A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3850 |
Resumo: | A investigaÃÃo consistiu no acompanhamento de processos educativos, que tinham como objetivo a promoÃÃo da cultura de paz, iniciados por duas escolas (universo pÃblico e privado) de ensino fundamental do municÃpio de Fortaleza. A pesquisa teve como foco a fala dos jovens/educandos sobre a construÃÃo da paz no ambiente escolar. O objetivo central da investigaÃÃo foi conhecer o que os jovens pensam, sentem e como avaliam as experiÃncias vivenciadas com relaÃÃo Ãs atividades integrantes de projetos que visam promover a cultura de paz. Dentre o universo de possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, a opÃÃo foi pelo referencial etnogrÃfico. As tÃcnicas de pesquisa utilizadas foram a observaÃÃo participante, e a aplicaÃÃo de quatro entrevistas com roteiro semi-estruturado. Acrescento que realizei tambÃm uma pesquisa documental. Analisei documentos, existentes no espaÃo escolar para o reforÃo do trabalho de contextualizaÃÃo do fenÃmeno estudado. Por Ãltimo, organizei uma oficina sobre cultura de paz em cada escola pesquisada, para explorar com mais riqueza e profundidade as experiÃncias compartilhadas atravÃs das falas dos educandos. Os jovens da primeira escola cursavam a oitava sÃrie. Na escola pÃblica trabalhei no turno da noite com jovens de uma sÃrie equivalente à oitava sÃrie no ensino de jovens e adultos. Os dados foram organizados e interpretados de acordo com o referencial da anÃlise de discurso. Os resultados obtidos indicam o reconhecimento por parte dos pesquisados da urgÃncia e relevÃncia da promoÃÃo da cultura de paz. Os aspectos da convivÃncia, do diÃlogo, do cuidado e da criatividade foram enfatizados nas falas dos jovens a respeito do papel da escola na procura de promover condiÃÃes concretas para que o ser humano possa se constituir realmente humano em sua plenitude; com todas as contradiÃÃes possÃveis que o exercÃcio da convivÃncia humana contempla. |
id |
UFC_faff08fefebe32dc029795af1391c095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2996 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes.The promotion of peace culture: the perspective of youths2009-10-19Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro08186430300http://lattes.cnpq.br/7179410729216916JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Viviane Ache Cancian45221057034Grace Troccoli Vitorino2673486933441692071300http://lattes.cnpq.br/1820645566654637 VerÃnica Salgueiro do NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCultura de Paz Escola JuventudesCulture of peace School YouthsEDUCACAOA investigaÃÃo consistiu no acompanhamento de processos educativos, que tinham como objetivo a promoÃÃo da cultura de paz, iniciados por duas escolas (universo pÃblico e privado) de ensino fundamental do municÃpio de Fortaleza. A pesquisa teve como foco a fala dos jovens/educandos sobre a construÃÃo da paz no ambiente escolar. O objetivo central da investigaÃÃo foi conhecer o que os jovens pensam, sentem e como avaliam as experiÃncias vivenciadas com relaÃÃo Ãs atividades integrantes de projetos que visam promover a cultura de paz. Dentre o universo de possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, a opÃÃo foi pelo referencial etnogrÃfico. As tÃcnicas de pesquisa utilizadas foram a observaÃÃo participante, e a aplicaÃÃo de quatro entrevistas com roteiro semi-estruturado. Acrescento que realizei tambÃm uma pesquisa documental. Analisei documentos, existentes no espaÃo escolar para o reforÃo do trabalho de contextualizaÃÃo do fenÃmeno estudado. Por Ãltimo, organizei uma oficina sobre cultura de paz em cada escola pesquisada, para explorar com mais riqueza e profundidade as experiÃncias compartilhadas atravÃs das falas dos educandos. Os jovens da primeira escola cursavam a oitava sÃrie. Na escola pÃblica trabalhei no turno da noite com jovens de uma sÃrie equivalente à oitava sÃrie no ensino de jovens e adultos. Os dados foram organizados e interpretados de acordo com o referencial da anÃlise de discurso. Os resultados obtidos indicam o reconhecimento por parte dos pesquisados da urgÃncia e relevÃncia da promoÃÃo da cultura de paz. Os aspectos da convivÃncia, do diÃlogo, do cuidado e da criatividade foram enfatizados nas falas dos jovens a respeito do papel da escola na procura de promover condiÃÃes concretas para que o ser humano possa se constituir realmente humano em sua plenitude; com todas as contradiÃÃes possÃveis que o exercÃcio da convivÃncia humana contempla. The inquiry consisted of the accompaniment of educative processes, which had as objective the development of the peace culture. Those processes are developed by two schools (public and private universe) of basic education in the city of Fortaleza. The research focused on the speech of the young students about the construction of the peace in the school environment. Knowing what they think, feel and how they evaluate the experiences lived and related them to the integrant activities of projects aiming to promote the peace culture, was the central objective of the inquiry. Considering the possible research universe related to the qualitative approach, the option was for the ethnographic referential. The research techniques used were the participant observation, and the application of four interviews with part-structured script. I also carried through a documentary research. I analyzed documents found in the school for the reinforcement of contextualizing work of the studied phenomenon. Finally, I organized a workshop on culture of peace in each searched school, in order to explore in quality and depth the experiences shared through the students speech. The students of the first school attended the eighth grade. In the public school I worked night shift with adult students attending to the equivalent to the eighth grade. The data had been organized and interpreted in accordance with the referential of the speech analysis. The results indicate that part of the students who participated on the researched acknowledges the urgency and the relevance of the promotion of the peace culture. The aspects of living together, dialogue, care and creativity had been emphasized in their speech regarding the role of the school in the search to promote concrete conditions so that the human being can consist itself fully; with all the possible contradictions that the exercise of the human existence contemplates. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3850application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:57Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The promotion of peace culture: the perspective of youths |
title |
A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes. |
spellingShingle |
A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes. VerÃnica Salgueiro do Nascimento Cultura de Paz Escola Juventudes Culture of peace School Youths EDUCACAO |
title_short |
A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes. |
title_full |
A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes. |
title_fullStr |
A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes. |
title_full_unstemmed |
A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes. |
title_sort |
A promoÃÃo da cultura de paz nas escolas: a Ãtica das juventudes. |
author |
VerÃnica Salgueiro do Nascimento |
author_facet |
VerÃnica Salgueiro do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kelma Socorro Lopes de Matos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
24511269300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5611970215094383 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
08186430300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7179410729216916 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
12416444387 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5738654153004098 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Viviane Ache Cancian |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
45221057034 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Grace Troccoli Vitorino |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
26734869334 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
41692071300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1820645566654637 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VerÃnica Salgueiro do Nascimento |
contributor_str_mv |
Kelma Socorro Lopes de Matos Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo Viviane Ache Cancian Grace Troccoli Vitorino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura de Paz Escola Juventudes |
topic |
Cultura de Paz Escola Juventudes Culture of peace School Youths EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Culture of peace School Youths |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A investigaÃÃo consistiu no acompanhamento de processos educativos, que tinham como objetivo a promoÃÃo da cultura de paz, iniciados por duas escolas (universo pÃblico e privado) de ensino fundamental do municÃpio de Fortaleza. A pesquisa teve como foco a fala dos jovens/educandos sobre a construÃÃo da paz no ambiente escolar. O objetivo central da investigaÃÃo foi conhecer o que os jovens pensam, sentem e como avaliam as experiÃncias vivenciadas com relaÃÃo Ãs atividades integrantes de projetos que visam promover a cultura de paz. Dentre o universo de possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, a opÃÃo foi pelo referencial etnogrÃfico. As tÃcnicas de pesquisa utilizadas foram a observaÃÃo participante, e a aplicaÃÃo de quatro entrevistas com roteiro semi-estruturado. Acrescento que realizei tambÃm uma pesquisa documental. Analisei documentos, existentes no espaÃo escolar para o reforÃo do trabalho de contextualizaÃÃo do fenÃmeno estudado. Por Ãltimo, organizei uma oficina sobre cultura de paz em cada escola pesquisada, para explorar com mais riqueza e profundidade as experiÃncias compartilhadas atravÃs das falas dos educandos. Os jovens da primeira escola cursavam a oitava sÃrie. Na escola pÃblica trabalhei no turno da noite com jovens de uma sÃrie equivalente à oitava sÃrie no ensino de jovens e adultos. Os dados foram organizados e interpretados de acordo com o referencial da anÃlise de discurso. Os resultados obtidos indicam o reconhecimento por parte dos pesquisados da urgÃncia e relevÃncia da promoÃÃo da cultura de paz. Os aspectos da convivÃncia, do diÃlogo, do cuidado e da criatividade foram enfatizados nas falas dos jovens a respeito do papel da escola na procura de promover condiÃÃes concretas para que o ser humano possa se constituir realmente humano em sua plenitude; com todas as contradiÃÃes possÃveis que o exercÃcio da convivÃncia humana contempla. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The inquiry consisted of the accompaniment of educative processes, which had as objective the development of the peace culture. Those processes are developed by two schools (public and private universe) of basic education in the city of Fortaleza. The research focused on the speech of the young students about the construction of the peace in the school environment. Knowing what they think, feel and how they evaluate the experiences lived and related them to the integrant activities of projects aiming to promote the peace culture, was the central objective of the inquiry. Considering the possible research universe related to the qualitative approach, the option was for the ethnographic referential. The research techniques used were the participant observation, and the application of four interviews with part-structured script. I also carried through a documentary research. I analyzed documents found in the school for the reinforcement of contextualizing work of the studied phenomenon. Finally, I organized a workshop on culture of peace in each searched school, in order to explore in quality and depth the experiences shared through the students speech. The students of the first school attended the eighth grade. In the public school I worked night shift with adult students attending to the equivalent to the eighth grade. The data had been organized and interpreted in accordance with the referential of the speech analysis. The results indicate that part of the students who participated on the researched acknowledges the urgency and the relevance of the promotion of the peace culture. The aspects of living together, dialogue, care and creativity had been emphasized in their speech regarding the role of the school in the search to promote concrete conditions so that the human being can consist itself fully; with all the possible contradictions that the exercise of the human existence contemplates. |
description |
A investigaÃÃo consistiu no acompanhamento de processos educativos, que tinham como objetivo a promoÃÃo da cultura de paz, iniciados por duas escolas (universo pÃblico e privado) de ensino fundamental do municÃpio de Fortaleza. A pesquisa teve como foco a fala dos jovens/educandos sobre a construÃÃo da paz no ambiente escolar. O objetivo central da investigaÃÃo foi conhecer o que os jovens pensam, sentem e como avaliam as experiÃncias vivenciadas com relaÃÃo Ãs atividades integrantes de projetos que visam promover a cultura de paz. Dentre o universo de possibilidades de pesquisa relacionadas ao enfoque qualitativo, a opÃÃo foi pelo referencial etnogrÃfico. As tÃcnicas de pesquisa utilizadas foram a observaÃÃo participante, e a aplicaÃÃo de quatro entrevistas com roteiro semi-estruturado. Acrescento que realizei tambÃm uma pesquisa documental. Analisei documentos, existentes no espaÃo escolar para o reforÃo do trabalho de contextualizaÃÃo do fenÃmeno estudado. Por Ãltimo, organizei uma oficina sobre cultura de paz em cada escola pesquisada, para explorar com mais riqueza e profundidade as experiÃncias compartilhadas atravÃs das falas dos educandos. Os jovens da primeira escola cursavam a oitava sÃrie. Na escola pÃblica trabalhei no turno da noite com jovens de uma sÃrie equivalente à oitava sÃrie no ensino de jovens e adultos. Os dados foram organizados e interpretados de acordo com o referencial da anÃlise de discurso. Os resultados obtidos indicam o reconhecimento por parte dos pesquisados da urgÃncia e relevÃncia da promoÃÃo da cultura de paz. Os aspectos da convivÃncia, do diÃlogo, do cuidado e da criatividade foram enfatizados nas falas dos jovens a respeito do papel da escola na procura de promover condiÃÃes concretas para que o ser humano possa se constituir realmente humano em sua plenitude; com todas as contradiÃÃes possÃveis que o exercÃcio da convivÃncia humana contempla. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-10-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3850 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295134047010816 |