de habilidades de leitura em Pinho (1990), Melo (2006), Sandmann (2003) e Silva (2015), alÃm dos pressupostos argumentativos em Fiorin (2015). O presente estudo recorreu Ãs orientaÃÃes dos documentos nacionais que orientam a EducaÃÃo BÃsica: PCN e BNCC. Ao final, a partir dos avanÃos dos alunos, apresentados nos dados da anÃlise, validamos a hipÃtese de que o trabalho didÃtico com textos constituÃdos de linguagem verbal e nÃo verbal, como o gÃnero propaganda impressa, relacionados Ãs vivencias sociais e associados Ãs estratÃgias de leituras, podem apresentar recursos enunciativos que colaboram com o desenvolvimento da compreensÃo de textos multimodais. O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20786application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-06-01T10:06:31Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental
title O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental
spellingShingle O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental
Daniele Firmino Monteiro Sousa
CompreensÃo leitora
GÃneros discursivos
Multimodalidade
Reading comprehension
Discursive Genres
LETRAS
title_short O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental
title_full O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental
title_fullStr O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental
title_sort O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de textos multimodais no 9Â ano do ensino fundamental
author Daniele Firmino Monteiro Sousa
author_facet Daniele Firmino Monteiro Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pollyanne Bicalho Ribeiro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03688169662
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8949168170307834
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02602509370
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniele Firmino Monteiro Sousa
contributor_str_mv Pollyanne Bicalho Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv CompreensÃo leitora
GÃneros discursivos
Multimodalidade
Reading comprehension
Discursive Genres
topic CompreensÃo leitora
GÃneros discursivos
Multimodalidade
Reading comprehension
Discursive Genres
LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da compreensÃo leitora de alunos do 9Â ano de uma escola pÃblica de Itapipoca por meio de textos constituÃdos de linguagem verbal e nÃo verbal, atravÃs do estudo do gÃnero propaganda impressa. A partir de proposta de intervenÃÃo para o ensino de leitura busca-se aperfeiÃoar as prÃticas de compreensÃo leitora dos alunos bem como investigar o modo como a leitura de textos imagÃtico-verbais colaboram para o desenvolvimento da competÃncia leitora. Nosso estudo se fundamentou nos pressupostos teÃricos de concepÃÃo de leitura em Kato (1984), Kleiman (2004, 2013) e Liberato (2007), passando pela conceituaÃÃo de letramento em Soares (2003), letramento visual em Rocha (2008), refletindo sobre noÃÃes de texto em Koch (2012), considerando as concepÃÃes basilares dos gÃneros discursivos referenciados em Bakhtin (2016), Marcuschi (2011), Bazerman (2005), Maingueneau (2004) retomados por Marcuschi (2002), multimodalidade em DionÃsio (2005, 2014) e Vieira (2004) e fazendo abordagem do gÃnero propaganda como gÃnero contributivo para o desenvolvimento de habilidades de leitura em Pinho (1990), Melo (2006), Sandmann (2003) e Silva (2015), alÃm dos pressupostos argumentativos em Fiorin (2015). O presente estudo recorreu Ãs orientaÃÃes dos documentos nacionais que orientam a EducaÃÃo BÃsica: PCN e BNCC. Ao final, a partir dos avanÃos dos alunos, apresentados nos dados da anÃlise, validamos a hipÃtese de que o trabalho didÃtico com textos constituÃdos de linguagem verbal e nÃo verbal, como o gÃnero propaganda impressa, relacionados Ãs vivencias sociais e associados Ãs estratÃgias de leituras, podem apresentar recursos enunciativos que colaboram com o desenvolvimento da compreensÃo de textos multimodais. O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001
description CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20786
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295649813233664