A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VerÃnica Salgueiro do Nascimento
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3850
Resumo: A investigaÃÃo consistiu no acompanhamento de processos educativos, que tinham como objetivo a promoÃÃo da cultura de paz, iniciados por duas escolas (universo pÃblico e privado) de ensino fundamental do municÃpio de Fortaleza. A pesquisa teve como foco a fala dos jovens/educandos sobre a construÃÃo da paz no ambiente escolar. O objetivo central da investigaÃÃo foi conhecer o que os jovens pensam, sentem e como avaliam as experiÃncias vivenciadas com relaÃÃo Ãs atividades integrantes de projetos que visam promover a cultura de paz. Dentre o universo de possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, a opÃÃo foi pelo referencial etnogrÃfico. As tÃcnicas de pesquisa utilizadas foram a observaÃÃo participante, e a aplicaÃÃo de quatro entrevistas com roteiro semi-estruturado. Acrescento que realizei tambÃm uma pesquisa documental. Analisei documentos, existentes no espaÃo escolar para o reforÃo do trabalho de contextualizaÃÃo do fenÃmeno estudado. Por Ãltimo, organizei uma oficina sobre cultura de paz em cada escola pesquisada, para explorar com mais riqueza e profundidade as experiÃncias compartilhadas atravÃs das falas dos educandos. Os jovens da primeira escola cursavam a oitava sÃrie. Na escola pÃblica trabalhei no turno da noite com jovens de uma sÃrie equivalente à oitava sÃrie no ensino de jovens e adultos. Os dados foram organizados e interpretados de acordo com o referencial da anÃlise de discurso. Os resultados obtidos indicam o reconhecimento por parte dos pesquisados da urgÃncia e relevÃncia da promoÃÃo da cultura de paz. Os aspectos da convivÃncia, do diÃlogo, do cuidado e da criatividade foram enfatizados nas falas dos jovens a respeito do papel da escola na procura de promover condiÃÃes concretas para que o ser humano possa se constituir realmente humano em sua plenitude; com todas as contradiÃÃes possÃveis que o exercÃcio da convivÃncia humana contempla.
id UFC_faff08fefebe32dc029795af1391c095
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2996
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.The promotion of peace culture: the perspective of youths2009-10-19Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro08186430300http://lattes.cnpq.br/7179410729216916JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Viviane Ache Cancian45221057034Grace Troccoli Vitorino2673486933441692071300http://lattes.cnpq.br/1820645566654637 VerÃnica Salgueiro do NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCultura de Paz Escola JuventudesCulture of peace School YouthsEDUCACAOA investigaÃÃo consistiu no acompanhamento de processos educativos, que tinham como objetivo a promoÃÃo da cultura de paz, iniciados por duas escolas (universo pÃblico e privado) de ensino fundamental do municÃpio de Fortaleza. A pesquisa teve como foco a fala dos jovens/educandos sobre a construÃÃo da paz no ambiente escolar. O objetivo central da investigaÃÃo foi conhecer o que os jovens pensam, sentem e como avaliam as experiÃncias vivenciadas com relaÃÃo Ãs atividades integrantes de projetos que visam promover a cultura de paz. Dentre o universo de possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, a opÃÃo foi pelo referencial etnogrÃfico. As tÃcnicas de pesquisa utilizadas foram a observaÃÃo participante, e a aplicaÃÃo de quatro entrevistas com roteiro semi-estruturado. Acrescento que realizei tambÃm uma pesquisa documental. Analisei documentos, existentes no espaÃo escolar para o reforÃo do trabalho de contextualizaÃÃo do fenÃmeno estudado. Por Ãltimo, organizei uma oficina sobre cultura de paz em cada escola pesquisada, para explorar com mais riqueza e profundidade as experiÃncias compartilhadas atravÃs das falas dos educandos. Os jovens da primeira escola cursavam a oitava sÃrie. Na escola pÃblica trabalhei no turno da noite com jovens de uma sÃrie equivalente à oitava sÃrie no ensino de jovens e adultos. Os dados foram organizados e interpretados de acordo com o referencial da anÃlise de discurso. Os resultados obtidos indicam o reconhecimento por parte dos pesquisados da urgÃncia e relevÃncia da promoÃÃo da cultura de paz. Os aspectos da convivÃncia, do diÃlogo, do cuidado e da criatividade foram enfatizados nas falas dos jovens a respeito do papel da escola na procura de promover condiÃÃes concretas para que o ser humano possa se constituir realmente humano em sua plenitude; com todas as contradiÃÃes possÃveis que o exercÃcio da convivÃncia humana contempla. The inquiry consisted of the accompaniment of educative processes, which had as objective the development of the peace culture. Those processes are developed by two schools (public and private universe) of basic education in the city of Fortaleza. The research focused on the speech of the young students about the construction of the peace in the school environment. Knowing what they think, feel and how they evaluate the experiences lived and related them to the integrant activities of projects aiming to promote the peace culture, was the central objective of the inquiry. Considering the possible research universe related to the qualitative approach, the option was for the ethnographic referential. The research techniques used were the participant observation, and the application of four interviews with part-structured script. I also carried through a documentary research. I analyzed documents found in the school for the reinforcement of contextualizing work of the studied phenomenon. Finally, I organized a workshop on culture of peace in each searched school, in order to explore in quality and depth the experiences shared through the students speech. The students of the first school attended the eighth grade. In the public school I worked night shift with adult students attending to the equivalent to the eighth grade. The data had been organized and interpreted in accordance with the referential of the speech analysis. The results indicate that part of the students who participated on the researched acknowledges the urgency and the relevance of the promotion of the peace culture. The aspects of living together, dialogue, care and creativity had been emphasized in their speech regarding the role of the school in the search to promote concrete conditions so that the human being can consist itself fully; with all the possible contradictions that the exercise of the human existence contemplates. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3850application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The promotion of peace culture: the perspective of youths
title A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.
spellingShingle A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.
VerÃnica Salgueiro do Nascimento
Cultura de Paz
Escola
Juventudes
Culture of peace
School
Youths
EDUCACAO
title_short A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.
title_full A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.
title_fullStr A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.
title_full_unstemmed A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.
title_sort A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.
author VerÃnica Salgueiro do Nascimento
author_facet VerÃnica Salgueiro do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24511269300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5611970215094383
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 08186430300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7179410729216916
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Viviane Ache Cancian
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 45221057034
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Grace Troccoli Vitorino
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 26734869334
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 41692071300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1820645566654637
dc.contributor.author.fl_str_mv VerÃnica Salgueiro do Nascimento
contributor_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
Viviane Ache Cancian
Grace Troccoli Vitorino
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de Paz
Escola
Juventudes
topic Cultura de Paz
Escola
Juventudes
Culture of peace
School
Youths
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Culture of peace
School
Youths
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A investigaÃÃo consistiu no acompanhamento de processos educativos, que tinham como objetivo a promoÃÃo da cultura de paz, iniciados por duas escolas (universo pÃblico e privado) de ensino fundamental do municÃpio de Fortaleza. A pesquisa teve como foco a fala dos jovens/educandos sobre a construÃÃo da paz no ambiente escolar. O objetivo central da investigaÃÃo foi conhecer o que os jovens pensam, sentem e como avaliam as experiÃncias vivenciadas com relaÃÃo Ãs atividades integrantes de projetos que visam promover a cultura de paz. Dentre o universo de possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, a opÃÃo foi pelo referencial etnogrÃfico. As tÃcnicas de pesquisa utilizadas foram a observaÃÃo participante, e a aplicaÃÃo de quatro entrevistas com roteiro semi-estruturado. Acrescento que realizei tambÃm uma pesquisa documental. Analisei documentos, existentes no espaÃo escolar para o reforÃo do trabalho de contextualizaÃÃo do fenÃmeno estudado. Por Ãltimo, organizei uma oficina sobre cultura de paz em cada escola pesquisada, para explorar com mais riqueza e profundidade as experiÃncias compartilhadas atravÃs das falas dos educandos. Os jovens da primeira escola cursavam a oitava sÃrie. Na escola pÃblica trabalhei no turno da noite com jovens de uma sÃrie equivalente à oitava sÃrie no ensino de jovens e adultos. Os dados foram organizados e interpretados de acordo com o referencial da anÃlise de discurso. Os resultados obtidos indicam o reconhecimento por parte dos pesquisados da urgÃncia e relevÃncia da promoÃÃo da cultura de paz. Os aspectos da convivÃncia, do diÃlogo, do cuidado e da criatividade foram enfatizados nas falas dos jovens a respeito do papel da escola na procura de promover condiÃÃes concretas para que o ser humano possa se constituir realmente humano em sua plenitude; com todas as contradiÃÃes possÃveis que o exercÃcio da convivÃncia humana contempla.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The inquiry consisted of the accompaniment of educative processes, which had as objective the development of the peace culture. Those processes are developed by two schools (public and private universe) of basic education in the city of Fortaleza. The research focused on the speech of the young students about the construction of the peace in the school environment. Knowing what they think, feel and how they evaluate the experiences lived and related them to the integrant activities of projects aiming to promote the peace culture, was the central objective of the inquiry. Considering the possible research universe related to the qualitative approach, the option was for the ethnographic referential. The research techniques used were the participant observation, and the application of four interviews with part-structured script. I also carried through a documentary research. I analyzed documents found in the school for the reinforcement of contextualizing work of the studied phenomenon. Finally, I organized a workshop on culture of peace in each searched school, in order to explore in quality and depth the experiences shared through the students speech. The students of the first school attended the eighth grade. In the public school I worked night shift with adult students attending to the equivalent to the eighth grade. The data had been organized and interpreted in accordance with the referential of the speech analysis. The results indicate that part of the students who participated on the researched acknowledges the urgency and the relevance of the promotion of the peace culture. The aspects of living together, dialogue, care and creativity had been emphasized in their speech regarding the role of the school in the search to promote concrete conditions so that the human being can consist itself fully; with all the possible contradictions that the exercise of the human existence contemplates.
description A investigaÃÃo consistiu no acompanhamento de processos educativos, que tinham como objetivo a promoÃÃo da cultura de paz, iniciados por duas escolas (universo pÃblico e privado) de ensino fundamental do municÃpio de Fortaleza. A pesquisa teve como foco a fala dos jovens/educandos sobre a construÃÃo da paz no ambiente escolar. O objetivo central da investigaÃÃo foi conhecer o que os jovens pensam, sentem e como avaliam as experiÃncias vivenciadas com relaÃÃo Ãs atividades integrantes de projetos que visam promover a cultura de paz. Dentre o universo de possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, a opÃÃo foi pelo referencial etnogrÃfico. As tÃcnicas de pesquisa utilizadas foram a observaÃÃo participante, e a aplicaÃÃo de quatro entrevistas com roteiro semi-estruturado. Acrescento que realizei tambÃm uma pesquisa documental. Analisei documentos, existentes no espaÃo escolar para o reforÃo do trabalho de contextualizaÃÃo do fenÃmeno estudado. Por Ãltimo, organizei uma oficina sobre cultura de paz em cada escola pesquisada, para explorar com mais riqueza e profundidade as experiÃncias compartilhadas atravÃs das falas dos educandos. Os jovens da primeira escola cursavam a oitava sÃrie. Na escola pÃblica trabalhei no turno da noite com jovens de uma sÃrie equivalente à oitava sÃrie no ensino de jovens e adultos. Os dados foram organizados e interpretados de acordo com o referencial da anÃlise de discurso. Os resultados obtidos indicam o reconhecimento por parte dos pesquisados da urgÃncia e relevÃncia da promoÃÃo da cultura de paz. Os aspectos da convivÃncia, do diÃlogo, do cuidado e da criatividade foram enfatizados nas falas dos jovens a respeito do papel da escola na procura de promover condiÃÃes concretas para que o ser humano possa se constituir realmente humano em sua plenitude; com todas as contradiÃÃes possÃveis que o exercÃcio da convivÃncia humana contempla.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3850
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295134047010816