A metafunÃÃo composicional e a informatividade em questÃes de compreensÃo leitora de textos imagÃticos do ENEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA metafunÃÃo composicional e a informatividade em questÃes de compreensÃo leitora de textos imagÃticos do ENEM2018-12-00Aurea Suely Zavam39929272704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D078912375385Leonildo Lima de Farias Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRMultimodalidade Informatividade CompreensÃo leitora CompreensÃo do Texto CompreensÃo na leitura Exame Nacional do Ensino MÃdio (Brasil) GÃneros discursivos LÃngua Portuguesa â Prova de Linguagens e CÃdigos do ENEM Multimodalidade Textos multimodaisLINGUISTICAnÃo hÃVivemos em uma sociedade em que as imagens ocupam cada vez mais espaÃo e isso se reflete nas interaÃÃes verbais, exigindo um leitor que saiba construir sentidos mesclando diferentes linguagens. Nesse sentido, nossa pesquisa objetiva investigar em que medida a linguagem nÃo verbal em conjunto com a linguagem verbal contribuem para a construÃÃo dos sentidos dos textos.No nosso trabalho, tratamos da compreensÃo leitora na perspectiva de Koch (2011),Solà (1998), Lajolo (2009). A informatividade, como um dos fatores de textualidade, tambÃm faz parte desse estudo sob o enfoque de Beaugrande e Dressler (1983), Costa Val (2016) e FÃvero (1985).Utilizamos como corpus, questÃes multimodais que exploram a compreensÃo leitora das questÃes do ENEM. A escolha dessa prova se justifica pelo fato de esse exame ser o maior do Brasil e por ser um dos caminhos pelos quais muitos estudantes brasileiros ingressam em uma universidade. Selecionamos a Prova de Linguagens e CÃdigos e suas Tecnologias, mais especificamente as questÃes de LÃngua Portuguesa, pelo fato de ter um maior nÃmero de questÃes, o que permitiu resultados mais satisfatÃrios. Analisamos um total de 20 questÃes das ediÃÃes do ENEM dos anos 2014, 2015, 2016 e 2017.Nossa teoria de base serà a GramÃtica do Design Visual (GDV) de Kress e van Leeuwen ([1996], 2006),para avaliarmos o papel das imagens na construÃÃo dos sentidos dos textos, mais especificamente da metafunÃÃo composicional nas suas categorias: valores de informaÃÃo, saliÃncia, estruturaÃÃo. As anÃlises confirmaram que as imagens presentes nos textos nÃo sÃo meros adornos, elas contribuem sobremaneira para a construÃÃo dos sentidos dos textos nas questÃes de compreensÃo leitora. Em algumas questÃes, o imagÃtico foi essencial para a resoluÃÃo do item, resultando um grau de informatividade. O resultado desse trabalho comprova que à necessÃrio que a leitura seja trabalhada para alÃm do texto verbal. Esperamos que essa dissertaÃÃo fomente nas escolas, atividades que explorem o potencial informacional das mais diferentes linguagens, num mundo cada vez mais multissemiÃtico.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20684application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-16T10:22:49Zmail@mail.com - |
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