AnÃlise do plano de desenvolvimento sustentÃvel do estado do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Ivoneide Vital Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3597
Resumo: O desenvolvimento socialmente sustentÃvel comeÃou a fazer parte dos programas governamentais cearenses quando, em 1995, o governo do Estado do Cearà elaborou e implementou seu Plano de Desenvolvimento SustentÃvel (PDS) que tinha como objetivo a melhoria na qualidade de vida com uma visÃo prospectiva para o ano 2020. Para alcanÃÃ-lo, contemplou os seguintes vetores que reuniria programas estruturantes direcionados ao alcance do desenvolvimento sustentÃvel: proteÃÃo ao meio ambiente; reordenamento do espaÃo; capacitaÃÃo da populaÃÃo; geraÃÃo de emprego e desenvolvimento sustentÃvel da economia; desenvolvimento cultural, cientÃfico, tÃcnico e inovador; e melhoria da gestÃo pÃblica. Dessa forma, essa pesquisa propÃe uma anÃlise, apÃs 14 anos da criaÃÃo do PDS. Para tanto, foram construÃdas, para os cento e oitenta e quatro municÃpios cearenses, matrizes de indicadores englobando quatro vetores: proteÃÃo ao meio ambiente; reordenamento do espaÃo; capacitaÃÃo da populaÃÃo; e geraÃÃo de emprego e desenvolvimento sustentÃvel da economia. Para uma melhor anÃlise, cada grupo de indicadores foi submetido à anÃlise fatorial e foram construÃdos quatro Ãndices parciais de acordo com o vetor selecionado. Logo apÃs, utilizou-se a anÃlise de agrupamento para dividir os municÃpios em cinco classes: muito bom, bom, mÃdio, ruim e muito ruim conforme as suas caracterÃsticas semelhantes. O Ãndice de Desenvolvimento SustentÃvel foi estabelecido por meio da mÃdia aritmÃtica entre os quatro Ãndices parciais outrora calculados. O municÃpio de Fortaleza e Maracanaà foram considerados os municÃpios mais desenvolvidos e com os maiores Ãndices na urbanizaÃÃo, saneamento bÃsico, educaÃÃo, acessos a transportes e serviÃos, industrializaÃÃo e maiores valores no produto interno bruto per capita. Constatou-se, tambÃm, que 84,24% dos municÃpios classificaram-se nos nÃveis mÃdio, ruim e muito ruim, verificando a necessidade da revisÃo ou implantaÃÃo de novos programas que ofertem serviÃos nas Ãreas de meio ambiente, educaÃÃo, saÃde, habitaÃÃo e nas condiÃÃes de geraÃÃo de emprego e renda para a populaÃÃo e, consequentemente, consigam melhorar seus Ãndices de desenvolvimento
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise do plano de desenvolvimento sustentÃvel do estado do CearÃAnalysis of the sustanaible development strategy of Cearà state, Brazil2009-05-22PatrÃcia VerÃnica Pinheiro Sales Lima28929144349http://lattes.cnpq.br/7172491133426747Maria Irles de Oliveira Mayorga02532611391http://lattes.cnpq.br/1442057265231822Francisco Casimiro Filho24442739315http://lattes.cnpq.br/0056442134381836Suely Salgueiro Chacon2460961731538970279334ttp://lattes.cnpq.br/5298689870765820Maria Ivoneide Vital RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia RuralUFCBRPolÃticas PÃblicas AnÃlise Multivariada Ãndice de Desenvolvimento SustentÃvelSustainable development strategy Multivariate analysis Sustainable development indexesECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAISO desenvolvimento socialmente sustentÃvel comeÃou a fazer parte dos programas governamentais cearenses quando, em 1995, o governo do Estado do Cearà elaborou e implementou seu Plano de Desenvolvimento SustentÃvel (PDS) que tinha como objetivo a melhoria na qualidade de vida com uma visÃo prospectiva para o ano 2020. Para alcanÃÃ-lo, contemplou os seguintes vetores que reuniria programas estruturantes direcionados ao alcance do desenvolvimento sustentÃvel: proteÃÃo ao meio ambiente; reordenamento do espaÃo; capacitaÃÃo da populaÃÃo; geraÃÃo de emprego e desenvolvimento sustentÃvel da economia; desenvolvimento cultural, cientÃfico, tÃcnico e inovador; e melhoria da gestÃo pÃblica. Dessa forma, essa pesquisa propÃe uma anÃlise, apÃs 14 anos da criaÃÃo do PDS. Para tanto, foram construÃdas, para os cento e oitenta e quatro municÃpios cearenses, matrizes de indicadores englobando quatro vetores: proteÃÃo ao meio ambiente; reordenamento do espaÃo; capacitaÃÃo da populaÃÃo; e geraÃÃo de emprego e desenvolvimento sustentÃvel da economia. Para uma melhor anÃlise, cada grupo de indicadores foi submetido à anÃlise fatorial e foram construÃdos quatro Ãndices parciais de acordo com o vetor selecionado. 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In order to fulfill it, the government gathered the following programs branches toward the accomplishment of the sustainable development: protection of the environment; relocation of public area; improvement of the population proficiency; creation of jobs and cultural, scientific and technical development; sustainable development of the economics; and enhancement of public management. Considering all of that, this research aims at analyzing the SDS after 14 years since its creation. For that, indicating matrices, for the one hundred and eighty four counties from Ceara state have been developed, which comprises four vectors: environmental protection; relocation of public space; improvement of the population proficiency; and creation of jobs, as well as sustainable development of the economics. For better results, each indicating group was submitted to factorial analysis, being also developed four partial indexes, according to each one of the vectors. Right after that, grouping analysis was used to divide the counties into five classes: very good, good, fair, undesirable, and very undesirable according to their comparable characteristics. The sustainable development index was established throughout the averages taken from the four partial indexes mentioned above. Fortaleza and Maracanaà counties qualified as the most developed, while presenting the highest urban index, basic sanitation, education, access to public transportation and services, industrialization as well as the highest gross income per capita. It may be concluded, also, that 84,24% of the counties qualified as fair, undesirable and very undesirable, urging the adjustment or implementation of brand new programs concerning the environment, education, public health, home, and creation of jobs and income sources improving, thus, the developmental indexesnÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3597application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:42Zmail@mail.com -
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