O PROBLEMA DA LINGUAGEM EM S. KIERKEGAARD
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7000 |
Resumo: | LÂobjectif de ce travail est dÂenquÃter au sujet de la catÃgorie de langage dans la pensÃe de Soren Kierkegaard ( 1813-1855). Dans un premier temps, nous analysons comment la relation entre la mÃthode et le langage devient une stratÃgie de rÃflexion ironique en relation aux catÃgories didactiques du penseur danois. Ensuite nous vÃrifions que le langage est empreint des concepts de chute et de devenir, et est ainsi traversà par lÂhistoire et le paradoxe. Enfin nous rÃflÃchissons au sujet des impasses auxquelles lÃve le langage quand il essaye de crÃer un systÃme absolu et/ou dÂexpliquer lÂintÃriorità subjective. De cette maniÃre Kirkegaard construit une tension entre les limites de la raison et la connaissance de la diffÃrence absolue, qui peut Ãtre le paradoxe entre le silence et la parole. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO PROBLEMA DA LINGUAGEM EM S. KIERKEGAARDDes impasses de langage de Soren Kierkegaard2009-12-18Evanildo Costeski65801334068 http://lattes.cnpq.br/7167511496779668OdÃlio Alves Aguiar24133949315http://lattes.cnpq.br/8011131702959906Ilana Viana do Amaral35922451391http://lattes.cnpq.br/671821922395273583645381368Franklin Roosevelt Martins de CastroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRLangage paradoxe existence.Lingauagem paradoxo existÃncia.FILOSOFIALÂobjectif de ce travail est dÂenquÃter au sujet de la catÃgorie de langage dans la pensÃe de Soren Kierkegaard ( 1813-1855). Dans un premier temps, nous analysons comment la relation entre la mÃthode et le langage devient une stratÃgie de rÃflexion ironique en relation aux catÃgories didactiques du penseur danois. Ensuite nous vÃrifions que le langage est empreint des concepts de chute et de devenir, et est ainsi traversà par lÂhistoire et le paradoxe. Enfin nous rÃflÃchissons au sujet des impasses auxquelles lÃve le langage quand il essaye de crÃer un systÃme absolu et/ou dÂexpliquer lÂintÃriorità subjective. De cette maniÃre Kirkegaard construit une tension entre les limites de la raison et la connaissance de la diffÃrence absolue, qui peut Ãtre le paradoxe entre le silence et la parole.O objetivo desta pesquisa foi investigar a categoria da linguagem no pensamento de SÃren Kierkegaard (1813 â 1855). No primeiro momento, analisamos como a relaÃÃo mÃtodo e linguagem à uma estratÃgia de reflexÃo irÃnica das categorias dialÃticas do pensador dinamarquÃs. Depois, verificamos que a linguagem à marcada pelo conceito de queda e devir, portanto, està perpassada pela histÃria e pelo paradoxo. Por fim, problematizamos os impasses que a linguagem apresenta ao tentar criar um sistema absoluto e/ou explicar a interioridade subjetiva. Desse modo, a linguagem em Kierkegaard se constitui em uma tensÃo entre os limites da razÃo e o conhecimento da diferenÃa absoluta, ou seja, no paradoxo entre o silÃncio e a palavra.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7000application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:07Zmail@mail.com - |
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O objetivo desta pesquisa foi investigar a categoria da linguagem no pensamento de SÃren Kierkegaard (1813 â 1855). No primeiro momento, analisamos como a relaÃÃo mÃtodo e linguagem à uma estratÃgia de reflexÃo irÃnica das categorias dialÃticas do pensador dinamarquÃs. Depois, verificamos que a linguagem à marcada pelo conceito de queda e devir, portanto, està perpassada pela histÃria e pelo paradoxo. Por fim, problematizamos os impasses que a linguagem apresenta ao tentar criar um sistema absoluto e/ou explicar a interioridade subjetiva. Desse modo, a linguagem em Kierkegaard se constitui em uma tensÃo entre os limites da razÃo e o conhecimento da diferenÃa absoluta, ou seja, no paradoxo entre o silÃncio e a palavra. |
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