Semeando a paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no curso JAP - Jovens Agentes da Paz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elizangela Lima do Nascimento
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7964
Resumo: O presente estudo foi realizado com as juventudes participantes do Curso Jovens Agentes da Paz (JAP), promovido pela OrganizaÃÃo NÃo governamental Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), no Grande Bom Jardim. Esse curso teve como objetivo capacitar as juventudes para que se tornassem multiplicadores da paz e da promoÃÃo dos direitos humanos no espaÃo escolar ou na comunidade, realizando projetos relacionados Ãs temÃticas estudadas no curso. Diante disso nossa proposta ateve-se a refletir sobre essa experiÃncia formativa, a partir da Ãtica das juventudes, buscando coletar seus saberes e impressÃes quanto a vivÃncia e o trabalho com a paz. Para a realizaÃÃo da pesquisa, escolhemos como suporte teÃrico Matos (2001, 2003, 2006, 2011), Freire (2005; 2006; 2008), JarÃs (2002; 2007) e Dayrell (2006,2007). Optamos pelo estudo de caso, tendo a fenomenologia como principio norteador. Para a coleta de dados utilizamos a observaÃÃo participante, durante o curso, alÃm de entrevistas semi-orientadas, e grupos focais com jovens e formadores. Realizamos ainda entrevistas com professores e gestores nas escolas em que os jovens do JAP teriam de implantar os projetos. As juventudes anunciam a importÃncia do curso em suas histÃrias de vida o despertar para noÃÃes de Ãtica e tolerÃncia no cotidiano. Sobre a paz atribuem que se relaciona à âpaz de espÃritoâ ou estado de harmonia entre os homens. Vimos que boa parte dos jovens executou aÃÃes relacionadas Ãs temÃticas em seu campo de trabalho e de atuaÃÃo. A escola ainda se apresenta com ambiente desafiador, especialmente pela necessidade de se estabelecer e ampliar a relaÃÃo de diÃlogo entre gestÃo e juventudes. Destacamos que o impacto do curso na formaÃÃo dos jovens foi significativo, denotando nas suas falas e vivÃncias uma mudanÃa considerÃvel significativa de valores.
id UFC_47b188039981b10db2e5c26f6e58639f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5256
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSemeando a paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no curso JAP - Jovens Agentes da Paz.Sowing peace in the schools of the Bom Jardim: case study in the course Jovens Agentes da Paz â JAP2012-04-16Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383Mauricio Holanda Maia28412699300http://lattes.cnpq.br/4914684509247344Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/4314586241385987Sinara Mota Neves de Almeida49221205304EndereÃo para acessar este CV: 97990191334http://lattes.cnpq.br/8110625443722542 Elizangela Lima do NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPaz Juventudes Escolapeace youngsters school EDUCACAOO presente estudo foi realizado com as juventudes participantes do Curso Jovens Agentes da Paz (JAP), promovido pela OrganizaÃÃo NÃo governamental Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), no Grande Bom Jardim. Esse curso teve como objetivo capacitar as juventudes para que se tornassem multiplicadores da paz e da promoÃÃo dos direitos humanos no espaÃo escolar ou na comunidade, realizando projetos relacionados Ãs temÃticas estudadas no curso. Diante disso nossa proposta ateve-se a refletir sobre essa experiÃncia formativa, a partir da Ãtica das juventudes, buscando coletar seus saberes e impressÃes quanto a vivÃncia e o trabalho com a paz. Para a realizaÃÃo da pesquisa, escolhemos como suporte teÃrico Matos (2001, 2003, 2006, 2011), Freire (2005; 2006; 2008), JarÃs (2002; 2007) e Dayrell (2006,2007). Optamos pelo estudo de caso, tendo a fenomenologia como principio norteador. Para a coleta de dados utilizamos a observaÃÃo participante, durante o curso, alÃm de entrevistas semi-orientadas, e grupos focais com jovens e formadores. Realizamos ainda entrevistas com professores e gestores nas escolas em que os jovens do JAP teriam de implantar os projetos. As juventudes anunciam a importÃncia do curso em suas histÃrias de vida o despertar para noÃÃes de Ãtica e tolerÃncia no cotidiano. Sobre a paz atribuem que se relaciona à âpaz de espÃritoâ ou estado de harmonia entre os homens. Vimos que boa parte dos jovens executou aÃÃes relacionadas Ãs temÃticas em seu campo de trabalho e de atuaÃÃo. A escola ainda se apresenta com ambiente desafiador, especialmente pela necessidade de se estabelecer e ampliar a relaÃÃo de diÃlogo entre gestÃo e juventudes. Destacamos que o impacto do curso na formaÃÃo dos jovens foi significativo, denotando nas suas falas e vivÃncias uma mudanÃa considerÃvel significativa de valores. The present study was carried through with the participant youngsters of the Curso Jovens Agentes da Paz (JAP), promoted by the non-governmental organization Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), in the neighborhood of Grande Bom Jardim in Fortaleza, Brazil. This course had as objective to enable youngsters so that they become multipliers of the peace and the promotion of the human rights in the pertaining of their school space or the community, developing projects related to the thematic studied in the course. Besides that, our proposal aimed to reflect on this formative experience, from the views of youngsters, searching to collect their knowledge and impressions about the experience and the work with peace. For the accomplishment of the research, we choose as theoretical support Matos (2001, 2003, 2006, 2011), Freire (2005; 2006; 2008), JarÃs (2002; 2007) and Dayrell (2006, 2007). We opt to do a case study, having phenomenology as its guiding principle. For the collection of data we use the participant comment during the course as well as half-guided interviews, and also focal groups with the youngsters and the course facilitators. We still carry through interviews with teachers and managers in the schools where the youngsters of the JAP would have to implant the projects. The youngsters reported the importance of the course in their lives and the awakening for notions of ethics and tolerance in every-day life. Concerned to peace they understand that it is related to the âpeace of spiritâ or state of harmony between all human beings. We saw that good part of the youngsters executed actions related to the thematic in their field of work and performance. The school is still presented as a challenging environment, especially for the necessity of establishing and widening the relation of dialogue between management and youngsters. We highlight that the impact of the course in the formation of the youngsters was meaningful, as it was denoted by their speeches and experiences, showing a considerable and significant change of values. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgiconÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7964application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:59Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Semeando a paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no curso JAP - Jovens Agentes da Paz.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sowing peace in the schools of the Bom Jardim: case study in the course Jovens Agentes da Paz â JAP
title Semeando a paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no curso JAP - Jovens Agentes da Paz.
spellingShingle Semeando a paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no curso JAP - Jovens Agentes da Paz.
Elizangela Lima do Nascimento
Paz
Juventudes
Escola
peace
youngsters
school
EDUCACAO
title_short Semeando a paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no curso JAP - Jovens Agentes da Paz.
title_full Semeando a paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no curso JAP - Jovens Agentes da Paz.
title_fullStr Semeando a paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no curso JAP - Jovens Agentes da Paz.
title_full_unstemmed Semeando a paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no curso JAP - Jovens Agentes da Paz.
title_sort Semeando a paz nas escolas do Bom Jardim: estudo de caso no curso JAP - Jovens Agentes da Paz.
author Elizangela Lima do Nascimento
author_facet Elizangela Lima do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24511269300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5611970215094383
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mauricio Holanda Maia
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 28412699300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4914684509247344
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 16392809368
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4314586241385987
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sinara Mota Neves de Almeida
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 49221205304
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv EndereÃo para acessar este CV:
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 97990191334
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8110625443722542
dc.contributor.author.fl_str_mv Elizangela Lima do Nascimento
contributor_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
Mauricio Holanda Maia
Ãngela Maria Bessa Linhares
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
Sinara Mota Neves de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Paz
Juventudes
Escola
topic Paz
Juventudes
Escola
peace
youngsters
school
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv peace
youngsters
school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo foi realizado com as juventudes participantes do Curso Jovens Agentes da Paz (JAP), promovido pela OrganizaÃÃo NÃo governamental Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), no Grande Bom Jardim. Esse curso teve como objetivo capacitar as juventudes para que se tornassem multiplicadores da paz e da promoÃÃo dos direitos humanos no espaÃo escolar ou na comunidade, realizando projetos relacionados Ãs temÃticas estudadas no curso. Diante disso nossa proposta ateve-se a refletir sobre essa experiÃncia formativa, a partir da Ãtica das juventudes, buscando coletar seus saberes e impressÃes quanto a vivÃncia e o trabalho com a paz. Para a realizaÃÃo da pesquisa, escolhemos como suporte teÃrico Matos (2001, 2003, 2006, 2011), Freire (2005; 2006; 2008), JarÃs (2002; 2007) e Dayrell (2006,2007). Optamos pelo estudo de caso, tendo a fenomenologia como principio norteador. Para a coleta de dados utilizamos a observaÃÃo participante, durante o curso, alÃm de entrevistas semi-orientadas, e grupos focais com jovens e formadores. Realizamos ainda entrevistas com professores e gestores nas escolas em que os jovens do JAP teriam de implantar os projetos. As juventudes anunciam a importÃncia do curso em suas histÃrias de vida o despertar para noÃÃes de Ãtica e tolerÃncia no cotidiano. Sobre a paz atribuem que se relaciona à âpaz de espÃritoâ ou estado de harmonia entre os homens. Vimos que boa parte dos jovens executou aÃÃes relacionadas Ãs temÃticas em seu campo de trabalho e de atuaÃÃo. A escola ainda se apresenta com ambiente desafiador, especialmente pela necessidade de se estabelecer e ampliar a relaÃÃo de diÃlogo entre gestÃo e juventudes. Destacamos que o impacto do curso na formaÃÃo dos jovens foi significativo, denotando nas suas falas e vivÃncias uma mudanÃa considerÃvel significativa de valores.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present study was carried through with the participant youngsters of the Curso Jovens Agentes da Paz (JAP), promoted by the non-governmental organization Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), in the neighborhood of Grande Bom Jardim in Fortaleza, Brazil. This course had as objective to enable youngsters so that they become multipliers of the peace and the promotion of the human rights in the pertaining of their school space or the community, developing projects related to the thematic studied in the course. Besides that, our proposal aimed to reflect on this formative experience, from the views of youngsters, searching to collect their knowledge and impressions about the experience and the work with peace. For the accomplishment of the research, we choose as theoretical support Matos (2001, 2003, 2006, 2011), Freire (2005; 2006; 2008), JarÃs (2002; 2007) and Dayrell (2006, 2007). We opt to do a case study, having phenomenology as its guiding principle. For the collection of data we use the participant comment during the course as well as half-guided interviews, and also focal groups with the youngsters and the course facilitators. We still carry through interviews with teachers and managers in the schools where the youngsters of the JAP would have to implant the projects. The youngsters reported the importance of the course in their lives and the awakening for notions of ethics and tolerance in every-day life. Concerned to peace they understand that it is related to the âpeace of spiritâ or state of harmony between all human beings. We saw that good part of the youngsters executed actions related to the thematic in their field of work and performance. The school is still presented as a challenging environment, especially for the necessity of establishing and widening the relation of dialogue between management and youngsters. We highlight that the impact of the course in the formation of the youngsters was meaningful, as it was denoted by their speeches and experiences, showing a considerable and significant change of values.
description O presente estudo foi realizado com as juventudes participantes do Curso Jovens Agentes da Paz (JAP), promovido pela OrganizaÃÃo NÃo governamental Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), no Grande Bom Jardim. Esse curso teve como objetivo capacitar as juventudes para que se tornassem multiplicadores da paz e da promoÃÃo dos direitos humanos no espaÃo escolar ou na comunidade, realizando projetos relacionados Ãs temÃticas estudadas no curso. Diante disso nossa proposta ateve-se a refletir sobre essa experiÃncia formativa, a partir da Ãtica das juventudes, buscando coletar seus saberes e impressÃes quanto a vivÃncia e o trabalho com a paz. Para a realizaÃÃo da pesquisa, escolhemos como suporte teÃrico Matos (2001, 2003, 2006, 2011), Freire (2005; 2006; 2008), JarÃs (2002; 2007) e Dayrell (2006,2007). Optamos pelo estudo de caso, tendo a fenomenologia como principio norteador. Para a coleta de dados utilizamos a observaÃÃo participante, durante o curso, alÃm de entrevistas semi-orientadas, e grupos focais com jovens e formadores. Realizamos ainda entrevistas com professores e gestores nas escolas em que os jovens do JAP teriam de implantar os projetos. As juventudes anunciam a importÃncia do curso em suas histÃrias de vida o despertar para noÃÃes de Ãtica e tolerÃncia no cotidiano. Sobre a paz atribuem que se relaciona à âpaz de espÃritoâ ou estado de harmonia entre os homens. Vimos que boa parte dos jovens executou aÃÃes relacionadas Ãs temÃticas em seu campo de trabalho e de atuaÃÃo. A escola ainda se apresenta com ambiente desafiador, especialmente pela necessidade de se estabelecer e ampliar a relaÃÃo de diÃlogo entre gestÃo e juventudes. Destacamos que o impacto do curso na formaÃÃo dos jovens foi significativo, denotando nas suas falas e vivÃncias uma mudanÃa considerÃvel significativa de valores.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7964
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295160858050560