A existÃncia no pensamento de Kierkegaard
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19952 |
Resumo: | A ExistÃncia à um tema que assume um carÃter especial nas obras de SÃren Kierkegaard, por ser apresentado como o modo de ser especÃfico do homem, considerado como indivÃduo. Para Kierkegaard, a condiÃÃo existencial do indivÃduo à marcada por angÃstia, desespero e paradoxo. As categorias que caracterizam melhor a existÃncia sÃo a da possibilidade e a da eleiÃÃo, pois o indivÃduo tem diante de si um conjunto de realidades possÃveis, dentre as quais ele deve realizar uma escolha. Esse indivÃduo isolado permanece diante do mundo, de outros indivÃduos e de Deus, e, mediante suas escolhas, determina o seu modo de existir. Kierkegaard estabelece trÃs estÃdios da existÃncia: o estÃdio estÃtico, quando o indivÃduo escolhe o prazer como finalidade da sua vida, vivendo na imediatidade. O estÃdio Ãtico, quando a pessoa vive a exterioridade mediada pela generalidade da Ãtica. A existÃncia Ãtica consiste na relaÃÃo responsÃvel com o outro segundo o dever que, no caso do Cristianismo se fundamenta no amor. O indivÃduo, porÃm, pode perceber que a norma Ãtica aponta para o absoluto como seu fundamento, nÃo podendo por si mesma satisfazer completamente o existir concreto da individualidade. Dessa forma, o indivÃduo se volta ainda mais para a prÃpria interioridade experimentando uma repetiÃÃo, pois ele està numa relaÃÃo absoluta com o absoluto, alcanÃando aquela satisfaÃÃo pessoal denominada de beatitude eterna. Assim, tem-se o estÃdio religioso da existÃncia que, para Kierkegaard, à o mais alto que se pode alcanÃar. |
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SÃren Kierkegaardâs works give special meaning to the theme âexistenceâ, as the specific human mode of being, considered as an individual. According to Kierkegaard, the existential condition of individual is marked by anguish, despair and paradox of faith. The categories which best characterize the existential condition are possibility and election, since the individual faces a series of possible scenarios from which he/she must make a choice. Thus the individual stands in isolation before the world, others and God, and according to his choices, the individual determines his specific way of life. Kierkegaard conceived three types of existence: the esthetical existence if the individualâs choice is related to pleasure as the center and aim of his life, living for outwardness. The ethical existence, if the individual chooses to live the outwardness mediated by the generality of the ethics. The ethical existence consists in the responsible relationship with another based on the obligation, in the case of Christianity, is founded on love. However, the individual may find that the ethical norm points to an absolute as its foundation, and so is not able, on his/her own, to find full satisfaction in his/her own concrete existence of individuality. In this manner, the individual moves further still towards his/her own interiorness experiencing a repetition, since the individual has an absolute relation with the absolute, reaching that personal satisfaction known as eternal beatitude. And so, one has the religious stage of existence, which for Kierkegaard is the highest stage one can obtain. |
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A ExistÃncia à um tema que assume um carÃter especial nas obras de SÃren Kierkegaard, por ser apresentado como o modo de ser especÃfico do homem, considerado como indivÃduo. Para Kierkegaard, a condiÃÃo existencial do indivÃduo à marcada por angÃstia, desespero e paradoxo. As categorias que caracterizam melhor a existÃncia sÃo a da possibilidade e a da eleiÃÃo, pois o indivÃduo tem diante de si um conjunto de realidades possÃveis, dentre as quais ele deve realizar uma escolha. Esse indivÃduo isolado permanece diante do mundo, de outros indivÃduos e de Deus, e, mediante suas escolhas, determina o seu modo de existir. Kierkegaard estabelece trÃs estÃdios da existÃncia: o estÃdio estÃtico, quando o indivÃduo escolhe o prazer como finalidade da sua vida, vivendo na imediatidade. O estÃdio Ãtico, quando a pessoa vive a exterioridade mediada pela generalidade da Ãtica. A existÃncia Ãtica consiste na relaÃÃo responsÃvel com o outro segundo o dever que, no caso do Cristianismo se fundamenta no amor. O indivÃduo, porÃm, pode perceber que a norma Ãtica aponta para o absoluto como seu fundamento, nÃo podendo por si mesma satisfazer completamente o existir concreto da individualidade. Dessa forma, o indivÃduo se volta ainda mais para a prÃpria interioridade experimentando uma repetiÃÃo, pois ele està numa relaÃÃo absoluta com o absoluto, alcanÃando aquela satisfaÃÃo pessoal denominada de beatitude eterna. Assim, tem-se o estÃdio religioso da existÃncia que, para Kierkegaard, à o mais alto que se pode alcanÃar. |
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