Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EduvÃnio Machado da Silva Filho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10452
Resumo: Este estudo mostra uma nova metodologia para o ensino do Teorema de PitÃgoras, utilizando-se de vÃrios recursos e mÃdias. Nessa medida, o objetivo deste trabalho à verificar se esta nova metodologia favorece um melhor entendimento deste Teorema para os alunos. Para tanto, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 22 alunos do nono ano do Ensino Fundamental da escola CMES PROJETO NASCENTE, localizada no bairro Itaperi na cidade de Fortaleza/CE. Estes foram escolhidos e divididos aleatoriamente e igualmente em dois grupos (experimental e controle). Os instrumentos para a coleta de dados foram: a aula diferenciada com uso de material concreto e mÃdias, questionÃrio socioeconÃmico e teste composto de questÃes de aplicaÃÃes do Teorema de PitÃgoras. Os dados foram analisados atravÃs do programa Microsoft Excel. Os resultados apontam para um desempenho superior do grupo que obteve aula diferenciada (Experimental) em relaÃÃo ao que recebeu aula tradicional (Controle).
id UFC_456aa5fff976b0a08012a5297b3a4128
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7159
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgorasA differentiated approach to teaching the Pythagorean theorem2013-08-03Jonatan Floriano da Silva96069457315http://lattes.cnpq.br/9138070947314282Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Jobson de Queiroz Oliveira82105391320http://lattes.cnpq.br/610422594216678363059908320 http://lattes.cnpq.br/7151837235085623EduvÃnio Machado da Silva FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRaulamÃdiaaluno professorclassroom student teacher mediaMATEMATICAEste estudo mostra uma nova metodologia para o ensino do Teorema de PitÃgoras, utilizando-se de vÃrios recursos e mÃdias. Nessa medida, o objetivo deste trabalho à verificar se esta nova metodologia favorece um melhor entendimento deste Teorema para os alunos. Para tanto, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 22 alunos do nono ano do Ensino Fundamental da escola CMES PROJETO NASCENTE, localizada no bairro Itaperi na cidade de Fortaleza/CE. Estes foram escolhidos e divididos aleatoriamente e igualmente em dois grupos (experimental e controle). Os instrumentos para a coleta de dados foram: a aula diferenciada com uso de material concreto e mÃdias, questionÃrio socioeconÃmico e teste composto de questÃes de aplicaÃÃes do Teorema de PitÃgoras. Os dados foram analisados atravÃs do programa Microsoft Excel. Os resultados apontam para um desempenho superior do grupo que obteve aula diferenciada (Experimental) em relaÃÃo ao que recebeu aula tradicional (Controle).This study shows a new methodology for the teaching of the Pythagorean theorem, using various resources and media. In this respect, the aim of this study is to verify that this new methodology promotes a better understanding of this Theorem for students. To this end, we opted for an experimental study which involved 22 students from ninth grade school IT CMES RISING PROJECT, located in 1998 in the city of Fortaleza. These were selected and randomly divided equally into two groups (experimental and control). The instruments for data collection were: the differentiated classroom with concrete material and media use, socio-economic survey and test consisting of questions of the Pythagorean Theorem applications. The data were analysed using Microsoft Excel. The results point to a superior performance of the group that obtained differentiated classroom (experimental) in relation to that received traditional classroom (control).http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10452application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:29Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A differentiated approach to teaching the Pythagorean theorem
title Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras
spellingShingle Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras
EduvÃnio Machado da Silva Filho
aula
mÃdia
aluno
professor
classroom
student
teacher
media
MATEMATICA
title_short Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras
title_full Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras
title_fullStr Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras
title_full_unstemmed Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras
title_sort Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras
author EduvÃnio Machado da Silva Filho
author_facet EduvÃnio Machado da Silva Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jonatan Floriano da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 96069457315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9138070947314282
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcelo Ferreira de Melo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 89509706353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5064883781827911
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jobson de Queiroz Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 82105391320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6104225942166783
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 63059908320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7151837235085623
dc.contributor.author.fl_str_mv EduvÃnio Machado da Silva Filho
contributor_str_mv Jonatan Floriano da Silva
Marcelo Ferreira de Melo
Jobson de Queiroz Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv aula
mÃdia
aluno
professor
topic aula
mÃdia
aluno
professor
classroom
student
teacher
media
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv classroom
student
teacher
media
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo mostra uma nova metodologia para o ensino do Teorema de PitÃgoras, utilizando-se de vÃrios recursos e mÃdias. Nessa medida, o objetivo deste trabalho à verificar se esta nova metodologia favorece um melhor entendimento deste Teorema para os alunos. Para tanto, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 22 alunos do nono ano do Ensino Fundamental da escola CMES PROJETO NASCENTE, localizada no bairro Itaperi na cidade de Fortaleza/CE. Estes foram escolhidos e divididos aleatoriamente e igualmente em dois grupos (experimental e controle). Os instrumentos para a coleta de dados foram: a aula diferenciada com uso de material concreto e mÃdias, questionÃrio socioeconÃmico e teste composto de questÃes de aplicaÃÃes do Teorema de PitÃgoras. Os dados foram analisados atravÃs do programa Microsoft Excel. Os resultados apontam para um desempenho superior do grupo que obteve aula diferenciada (Experimental) em relaÃÃo ao que recebeu aula tradicional (Controle).
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study shows a new methodology for the teaching of the Pythagorean theorem, using various resources and media. In this respect, the aim of this study is to verify that this new methodology promotes a better understanding of this Theorem for students. To this end, we opted for an experimental study which involved 22 students from ninth grade school IT CMES RISING PROJECT, located in 1998 in the city of Fortaleza. These were selected and randomly divided equally into two groups (experimental and control). The instruments for data collection were: the differentiated classroom with concrete material and media use, socio-economic survey and test consisting of questions of the Pythagorean Theorem applications. The data were analysed using Microsoft Excel. The results point to a superior performance of the group that obtained differentiated classroom (experimental) in relation to that received traditional classroom (control).
description Este estudo mostra uma nova metodologia para o ensino do Teorema de PitÃgoras, utilizando-se de vÃrios recursos e mÃdias. Nessa medida, o objetivo deste trabalho à verificar se esta nova metodologia favorece um melhor entendimento deste Teorema para os alunos. Para tanto, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 22 alunos do nono ano do Ensino Fundamental da escola CMES PROJETO NASCENTE, localizada no bairro Itaperi na cidade de Fortaleza/CE. Estes foram escolhidos e divididos aleatoriamente e igualmente em dois grupos (experimental e controle). Os instrumentos para a coleta de dados foram: a aula diferenciada com uso de material concreto e mÃdias, questionÃrio socioeconÃmico e teste composto de questÃes de aplicaÃÃes do Teorema de PitÃgoras. Os dados foram analisados atravÃs do programa Microsoft Excel. Os resultados apontam para um desempenho superior do grupo que obteve aula diferenciada (Experimental) em relaÃÃo ao que recebeu aula tradicional (Controle).
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10452
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295177520971776