Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10452 |
Resumo: | Este estudo mostra uma nova metodologia para o ensino do Teorema de PitÃgoras, utilizando-se de vÃrios recursos e mÃdias. Nessa medida, o objetivo deste trabalho à verificar se esta nova metodologia favorece um melhor entendimento deste Teorema para os alunos. Para tanto, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 22 alunos do nono ano do Ensino Fundamental da escola CMES PROJETO NASCENTE, localizada no bairro Itaperi na cidade de Fortaleza/CE. Estes foram escolhidos e divididos aleatoriamente e igualmente em dois grupos (experimental e controle). Os instrumentos para a coleta de dados foram: a aula diferenciada com uso de material concreto e mÃdias, questionÃrio socioeconÃmico e teste composto de questÃes de aplicaÃÃes do Teorema de PitÃgoras. Os dados foram analisados atravÃs do programa Microsoft Excel. Os resultados apontam para um desempenho superior do grupo que obteve aula diferenciada (Experimental) em relaÃÃo ao que recebeu aula tradicional (Controle). |
id |
UFC_456aa5fff976b0a08012a5297b3a4128 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7159 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgorasA differentiated approach to teaching the Pythagorean theorem2013-08-03Jonatan Floriano da Silva96069457315http://lattes.cnpq.br/9138070947314282Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Jobson de Queiroz Oliveira82105391320http://lattes.cnpq.br/610422594216678363059908320 http://lattes.cnpq.br/7151837235085623EduvÃnio Machado da Silva FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRaulamÃdiaaluno professorclassroom student teacher mediaMATEMATICAEste estudo mostra uma nova metodologia para o ensino do Teorema de PitÃgoras, utilizando-se de vÃrios recursos e mÃdias. Nessa medida, o objetivo deste trabalho à verificar se esta nova metodologia favorece um melhor entendimento deste Teorema para os alunos. Para tanto, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 22 alunos do nono ano do Ensino Fundamental da escola CMES PROJETO NASCENTE, localizada no bairro Itaperi na cidade de Fortaleza/CE. Estes foram escolhidos e divididos aleatoriamente e igualmente em dois grupos (experimental e controle). Os instrumentos para a coleta de dados foram: a aula diferenciada com uso de material concreto e mÃdias, questionÃrio socioeconÃmico e teste composto de questÃes de aplicaÃÃes do Teorema de PitÃgoras. Os dados foram analisados atravÃs do programa Microsoft Excel. Os resultados apontam para um desempenho superior do grupo que obteve aula diferenciada (Experimental) em relaÃÃo ao que recebeu aula tradicional (Controle).This study shows a new methodology for the teaching of the Pythagorean theorem, using various resources and media. In this respect, the aim of this study is to verify that this new methodology promotes a better understanding of this Theorem for students. To this end, we opted for an experimental study which involved 22 students from ninth grade school IT CMES RISING PROJECT, located in 1998 in the city of Fortaleza. These were selected and randomly divided equally into two groups (experimental and control). The instruments for data collection were: the differentiated classroom with concrete material and media use, socio-economic survey and test consisting of questions of the Pythagorean Theorem applications. The data were analysed using Microsoft Excel. The results point to a superior performance of the group that obtained differentiated classroom (experimental) in relation to that received traditional classroom (control).http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10452application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:29Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A differentiated approach to teaching the Pythagorean theorem |
title |
Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras |
spellingShingle |
Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras EduvÃnio Machado da Silva Filho aula mÃdia aluno professor classroom student teacher media MATEMATICA |
title_short |
Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras |
title_full |
Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras |
title_fullStr |
Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras |
title_sort |
Uma abordagem didÃtica diferenciada para o teorema de PitÃgoras |
author |
EduvÃnio Machado da Silva Filho |
author_facet |
EduvÃnio Machado da Silva Filho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jonatan Floriano da Silva |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
96069457315 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9138070947314282 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcelo Ferreira de Melo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
89509706353 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jobson de Queiroz Oliveira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
82105391320 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6104225942166783 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
63059908320 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7151837235085623 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
EduvÃnio Machado da Silva Filho |
contributor_str_mv |
Jonatan Floriano da Silva Marcelo Ferreira de Melo Jobson de Queiroz Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aula mÃdia aluno professor |
topic |
aula mÃdia aluno professor classroom student teacher media MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
classroom student teacher media |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo mostra uma nova metodologia para o ensino do Teorema de PitÃgoras, utilizando-se de vÃrios recursos e mÃdias. Nessa medida, o objetivo deste trabalho à verificar se esta nova metodologia favorece um melhor entendimento deste Teorema para os alunos. Para tanto, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 22 alunos do nono ano do Ensino Fundamental da escola CMES PROJETO NASCENTE, localizada no bairro Itaperi na cidade de Fortaleza/CE. Estes foram escolhidos e divididos aleatoriamente e igualmente em dois grupos (experimental e controle). Os instrumentos para a coleta de dados foram: a aula diferenciada com uso de material concreto e mÃdias, questionÃrio socioeconÃmico e teste composto de questÃes de aplicaÃÃes do Teorema de PitÃgoras. Os dados foram analisados atravÃs do programa Microsoft Excel. Os resultados apontam para um desempenho superior do grupo que obteve aula diferenciada (Experimental) em relaÃÃo ao que recebeu aula tradicional (Controle). |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study shows a new methodology for the teaching of the Pythagorean theorem, using various resources and media. In this respect, the aim of this study is to verify that this new methodology promotes a better understanding of this Theorem for students. To this end, we opted for an experimental study which involved 22 students from ninth grade school IT CMES RISING PROJECT, located in 1998 in the city of Fortaleza. These were selected and randomly divided equally into two groups (experimental and control). The instruments for data collection were: the differentiated classroom with concrete material and media use, socio-economic survey and test consisting of questions of the Pythagorean Theorem applications. The data were analysed using Microsoft Excel. The results point to a superior performance of the group that obtained differentiated classroom (experimental) in relation to that received traditional classroom (control). |
description |
Este estudo mostra uma nova metodologia para o ensino do Teorema de PitÃgoras, utilizando-se de vÃrios recursos e mÃdias. Nessa medida, o objetivo deste trabalho à verificar se esta nova metodologia favorece um melhor entendimento deste Teorema para os alunos. Para tanto, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 22 alunos do nono ano do Ensino Fundamental da escola CMES PROJETO NASCENTE, localizada no bairro Itaperi na cidade de Fortaleza/CE. Estes foram escolhidos e divididos aleatoriamente e igualmente em dois grupos (experimental e controle). Os instrumentos para a coleta de dados foram: a aula diferenciada com uso de material concreto e mÃdias, questionÃrio socioeconÃmico e teste composto de questÃes de aplicaÃÃes do Teorema de PitÃgoras. Os dados foram analisados atravÃs do programa Microsoft Excel. Os resultados apontam para um desempenho superior do grupo que obteve aula diferenciada (Experimental) em relaÃÃo ao que recebeu aula tradicional (Controle). |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10452 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295177520971776 |